Tudo o que você precisa saber sobre ‘Throne and Liberty’, um dos MMORPGs mais aguardados do ano

Publicado em 24/06/2024 - 07h30 por Yohan Bravo

O lançamento de Throne and Liberty na Coreia do Sul pela NCSoft em 2023 marcou o fim de um ciclo de mais de 10 anos de desenvolvimento até sua versão comercial. O jogo foi inicialmente apresentado em 2011 como Lineage Eternal, depois transformado em Project TL, até finalmente assumir seu nome definitivo. Apesar dos desafios enfrentados ao longo do desenvolvimento, a versão final do jogo recebeu muitos elogios, especialmente dos jogadores ocidentais que tiveram a oportunidade de experimentá-lo. A boa notícia é que, após uma longa espera, a Amazon Games finalmente confirmou recentemente a data de lançamento da versão global do jogo, reacendendo o entusiasmo dos jogadores. Resolvi reunir aqui as informações mais relevantes sobre o game para ajudar você a ajustar suas expectativas e se preparar para uma grande jornada… vamos começar?

O que é Throne and Liberty?

Apesar de ser quase impossível falar sobre Throne and Liberty sem apresentar todas as “idas e vindas” da NCSoft, decidi iniciar este post apresentando uma ideia geral sobre aquilo que o game terá a oferecer. Depois, claro, falaremos sobre a evolução dos processos de desenvolvimento, mas, nesse primeiro momento, é importante você saber que estamos falando de um MMORPG que está sendo construído com a Unreal Engine 5 e dará uma ênfase enorme à história. Isto é, em um esquema solo ou em equipes, os players vão poder consumir boas doses de conteúdo temático e explorar todos os cantos de um mundo que parece ter sido criado para impressionar.

━═☆═━ Acabe com o lag ━═☆═━

  • Sofrendo com o lag interminável? A ExitLag, o melhor redutor de ping de jogos online, está com uma promoção especial! Garanta uma conexão estável e fluida em jogos multiplayer online, assinando 2 meses e ganhando + 1. Experimente grátis por 3 dias!

Em linhas gerais, a experiência vai ter elementos típicos dos MMORPGs mais populares, mas algumas mecânicas curiosas, como o sistema de transformação em animais, irão deixar as coisas mais interessantes. Além disso, teremos uma série de mecânicas voltadas a aumentar a imersão, o que quer dizer que os players vão ter acesso a uma aventura medieval memorável. Lembrando que o projeto nasceu para colocar a franquia Lineage em uma “nova geração”, mas a NCSoft mudou de ideia com o passar dos anos e resolveu criar uma IP completamente nova, ou seja, teremos que explorar cada canto do mundo do jogo, se quisermos descobrir todas as histórias e mistérios do novo universo.

Jogabilidade – Como Será?

Para começar, teremos um mundo aberto exuberante para explorar e diversas mecânicas de movimentação, com destaque para um sistema que dará aos jogadores a capacidade de se transformar em animais e viajar de forma mais rápida ou alcançar locais de difícil acesso. Tudo se passará sob uma perspectiva de terceira pessoa e, claro, as construções feitas com a Unreal Engine 5 deverão impressionar.

No que diz respeito ao sistema de combates, teremos algo mais voltado para o lado da ação, mas com uma dose extra de estratégia, especialmente quando os players estiverem engajados nas batalhas de larga escala que poderão ser aproveitadas em dados momentos. Outro fator que vai influenciar as batalhas é a ausência de classes. Pois é! De acordo com os devs, a jogabilidade, as funções dos players em uma equipe e as habilidades serão definidas pelos equipamentos selecionados pelos aventureiros. Será possível selecionar duas armas preferenciais e alternar entre elas rapidamente, para se adequar a situações variadas dentro dos combates. Obviamente, isso dará enorme liberdade para os players criarem personagens totalmente adequados aos seus estilos de jogo (e isso também vai de encontro à premissa de deixar os players escreverem suas próprias histórias, que é um dos objetivos dos devs).

