Jason Schreier, famoso jornalista, fomenta debate sobre as relações dos jogos NFT com os infames esquemas de pirâmide

Publicado em 15/12/2021 - 12h41 por Yohan Bravo

É bem verdade que os jogos NFT estão sendo descritos por muitos como o “futuro da indústria de jogos eletrônicos”. E sim, também é irrefutável o fato de que muita gente têm ganhado boas doses de dinheiro com esses jogos. Aliás, em alguns países, jogos desse tipo vêm ajudando a alimentar famílias inteiras. Contudo, também não podemos negar que há muita coisa nebulosa no segmento e isso tem incitado uma boa série de debates. Nesse sentido, gostaria de chamar a sua atenção para uma teoria levantada pelo famoso jornalista Jason Schreier… bora dar uma olhada?

Por meio do Twitter, Jason deu início a um grande debate acerca dos jogos NFT, ao apresentar suas preocupações e relacionar os jogos desse tipo com esquemas de pirâmide. No tweet, o jornalista mencionou que ainda não conseguiu entender como o modelo “Play-To-Earn” poderá ser sustentável e apresentou uma imagem que resumiu a teoria dele (você poderá conferir a postagem logo abaixo deste texto). E sim, com base no raciocínio dele, é possível a gente concluir que os jogos NFT podem ser descritos como um esquema de pirâmide glorificado, que pode levar muita gente a perder dinheiro, salvo aqueles que entrarem no esquema logo no início.

Logicamente, não estou adotando nenhum posicionamento aqui. Minha intenção foi expor a teoria de uma figura muito conhecida da indústria e seguir o raciocínio dele. Contudo, não nego que os jogos NFT ainda são uma “caixinha de surpresas” e que será preciso ajustar muito as coisas até que o segmento pare de ser alvo de um ceticismo que é bastante justificado. Para quem está faturando com jogos desse tipo, ótimo! Porém, será que esses ganhos serão consistentes em longo prazo? Isso é algo que só iremos descobrir no futuro. Por isso, temos que continuar de olho nos impactos dessa “nova moda”.

 

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

19 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Nell 15/12/2021 at 13:12 - Reply

    Acho que puxa mais pra bolha como o Rafael falou ai embaixo, mas fato é que estou pagando mtos boletos e founders packs com dinheiro de nft nos últimos 3 meses.

  2. patriota de aço 15/12/2021 at 13:26 - Reply

    A questão de ser uma pirâmide é que o “produto” em si (NFT) não gera lucro ou valor, diferente de uma ação, que tem uma empresa por trás, com um produto sendo vendido e gerando lucro. O NFT e as criptomoedas se mantém na expectativa de geração de valor e enquanto as pessoas estiverem animadas com isso, não à toa a volatilidade é altíssima. No caso os NFTs de jogos e as cryptos é algo que une o útil ao agradável, a questão são os picaretas que existem em todo tipo de mercado, vendendo todo tipo de ativo e produto, por isso o cuidado e a prudência são necessárias nesses mercados.

  3. Rafael S. 15/12/2021 at 11:54 - Reply

    Não entendo muito de NFT, mas me me parece mais uma uma bolha do que uma pirâmide. Não existe uma base que sustenta os que estão acima, o dinheiro não vem nem dos jogadores. O dinheiro vem da especulação, muita gente que compra nem sequer joga, compram apenas na esperança do preço subir e venderem mais caro. Óbvio que não é nada garantido, assim como nenhum mercado de especulação é garantido, mas longe de ser uma pirâmide.

    As moedas dos jogos NFT são literalmente criptomoedas que ao invés de minerar para consegui-las, você joga. Não que falar isso ajude muita coisa, já que quem diz que jogos NFT são pirâmides, também acreditam que bitcoin é uma pirâmide.

    • Yuri 15/12/2021 at 17:32 - Reply

      Mas é exatamente isso. Em essência jogos NFTs são bolhas e não pirâmides. Essa percepção do Jason Schreier não faz sentido porque justamente não existe esse movimento dos players mais antigos venderem para os players mais novos. Muitas vezes ocorre o contrário até, pois a direção é os jogadores que farmam vendem para os jogadores que pagam, justamente como o @gabrielrohden:disqus explicou mais abaixo, a mecânica de P2E sempre existiu, especialmente em MMORPGs, desde o momento que alguém comercializou qq item/char in-game por dinheiro real, a diferença só é que num jogo P2E com criptos é que o próprio jogo que organiza e garante a segurança destas transações.

