De modo geral, os melhores jogos de sobrevivência são aqueles que conseguem colocar os players em contextos nos quais as ameaças são palpáveis e a luta pela sobrevivência é realmente desafiadora. Além disso, as opções mais atrativas do gênero costumam oferecer cenários que incitam a exploração e nos dão aquela ideia de que algo ruim vai acontecer a qualquer momento. Enfim, o fato é que os jogos desse tipo seguem muito populares e eu resolvi montar esta seleção com o intuito de apresentar algumas aventuras imperdíveis. Portanto, se você está à procura de games capazes de mexer com os seus nervos de diversas formas, é bom não deixar de ler até o fim… vamos começar?
Melhores Jogos de Sobrevivência (2024)
1. Ark Survival Evolved (PC e consoles)
Iniciamos a nossa lista dos melhores jogos de sobrevivência com Ark: Survival Evolved (2015). O jogo transforma o jogador num simples homem sem ter onde cair morto e uma lenda na arte de domesticar dinossauros. Se você é fã de dinossauros, encontrará aqui uma variedade incrível de criaturas para utilizar como meio de transporte ou equivalentes a colheitadeiras. E se você aprecia os tradicionais jogos de sobrevivência em primeira pessoa, também encontrará muito para gostar aqui. Dito isso, aqui você passa muito tempo coletando fibras e peles para criar botas ou talvez uma lança para se defender de outros jogadores inimigos ou proteger seus aliados. Além disso, o jogo está constantemente recebendo atualizações e expansões, garantindo que nunca faltem desafios e atividades.
- Mais informações: site oficial
2. Conan Exiles (PC e consoles)
Dando continuidade a nossa lista, temos o excelente Conan Exiles (2017). Em um primeiro momento, o game chama a atenção por apostar no sombrio universo do icônico personagem Conan, O Bárbaro. Assim, os players podem explorar uma aventura do tipo “Sword & Sorcery”, que é marcada por ambientes desoladores, muitas ameaças, uma profunda falta de recursos e muito mais. Vale ressaltar que os devs já liberaram diversos pacotes de expansão para a aventura e os updates continuam chegando com uma boa frequência. Aliás, alguns updates recentes expandiram a história do jogo (e seu conjunto de funcionalidades) de uma forma incrível, o que quer dizer que você tem bons motivos para incluir essa opção na sua lista de “jogos a experimentar”.
- Mais informações: site oficial
3. Cryofall (PC)
Apresentando construções gráficas modestas, mas muito estilosas, Cryofall (2019) tem um cenário mais puxado para o lado da ficção científica e se destaca por apresentar mecânicas típicas dos chamados simuladores de colônias, ou seja, o game nos dá o papel de colonizadores de planetas esquecidos e nos desafia a prosperar em meio a situações caóticas. Cabe ressaltar que esse game conta com uma boa dose de conteúdo PVP e PVE e suas mecânicas de construção são bem arrojadas, o que dá aos aventureiros uma boa série de possibilidades, no que diz respeito à expansão das colônias. Outro detalhe interessante é a mecânica de evolução tecnológica, que garante melhorias excelentes para os sistemas de gestão criados pelos players. Certamente, esse é um game que merece um olhar mais atento.
- Mais informações: site oficial
4. DayZ (PC e consoles)
Dentre os muitos games de sobrevivência que apostam em apocalipses zumbi, DayZ (2013) é um dos mais interessantes. Não à toa, o jogo já está operando há mais de dez anos e continua extremamente popular. De modo geral, o título nos coloca em um mundo pós-apocalíptico no qual os zumbis são apenas uma das ameaças. Isso mesmo! Como se os mortos-vivos não fossem problemáticos o bastante, ainda temos a falta de recursos e outros sobreviventes (que podem ser aliados ou adversários). Para completar, o mundo aberto é enorme e sempre esconde algumas surpresas (boas e ruins), o que nos incita a querer ficar explorando as áreas com muita atenção. Resumindo, temos aqui um game que é um ícone do gênero e, por isso, merece a sua total atenção.
