Não manja do inglês? Confira aqui 12 MMORPGs disponíveis em português do Brasil (PT-BR) para jogar tranquilo

Publicado em 09/05/2024 - 12h41 por Yohan Bravo

Para aqueles que têm dificuldades com o inglês, buscar pelos melhores MMORPGs em português acaba se tornando a solução mais adequada. Afinal, com todas as histórias e interfaces ajustadas para o nosso idioma, fica fácil consumir o conteúdo dos games e garantir uma diversão realmente satisfatória. E o mais legal é que diversas desenvolvedora já adaptaram seus jogos para o português, ou seja, qualquer pesquisa básica na internet já pode garantir bons resultados. Nesse sentido, ressalto que, para lhe ajudar a poupar o tempo que seria gasto com pesquisas, separei aqui uma lista com belos MMORPGs que já estão devidamente ajustados para o nosso idioma… vamos dar uma olhada?

Melhores MMORPGs em português do Brasil

1. Albion Online

Dando início a esta lista com os melhores MMORPGs em português, temos Albion Online. Por ser um MMO dotado de elementos típicos dos chamados jogos sandbox, o jogo, de 2017, exige muita atenção por parte dos players, já que o game garante uma liberdade enorme para os aventureiros escreverem suas próprias histórias. Desse modo, ter todos os textos devidamente traduzidos acaba sendo algo essencial. É sempre bom lembrar que o título se tornou uma opção gratuita em 2019 e, desde então, sua popularidade aumentou de forma considerável. Além disso, a versão mobile levou a aventura para novas audiências, o que deixou o mundo do jogo ainda mais movimentado. Portanto, se você busca por um título cheio de opções de entretenimento e com um PVP digno de nota, é bom não deixar de encarar a jornada memorável que é proporcionada por esse game.

  • Desenvolvedora: Sandbox Interactive GmbH
  • Data de lançamento: 2017
  • Requisitos mínimos: Sistema operacional Windows 7, processador Intel/AMD com dois núcleos, 4 GB de RAM, placa de vídeo NVIDIA GeForce 8600 GT ou ATI Radeon HD 2600 XT, 5 GB de espaço livre em disco.
  • Download: Disponível na Steam e site oficial do jogo

2. Black Desert Online

Black Desert Online (2014) é um game que não poderia ficar de fora desta lista com os melhores MMORPGs em português. O jogo é um verdadeiro fenômeno mundial e tem uma comunidade tão forte aqui no Brasil que os devs logo correram para adaptar tudo para o idioma local. Assim, aqueles que decidem apostar no game acabam tendo mais motivos para ingressar na aventura. E que aventura! Esse jogo se destaca por contar com um sistema de batalhas bastante movimentado e ainda chama a atenção com construções belíssimas. Detalhe: o time de personagens à disposição também é enorme e isso acaba deixando o gameplay bem diversificado, já que cada herói tem seu próprio conjunto de mecânicas e habilidades. Vale a pena conferir.

  • Desenvolvedora: Pearl Abyss
  • Data de lançamento: 2014
  • Requisitos mínimos: Sistema operacional Windows 7, processador Intel Core i3 530 ou AMD Athlon Ⅱ X2 270, 4 GB de RAM, placa de vídeo NVIDIA GTX 650 ou AMD Radeon HD 7770, 52 GB de espaço livre em disco.
  • Download: Disponível na Steam e site oficial do jogo

3. Bloodstone Online

Bloodstone Online, de 2020, não precisou ser traduzido para o português, pois é um produto 100% brasileiro. Isso mesmo! O jogo apresenta tudo no idioma nacional e dá aos players a oportunidade de curtir muitas aventuras emocionantes. Cabe destacar que o título segue pela linha do clássico Tibia, o que quer dizer que a jornada acaba tendo um apelo enorme para os veteranos do mundo dos MMORPGs. Mesmo assim, como estamos falando de um jogo relativamente recente, temos uma boa série de mecânicas modernas e recursos que ajudam a deixar as coisas bem mais envolventes. Então, se você gosta de apoiar projetos criados por devs brasileiros, é bom não deixar de dar uma chance a esse game que, evidentemente, foi construído com todo o carinho do mundo.

