Path of Exile nunca perdeu tantos jogadores; última expansão do jogo fez o número de players cair em 93%

Publicado em 17/07/2021 - 17h06 por Márlon Vieira

Até mesmo o grande Path of Exile tem alguns “momentos ruins”. A mais recente expansão/liga do game, chamada Ultimatum, lançada em abril, não teve o mesmo sucesso de outras expansões do jogo. De acordo com as informações, Path of Exile, com sua expansão Ultimatum, viu a sua maior queda no número de jogadores desde 2016. O lançamento da expansão teve pico de mais de 155 mil jogadores conectados ao mesmo tempo no Steam (apenas 2 mil a menos que seu pico histórico).

Entretanto, o interesse nos três meses seguintes ao lançamento da expansão foi significativamente menor que o esperado pela Grinding Gear Games. Normalmente, no terceiro mês da Liga, o número de jogadores de Path of Exile diminui para 25 a 40 mil players online, crescendo novamente para resultados incríveis com o lançamento da próxima expansão. Contudo, a história foi diferente com Ultimatum, que registrou uma queda de 93% em sua base de jogadores. Nos últimos 30 dias, a média de players online de PoE ficou em menos de 10 mil. 

Chris Wilson, General Manager da GGG, explica o que pode ter saído errado. ​​“Nosso resultado de Primeiro Dia de Ultimatum, assim como o número de jogadores que compareceram ao dia do lançamento, foi de 99% do nosso recorde anterior. E a razão pela qual foi de apenas 99% é que tivemos um dia de terríveis, terríveis problemas de servidor. O pior dia de todos ”, disse Wilson em uma entrevista. “E então eu acho que teríamos atingido cerca de 104% do nosso recorde anterior para o dia do lançamento, se não tivéssemos esses problemas de servidor.

As mecânicas da Liga também parecem não terem agradado muitos aos jogadores. Wilson explica que a “retenção durante a Liga foi fraca”. E isso foi causado em boa parte por causa que o combate da Liga e suas recompensas são um pouco “sem sal”. Isto é, não há nenhuma novidade bombástica. No geral, a expansão trouxe diversas gemas, melhorias em skills, grande quantidade de skills, ajustes no sistema de recompensas, balanceamentos e diversas correções. O ponto alto foi a chegada de uma funcionalidade chamada Trialmaster, que permite aos jogadores o acesso a alguns desafios interessantes.

Caso tenha passado batido, neste fim de semana, a Grinding Gear Games revelou a próxima expansão de Path of Exile. Chamada de Expedition, a expansão estará disponível no dia 23 de julho para PCs e 28 de julho nos consoles. Dessa vez, o destaque vai para as missões, que serão marcadas por ações de escavação, ou seja, os players irão caçar relíquias especiais a fim de negociar com os mercadores. Além disso, a partir de hoje o modo Battle Royale do jogo retorna, mas ficará disponível apenas durante os fins de semana. Você pode conferir mais informações aqui

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

31 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Toshiie 17/07/2021 at 16:55 - Reply

    Sla, acho que o jogo já tá cansado, as pessoas voltaram pra ver as novidades, não se interessaram e sairam

  2. Rafael Moura 17/07/2021 at 18:41 - Reply

    Eu sou jogador casual e confesso que fiquei triste em ver que buffaram TANTO o jogo e nerfaram TANTO o jogador… Até o “piano” eles removeram. Vi muitos dizerem que o jogo ta ficando “elitista”, apenas para jogadores hardcore mas vamos ver né, dia 23 estarei online para testar, até pq o conteudo novo parece legalzinho.

    • paulo otto 20/07/2021 at 09:14 - Reply

      Se é casual fica tranquilo, o nerf afetou muito mais o meta, o jogador casual vai sentir muito menos.

  3. Medson S. Lira 17/07/2021 at 20:03 - Reply

    Defasado, palavra q define o estado atual do game, POE 2 é oq pode salvar

    • Yuri 19/07/2021 at 10:09 - Reply

      Não vai.

      O entendimento geral é que POE 2 será quase como uma super-temporada. Vai se mudar bem mais coisa do que o normal, mas basicamente será o mesmo jogo com uma história diferente, e obviamente balanceamentos diferentes.