- Mais informações: site oficial
5. Don’t Starve Together (PC e consoles)
Por ser a versão multiplayer standalone de um dos melhores jogos de sobrevivência de todos os tempos, Don’t Starve Together (2016) não poderia ficar de fora desta seleção. O game segue todas as premissas apresentadas pelo clássico Don’t Starve (2013), mas dá aos players a chance de unir forças com os amigos, a fim de encarar muitos desafios. Porém, isso não quer dizer que as coisas ficam mais fáceis. Não mesmo! O jogo apresenta um alto nível de dificuldade e realmente mexe com os nervos dos players, já que os cenários são desoladores, a falta de recursos é notável e os perigos à espreita são muitos. Como bônus, ainda temos um estilo visual muito singular e algumas situações bem curiosas. Vale a pena conferir.
- Mais informações: site oficial
6. Grounded (PC e consoles)
Apostando na mesma ideia que marcou o filme “Querida, Encolhi as Crianças”, Grounded (2022) coloca os players no papel de crianças que foram encolhidas e acabaram indo parar em um jardim. Não, esse jardim, da perspectiva normal, não é perigoso. No entanto, quando somos menores do que formigas, as coisas ficam complicadas rapidamente. E o mais legal é que o game oferece uma boa série de mecânicas criativas e elementos inspirados em diversos gêneros. Além disso, há uma boa história a ser acompanhada, as opções cooperativas garantem um bônus na diversão e o nível de customização da experiência é absurdo. Em outras palavras, temos aqui um game que sintetiza tudo aquilo que o gênero tem de melhor e entrega um “pacote” capaz de prender a atenção de jogadores dos mais diversos estilos.
- Mais informações: site oficial
7. HumanitZ (PC)
Com sua perspectiva isométrica diferenciada, HumanitZ (2023) já conseguiu atrair os olhares de muitos players, mesmo ainda estando no regime Early Access. O game também aposta em um apocalipse zumbi para justificar seu mundo caótico e sua abordagem é muito interessante, já que ela simula muito bem a forma como imaginamos que as coisas ficariam após a ascensão dos mortos-vivos. Como não poderia deixar de ser, a falta de recursos é notável no game e é muito interessante ver como até mesmo os cenários mais tranquilos nos dão uma sensação de que algo ruim está prestes a acontecer. Felizmente, a experiência pode ser aproveitada no modo cooperativo, mas também há servidores PVP, que são ótimos para aqueles que desejam “apimentar” ainda mais as coisas.
- Mais informações: Steam
8. Medieval Dynasty (PC e consoles)
Agora, se você deseja saber como a vida era difícil nos tempos medievais, Medieval Dynasty (2020) é uma ótima pedida. O game apresenta cenários incríveis e todos os desafios inerentes à Idade Média. Logicamente, isso também quer dizer que os recursos são precários, as armas são básicas e as coisas podem ficar bem mortais rapidamente. Outro destaque do game é o seu conjunto de mecânicas de construção. Com as ferramentas disponíveis, dá para unir forças com outros jogadores, a fim de criar assentamentos e curtir uma experiência de simulação bem completa. E só para constar, o game já foi lançado há um bom tempo, mas continua recebendo updates com uma ótima frequência, o que é mais um motivo para você fazer um “test-drive”.
- Mais informações: site oficial
9. Minecraft (PC, consoles e celulares)
Sendo o jogo mais vendido de todos os tempos, Minecraft (2011) é um fenômeno que também não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores jogos de sobrevivência. Apesar de contar com gráficos simples (baseados em voxels), o jogo merece elogios por dar uma enorme liberdade para os players criarem. É bom lembrar que é necessário curtir a jogatina por meio do survival mode para poder deixar as coisas realmente desafiadoras. Nesse modo de jogo, temos que encontrar recursos, criar um abrigo e encarar ameaças diversas, como monstros e a própria força da natureza. Para arrematar, temos alguns sistemas secundários que expandem as opções de entretenimento e tornam a experiência imperdível. Logo, podemos dizer que essa é uma aventura que merece ser rotulada como “obrigatória”.
