O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (03) o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos, um importante passo para impulsionar a indústria de games no Brasil. A nova legislação, que abrange desde a produção até o desenvolvimento e comercialização de jogos, visa a promover um ambiente mais favorável para o setor e aumentar sua competitividade no mercado global.
A aprovação dessa legislação é vista como um marco histórico para a indústria de games no Brasil. Com um mercado em constante crescimento, o país possui um potencial significativo para se destacar globalmente no setor. Com a sanção do Marco Legal, serão estabelecidos princípios e diretrizes que visam garantir a sustentabilidade econômica da indústria de jogos eletrônicos. Além disso, a lei inclui medidas para proteger crianças e adolescentes, incentivar a utilização dos jogos como ferramenta educacional e oferecer incentivos fiscais para empresas do setor.
Diminua o lag agora!
- Oferta por tempo limitado: Assine o plano anual do ExitLag, o redutor de ping mais eficiente do mercado, com 50% de desconto e 6 meses grátis! Aproveite e pague o equivalente a apenas R$ 11,63 por mês. Experimente gratuitamente agora mesmo!
A sanção da legislação atende aos pedidos do setor por uma regulamentação clara e abrangente. Entre as mudanças trazidas pelo Marco Legal dos Games, destacam-se:
- Exclusão dos Fantasy Games do escopo regulatório.
- Avanços na proteção de crianças e adolescentes, incluindo monitoramento de violência online e implementação de sistemas de denúncias e controle parental.
- Inclusão dos jogos eletrônicos na Política Nacional de Educação Digital, promovendo seu uso como ferramenta educacional nas escolas.
- Previsão de incentivos fiscais para empresas do setor, como descontos em investimentos no Imposto de Renda e benefícios na Lei Rouanet.
- Regularização do setor, com inclusão de categorias do MEI e profissões na Classificação Brasileira de Ocupações, além de reconhecimento oficial das empresas de jogos.
“A expectativa do setor com a sanção é que possamos ver os investimentos e as oportunidades na área multiplicadas. É estimado que no intervalo dos próximos três anos, vamos ver a entrada de 200 a 300 milhões de reais anuais em investimentos privados no setor, a multiplicação na base de duas a três vezes do volume total de empregados no setor na próxima década, e, portanto, a criação de oportunidades que colocam o Brasil num patamar mais destacado no ciclo produtivo global”, afirma Márcio Filho, presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Estado do Rio de Janeiro (RING).
Sancionei o projeto de lei que cria o marco legal para a indústria dos jogos eletrônicos. Com isso, serão fixados princípios e diretrizes para a sustentabilidade econômica do setor, inclusive de interação dos jogos eletrônicos com legislações específicas do setor cultural, os…
— Lula (@LulaOficial) May 3, 2024