New World, Final Fantasy XIV e mais: Lista traz os 21 Melhores MMORPGs e RPGs Online para jogar até o momento em 2021

Publicado em 19/10/2021 - 04h15 por Yohan Bravo

Se você está procurando pelos melhores MMORPGs e RPGs online para jogar em 2021, é possível dizer, sem medo de errar, que este ano foi muito bom para os referidos gêneros. Afinal, tivemos grandes estreias, a ascensão dos chamados jogos NFT e um ligeiro declínio na popularidade do lendário WoW (que ajudou outros títulos a crescerem ainda mais). Enfim, o fato é que, em termos de aventuras, o “cardápio” deste ano está cheio de belas opções. E sim, neste post eu selecionei os melhores títulos para você dar uma olhada… bora conferir?

Imperdível! Ganhe 20% de desconto no ExitLag, o melhor redutor de ping do mercado!
  • Utilize o nosso cupom "MMORPGBR" e receba 20% de desconto ao contratar qualquer um dos planos do ExitLag, programa usado por gamers profissionais, como Fallen, para diminuir em até 70% o lag em jogos como Fortnite, League of Legends, Elyon e mais. Clique aqui e aproveite!

Albion Online

Abrindo esta lista com os melhores MMORPGs e RPGs online para jogar em 2021, temos Albion Online. Esse é um título que apresenta um profundo caráter sandbox e, por isso, oferece aos players uma enorme liberdade para escrever suas próprias histórias. Além disso, o jogo tem opções muito interessantes, no que diz respeito ao PVP, o que sempre é um atrativo capaz de atrair a atenção. Lembrando que o game foi lançado em 2017 e se tornou uma opção Free-To-Play em 2019. Logo, não custa nada experimentar!

Disponível para PC, Android e iOS

Black Desert Online

Puxando a lista um pouco mais para o lado da ação, Black Desert Online, lançado em 2014, é uma opção que vem sendo aprimorada constantemente e neste ano de 2021 recebeu um update que o colocou mais perto do gênero MMORPG. Isso mesmo! Agora o título oferece experiências PVE de alto nível, com direito a aventuras em um esquema cooperativo e muito mais. Sem contar que uma nova classe também chegou, assim como outras excelentes novidades. Com certeza, essa é uma opção digna de nota.

Disponível para PC, PS4 e Xbox One

Blade & Soul

Apesar de ter passado por “um período de baixa”, Blade & Soul, de 2012, ganhou um novo fôlego neste ano, graças à chegada de um grande upgrade, que “converteu” todas as construções do game para a Unreal Engine 4. Isto é, o jogo agora está mais bonito do que nunca e grandes pacotes de conteúdo foram liberados para garantir que o aproveitamento dos novos gráficos acontecesse da melhor maneira possível. Portanto, vale a pena dar uma chance ao game ou revisitá-lo, se você já o experimentou no passado.

Disponível para PC

Bless Unleashed

Bless Unleashed foi uma das boas estreias que tivemos em 2021 para os PCs (a versão para consoles foi lançada no ano passado). O game passou por diversas rodadas de testes e foi crescendo bastante com base no feedback dos players. Daí, após sua estreia oficial, o jogo passou a registrar bons números, em termos de jogadores simultâneos, e continua recebendo diversos pacotes de conteúdo e melhorias de ordem técnica. Com toda a certeza, é uma opção que consegue garantir boas horas de diversão.

Disponível para PC

EVE Online

Sim! Os clássicos também conquistaram um espaço nesta lista com os melhores MMORPGs e RPGs online para jogar em 2021 e EVE Online é a prova disso. Esse é um jogo que foi lançado em 2003, mas que segue mantendo a sua comunidade engajada. Aliás, quem se dedica ao game sempre tem muitos elogios a fazer. Vale destacar também que o jogo recebeu boas novidades neste ano e agora está muito mais acessível, ou seja, nunca foi tão fácil embarcar nas aventuras promovidas por esse grande clássico. Sendo assim, sugiro que não perca a oportunidade de fazer um “test-drive”.

Disponível para PC

Final Fantasy XIV

Por méritos próprios e com uma “ajudinha da concorrência”, Final Fantasy XIV alcançou o ápice da sua popularidade neste ano. E o mais interessante é que a aguardada expansão “Endwalker” ainda está para chegar, o que poderá melhorar ainda mais os números desse grande jogo. Sem dúvidas, essa é uma aventura de alto nível, que deu a volta por cima, já que a sua estreia foi um grande fracasso, com direito ao encerramento dos servidores e um retorno glorioso. Incrível!

