No dia 3 de setembro, a Sony surpreendeu a todos ao anunciar o encerramento repentino de Concord, com o fechamento definitivo dos servidores na última sexta-feira (06). No comunicado oficial, a empresa mencionou estar “explorando opções que possam melhor alcançar nosso público”, deixando em aberto a possibilidade de um retorno no futuro. Mas será que isso seria realmente “viável”?
Logo após o anúncio do encerramento, Mat Piscatella, diretor executivo da Circana, empresa americana de pesquisa de mercado e tecnologia, classificou a situação como “sem precedentes” e ressaltou que, ao contrário de comparações com jogos como Anthem, Concord sequer conseguiu se firmar no mercado. Segundo Piscatella, enquanto Anthem foi um dos jogos mais vendidos no mês de seu lançamento e ainda pode ser jogado, Concord enfrentou uma rejeição tão significativa que levanta dúvidas sobre a viabilidade de um possível relançamento.
Cansado de sofrer com o lag em jogos online?
Durante suas breves duas semanas de vida, Concord se tornou alvo de memes e brincadeiras. Uma petição online, criada de forma sarcástica, pede o relançamento do jogo sob o título “Estávamos todos ocupados naquela semana – por favor, relancem Concord”, e já acumula quase 2.000 assinaturas. No entanto, mesmo que o jogo fosse relançado como free-to-play, a trajetória do game continuaria difícil, considerando a forte concorrência de outros títulos já consolidados no gênero, especialmente entre os hero shooters.