- Mais informações: site oficial
10. Necesse (PC)
Necesse foi liberado por meio do regime Early Access em 2019 e continua recebendo novidades de tempos em tempos, o que quer dizer que essa é uma experiência com muito a oferecer. Em um primeiro momento, o game não encanta muito, por conta dos gráficos e da perspectiva top-down, mas basta a gente encarar alguns minutos de gameplay para entender que a aventura vale a pena. O mundo infinito gerado de forma procedural é um deleite para os exploradores, os sistemas de gerenciamento são ótimos, as batalhas são desafiadoras e há muitos pontos de interação entre os aventureiros. No fim das contas, quando decidimos dar uma chance ao game, a gente logo se esquece dos gráficos modestos e fica difícil não querer continuar jogando por muitas horas.
- Mais informações: site oficial
11. Outward (PC e consoles)
Fechando a primeira metade desta seleção, temos o interessante Outward (2019). Esse game costuma dividir opiniões, mas temos que aceitar que ele é um exemplo perfeito de como uma experiência de sobrevivência deve ser. Para você ter uma ideia, o mundo em que a aventura se passa tem muitos elementos sobrenaturais, mas nossos personagens são pessoas comuns. Assim, uma luta pode ser tão perigosa quanto um ferimento infeccionado ou um alimento envenenado. Além do mais, o game tem um “ar de soulslike” e seu nível de dificuldade também é bastante elevado, o que o torna uma boa opção para quem curte jogos desse tipo. De forma resumida, podemos dizer que esse é um jogo que só os mais fortes e resilientes vão ter disposição para encarar.
- Mais informações: site oficial
12. Project Zomboid (PC)
Normalmente, quando um projeto fica muito tempo no regime Early Access, os players começam a imaginar que os devs “jogaram a toalha”. Contudo, esse não é o caso do ótimo Project Zomboid (2013). O game segue em desenvolvimento e os updates continuam sendo liberados com uma boa frequência, o que é uma excelente notícia, já que estamos falando de uma das opções que melhor exploram a ideia de apocalipse zumbi. Esse projeto indie apresenta uma perspectiva diferenciada e apresenta um alto grau de realismo (apesar de um mundo com mortos-vivos ser uma ideia fictícia). E como as opções multiplayer adicionadas ao longo dos anos geraram muitos pontos de interação entre os jogadores, a experiência fica ainda mais divertida quando os sobreviventes unem forças. Grande game!
- Mais informações: site oficial
13. Raft (PC)
Com um “ar de Waterworld: O Segredo das Águas”, Raft (2022) apresenta um cenário único: temos água por todos os lados e nosso abrigo é uma simples jangada. Devido a isso, o jogo já gera uma tensão enorme, pois não é nada animador ficar sem comida no meio de um vasto oceano. Com sorte, às vezes a gente consegue encontrar recursos e expandir as nossas jangadas, garantindo uma jornada mais confortável. Ainda assim, os perigos à espreita são muitos e ainda temos que lidar com os outros jogadores, que podem ser amistosos ou não. Em síntese, Raft se destaca com uma premissa bem original e acaba merecendo um lugar nesta seleção com os melhores jogos de sobrevivência. Então, acho bom você separar um tempo para curtir essa alternativa também.
- Mais informações: site oficial
14. Rust (PC e consoles)
Criado inicialmente como um clone do badalado DayZ, Rust (2018) passou um bom tempo no regime Early Access, até finalmente ser lançado de forma oficial. E sim, enquanto o período de acesso antecipado durou, os devs adicionaram diversas novidades à experiência, o que deu vida a uma “personalidade própria” para o jogo. Isso quer dizer que essa é uma opção dotada de mecânicas bem interessantes, um belo mundo aberto, gráficos de qualidade, desafios intensos, poucos recursos, veículos, enfim… o “pacote” oferecido por esse game é perfeito para os fãs do gênero e as opções multiplayer acabam deixando as coisas ainda mais atrativas. Por consequência, o jogo está sempre figurando na lista com os títulos mais populares da Steam e (deverá continuar assim por mais um bom tempo).