Outros detalhes importantes do gameplay serão: o sistema de variações climáticas e ciclos de dia e noite (o que deverá favorecer a imersão ao máximo, com direito a uma influência direta em certas habilidades), as batalhas de cerco (disputas PVP que vão contar com um grande número de jogadores), cenários específicos com mecânicas e objetivos únicos e disputas territoriais entre as guildas. Infelizmente, como as principais prévias liberadas até o momento focaram apenas na versão coreana do jogo, ainda teremos que aguardar por mais detalhes. Todavia, já é seguro dizer que o jogo vai contar com um conjunto de atrativos digno de nota, o que justifica todo o hype para o lançamento…

Processo de desenvolvimento “problemático”?

Ok… agora que você já está por dentro daquilo que Throne and Liberty terá a oferecer, podemos voltar um pouco no tempo e falar sobre o histórico do projeto. Nesse sentido, ressalto que eu fui um dos muitos players que ficaram impressionados com a revelação do famigerado Lineage Eternal, lá em  2011. De modo geral, a NCSoft surpreendeu a todos na época e deu a entender que o game iria colocar a lendária franquia em uma “nova era”. Daí, com o passar do tempo, as coisas começaram a ficar nebulosas. Para você ter uma ideia, os processos de desenvolvimento ficaram tão problemáticos que a primeira rodada de testes só veio a ser agendada para 2016. E se a história tivesse acabado aí, tudo bem, mas depois o projeto foi colocado na geladeira e só voltou a ser citado novamente com um nome provisório: Project TL.

Mesmo assim, os players ainda tiveram que aguardar até 2022 para descobrir que o game tinha sido batizado como Throne and Liberty e não teria mais qualquer relação com a franquia Lineage. Segundo os devs, ao longo de todos os processos de desenvolvimento, a aventura foi ganhando uma forma distinta e eles decidiram criar uma IP nova. Após diversos testes internos e mudanças com base no feedback da comunidade, Throne and Liberty encontrou seu “caminho” e foi lançado na Coreia do Sul em dezembro de 2023, sendo muito elogiado pelos jogadores ocidentais que tiveram a oportunidade de experimentar o jogo através de “alguns macetes”. Dito isso, o lançamento do game lá na Coreia do Sul marcou uma jornada de desenvolvimento de mais de 10 longos anos e orçamento investido superando os 100 milhões de dólares (mais de 600 milhões de reais).

Data de lançamento de Throne and Liberty Global

A Amazon Games havia prometido lançar a versão global de Throne and Liberty ainda em 2024, e ao que tudo indica, a empresa deve cumprir sua promessa. Recentemente, a Amazon Games revelou que Throne and Liberty será oficialmente lançado no dia 17 de setembro na América do Norte, América do Sul, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Além disso, a publisher confirmou que o jogo terá um Beta Aberto de 18 a 23 de julho em todas as plataformas. As inscrições para a fase de testes podem ser feitas através do site oficial do jogo.

Throne and Liberty é Pay-to-Win?

Bem, como muitos fãs de jogos da NCSoft podem confirmar, a desenvolvedora não costuma ser muito elogiada por seus sistemas de monetização. Os mais “ácidos” até diriam que os devs gostam de um Pay-To-Win. Porém, no caso de Throne and Liberty, a desenvolvedora resolveu “tomar outro rumo”, o que já era atestado até mesmo antes do lançamento do jogo na Coreia do Sul. Em um documento meses antes da estreia de Throne and Liberty, o CEO da NCSoft Hong Won Joon mencionou que entendia o receio dos jogadores (por conta de alguns casos polêmicos), mas a ideia com Throne and Liberty é evitar qualquer tipo de ação que possa configurar o infame Pay-To-Win. O coreano até deu ênfase a um approach “Play-To-Win”. Isto é, para vencer, os players só vão precisar jogar normalmente e fazer uso de suas próprias habilidades para superar os adversários e obstáculos do game.

Surpreendentemente, o executivo cumpriu sua promessa com o lançamento de Throne and Liberty na Coreia do Sul, deixando os jogadores aliviados ao constatarem a ausência das temidas práticas Pay-to-win, resultando em elogios fervorosos por parte da comunidade ocidental. No entanto, apesar da boa recepção entre os jogadores, o desempenho do lançamento decepcionou os acionistas, que consideraram o nível de sucesso muito aquém das expectativas, levando em conta o substancial investimento realizado. De acordo com informações não oficiais, Throne and Liberty atraiu cerca de 56 mil jogadores simultâneos em seu lançamento. Para fins de comparação, esse número fica significativamente abaixo de outros títulos de grande sucesso, como Lost Ark da Smilegate, que alcançou impressionantes 350 mil jogadores simultâneos em seu lançamento, e Blade & Soul, que registrou 150 mil jogadores simultâneos nas primeiras horas de seu lançamento em 2012.

