Tudo sobre Wayfinder: destaques e informações sobre o “sucessor espiritual” do extinto Wildstar

Publicado em 28/03/2023 - 14h17 por Yohan Bravo

Revelado durante a cerimônia de entrega dos troféus do The Game Awards 2022, Wayfinder chamou a atenção inicialmente por alguns motivos. Para começar, o jogo está sendo desenvolvido pela Airship Syndicate (Battle Chasers: Nightwar e Ruined King: A League of Legends Story) em parceria com a Digital Extremes (Warframe). Além disso, o estilo visual da aventura já foi citado por muitos como uma verdadeira homenagem ao extinto Wildstar e certas promessas do gameplay também agradaram. Resumindo, estamos falando de um MMO que tem um conjunto de atrativos muito bom e pode se tornar um grande sucesso. E sim, foi por esses e outros motivos que eu resolvi montar este post, visando apresentar tudo o que sabemos sobre Wayfinder até o momento… vamos conferir?

Wayfinder: visão geral e principais destaques

Conforme eu destaquei, as primeiras impressões deixadas por Wayfinder foram muito boas e tudo indica que o game tem potencial para fazer sucesso. De qualquer forma, para quem ainda “está por fora”, vale ressaltar que o jogo foi descrito como um MMO de ação, que apresentará um mundo com uma pegada “sci-fi-fantasy” diferenciada e oferecerá combates bem movimentados. O jogo vai ser liberado de forma gratuita (em escala global) e um Closed Beta está rolando atualmente. Lembrando que a previsão dos devs é liberar o game por meio do regime Early Access na primavera (outono, no hemisfério sul) e a estreia oficial deverá acontecer ainda em 2023.

É importante destacar também que esse será o primeiro MMO da Airship Syndicate, que conseguiu chamar a atenção na indústria dos games com alguns RPGs singleplayer memoráveis. Felizmente, a empresa vai contar com o apoio da Digital Extremes, que é a responsável pelo badalado Warframe e deverá aplicar sua expertise aos combates e às mecânicas típicas dos jogos multiplayer massivos. Em outras palavras, temos aqui duas desenvolvedoras que vão potencializar as forças e suprir as fraquezas uma da outra, com vistas a entregar uma aventura memorável. E só para constar, por conta do estilo visual e de algumas ideias, alguns membros da equipe de desenvolvimento do extinto Wildstar já declararam publicamente que estão contando os dias para curtir esse “sucessor espiritual”.

Jogabilidade

Falemos agora sobre aquilo que mais importa: a jogabilidade. Conforme foi explicado pelos devs, Wayfinder vais ser marcado por um time de personagens cheios de características peculiares e essa variedade vai influenciar o gameplay de forma significativa. Logicamente, como os players vão poder customizar seus personagens de diversas formas, tudo indica que as aventuras no mundo de Evenor vão variar bastante, em função das escolhas dos players. De qualquer forma, o fato é que todos os personagens são chamados de Wayfinders e a missão é simples: o mundo está morrendo e os aventureiros vão ser a última esperança dos poucos sobreviventes de um apocalipse.

Agora, no que diz respeito aos combates, os devs apresentaram um resumo audacioso. Segundo eles, o sistema vai ficar em algum lugar entre um Dark Souls, um Monster Hunter e um Devil May Cry. Obviamente, isso já alimenta as expectativas de muita gente, apesar de alguns players que testaram o jogo terem resumido as batalhas como algo semelhante àquilo que é oferecido pela franquia Darksiders. Ainda assim, o fato é que o nível de ação deverá ser bem elevado e a perspectiva em terceira pessoa vai favorecer essas ideias. Além do mais, como estamos falando de um jogo baseado em personagens (que poderão ser customizados de diversas formas e não ficarão presos a armas específicas), vamos ter experiências bastante variadas.

E por falar em combates, é importante salientar que o game vai focar na promoção de uma experiência PVE. Até o momento, os devs não descartaram a possibilidade de promover conflitos PVP, mas não tivemos nenhuma novidade nesse sentido. Então, por ora, a jogatina vai colocar os players em áreas conhecidas como Lost Zones e oferecerá diversas opções de entretenimento, com direito a missões relacionadas com a história, sidequests, atividades diárias, expedições, dungeons, instâncias, desafios e por aí vai…

Outros destaques do título serão: os modificadores que poderão ser aplicados a cada jornada (essas opções vão dar aos jogadores um controle maior sobre os alvos, as missões, os materiais, etc.), os conjuntos de habilidades (magias, manobras evasivas, tecnologia mística), as mecânicas de exploração (focadas na coleta de recursos) e os sistemas que deverão garantir uma jogatina cooperativa digna de nota. Detalhe: os devs já deixaram claro que os players vão poder interagir de diversas formas e o trabalho em equipe vai ser um aspecto fundamental em cada jornada bem-sucedida. E, claro, esse e todos os outros elementos que eu citei (e os que eu não citei) acabam justificando o hype inerente a esse game tão promissor.