- Mais informações: site oficial
15. Scum (PC)
Scum foi liberado no regime Early Access em 2018, mas parece que a versão 1.0 será lançada em algum momento de 2024 e os devs já prometeram que o “update final” vai deixar a jogatina ainda mais atrativa. Nesse jogo, até 64 players são colocados em um mesmo mapa, a fim de lutar pela sobrevivência. O ambiente não é nada amistoso e a falta de recursos é palpável. Para aliviar um pouco, os devs introduziram diversos sistemas de construção e criação de ferramentas, mas as coisas ainda ficam bem complicadas em certos momentos. Vale destacar que o nível de simulação do game é bem elevado, o que faz com que os jogadores sejam forçados a atender a diversas necessidades dos personagens. Ademais, os tiroteios são bem intensos. Não deixe de experimentar.
- Mais informações: site oficial
16. Soulmask
Lançado em Acesso Antecipado no dia 31 de maio, Soulmask, desenvolvido pela Campfire Studio, rapidamente se destacou e já é considerado por muitos como o melhor jogo de sobrevivência do momento. No jogo, os jogadores começam do zero, explorando, construindo e recrutando membros de tribos para fortalecer seu clã e desvendar os mistérios das civilizações do mundo. Uma das principais mecânicas do jogo é o uso de máscaras: ao combinar uma máscara com uma arma, os jogadores podem sincronizar sua consciência com os membros das tribos, adquirindo suas habilidades. À medida que avançam, mais máscaras que incorporam o espírito de antigos heróis podem ser descobertas, cada uma oferecendo habilidades únicas.
Mais informações: Steam
17. Starbound (PC e consoles)
Mais indicado para aqueles que possuem PCs modestos, Starbound (2016) dá aos players a missão de explorar um universo gerado de forma procedural. No início da aventura, começamos com uma nave espacial avariada e somos obrigados a fazer um pouso emergencial em um planeta desconhecido. Rapidamente, as coisas ficam intensas, pois a busca por recursos para consertar a máquina é bem perigosa. O game dá uma ênfase enorme à exploração e apresenta todos os elementos que costumam deixar os jogos de sobrevivência empolgantes. E como não há muitos “scripts” nos dizendo o que fazer, podemos escrever nossas histórias com total liberdade, o que nos leva a biomas distintos, zonas cheias de perigos e muito mais. Sem dúvidas, essa é uma jornada espacial que merece elogios.
- Mais informações: site oficial
18. Terraria (PC, consoles e celulares)
Lenda do mundo indie, Terraria (2011) é um jogo que continua registrando belos números, apesar de já estar na ativa há mais de dez anos. Curiosamente, o game já recebeu um “update final” há algum tempo, mas o principal responsável pelo projeto indicou que não consegue “se livrar” do game, já que a comunidade segue ativa e as vendas não param. E o fato é que o jogo realmente tem muito a oferecer. Os cenários gerados de forma procedural garantem uma exploração infinita, os recursos de construção são excelentes, os perigos são muitos e sempre há alguma surpresa nos aguardando em algum lugar. Por conta disso, podemos classificar o game como um dos mais importantes do gênero, o que justifica a sua inclusão nesta lista com os melhores jogos de sobrevivência.
- Mais informações: site oficial
19. The Forest e Sons Of The Forest (PC)
Falemos agora de uma dupla incrível. The Forest (2018) e Sons of the Forest (2024) são games que oferecem a ideia mais básica de um desafio de sobrevivência, ou seja, ambos os games nos colocam em uma floresta e nos desafiam a ficar vivos. No primeiro jogo, temos mais surpresas, pois o ambiente é novo. Porém, no segundo, as coisas ganham um tom mais sombrio. E como se já não fosse bem complicado ficar em uma floresta isolada sem recursos, ainda temos uma tribo de canibais à espreita. Esses adversários são uma verdadeira praga e acabam fazendo a jogatina ficar muito mais tensa. De qualquer forma, esses jogos são um “prato cheio” para os fãs do gênero e merecem ser analisados com muita atenção.