      Na prática muita gente vai sentir que é basicamente o mesmo jogo, e outros talvez até se sintam “enganados”. Apesar de ter ficado claro que esse 2, tá mais pra um 2.0 do que um novo jogo.

  4. Mirror//Death 17/07/2021 at 20:23 - Reply

    O que mais me chama atenção, é que esse jogo chegou a um nível de no sense absurdo nas habilidades.

    Umas Builds muito nada haver. (Parece que o jogo está no modo Turbo.)

    Está completamente desbalanceado a dificuldade desse jogo.
    Eles perderam completamente o controle da evolução.

    Quero ver se o POE2 vai mesmo trazer a experiência clássica, e as melhorias pedidas a anos. (Já está atrasado.)

    A GGG que não abre o olho, final do ano o D2 Resurrected vai roubar muito jogador do POE, pelo menos por um tempo.

    • Giseldo Sandes 17/07/2021 at 21:23 - Reply

      Só não joguei o poe porque não tem suporte a joystick, coisa que vai ter no d2. Dá uma canseira ficar na frente do pc horas e horas farmando coisa, melhor ta mais relaxadao jogando com joystick.

      • Rurphy 18/07/2021 at 18:57 - Reply

        oq é bem idiota já q tem pra consoles, deveriam disponibilizar mesmo, mas só da pra pela steam umas gambiarras

    • Henrique Avilez 26/07/2021 at 10:17 - Reply

      não vai roubar os players do Path exile por um motivo.. diferente de do diablo 3 que é jogo para criança! diablo 2 é difícil pra caralho! e a galera do Path tá reclamando que o jogo ficou dificil! eles deixaram enssa ultima expansão muito perto do que era o D2.. desafiador.

      e a galera que tá voltando pro d2, vai fazer isso até chegar no nightmare quando chegar no hell vai quitar do jogo, diferente de diablo 3 que é jogo de bebê, diablo 2 realmente tinha dificuldade.

    • Henrique Avilez 26/07/2021 at 10:17 - Reply

      não vai roubar os players do Path exile por um motivo.. diferente de do diablo 3 que é jogo para criança! diablo 2 é difícil pra caralho! e a galera do Path tá reclamando que o jogo ficou dificil! eles deixaram enssa ultima expansão muito perto do que era o D2.. desafiador.

      e a galera que tá voltando pro d2, vai fazer isso até chegar no nightmare quando chegar no hell vai quitar do jogo, diferente de diablo 3 que é jogo de bebê, diablo 2 realmente tinha dificuldade.

  5. Athent 17/07/2021 at 17:50 - Reply

    Vish, quando o jogo começa a entrar em crise, é onde eles incluem o P2W

    • Yuri 17/07/2021 at 18:24 - Reply

      No caso de PoE acho q não. É como o próprio Chris Wilson admitiu, a queda provavelmente foi porque a expansão foi fraca, “sem sal” nas palavras dele. Se for isso mesmo, nesta próxima expansão saberemos.

      Quanto ao P2W, apesar de muito menos que a maioria dos MMORPGs, o PoE já é considerado por alguns com algum grau disso devido a o fato de que a abas na stash são vendidas, e é comum jogadores de alto desempenho precisarem delas, seja pra conseguir farmar com mais eficiência, seja por permitir que vc publique os itens que deseja vender em sites.
      Obvio que isso nem se compara ao P2W de muitos jogos, e na prática também não cai no esquema de “quanto mais você paga, mais vantagem vc tem”, porem já cria uma diferença entre jogadores que pagam e os que não pagam.

      • Degustador ☕ 3❤️ 17/07/2021 at 21:18 - Reply

        Fala isso não na ultima vez que falei sobre isso de stash premiun apareceu vários doentes mentais para passar o pano

    • Rafael Douglas 18/07/2021 at 00:37 - Reply

      o jogo não está em crise, em vez de ter 30k online no final da liga tem 10k, os 93% foi em cima do primeiro dia de liga que sempre é o pico de jogadores

  6. Oliver Wall 17/07/2021 at 18:25 - Reply

    Infelizmente, eles vão implementar no 3.15 um buff em todos os mobs e um nerf de 40% em todas as classes, resumindo querem deixar o game mais lento e difícil, assim esperando que o pico de jogadores em um começo de liga siga de forma mais constante posteriormente, porem a comunidade está revoltada com isso, realmente não tenho ideia do que vai acontecer rs

    • Yuri 19/07/2021 at 10:06 - Reply

      Provavelmente nada!