  • Desenvolvedora: Streamy
  • Data de lançamento: 2020
  • Requisitos mínimos: Sistema operacional Windows 7, processador Intel Core i5 ou AMD equivalente, 4 GB de RAM, placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 660 ou AMD Radeon HD 7870, 3 GB de espaço livre em disco.
  • Download: Disponível no site oficial do jogo

4. GrandChase

Clássico lançado em 2003, GrandChase só continua vivo até hoje por conta do seu apelo em certas regiões. E, claro, o Brasil é um dos países que ainda justificam a existência do game. Não à toa, quando o jogo voltou à ativa (após um período fora do ar), os brasileiros celebraram de forma intensa e correram para lotar os servidores do chamado GrandChase Classic. Em linhas gerais, esse é um MMO com construções 2D bem leves e cenários que remetem a certos jogos de plataforma. No que diz respeito ao gameplay, as batalhas são bem movimentadas e ainda temos uma boa série de opções para aproveitar disputas PVP memoráveis. Logicamente, por estar em português, o game acaba tendo um apelo maior para quem tem dificuldades com o inglês, mas o fato é que o título realmente é divertido o bastante para garantir muitas horas de gameplay

  • Desenvolvedora: KOG Studios
  • Data de lançamento: 2021
  • Requisitos mínimos: Sistema operacional Windows XP/Vista/7, Processador Intel Pentium III 800 MHz ou equivalente, Memória RAM 512 MB, Placa de vídeo com suporte a DirectX 9.0c e 64 MB de memória, Espaço livre no HD de 2 GB
  • Download: Disponível na Steam

5. New World

Em 2021, quando New World foi lançado, o mundo dos MMORPGs foi pego de surpresa. Isto é, o jogo registrou números impressionantes e se posicionou como um dos games mais populares por um determinado período. Daí, a “loucura da estreia” passou e, por conta de diversos problemas, a aventura registrou uma grande queda nos números. No entanto, os devs fizeram o possível para recuperar o jogo e hoje temos uma opção de qualidade, que oferece muitas atividades interessantes e conflitos de grandes proporções. E por estar devidamente adaptado para o português, o jogo acaba sendo uma opção praticamente obrigatória para quem não dispensa um bom MMORPG. Lembrando que essa aventura está prestes a entrar em um sistema de temporadas e deverá ficar mais movimentada do que nunca.

  • Desenvolvedora: Amazon Games
  • Data de lançamento: 2021
  • Requisitos mínimos: Sistema operacional Windows 10 de 64 bits, Processador Intel Core i5-2400 ou AMD CPU com quatro núcleos físicos, Memória RAM 8 GB, Placa de vídeo NVIDIA GTX 670 2GB ou AMD Radeon R9 280 3GB, Espaço livre no HD de 50 GB
  • Download: Disponível na Steam

6. Ni no Kuni: Cross Worlds

Desenvolvido pela Netmarble em colaboração com a Level-5, Ni no Kuni: Cross Worlds é mais uma alternativa de MMORPG em português do Brasil, com versões para PC e dispositivos móveis. O jogo logo de cara impressiona com seu visual deslumbrante inspirado nas animações do renomado Studio Ghibli, apresentando construções gráficas meticulosamente trabalhadas. Além do visual cativante, o jogo oferece uma ampla variedade de cenários e biomas, juntamente com personagens carismáticos. Ambientado após os eventos de Ni No Kuni 2, os jogadores têm a oportunidade de se reunir com personagens familiares, explorar locais conhecidos e enfrentar monstros que também desempenharam papéis importantes no jogo anterior.

  • Desenvolvedora: Netmarble
  • Data de lançamento: 2022
  • Requisitos mínimos: Sistema operacional Windows 10 de 64 bits, Intel Core i7-4790K ou Ryzen 3 3200G, Memória RAM 8 GB, Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 660 or Radeon RX 460 CPU, Espaço livre no HD de 10 GB
  • Download: Disponível no site oficial

7. RuneScape

No ponto médio desta lista resolvi posicionar RuneScape, de 2001, que é um MMORPG que se tornou um verdadeiro ícone do gênero. Com uma jogabilidade envolvente e desafiadora, o jogo oferece uma experiência completa e satisfatória para jogadores de todas as idades. Ambientado em um mundo medieval de fantasia, o jogo permite que o jogador escolha sua própria jornada, seja ela explorando as vastas terras, lutando contra monstros temíveis ou participando de atividades sociais com outros jogadores. Uma das características mais marcantes de RuneScape é a sua grande variedade de habilidades, que vão desde artesanato e culinária até combate e magia. Cada habilidade pode ser aprimorada individualmente, permitindo que o jogador se especialize em áreas específicas e desenvolva um personagem único e personalizado. No mais, o jogo é mais um MMORPG que está disponível em português do Brasil.