- Mais informações: Steam
20. Tribes of Midgard (PC e consoles)
Mesclando elementos típicos de jogos de sobrevivência com mecânicas inspiradas em Action RPGs, Tribes of Midgard (2021) é outra opção de alto nível. O game apresenta um estilo visual muito interessante e explora a cultura nórdica, o que acaba atraindo os olhares de jogadores de diversos estilos. Em linhas gerais, o game coloca até 10 jogadores em um mundo exuberante e os desafia a sobreviver. A experiência é marcada por modos de jogo distintos e é no modo sobrevivência que as coisas ficam complicadas, já que os ambientes são bem hostis e tudo parece estar contra as nossas tribos. Lembrando que as batalhas do jogo são bem intensas e acabam adicionando um “ar de Diablo” à aventura, o que pode ser um atrativo adicional para os fãs da franquia da Blizzard.
- Mais informações: site oficial
21. Unturned (PC)
Mesmo sem apresentar construções gráficas requintadas, Unturned (2014) consegue se destacar por oferecer uma experiência hardcore, na qual os players devem lutar para sobreviver nas ruínas de um mundo infestado por zumbis. E é sempre bom lembrar que, apesar de as construções gráficas “fofinhas” indicarem que a aventura é “de boa”, as coisas não são assim na prática. A falta de recursos é um grande problema e as ameaças são muitas, já que até os outros players podem acabar se revelando como grandes inimigos. E mais, os sistemas de necessidades básicas dos personagens são muito bons, o que nos faz entrar em lutas contra a natureza. Sendo assim, podemos dizer que essa é uma aventura que você não pode deixar de conferir.
- Mais informações: Steam
22. Valheim (PC e consoles)
Valheim foi considerado como uma das grandes surpresas do mundo gamer em 2021 e ainda não saiu do regime Early Access, mas os updates continuam sendo liberados de tempos em tempos e a experiência segue atraindo a atenção de muitos jogadores. Nesse jogo, também temos a chance de explorar um mundo nórdico cheio de perigos (naturais e sobrenaturais). A jogatina é marcada por boas doses de ação, mecânicas de construção arrojadas, cenários exuberantes e muitos elementos que podem abreviar as vidas dos nossos personagens de “do nada”. Aliviando um pouco as coisas, os devs liberaram opções que garantem uma jogatina cooperativa para até 10 pessoas. Com isso, a jornada fica ainda mais divertida e interessante, apesar de o nível de dificuldade continuar bem elevado em certos momentos.
- Mais informações: site oficial
23. Wartales (PC e consoles)
Fechando esta lista com alguns dos melhores jogos de sobrevivência que temos à disposição, temos o excelente Wartales (2023). Esse game pende mais para o lado dos RPGs táticos e nos coloca no comando de um time de mercenários e nos desafia a sobreviver e encarar muitas jornadas em um mundo medieval incrível. A jogatina pode ser aproveitada por até quatro jogadores no modo cooperativo e as missões são bem diversificadas, com direito a histórias capazes de prender a nossa atenção. Por fim, os elementos típicos de jogos de RPG mais clássicos deixam a progressão e a customização dos personagens muito mais interessantes e as possibilidades, em termos de builds, são enormes. Com toda a certeza, essa é uma opção perfeita para arrematar a seleção em grande estilo.
- Mais informações: site oficial
Não deixe de conferir:
- Melhores MMORPGs
- Melhores MMORPGs Grátis
- Melhores Jogos Leves para PC Fraco
- MMORPGs mais esperados para 2024
- Melhores Jogos em estilo anime
- Melhores Jogos de tiro online
- Melhores MMORPGs em português
STARBOUND não esta de graça(Comprar Starbound 24,99)
Por favor, postem um Top de Melhores MMORPGs estáveis de 2017, pois esse mercado esta em decadência querendo ou não, jogos com conteúdo e estabilidade vão ser um tendencia nos próximas temporadas…
Valeu! Vou corrigir 🙂 Uso a tag [Grátis] para todos os jogos e depois altero para o real modelo de negócios, a fim de agilizar mais as coisas, mas acabei esquecendo de trocar a Tag do Starbound.
Cada vez mas vão ser lançados jogos com pouco conteúdo e com baixa estimativa de vida , por isso peço pra fazer um TOP MMORPG com títulos estáveis e Populares , pois hoje em dia o que mas vale em MMORPG de qualidade é sua estabilidade e população ativa, o restante são componentes padrões.
Olá Filipe! Obrigado pela sugestão. Vamos começar a pesquisar para fazer esse top.
gostaria de um top assim tb, ando desanimado de jogar mmos por causa disso, muito pouco player
idem
idem
Idem
Starbound é grátis aonde??????
Esqueci de alterar a tag 🙂 Já vou corrigir
Sério isso?? Cadê Conan Exiles, The Forest??? E ARK em quarto???
The Forest é péssimo, não merece estar na lista não
Se fizermos uma lista de jogos em que você pode customizar seu pênis, Conan Exiles com certeza estará fará parte, bem como estará na primeira posição. Zueira, xD Essa lista foi feita há um tempo atrás, publiquei apenas hoje. Já sabia que Conan Exiles faria falta, mas resolvi deixar para adicionar ele depois — quando eu tiver menos atarefado.
Falto também dead by daylight
Arma 2 Mod DayZ, foi o ápice de emoção em jogos de sobrevivência, lembro que eu chegava ficar tremendo de medo de morrer e perder meus itens (na época que não tinha baus era assim), vc criava 1 base cercada com arame farpado, enxia de carros e armas, no outro dia não tinha mais nada.
E para mim, os honestos aqui sabem que sem Minecraft, muitos desdes titulos acima não teriam lançado, é injusto dar o primeiro lugar pra Rust…
Também vale lembrar que Wild Terra é um Life is Feudal um pouco piorado, comprei ambos e me arrependo de ter comprado Wild Terra, tenho a impressão que sera mais um projeto abandonado.
Mas a pior cag… desse top 10, sério mesmo, todos vão concordar agora. Como não tem Reign of Kings ai? Até hoje, eu não entendo o motivo do abandono daquele game, eu me mijava nas calças rindo, jogo foi muito bem feito.
Já eu gostei de Wild Terra, acredito que falta apenas otimização. Agora se vai ser um projeto abandonado, há grandes chances que sim. Quanto ao Reign of Kings, vou ser sincero com você, nunca ouvi falar. Com relação ao Rust estar em primeiro, a lista simplesmente não foi organizada — apesar de ser um Top 10. Não achava que vocês dariam tanta atenção as posições dos jogos na lista, já que normalmente não dão. Parece que o site está atraindo um público mais crítico e atendo aos detalhes, o que é bom 🙂
Realmente eu descobri aqui a algumas semanas, e gostei bastante, tem dias que dou umas 3 olhadas pra ver se saiu algo novo. Parabéns pelo ótimo site.
_
Dava pra divulgar 1 novo game que ta muito bom também, chamado Foxhole, estou jogando freneticamente ele já tem uns 3 dias.
Dei uma olhada nesse Foxhole e realmente parece interessante, não tinha visto ainda. Me lembra Company of Heroes. Vou baixar para ver como é. Obrigado pela dica. Fico feliz que tenha gostado do site 🙂
vou te comprar umas fraldas..!
Minhas considerações sobre esta lista :
1 – Wild terra é um jogo fraco e estagnado.
2 – Starbound não é gratuito.
3 – Rust não merecia estar em primeiro lugar.
4 – Cade o Don’t Starve / Together ?
5 – A imagem do post é do Terraria Overworld spin-off do titulo original.
Pra não ficar com o tom de que foi apenas mais uma critica gostaria de ressaltar que o texto esta muito bem escrito.
ninguém se importa
Você se importou, tanto que tomou a liberdade de fazer um comentário a respeito, inclusive obrigado pela sua opinião.
Eu queria um jogo com gráficos atuais de sobrevivência, com apocalipse Zumbi ou Monstros, que o jogo não focasse em ser FPS, apenas com armas brancas.
serio como dbd é um jogo de sobrevivencia? demite o estagiario q fez isso
mds, tantos jogos bons pra entrar na lista e ele me coloca dbd, 7 days to die, raft, the forest, mist survival, tem muitas opções.