Disponível para PC

Guild Wars 2

Lançado em 2012 e transformado em uma opção Free-To-Play em 2015, Guild Wars 2 é aquele tipo de jogo destinado a quem não quer errar na escolha. Digo, o game sintetiza tudo aquilo que podemos esperar de um bom MMORPG e ainda oferece alguns atrativos capazes de entreter ao máximo. Neste ano de 2021, o título iria receber um grande pacote de expansão, mas a estreia do material foi adiada para 2022. Ainda assim, os eventos e testes Beta têm mantido a aventura muito emocionante.

Disponível para PC

Lost Ark Ru (enquanto a versão NA não chega)

Em 2022, pelas “mãos” da Amazon Games, Lost Ark vai chegar à América do Norte e dar aos players mais um bom punhado de desafios. Contudo, enquanto essa estreia não acontece, a versão russa do game pode “quebrar o galho”. Sim, para poder experimentar o título, é necessário fazer alguns ajustes, usar uma VPN, etc., mas posso afirmar que o esforço vale a pena. O jogo tem um mundo exuberante e mecânicas que conseguem “roubar a atenção” por um bom tempo. Não deixe de testar essa alternativa.

Disponível para PC

MIR4

Conforme eu destaquei na introdução deste texto, 2021 tem sido o “ano dos jogos NFT”. Nesse sentido, considerando que esta é uma lista com os melhores MMORPGs e RPGs online para jogar em 2021, resolvi citar o popular MIR4, já que esse é um dos títulos “play-to-earn” que têm apresentado números assustadores. Logicamente, a ideia de ganhar dinheiro com o jogo acaba ajudando a deixá-lo mais interessante, mas algumas das suas ideias o tornam uma boa experiência, sob uma “perspectiva gamer”. Não deixe de conferir!

Disponível para PC, Android e iOS

Monster Hunter World

Eu sempre costumo dizer que Monster Hunter World, de 2018, é um jogo que tem uma premissa básica muito simples (caçar, evoluir, caçar mais), mas que consegue prender os players graças à sua execução de qualidade. O game conta com belos gráficos, mecânicas criativas, um gameplay eletrizante e uma boa dose de desafios. E não, não seria exagero algum dizer que foi o sucesso dessa aventura que recolocou a Capcom em uma boa posição, junto a outras gigantes da indústria. Muito bom!

Disponível para PC, Xbox One e Playstation 4

Neverwinter

No ponto médio desta lista com os melhores MMORPGs e RPGs online para jogar em 2021, temos o ótimo Neverwinter, de 2013. Por conta da relação próxima com a franquia Dungeons & Dragons, o jogo conseguiu conquistar uma boa legião de fãs e ainda hoje encanta com suas histórias e mundos. Como não poderia deixar de ser, diversas atualizações continuam chegando para a aventura, com vistas a manter a comunidade bem engajada. Então, essa é mais um alternativa que cumpre seu papel com eficiência e garante uma boa jogatina.

Disponível para PC, Xbox One e Playstation 4

New World

Falemos agora do fenômeno de 2021. Pois é! New World é o jogo mais novo desta lista, mas é aquele que conseguiu alcançar os números mais expressivos, no que diz respeito à quantidade de unidades vendidas e de players jogando de forma simultânea. Em linhas gerais, o game oferece opções de entretenimento para os jogadores dos mais diversos estilos e, por consequência, acaba mantendo a comunidade bem movimentada. E se considerarmos que o título está apenas dando os “seus primeiros passos”, tudo indica que seu futuro será grandioso.

Disponível para PC

Path of Exile

Ícone entre os RPGs de ação com uma pegada Hack and Slash, Path of Exile não apenas deixou o rótulo de “jogo parecido com Diablo” para trás como também se tornou uma opção que está sempre inovando e oferecendo novos sistemas e mecânicas de jogo. Neste último trimestre, o jogo vai receber mais uma expansão e, mesmo com uma sequência já anunciada, tudo indica que ele continuará fazendo a alegria de muita gente. Assim sendo, sugiro que não deixe de experimentar essa alternativa.

Disponível para PC, Xbox One e Playstation 4

Phantasy Star Online 2 e Phantasy Star Online 2: New Genesis

Mesmo já tendo quase 10 anos de vida (estreia em 2012), Phantasy Star Online 2 só chegou ao Ocidente em 2020, o que o faz ser um “game novo”. E mais, com sua nova versão, intitulada Phantasy Star Online 2: New Genesis (que foi liberada em 2021), o game foi ajustado a uma nova era e tem garantido boas horas de diversão para quem curte aventuras com uma pegada sci-fi, assim como mundos exuberantes e grandes desafios.

