Conforme eu noticiei aqui no MMORPGBR ontem, 22 de dezembro, a Ubisoft não está se dando muito bem com a iniciativa Ubisoft Quartz. Além de toda a repercussão negativa gerada pela ideia, as vendas de NFTs ficaram abaixo das expectativas da empresa, com algumas poucas vendas registradas até o momento. Contudo, parece que a desenvolvedora não vai ceder à pressão e continuará firme em seu propósito. Pelo menos, foi isso o que um representante afirmou em uma entrevista… vamos checar o relato?
Foi em uma entrevista concedida ao site Decrypt que Didier Genevois, diretor do segmento de blockchain da Ubisoft, falou sobre a recepção à iniciativa Ubisoft Quartz e os planos que a desenvolvedora têm para o futuro. Em linhas gerais, Genevois mencionou que a empresa recebeu muitos feedbacks desde o início dessa história toda e muitos deles foram encorajadores. Isto é, apesar da recepção negativa, segundo ele, também houve muita gente apoiando a ideia. Nesse sentido, o executivo mencionou que a gestão da Ubi está ciente de que ainda haverá muita resistência, mas a empresa vai se manter firme em seu propósito.
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Vale ressaltar que, nesta semana mesmo, a GSC Game World voltou atrás em sua ideia de adicionar NFTs ao jogo S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl exatamente por conta da reação da comunidade (saiba mais aqui no MMORPGBR), mas parece que esse não vai ser o caso com a Ubisoft. Portanto, o que nos resta é continuar acompanhando a evolução da desenvolvedora francesa nesse sentido e as reações da comunidade. Lembrando que diversos funcionários da própria empresa já mencionaram que não estão de acordo com a iniciativa Ubisoft Quartz, o que aumentou ainda mais a pressão. Como será que essa história vai terminar?
Vamos ver se ele vai manter a mesma posição quando o hate virar perca de grana, vai ouvir a maioria quer goste ou não.
Não sei, depois do MIR começar vendendo char a 700k de dolar, eu entendo bem o porque desta fixação em manter o NFT por parte da Ubisoft.
Você tem um ponto e realmente é algo a se pensar, mas se você considerar que muitos desses chars são os asiáticos que tão comprando, os mesmos asiáticos que saiu uma noticia uns tempos atrás que o maluco investiu 1 milhão em um char dele em um jogo que não me recordo podemos ver que valores exorbitantes para eles realmente não é algo incomum.
Eu concordo, na minha percepção também o enorme grosso de gastos em NFTs e criptos de games vem da Ásia, especialmente Coréia do Sul e talvez China (porem china é um pouco mais complicado pq o governo chinês não gosta de criptos, e mais recentemente, nem de games!), enquanto que países de economia e moeda fracas como os da America do Sul costumam operar de farmers.
Mas ainda assim não podemos considerar os outros países, especialmente os da America do Norte e Europa como desprezíveis só pq existem um público resistente nestes países. Se não não teríamos nos jogos NFTs como o MIR4 tantos servidores nestes continentes operando para dar conta da demanda.
A minha impressão que tenho no momento é que muitos jogadores destes territórios tem medo de ver suas franquias prediletas se tornarem P2E/NFT e se prostituírem como aconteceu com o boom das cashshops, loot boxes e DLCs. O medo deles é que o troço torne seus jogos prediletos ainda mais prostituídos. Porem para estes mesmos jogadores, se aparecer algum joguinho asiático interessante, divertido e que renda um trocado, ai tudo bem! ?
Só que aponto mais uma vez pra algo que eu já disse antes. Diferente do que aconteceu com as microtransações e DLCs, onde o controle todo é feito a partir da desenvolvedora que decide o que, por quanto e como estes serão feitos. NFTs e P2E dependem de demanda de mercado, a tendencia é que os jogos ruins e prostituídos acabam sendo ultrapassados pelos jogos que forem bons e que o mercado de NFTs e criptos faça sentido, pois a demanda de consumo (aqueles que compram itens NFT e itens in-game de outros jogadores) tende a ir para estes jogos, puxando consigo a demanda de jogadores produtores (aqueles que farmam criptos e vendem itens por NFT).
OK, ainda teremos muitos scams, enganos e golpes no mercado. Porem as pessoas irão aprendendo com seus próprios erros e o mercado irá evoluir naturalmente.
Man, eu concordo quase 100% com isso, menos quando tu citou o joguinho asiático, pq tipo, eu entrava em server NA de Mir4(como bom curioso que sou eu baixei para ver qual era a vibe do game) e basicamente só tinha BR e uns argentinos/venezuelanos e outros latinos, pq querendo ou não como um MMO propriamente dito o Mir4 é bem fraquinho, aqui fez/faz bastante sucesso pq bem, dólar a 5.70 fez/faz uma galera tirar uma grana bacana mas lá para os norte americanos é tipo um dinheiro de pinga, pq pensa, entre jogar Mir4 puramente por diversão e ganhar uns centavos para eles ou jogar um game sem p2e mas que é um bom jogo, qual se acha que eles irão escolher ? Exemplo, Final Fantasy ou Mir4? Eu não curto NFTs em games mas se por acaso um dia for inevitável eu ter que jogar esse nicho eu com certeza vou querer jogar algo bom, um FF por exemplo e nisso se encaixa bem o seu argumento, para finalizar devo dizer que mesmo eu sendo um critico ferrenho desse mercado vc sempre responde meus coments dboa e troca uma ideia bacana, no mínimo posso dizer que gosto de discutir contigo sobre o tema.