  • Desenvolvedora: Jagex
  • Data de lançamento: RuneScape (2001)
  • Requisitos mínimos: Sistema operacional Windows 7 ou superior, Processador Intel i3+ ou AMD equivalentes, Memória RAM 4 GB, Placa de vídeo com suporte a DirectX 9 e 256 MB de memória, Espaço livre no HD de 2 GB
  • Download: Disponível na Steam e site oficial dos jogos

8. Ragnarok Online

Falemos agora do lendário Ragnarok Online, que foi pioneiro, no que diz respeito a MMORPGs adaptados para o português. Pois é! O game, que foi lançado em 2002, fez tanto sucesso aqui no Brasil que os devs logo correram para liberar uma versão traduzida, com vistas a deixar a comunidade maior e mais forte. E esse plano funcionou muito bem. O jogo ainda é um dos favoritos da galera gamer do nosso país e continua sendo aproveitado por uma boa quantidade de pessoas todos os dias. Agora, no que tange aos seus destaques, o título pode ser considerado como uma síntese daquilo que um bom representante do gênero pode oferecer. Temos muitas classes, missões, atividades especiais, mecânicas de interação social e por aí vai… Sem dúvidas, esse é um clássico que merece a sua total atenção.

  • Desenvolvedora: Gravity Interactive
  • Data de lançamento: 2002
  • Requisitos mínimos: Sistema operacional Windows XP/Vista/7/8/10, Processador Intel Pentium 4 1.5 GHz ou equivalente, Memória RAM 1 GB, Placa de vídeo com suporte a DirectX 9 e 64 MB de memória, Espaço livre no HD de 4 GB
  • Download: Disponível no site oficial do jogo

9. Temtem

Quando foi lançado (em 2022), Temtem já gozava de uma excelente reputação junto aos players. Isso aconteceu, pois o game ficou disponível por meio do regime Early Access durante um bom tempo e suas ideias acabaram atraindo os fãs da franquia Pokémon. De fato, para muita gente, esse título é o caminho que deveria ser seguido pela Nintendo, ou seja, um MMORPG focado na captura e no treinamento dos monstrinhos. De todo modo, o fato é que essa aventura tem uma boa série de elementos atrativos e vai muito além da ideia de apenas capturar criaturas. A exploração acontece em um mundo incrível, há diversas competições, segredos, tesouros… enfim, esse é aquele tipo de jogo que faz a gente querer voltar sempre.

  • Desenvolvedora: Crema
  • Data de lançamento: 2022
  • Requisitos mínimos: Sistema operacional Windows 10 de 64 bits, Processador Intel Core i3-6100T ou AMD Phenom II X3 720, Memória RAM 4 GB, Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 660 ou AMD Radeon HD 7850, Espaço livre no HD de 10 GB
  • Download: Disponível na Steam

10. Tower of Fantasy

Tower of Fantasy é um MMORPG em mundo aberto que se passa no planeta distante de Aida, onde a humanidade se refugiou após deixar a Terra em ruínas. Desenvolvido pela Hotta Studio e publicado pela Level Infinite, o jogo foi lançado em dezembro de 2021 para dispositivos Android, iOS e PC. Com uma direção de arte em estilo anime Cel-shaded, Tower of Fantasy apresenta um visual único e distinto, com elementos semelhantes ao popular jogo Genshin Impact. No entanto, o jogo oferece uma jogabilidade mais focada em MMORPG, permitindo aos jogadores desenvolver seus personagens livremente e explorar o vasto mundo aberto de Aida, com objetivos imersivos e batalhas intensas. Com uma história complexa e uma jogabilidade envolvente, Tower of Fantasy também é uma ótima opção para quem procura um MMORPG novo para jogar em português do Brasil.

  • Desenvolvedora: Hotta Studio
  • Data de lançamento: 2021
  • Requisitos mínimos: Sistema operacional Windows 10 de 64 bits, Processador Intel Core i5 ou equivalente, Memória RAM 8 GB, Placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 1030, Espaço livre no HD de 25 GB
  • Download: Disponível na Steam

11. Wakfu e Dofus

Criados pelo mesmo time de desenvolvimento, Wakfu (2012) e Dofus (2004) podem ser considerados como “aventuras gêmeas”. Isso quer dizer que ambos os games apostam nas mesmas ideias e se destacam por contar com um sistema de combates que remete a grandes clássicos do grupo dos RPGs táticos. Obviamente, cada game conta com um mundo distinto, um conjunto de histórias único e seus próprios times de personagens, mas o fato é que você poder ficar com qualquer uma dessas opções e terá o mesmo tipo de experiência (uma experiência excelente diga-se de passagem). Por fim, vale ressaltar que esses jogos ainda merecem muitos elogios pelos seus estilos visuais singulares e seus belos mundos. Certamente, esses dois jogos têm potencial para prender a atenção de qualquer um (e por um bom tempo).

  • Desenvolvedora: Ankama Studio
  • Lançamento: Dofus (2004) e Wakfu (2012)
  • Requisitos mínimos: sistema operacional Windows ou Mac, processador Intel Pentium 4 ou equivalente, 2 GB de RAM, placa de vídeo com 128 MB de memória dedicada, conexão à internet
  • Download: Disponíveis nas Steam e no site oficial dos jogos

12. World of Warcraft e WoW Classic

Para fechar esta lista com os melhores MMORPGs em português, resolvi apostar em outra “dobradinha”: World of Warcraft (2004) e WoW Classic (2019). No caso do WoW original, temos uma aventura que dispensa comentários, já que muitos ainda consideram o game como o maior MMORPG de todos os tempos. E como o WoW Classic aposta nas mesmas construções e ainda tem um forte apelo nostálgico, sua qualidade também é inquestionável. Assim sendo, podemos dizer que qualquer uma dessas opções, que estão adaptadas para o nosso idioma de forma perfeita, tem tudo aquilo que um fã de MMORPGs precisa. E só para constar, ambos os jogos receberam grandes atualizações recentemente e deverão continuar sendo muito bem cuidados por muitos anos, o que quer dizer que, com essas aventuras, não tem erro!

  • Desenvolvedora: Blizzard Entertainment
  • Lançamento: WoW (2004) e WoW Classic (2019)
  • Requisitos mínimos: sistema operacional Windows ou Mac, processador Intel Core i5-760 ou AMD FX-8100 ou equivalente, 4 GB de RAM, placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 560 2GB ou AMD Radeon HD 7850 2GB ou Intel HD Graphics 530 (45W) ou equivalente, 70 GB de espaço em disco disponível, conexão à internet
  • Download: Disponíveis na plataforma Battle.net

Ficou faltando algum jogo?

Enfim, a nossa lista com os melhores MMORPGs em português apresenta uma variedade de jogos que foram traduzidos para o nosso idioma e, por isso, oferecem uma experiência muito mais agradável para quem tem dificuldades com o inglês. Desde jogos clássicos como Ragnarok Online até novidades como New World, cada jogo oferece seus próprios atrativos, seja pela qualidade gráfica, sistema de batalhas, customização de personagens ou exploração de mundos vastos. No entanto, há muitos outros jogos nesse gênero, e se você sentir que um jogo que ama não foi mencionado aqui, fique sempre a vontade para nos lembrar nos comentários abaixo. O intuito é tornar essa uma lista completa, com mais jogos sendo adicionados com o tempo.

Confira também:

━═☆═━ Fique por dentro das novidades! ━═☆═━

Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique na imagem abaixo para se manter atualizado sobre os últimos lançamentos de MMOs!"

12 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. CalienW2 07/01/2015 at 01:49 - Reply

    PW é excelente pena LUG dar tantas mancadas, mesmo assim gameplay muito bom e gráficos razoáveis(principalmente pela idade do game).

  2. loltxt 19/01/2015 at 00:42 - Reply

    arruma ai pf
    Allods a LUG enfiou na bunda, um otimo mmo em PT 
    mas como sempre a ganancia e o jeito brasileiro dos jogadores ferraram tudo

  3. MogHunter 19/01/2015 at 01:54 - Reply

    loltxt verdade, inclusive PW a LUG também ferrou bastante.

  4. Garota Discreta 08/06/2015 at 10:56 - Reply

    Aii quero mt AIKA , PW ñ funciona nem o WOW

  5. MogHunter 08/06/2015 at 12:40 - Reply

    Garota Discreta Você pode também tentar jogar mmorpgs mais leves como Wakfu ou Dofus ou até Ragnarok para ver se funciona no seu pc.

  6. KuroKing 13/06/2015 at 00:02 - Reply

    Não vale apena jogar Perfect World pela Level Up, preço de gold absurdo, péssima administração, se você é casher as regras do contrato não são aplicadas a você, ou seja se você usar de atividade irregular, bug, ou algum hack, você não será punido, agora se você não player full farm e chamar alguém de chato no global, você recebe mute ou é banido por alguns dias por abuso verbal.

  7. Etoioc Obol 01/04/2018 at 19:56 - Reply

    nao acho como registrar

  8. Jean Faquim 21/10/2021 at 08:36 - Reply

    Pararam de traduzir os novos módulos de Neverwinter faz muito tempo, uma pena porque o jogo tem uma lore incrível.

    • Gildásio Júnior 21/10/2021 at 18:16 - Reply

      os br deviam kitar tudo daquela merda, bando de filhos da p…

      • Felipe Chagas 05/12/2021 at 12:49 - Reply

        Pode pá, nem vou jogar por causa disso, os caras tem que valorizar mais a galera daqui.

    • Felipe Chagas 05/12/2021 at 12:49 - Reply

      Pois é cara, me decepcionei ao descobrir isso.

Leave A Response