Proibido “recompensas de login” e “gastar muito com jogos”: Restrições draconianas na China abalam Tencent e NetEase, resultando em perda de US$ 80 bilhões de valor de mercado

Publicado em 23/12/2023 - 10h20 por Márlon Vieira

Ontem, a órgãos reguladores da China lançaram uma nova série de regras que sacudiram profundamente a indústria de jogos do país, impondo restrições substanciais às operações e à monetização dos games. Após o anúncio dessas novas regras, as ações da Tencent Holdings, a maior empresa de jogos do mundo, chegaram a cair até 16%, enquanto as da sua principal concorrente, a NetEase, despencaram até 25%, resultando em uma perda combinada de US$ 80 bilhões das duas maiores empresas de jogos da China. 

As novas regulamentações impostas pelo governo chinês impuseram restrições significativas à operação e monetização de jogos no país. Uma das regras que mais chama a atenção é a proibição das recompensas de login em jogos, uma tática comum para incentivar os jogadores a continuar jogando. Além disso, foram restringidos outros dispositivos que incentivam pagamentos dentro dos jogos, como recompensas por gastos iniciais ou gastos consecutivos, bem como a imposição de limites para recargas nas carteiras digitais dos jogadores para gastos in-game. As regulamentações também deixam claro que menores de idade estão proibidos de fazer compras de itens de sorteio, os chamados gacha, dentro dos jogos. 

Pequim tem adotado uma postura cada vez mais rigorosa em relação aos videogames ao longo dos anos. Em 2021, a China implementou limites rigorosos de tempo de jogo para menores de 18 anos e interrompeu a aprovação de novos jogos por aproximadamente oito meses, justificando essas medidas com preocupações relacionadas à dependência dos jogos. “A remoção desses incentivos provavelmente reduzirá os usuários ativos diários e a receita in-app e poderia eventualmente forçar os desenvolvedores a reformular fundamentalmente o processo de design e estratégias de monetização”, disse Ivan Su, analista da Morningstar.

De acordo com a mídia coreana, para desenvolvedores e publishers coreanas que operam na China, um dos seus maiores mercados, obter uma licença estrangeira frequentemente foi comparado a “atravessar a Grande Muralha da China”. No entanto, à luz dessas novas regulamentações, parece que os desafios enfrentados por essas empresas na China se tornaram ainda mais desafiadores. Eles brincam que a Grande Muralha da China, que costumava simbolizar uma barreira imponente, agora parece ter se transformado em uma entidade em constante mudança, apresentando um desafio ainda maior, semelhante ao chefão final em um jogo de vídeo.

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