Quais são os melhores MMORPGs para jogar em 2025? O gênero MMORPG é conhecido por sua longevidade, com jogos que constantemente recebem atualizações e expansões. Embora 2024 não tenha sido um ano marcante para lançamentos inéditos, os principais títulos do gênero continuam sendo aqueles que conquistaram seus lugares ao longo dos anos. Jogos com Tibia e Ragnarok Online seguem atraindo jogadores fiéis, mesmo após décadas de existência, graças à sua jogabilidade cativante e comunidades dedicadas. No quesito popularidade, World of Warcraft mantém sua relevância com novas expansões e atualizações, enquanto Throne and Liberty e Lost Ark despontam como excelentes opções para quem busca experiências mais modernas e imersivas. Enfim, abaixo confira os Melhores MMORPGs para jogar agora em 2025.
Melhores MMORPGs para 2025
1. AdventureQuest 3D
Dando início a esta seleção com os melhores MMORPGs, temos o divertido AdventureQuest 3D (2016). Esse game já está na ativa há um bom tempo e, por consequência, suas construções gráficas não são impressionantes. Contudo, a experiência é marcada por uma boa série de opções de entretenimento e mecânicas que conseguem manter a essência do gênero muito viva. Vale ressaltar também que esse game segue recebendo atualizações com uma boa frequência e seus eventos conseguem deixar as coisas bem movimentadas. Em suma, temos aqui uma opção que representa o seu gênero com propriedade e apresenta um conteúdo bom o bastante para qualquer tipo de aventureiro. E como os gráficos são mais antigos, o game acaba sendo uma boa opção para quem não tem uma máquina de jogo “muito parruda”.
- Mais informações: site oficial
2. Albion Online
Desde a estreia dos servidores asiáticos, o ótimo Albion Online (2017) vem passando por um dos melhores momentos da sua história e os devs aproveitaram esse período “de alta” para liberar diversos updates interessantes. E por falar em atualizações, a equipe de desenvolvimento já alterou a dinâmica de liberação de material inédito e agora as novidades deverão chegar com uma frequência maior. Por conta disso, podemos dizer que o jogo deverá ficar mais atrativo ainda. Lembrando que a pegada sandbox desse título dá uma enorme liberdade para os players curtirem a aventura de acordo com seus interesses. Além disso, as competições entre os jogadores costumam ser bem intensas, o que faz o jogo ser uma ótima opção para os fãs de um gameplay mais competitivo. Muito bom!
- Mais informações: site oficial
3. Black Desert Online
Agora, para quem não consegue largar a jogatina via PC, Black Desert Online (2014) continua tão atrativo quanto já foi. O jogo recebeu uma grande expansão em 2023 e acabou voltando a registrar resultados impressionantes. Em linhas gerais, o título nos dá a chance de selecionar um personagem (o elenco é bem diversificado), a fim de encarar conflitos bastante movimentados. A jogatina é marcada por diversas missões e atividades especiais e as construções gráficas são um espetáculo à parte. Assim, a gente acaba ficando “preso” à aventura e aos maiores desafios. Lembrando que o jogo vem sendo muito bem cuidado e os devs já prometeram que grandes novidades vão ser liberadas ao longo de 2024. Então, vale a pena dar uma olhada nessa bela opção.
- Mais informações: site oficial
4. Dofus 3.0 (Dofus Unity)
Dofus 3.0, também conhecido como Dofus Unity, representa uma evolução significativa no icônico MMORPG de batalhas táticas por turnos. A transição para o motor gráfico Unity marca um novo capítulo para o querido Mundo dos Doze, trazendo à tona uma experiência renovada, mas sem abandonar a essência nostálgica que cativou milhões de jogadores ao longo dos anos. Além do visual completamente reformulado, que dá nova vida aos cenários, personagens e efeitos visuais, o jogo apresenta melhorias substanciais no desempenho, garantindo uma jogabilidade mais fluida e responsiva.
- Mais informações: site oficial
5. Final Fantasy XIV
Considerado por muitos como um dos maiores ícones do gênero, Final Fantasy XIV (2010) segue extremamente popular e tudo indica que as coisas deverão ficar ainda mais movimentadas em 2024, já que uma nova expansão está a caminho. Esse jogo teve um início bem conturbado e quase foi cancelado de forma definitiva, mas os devs conseguiram “dar a volta por cima” e recuperaram o game. Desde esse “retorno à vida”, a experiência tem ficado cada vez mais atrativa, a história já foi expandida de diversas formas e não faltam atividades capazes de prender a atenção dos jogadores. E, claro, isso quer dizer que você pode apostar no game já sabendo que irá se deparar com um mundo à altura da franquia Final Fantasy, que é habitado por jogadores de todos os cantos do mundo.