    • alexcinadu 15/12/2021 at 17:36 - Reply

      eu nao considero muito como especulação, pois tem o valor atrelado aos itens virtuais do jogo.. é a mesma coisa que a venda e compra de itens por jogo com cash do game de forma oficial.. ou mesmo compra e venda de “gold-seller”.. os itens tem o valor “especulado” mas é tudo virtual, e tem gente que paga dinheiro real pelo item ou skin de jogo… agora tem mais cara de piramide que especulação, ainda mais que a propria dev pode inflar o jogo com os itens so criando e implementado no jogo

      • Yuri 15/12/2021 at 19:31 - Reply

        Tem algum grau de especulação sim, principalmente em jogos com moeda própria, pois 3ºs podem comprar a moeda barata para valoriza-la e depois vende-la cara.

        É a mesma coisa que já acontece com ativos reais como imóveis, sabendo que vai valorizar algumas pessoas bolham o mercado especulando, até chegar ao ponto em que estes achem que não vai valorizar mais e vendem pra investir e outras coisas ou numa situação de baixa liquidez usem destes terrenos como “dinheiro” (alguns conhecem como macacos).

        Ou seja, é possível especular com qq coisa. Basta saber operar o hype.

      • João Maia 17/12/2021 at 15:13 - Reply

        Diz isso para quem perdeu dinheiro no miners semanas atrás, é uma pirâmide como qualquer outra, esse papo de bolha era o mesmo da época da Telexfree

  4. Gabriel Rohden 15/12/2021 at 15:04 - Reply

    O problema na minha opinião não é a ideia de jogos com NFTs em sí ou a ideia da possibilidade de ganhar dinheiro jogando, até porque isso já existe faz tempo. A mais de uma décadas pessoas se sustentam vendendo gold em mmo e até tem o caso do entropia universe que desde 2006(acho que é de 2006) tem a tese de que o coin do jogo pode ser convertido pra dolar e até hj funciona.
    Os problemas dos jogos NFT dessa 1 geração sao os seguintes:
    1- (esse não é um problema de economia, é só que me irrita mesmo) Eles vendem a tese de ganhar dinheiro jogando como se fosse novo, mas tão inventando a roda, o NFT é em geral é para os jogos o que o gourmet e os foodtruck são pra comida.
    2- O único atrativo para os jogos NFT em geral é a possibilidade de ganhar dinheiro, ele não são divertidos o suficiente, nem bem feitos, nem complexos, ninguém jogaria eles se não fosse por dinheiro. Vc paga mais de 1000 reais por um personagem pixelado mal feito, wtf? nao dava pra fazer ao menos o negocio bonito?.
    3- Não tem como a economia de um jogo se sustentar se todo mundo tá la para ganhar dinheiro, só se sustenta se tiver uma boa parcela lá disposta a gastar dinheiro para se divertir. É por isso que Gold seller de mmo tradicional funciona a tantos anos, a maioria dos players ta la pra gastar e se divertir e só uma parcela pequena pra ganhar dinheiro. Por isso os jogos tem que ser divertidos.
    4- Tirando Mir4 e mais uns gatos pingados, os jogos NFTs todos são esse basicão de pirâmide glorificada que o cara do post diz. Quanto mais voce investe, mais coin vc farma, dai vc vende essa porra pra alguem, que vai usar pra fazer mais coin ainda… dai meio que cresce e crece a produção até que nao tem mais ninguem pra comprar. Eu não se como alguem pode não ver a pirâmide nisso.
    –Acredito que jogos NFT podem funcionar se feitos direito, principalmente no genero mmo, porque é algo que ja existe. Se colocassem NFT no tibia, ragnarok, ou outro mmo desse tipo, cheio de gold seller, o jogo ia continuar funcionando, nada iria mudar além da comodidade se segurança dos NFTs. Obviamente, um jogo NFT que funcione, não vai dar um lucro exorbitante de pirâmide, mas vai dar um troco no fim do mês.

    • Vinícius 15/12/2021 at 19:09 - Reply

      Por isso o futuro dos NFTs é quando os jogos bons, com gameplay boa e q te incentiva a ficar jogando, como um rpg de progressão, tipo genshin impact.

      • Yuri 15/12/2021 at 19:45 - Reply

        Por ai, mas tem vários detalhes a serem considerados.

        O primeiro é que sim. A tendencia é que jogos P2E que sejam minimamente bons consigam se sustentar por um longo período de tempo, especialmente jogos com longo investimento de tempo como MMORPGs.

        A segunda é que jogos ruins tendem a quebrar rápidamente quando o hype diminuir, quase como uma pirâmide, pois quando o hype de novos players passar e o rendimento diminuir, a tendencia é que todos saiam “pulando fora” quase que ao mesmo tempo em direção a outros jogos fazendo uma baixa e quebradeira geral no valor do jogo (ou seja um estouro de bolha). Assim o jogo irá se ajustar ao seu valor real, que é aquele onde apenas os jogadores que jogam o jogo por gostarem dele que ficam, onde num jogo ruim seria um número baixo demais pra sustentar o valor da moeda.

        A terceira é que mesmo jogos bons irão desvalorizar com o tempo a medida que jogos concorrente melhores aparecem, pois isso tende a levar os jogadores reais (não apenas farmers) a trocarem de jogo, porem é um processo bem mais lento, onde a desvalorização também será lenta, desinflando a bolha ao invés de estoura-la.

        A quarta é que assim como ocorrem com jogos de cash P2W, a tendencia é que aparecam muito mais jogos mediocres ou ruins com objetivo apenas de explorar o modelo P2E do que jogos bons, então provavelmente teremos um mercado bastante estúpido pela frente, onde é preciso que o jogador analise muito bem o jogo antes de joga-lo.

        • Vinícius 16/12/2021 at 17:18 - Reply

          Yuri, vc viu sobre o world of zenonia ? Esse eu estou colocando muita fé, até compraria o token quando lançar por tamanha qualidade q sei q os jogos zenonia carregam. Um genshin impact menos boiola e com NFT, valendo tue tempo de jogo em dinheiro e não uma mixaria ? É isso q eu quero, junto de um jogo NFT muito parecido com epic seven, da eu me viciaria nos dois e de resto seriam jogos de click play msm tipo o rise city q eu estou atualmente, só ir lá 1x ao dia pegar o lucro e ir em busca do payback, depois n se preocupar com a queda da moeda.

          • Yuri 17/12/2021 at 09:33 -

            Eu tenho uma boa expectativa de World of Zenonia agora que anunciaram que ele será P2E. Porem com algumas dúvidas e observações.

            A primeira é que não sei se ele será um MMORPG ou um ARPG colecionável ao estilo Genshin Impact. Eu até agora não vi ninguém confirmar nenhuma das 2 informações. Porem, eu to apostando mais na segunda. Pq:

            Pra quem nunca jogou, Zenonia é uma série de jogos “JRPG” mobile de sucesso que é basicamente um clone coreano mais incrementado dos Zeldas clássicos da era pré nintendo 64. É uma excelente jogo, já joguei todos, me diverti bastante e nunca me senti jogando um jogo P2W apesar dele ser gratuito e ter cash shop, pois eram jogos single-player bem balanceados. Baseado nisso e na época que anunciaram o jogo, eu imagino que muito provavelmente ele irá seguir ao estilo Breath of the Wild/Genshin Impact mesmo. O único fundamento usado que eu vi para que ele seja um MMORPG é o nome “World of” comumente usado por outros MMORPGs graças ao WoW. Dito isto agente tem uma situação bem curiosa aqui:

            Genshin é um jogo basicamente single-player (o multi-player dele é uma piada), que copia várias mecânicas de sucesso do Breath of the Wild, mas adicionou um sistema de personagens colecionáveis (gatcha!) e itens cosméticos como forma de se manter e sustentar. Muito provavelmente ele fará a mesmíssima coisa, só que com o NFT isso gera um problema. As mecânicas de NFT concorreriam com a cashshop! Já que a cashshop acabaria sendo um teto para os itens vendidos como NFTs limitando sua valoração. Dai 2 coisas podem ocorrer, uma, a cashshop irá vender coisas diferentes do que será vendido por NFT (a mais provável hipótese), a segunda é não haver cashshop! E o jogo se manteria apenas pelas tarifas de transações feitas entre jogadores (o que seria perfeito na minha opinião, porem acho bom demais pra ser verdade).

            Já se o jogo for um MMORPG, a coisa é bem diferente. Pois dada a mecânica dos MMORPGs serem muito mais complexas, com itens, classes e personagens, a coisa tende a operar mais como o MIR4 mesmo, com uma cashshop que vende algumas vantagens, mas tende a ser negligenciada pelos jogadores porque estes acabam conseguindo as coisas mais facilmente e mais barato pelo mercado mercado mesmo (com excessão dos boosts de XP, DROP, Gathering, que no fim muita gente acaba auto-financiando usando os ganhos do P2E).

            Enfim, eu espero que o jogo não seja um MMORPG e sim mais um clone de Zelda, porque é onde o Zenonia sempre brilhou e na minha opinião, ainda é um mercado NFT inexplorado, com outro público, sendo mais lucrativo pra todos.

            Ps.: Também queria um Epic Seven com NFTs, e sinceramente, no ritmo que andam as coisas é capaz de logo aparecer um.

    • Yuri 15/12/2021 at 17:37 - Reply

      Você trouxe uma visão bem interessante com esse 4º ponto ai. Onde justamente, jogos P2E onde vc tem que investir para poder ganhar mais tarde, provavelmente funcionam como uma especie de pirâmide orgânica mesmo. A tendencia de jogos deste tipo é que assim parem de entrar novos jogadores a economia do jogo desabe mesmo. Por isso que quer quiser jogar algum jogo P2E tem que ficar muito atento antes de investir no jogo e na dúvida não faça! Pois essencialmente para um jogo P2E ser sustentável ele precisa ser capaz de se manter sem o P2E, ou seja, ele precisa ser divertido e estimulante o suficiente para os jogadores também querem joga-lo, não só extrair dinheiro dele.

    • Gretchenzinha 15/12/2021 at 19:51 - Reply

      A moeda do Second Life tbm é convertida pra Dólar, e muito dos criadores de conteúdo dentro do jogo (SL) se sustentam até hoje com o dinheiro que trocam por dólar.

  5. alexcinadu 15/12/2021 at 17:32 - Reply

    n sei para todos os jogos, mas esse axie infinity é o que tem mais caracteristica de NFT, mais pelo fato de ter que desembolsar um investimento, lembrando muito a forma de monetização do telexfree e ate outros que eram disfarçado de venda de produtos ( compra o produto e vende por ae, e indica mais gente a venda)… eu sem ser especialista na area, ja bati o olho que ja vi muita semelhança com esquema de pirâmide

  6. Athent 15/12/2021 at 18:42 - Reply

    Não acho que seja Pirâmide, mas a empresa pode manipular como bem quiser para lucrar com isso, já que a moeda foi criada pela empresa, ela pode muito bem criar do nada e vender para lucrar, isso levaria a uma queda na moeda, o que pode beneficiar para a compra.

  7. Degustador ☕ 3❤️ 16/12/2021 at 17:20 - Reply

    Prefiro telex free

  8. Gigim Hannow 17/12/2021 at 10:29 - Reply

    Sempre existiu venda rolando grana real em jogos, e quase todas eram contra as regras do jogo, o NFT seria a forma de “liberar” isso… E é aí que tá a merda. Oferta e procura, quando vc tem 30 mil bots chineses farmando, 10 mil coreanos, 20 mil indianos, chega um momento que você acaba tendo pouca gente pra comprar, o valor do farm despenca, e a moeda do jogo vai desvalorizando até o custo/benefício em farmar se tornar negativo e o jogo fexa as portas.(às vezes levando o dinheiro dos investidores), por isso é arriscado.

  9. João Maia 17/12/2021 at 15:15 - Reply

    Jogo NFT por si só é um lixo, não tem nenhum desenvolvimento real por trás do JOGO em si, é nível joguinho em flash player ou esses cash grab estúpido de mobile, NFT não é jogo, é só um sisteminha fajuto para negociar criptomoeda disfarçado de algo inocente e divertido, quem vende quer dinheiro, quem compra quer equipar a conta no jogo tosco para conseguir mais dinheiro e por ai vai, é o Telexfree da criançada.

Leave A Response