Disponível para PC e Xbox One

RuneScape e OldSchool RunScape

Voltando a citar os clássicos nesta lista com os melhores MMORPGs e RPGs online para jogar em 2021, temos uma dupla memorável: RuneScape (2001) e OldSchool RuneScape (2013). Curiosamente, apesar de o jogo original ser o mais antigo, é ele que oferece as construções mais modernas e gráficos mais requintados. Assim, a versão OldSchool acaba sendo uma alternativa dotada de um apelo maior para os veteranos (santa nostalgia). De qualquer forma, o fato é que essas duas aventuras ajudaram a “fundar” o gênero MMORPG e isso as torna obrigatórias.

Disponível para PC, Android e iOS

Swords of Legends Online

Swords of Legends Online é mais um título que estreou aqui no Ocidente neste ano e que, por ainda estar dando os “seus primeiros passos”, segue recebendo muitos pacotes de conteúdo e melhorias de ordem técnica. O jogo tem gráficos de ótima qualidade e consegue chamar a atenção pelos cenários que remetem a belas paisagens do oriente. Para completar, ainda temos alguns sistemas de jogo bem atrativos e raids que se destacam por oferecer níveis de dificuldade distintos, o que é ótimo para quem não dispensa bons desafios. Grande game!

Disponível para PC

Temtem

Disponível por meio do regime Early Access desde 2020, Temtem fez enorme sucesso por oferecer uma experiência no “estilo Pokémon”, mas combinada com elementos típicos do mundo dos MMORPGs. Desse modo, aqueles que curtem a ideia de caçar, capturar e treinar diversos tipos de monstros encontram tudo isso no game. Ademais, o título tem um visual bastante estiloso, um mundo enorme e muito bonito e um sistema de combates bem estratégico. Resumindo, outra grande aventura.

Disponível para PC

The Elder Scrolls Online

The Elder Scrolls Online, de 2014, é mais um game que acabou se tornando o destino dos players que resolveram deixar WoW de lado em 2021. Por consequência, o título registrou números excelentes. E melhor, os muitos jogadores que “migraram” para essa aventura se depararam com grandes novidades que foram introduzidas por ótimos updates e pacotes de expansão. Isso quer dizer que estamos diante de uma opção que possui um ótimo nível de qualidade e sempre garante bons momentos. Em outras palavras, se você não quiser pesquisar muito, pode apostar no game sem medo de errar.

Disponível para PC, Xbox One e Playstation 4

Tibia

E a lista “esbarra” agora no “vovô do gênero MMORPG”, ou seja, o lendário Tibia. Na ativa desde 1997, esse título ajudou a construir as bases para a “era de ouro” e continua mantendo sua comunidade (que não é tão grande quanto já foi, mas ainda é enorme) bem engajada. É sempre bom destacar que o game continua recebendo novidades com uma boa frequência e que o seu gameplay ainda consegue envolver os jogadores, especialmente quando um grupo de amigos resolve se reunir para encarar as aventuras.

Disponível para PC

Tribes of Midgard

Saindo de um clássico e chegando a outra novidade, a lista “estaciona” agora no curioso Tribes of Midgard, que estreou há alguns meses. Essa é uma opção que se encaixa em diversos gêneros (sobrevivência, action RPG, rogue-lite, defesa de torres, etc.) e que, por esse mesmo motivo, acaba chamando a atenção de players com diversos estilos. Para arrematar, todas as aventuras se passam no mundo dos vikings, que sempre é um grande chamariz para os jogadores.

Disponível para PC

World of Warcraft e World of Warcraft Classic

Colocando um ponto final nesta lista com os melhores MMORPGs e RPGs online para jogar em 2021, temos a dupla World of Warcraft (2004) e World of Warcraft Classic (2019). Como eu destaquei, neste ano, esses games estão sofrendo bastante com problemas relacionados à sua desenvolvedora e acabaram entrando em uma fase de declínio. Porém, como os títulos sempre dominaram o gênero MMORPG, eles ainda seguem próximos ao topo. Por isso, essas são opções que ainda merecem total atenção.

Disponível para PC


Não quer perder nenhuma novidade? Então siga a MMORPGBR no Facebook e Instagram para ficar por dentro das últimas novidades sobre MMORPGs. Também se junte ao nosso Grupo Fechado no Facebook para compartilhar suas gameplays e buscar dicas de outros jogadores.