- Mais informações: site oficial
6. Guild Wars 2
Guild Wars 2 (2012) já estreou fazendo parte do grupo dos melhores MMORPGs, mas a transição para o modelo Free-To-Play, que aconteceu em 2015, acabou aumentando o número de jogadores de uma forma surreal e motivou os devs a continuarem liberando belas novidades para o título. Nesse sentido, vale ressaltar que o game também teve a sua dinâmica de atualizações alterada recentemente. Com isso, os devs começaram a liberar pacotes de conteúdo um pouco menores, mas com uma frequência maior. Para completar, uma nova saga foi iniciada há alguns meses e deverá manter os players engajados por muitos anos. Em síntese, esse é um MMORPG clássico que continua atrativo e pronto para prender a atenção dos jogadores. Não deixe de conferir!
- Mais informações: site oficial
7. Lost Ark
Lost Ark (2019) ficou disponível por um bom tempo em um seleto grupo de países, mas, em 2022, uma versão global foi lançada e o jogo logo despontou como um dos maiores ícones do segmento dos MMORPGs. Para você ter uma ideia, o título chegou a se tornar um dos mais populares da história da Steam em dado momento e continua fazendo muito sucesso. É bem verdade que, de uns tempos para cá, as novidades vêm sendo menos expressivas, mas a aventura continua muito interessante. A experiência é marcada por um nível de ação um pouco mais acentuado e a perspectiva “meio Diablo” deixa tudo ainda mais atrativo. Logo, acho justo dizer que esse é um MMORPG de alto nível que ainda tem “poder de fogo” para garantir muitas horas de um gameplay bem envolvente.
- Mais informações: site oficial
8. Neverwinter
Neverwinter (2013) é mais um daqueles MMORPGs que não costumam ficar no centro das atenções, mas seguem firmes e fortes, graças a uma comunidade extremamente engajada. O game tem o lendário Dungeons & Dragons como fonte de inspiração e oferece algumas histórias épicas, com direito a cenários fantasiosos incríveis, um sistema de combates bem empolgante, diversas classes e muito mais. É importante destacar também que as atualizações do game não são liberadas com muita frequência, mas sempre compensam o tempo de espera, com a oferta de grandes desafios e belas histórias. De modo geral, podemos dizer que esse é um game que atende a um público-alvo bem específico e faz isso com um alto nível de eficiência. Assim, os fãs de D&D acabam ficando obrigados a fazer pelo menos um “test-drive”.
- Mais informações: site oficial
9. Phantasy Star Online 2
Fechando a primeira metade desta lista com os melhores MMORPGs, temos Phantasy Star Online 2 (2012). Esse jogo já existe há muitos anos, mas só chegou ao ocidente em 2020. Melhor ainda, algum tempo após a estreia dessa versão global, o game ganhou um upgrade especial, chamado New Genesis, o que colocou a aventura em uma “nova era”, com direito a construções gráficas de nível superior. Desde então, os updates vêm sendo liberados com uma boa frequência e os devs já deixaram claro que vão continuar cuidando muito bem do jogo. E isso quer dizer que os players que curtem aventuras com uma pegada sci-fi não podem deixar de conferir esse game por algumas horas, a fim de determinar se ele merece atenção ou não.
- Mais informações: site oficial
10. Ragnarok Online
E se você não quer saber de spin-offs e aventuras novas, Ragnarok Online (2002) continua sendo uma experiência memorável. Esse MMORPG clássico está na ativa há muitos anos e segue com uma comunidade muito forte aqui no Brasil. Não à toa, até hoje há pacotes de conteúdo sendo liberados e diversos eventos rolam para deixar as coisas mais atrativas. Vale ressaltar também que o jogo conta com uma grande quantidade de classes e todas elas podem ser personalizadas de acordo com os estilos de jogo dos players. Devido a isso, sempre é muito divertido ficar testando novas builds e encarando os desafios com estratégias diversificadas. E é isso! Ragnarok Online é um dos maiores clássicos do gênero e seu nível de qualidade continua inquestionável.
- Mais informações: site oficial
16. RuneScape & Old School RuneScape
Falando em clássicos do gênero, resolvi “empurrar” logo dois desta vez. Na realidade, RuneScape (2001) e Old School RuneScape (2013) são dois lados de uma mesma moeda, já que estamos falando do mesmo jogo, sendo que o original já evoluiu muito e a versão old school foi liberada para promover um “retorno às raízes”. Seguindo essa linha de raciocínio, podemos dizer que ambas as opções são perfeitas para os fãs de MMORPGs, sendo uma aventura mais indicada para os players que preferem construções modernas e a outra, para os veteranos que adoram experiências “à moda antiga”. Enfim, o nome RuneScape é um dos mais importantes do segmento e os dois games seguem muito atrativos (e recebendo novidades bem interessantes com uma ótima frequência).
- Mais informações: site oficial
11. Star Wars The Old Republic
Star Wars The Old Republic (2011) é um game tão amado pelos players, que já há até uma versão remake sendo preparada. Contudo, enquanto esse projeto não fica pronto (a evolução tem sido lenta), a jogatina continua rolando solta nos servidores do game original. Obviamente, uma boa parte do apelo do título está em seu famoso universo. Só que o game não “pega carona” apenas na força da franquia à qual ele pertence. Isto é, suas mecânicas e ideias são muito bem executadas e sempre temos a chance de acompanhar boas histórias e eventos. É bem verdade que a frequência das atualizações já não é a mesma de outrora, mas a experiência continua sendo obrigatória para aqueles que sempre sonharam em viver aventuras em um dos universos mais icônicos da indústria do entretenimento.