Throne and Liberty terá servidores no Brasil?

Como mencionado anteriormente, a Amazon Games ficará encarregada da versão global de Throne and Liberty, e assim como aconteceu com Lost Ark, jogo no qual a empresa também é a publicadora global, o título deve ser lançado (distribuido) em diversas regiões. De acordo com o site oficial, Throne and Liberty será publicado pela Amazon Games na América do Norte e América do Sul, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Isto é, sim, o jogo estará disponível no Brasil.

Entretanto, quando falamos em “servidores oficiais locais”, a história pode ser um pouco diferente. Ao que se sabe, a Amazon Games já confirmou que Throne and Liberty terá servidores localizados no Leste da América do Norte, Oeste da América do Norte, Europa Central e Ásia. Ou seja, até o momento, não há confirmação de servidores localizados na América do Sul, com os players brasileiros possivelmente tendo que se conectar aos servidores localizados na América do Norte.

Sobre a localização, idiomas suportados e tradução, a Amazon Games confirmou que Throne and Liberty estará disponível no lançamento em inglês, espanhol (da Espanha e da América Latina), francês, alemão, português do Brasil e japonês. Por sua vez, os idiomas que terão localização de áudio incluem inglês, coreano e japonês. Em suma, Throne and Liberty vai estar disponível no Brasil com tradução para o português, mas até o momento, não contará com servidores próprios locais dedicados para os players da América do Sul.

Quais são os requisitos para rodar Throne and Liberty nos PCs?

No início de abril, um documento foi liberado no Reddit (o post foi deletado rapidamente) e apresentou dados interessante sobre o jogo da NCSoft, dando ênfase aos requisitos mínimos e as especificações recomendadas para aqueles que quiserem curtir a aventura. É importante ressaltar que essas informações ainda não foram confirmadas de forma oficial, ou seja, o ideal é a gente continuar de olho nas movimentações da NCSoft e da Amazon Games (que será a publisher da versão global). Além disso, o documento indicou que esses dados dizem respeito a uma versão de testes do jogo, o que quer dizer que a lista ainda pode ser atualizada. De todo modo, se a informação for verídica, já temos aí uma ideia daquilo que a aventura poderá exigir, em termos de hardware. 

Requisitos Mínimos

  • SO: Windows 10 (64 bits)
  • Processador: Intel Core i5-6500
  • RAM: 8 GB RAM
  • Placa gráfica: NVIDIA GeForce GTX 1060
  • Armazenamento: 60 GB de espaço disponível

Requisitos Recomendados

  • SO: Windows 10 (64 bits)
  • Processador: Intel Core i5-9500
  • RAM: 16 GB RAM
  • Placa gráfica: NVIDIA GeForce GTX 1660
  • Armazenamento: 60 GB de espaço disponível

E como obter mais informações sobre Throne and Liberty?

Conforme pôde perceber, Throne and Liberty foi prometido para este ano, mas continua sendo um grande mistério e ainda precisamos de diversas informações importantes para ter uma ideia ainda mais clara acerca daquilo que poderemos esperar da aventura. Nesse caso, se você não vê a hora de iniciar a sua jornada e quer ficar por dentro de todas as notícias, o ideal é ficar de olho no site oficial do jogo, no canal oficial da NCSoft (Youtube) e no site oficial da Amazon Games. Como não poderia deixar de ser, o MMORPGBR também vai ficar de olho em todas as atualizações liberadas pelos devs, incluindo press releases e comunicados oficiais, e você pode conferir todas as notícias sobre o jogo liberadas em nosso site aqui. Portanto, é bom você não deixar de prestar atenção ao nosso feed de notícias também. E para finalizar, separei abaixo alguns vídeos que, com toda a certeza, vão fazer você querer que esse game tão promissor seja liberado o quanto antes…

━═☆═━ Oferta do Dia! ━═☆═━

  • No products found.

Leave A Response