A evolução do projeto, testes e o aguardado lançamento

No início deste post, mencionei que Wayfinder foi apresentado na cerimônia do The Game Awards 2022, ou seja, em dezembro do ano passado. Isso quer dizer que o game ainda está em pleno desenvolvimento e temos que torcer para todas as experiências programadas pelos devs correrem de forma perfeita. Caso contrário, não vamos ter uma estreia em 2023, conforme foi prometido. Nesse caso, cabe destacar que um teste inicial já foi realizado em janeiro e um Closed Beta está rolando atualmente, por meio dos PCs e dos consoles PlayStation. Aqueles que estiverem interessados em participar devem ir até o site oficial do game e concluir o processo de cadastro. Aliás, no referido endereço, há um cronograma indicando que os testes não têm uma data para chegar ao fim, um Early Access deverá ser iniciado no mês de maio e o lançamento acontecerá ainda em 2023.

Como não poderia deixar de ser, as experiências realizadas pelos devs vão focar no aprimoramento do game, com base no feedback deixado pelos players. E o mais interessante é que as primeiras impressões, conforme foram relatadas por diversos players, foram boas. Em suma, o jogo foi classificado como um MMO que tem potencial para fazer sucesso, especialmente por conta do sistema de progressão e dos combates eletrizantes. Mesmo assim, os testadores não deixaram de apontar para uma série de problemas de performance e aspectos que precisam ser mais bem trabalhados, o que quer dizer que a equipe de desenvolvimento vai ter que continuar focada em entregar uma experiência memorável.

E quanto à monetização?

Como Wayfinder vai ser liberado de forma gratuita, não vamos ter como fugir das mecânicas de monetização. Em relação a esse aspecto, parece que a expertise da Digital Extremes vai favorecer o projeto, já que muitas das ideias aplicadas vão tomar como base os sistemas do ótimo Warframe. Ademais, como o foco inicial vai ser apenas no PVE, não deveremos ter polêmicas relacionadas com o infame Pay-To-Win. Então, de forma resumida, podemos dizer que o MMO vai contar com uma loja “in-game”, na qual os players vão poder adquirir personagens, itens cosméticos e alguns elementos que deverão facilitar as coisas para quem estiver no endgame.

Sobre esse tópico, é muito importante destacar que Steve Madureira, diretor de design da Airship Syndicate, respondeu algumas questões lançadas em uma seção de perguntas e respostas realizada não faz muito tempo e mencionou que a Digital Extremes ofereceu todo o suporte para a equipe de desenvolvimento criar um sistema de monetização justo. O dev mencionou que não quer, de forma alguma, que as mecânicas transmitam a ideia de que a empresa só quer ganhar dinheiro e não liga de explorar os players para isso. Isto é, parece que os devs estão com o mindset correto e as coisas deverão funcionar justamente como acontece com o Warframe (que é conhecido por apresentar um sistema de monetização mais transparente e justo).

E quais são os requisitos para rodar Wayfinder nos PCs?

Conforme já foi explicado pelos devs, Wayfinder vai ser liberado em versões para PC e consoles PlayStation. Por conta disso, a galera que pretende curtir o game por meio dos computadores deve começar a se preparar para atender a alguns requisitos. Nesse sentido, parece que as informações ainda vão ser atualizadas pela equipe de desenvolvimento, mas, por ora, a página oficial do game, na Steam, está apresentando apenas os requisitos mínimos, que são…

Configuração Mínimos Recomendados
Sistema Operacional Windows 10 64-bit Windows 10 64-bit
Processador AMD Ryzen 5 3600 / Intel i5 6500 AMD Ryzen 5 5600X / Intel i7 10700K
Memória 16 GB de RAM 16 GB de RAM
Placa de vídeo AMD Radeon RX 5600 XT / Nvidia GTX 1650 Super AMD RX 6600XT / Nvidia RTX 3070
Rede Conexão de internet banda larga Conexão de internet banda larga
Armazenamento 50 GB de espaço disponível 50 GB de espaço disponível
Observações SSD Required SSD Required

      E como obter mais informações sobre Wayfinder?

      Bem, analisando todas as informações apresentadas ao longo do post, podemos dizer que Wayfinder já apresentou ideias que o fazem merecer uma atenção especial. Sendo assim, se o game despertou o seu interesse, sugiro que você não deixe de ficar de olho nas novidades que estão sendo liberadas de vez em quando na área de notícias do site oficial do jogo e por meio das redes sociais. E se você ainda não concluiu o processo de cadastro para participar do Closed Beta, sugiro que faça isso o quanto antes. Desse modo, você vai receber informações em primeira mão e ainda pode, se estiver com sorte, receber um convite para curtir a aventura. E só para constar, separei abaixo alguns belos trailers, para o caso de você querer “entrar no clima” desse título tão promissor…

      Alerta de oferta!
      • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

      Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

      Leave A Response