- Mais informações: site oficial
12. Summoners War: Chronicles
Ostentando belas construções no melhor estilo anime, Summoners War: Chronicles (2022) pende bastante para o lado dos Action RPGs e ainda conta com uma mecânica que dá aos players a oportunidade de invocar monstros para o campo de batalha, aumentando assim as possibilidades estratégicas. O título ainda tem uma relação muito próxima com o ótimo Summoners War: Sky Arena e conta histórias envolventes, que nos ajudam a entender melhor o universo da franquia. Melhor ainda, ao longo da jornada, temos diversos desafios para curtir, com direito a dungeons especiais, raids, arenas e muitas atividades secundárias. Com toda a certeza, esse é um jogo que vai prender a sua atenção por muitas horas (e como as atualizações continuam chegando com uma boa frequência, você sempre terá algo novo para fazer).
- Mais informações: site oficial
13. The Elder Scrolls Online
Falando novamente sobre games pertencentes a franquias lendárias, temos aqui o excelente The Elder Scrolls Online (2014). O jogo está na ativa há muitos anos, mas tem registrado os melhores números da sua história, o que quer dizer que a aventura está “em alta” e deverá continuar com a boa fase nos próximos anos. Como não poderia deixar de ser, o mundo medieval fantasioso do game deixa a experiência muito mais atraente e as muitas mecânicas de jogo são boas o bastante para manter os aventureiros engajados. Por esses e outros motivos, muitos consideram The Elder Scrolls Online como um dos melhores MMORPGs da atualidade e uma opção que merece ser experimentada pelo menos uma vez na vida (não deixe de conferir).
- Mais informações: site oficial
14. Tibia
Clássico dos clássicos, Tibia (1997) é um dos maiores precursores do gênero e uma opção que continua sendo jogada por uma grande quantidade de aventureiros até hoje (o Brasil tem uma das comunidades mais ativas do jogo). É bem verdade, que o game não tem (e nunca teve) gráficos que “saltam aos olhos”, mas suas mecânicas são uma síntese de tudo aquilo que os MMORPGs têm de melhor. Além do mais, a simplicidade do gameplay acaba fazendo a jogatina ficar extremamente viciante, o que justifica a grande quantidade de fãs que o game ainda possui. Detalhe: não faz muito tempo, o jogo finalmente recebeu efeitos sonoros e isso acabou alterando a experiência de forma significativa, sem contar que os devs continuam cuidando para que tudo esteja sempre funcionando de forma perfeita.
- Mais informações: site oficial
15. Tower of Fantasy
Com seu estilo visual impressionante, Tower of Fantasy (2021) é mais uma aventura que os fãs de games em estilo anime não podem deixar de conferir. O jogo aposta em uma pegada sci-fi meio pós-apocalíptica e seu mundo aberto é rico em biomas e elementos atrativos. E isso, claro, quer dizer que as explorações são um dos destaques da experiência. Todavia, as coisas não param por aí. O título conta com diversas personagens jogáveis, um sistema de batalhas bem movimentado, quests desafiadoras, belas histórias e muito mais. Sem dúvidas, esse é um dos games mais interessantes que temos à disposição atualmente e dá até para curtir a experiência via consoles, já que uma versão para as máquinas da Sony foi lançada não faz muito tempo.
- Mais informações: site oficial
16. Throne and Liberty
Após mais de 10 anos de desenvolvimento, com diversas mudanças e até uma alteração de nome (anteriormente conhecido como Project TL), Throne and Liberty foi finalmente lançado globalmente pela Amazon Games. O jogo, disponível gratuitamente para PC e consoles, tem recebido elogios por sua jogabilidade fluida e mecânicas bem executadas, características tradicionais dos MMORPGs. O título já atraiu milhares de jogadores, sendo visto como uma versão definitiva do gênero, ao entregar tudo o que se espera de um bom MMORPG, de forma bastante competente. No entanto, também tem enfrentado críticas devido às suas mecânicas pay-to-win e ao foco no segmento de guildas e PvP. Mesmo assim, é considerado por muitos o melhor MMORPG free-to-play da atualidade.
Mais informações: Steam
17. World of Warcraft & WoW Classic
Colocando um ponto final nesta seleção com os melhores MMORPGs, temos a dupla World of Warcraft (2004) e WoW Classic (2019). Do mesmo jeito que acontece com as duas versões do RuneScape, esses games representam os dois lados de uma mesma moeda, sendo o jogo original aquele que é considerado como um dos maiores ícones do gênero e a versão classic aquela que promove o “retorno às raízes”. De todo modo, seja qual for a versão que você decidir encarar, a sua aventura será épica. O mundo de Azeroth é o plano de fundo para muitas histórias fantasiosas e as batalhas têm aquele caráter épico que consegue mexer com os nossos ânimos. Certamente, esses dois games são as opções ideais para arrematar esta seleção no nível mais elevado.
- Mais informações: site oficial
Confira também: