Vencedora de premiação LGBTQi+ com The Elder Scrolls Online, Zenimax é acusada de demitir funcionária por ser trans

Publicado em 16/07/2023 - 07h21 por Márlon Vieira

Uma ex-desenvolvedora de The Elder Scrolls Online fez uma séria acusação de discriminação contra a ZeniMax após revelar sua identidade como mulher trans. Em um vídeo de mais de quatro horas no YouTube, Leona detalhou uma série de incidentes que ocorreram durante seu tempo na empresa até 2022. Segundo Leona, após se assumir como trans em 2021, ela notou uma mudança no comportamento de seu gerente, que deliberadamente revelou sua identidade para a equipe, utilizou fotos incorretas e se recusou a reconhecer seu nome atual, chegando a chamá-la pelo seu antigo nome.

Durante sua transição, Leona enfrentou dificuldades significativas, incluindo a recusa de seu gerente em lhe fornecer testes para uma vaga na equipe e a atribuição de tarefas diferentes das dos demais colegas após solicitar licença para cuidados de saúde relacionados à sua transição. Quando Leona decidiu reportar a situação ao departamento corporativo da Bethesda, onde trabalhava, o setor de Recursos Humanos não tomou medidas adequadas. Pelo contrário, Leona recebeu uma avaliação negativa de seu gerente e foi pressionada a “renunciar” em troca da isenção da empresa de qualquer processo por discriminação. “Minha carreira na ZeniMax terminou quando o RH do escritório corporativo da Bethesda usou minhas próximas cirurgias de afirmação de gênero como alavanca para me forçar a renunciar e liberar a empresa de qualquer possível processo de discriminação”, escreveu ela em um tópico no Reddit. “Isso foi uma retaliação por levantar preocupações sobre como meu gerente estava me tratando injustamente.”

A acusação de Leona contra a ZeniMax e a Bethesda causou grande repercussão na comunidade de jogadores. Muitos expressaram apoio à ex-desenvolvedora por sua coragem em vir a público com sua história e ofereceram solidariedade. Além disso, alguns jogadores sugeriram que ela consultasse advogados especializados em casos de discriminação no emprego para buscar orientação legal. Ironicamente, em 2019, a Zenimax e a Bethesda foram premiadas com The Elder Scrolls Online na categoria de Outstanding Video Game da GLAAD Awards, que é uma premiação anual que reconhece e homenageia os principais nomes LGBTQi+ que se destacaram durante o ano. Outro MMORPG que também foi premiado no evento na mesma categoria foi World of Warcraft em 2021

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response