      Vai se ter uma revolta inicial com talvez perda de jogadores, mas depois deve ir passando.
      Pra mim é uma jogada burra da GGG pra manter os jogadores artificialmente ativos, porem que eu entendo já que não dá pra deixar as temporadas muito mais curtas (afinal tem de se ter tempo pra desenvolver uma nova temporada).
      Se eles querem extender a duração da temporada desta forma, eles deveriam fazer isso de forma parcelada, buffando lentamente os mobs e nerfando lentamente as classes (coisa como 5% por temporada), assim poucos jogadores sentiriam o impacto, e a própria GGG poderia ir sentindo os efeitos da mudança entre as temporadas também.

    • paulo otto 20/07/2021 at 09:13 - Reply

      Pelo que eu li no manifesto isso vai afetar muito mais o meta 2/3% que tinha um salto de poder muito maior comparado com os outros jogadores.

      Eles tão trabalhando pra pegar o ritmo do jogo q se perdeu a alguns anos e eles não estão conseguindo acompanhar.

  7. Rafael S. Martínez 17/07/2021 at 22:03 - Reply

    Estou esperando eles lançar POE 2.

  8. ramnavilz 17/07/2021 at 23:24 - Reply

    Daqui a pouco aparece os WoWPlayers dizendo: “Ai oh!!! Não é só a gente que ta com esse problema de conteúdo não ser divertido focado na retenção de jogador.”

  9. Degustador ☕ 3❤️ 17/07/2021 at 21:21 - Reply

    Eu falei jogo tosco e assim quanto mais upa mais e nerfado se n seguir as 3 ou 4 build das ” maria”, melhor nem jogar

  10. Gabriel Brosig Briscese 18/07/2021 at 05:41 - Reply

    Para quem realmente joga PoE (mais de 2000h) … sabe que esse liga teve uma ideia boa mas mal executada… a mecanica da liga era tão ruim que varias builds ficaram horriveis para fazer os Trials… ai faz o pessoas sair fora do jogo… mas com a liga nova e e adição de mais 19 Gemas no jogo creio que vai voltar pelo menos proximo ao que era antes… isso se os servidores não forem para o saco e a GGG não der privilegio aos Streamers de novo dando prioridade a eles na fila no primeiro dia.

    • Oliver Wall 18/07/2021 at 12:54 - Reply

      Não acho que foi mal executada, mas sim repetitiva, levando em consideração a liga anterior (Ritual), que tinha sua ideia similar ao ultimatum, tenho 5083h de POE, contando somente o da steam fora as 3000h+ no cliente direto da GGG, posso dizer que o game sem duvida precisa de um balanceamento, mais não a ponto de deixar o jogo lento como eles querem, a maior base de players são pessoas que querem somente jogar para se divertir.
      E eles estão fazendo todo esse balanceamento com base no 1% dos jogadores os streamers ou as Whale, que é a galera que usa sites como VGOLD, G2G etc (mercado negro) para comprar EX, mirror e turbinar as builds.

    • Oliver Wall 18/07/2021 at 12:54 - Reply

      Não acho que foi mal executada, mas sim repetitiva, levando em consideração a liga anterior (Ritual), que tinha sua ideia similar ao ultimatum, tenho 5083h de POE, contando somente o da steam fora as 3000h+ no cliente direto da GGG, posso dizer que o game sem duvida precisa de um balanceamento, mais não a ponto de deixar o jogo lento como eles querem, a maior base de players são pessoas que querem somente jogar para se divertir.
      E eles estão fazendo todo esse balanceamento com base no 1% dos jogadores os streamers ou as Whale, que é a galera que usa sites como VGOLD, G2G etc (mercado negro) para comprar EX, mirror e turbinar as builds.

  11. Lucas Silva 18/07/2021 at 09:08 - Reply

    Esse jogo é muito punitivo, se não seguir uma das 3 build top você fica fraco, se faltar um item da build vc fica fraco, é muito massante, o jogo finge te dar liberdade para criar uma build louca, mas se não usar a build meta nem level máximo você pega …. Isso é broxante.

    • Gon Freecss 18/07/2021 at 22:56 - Reply

      Pega sim, é você que não sabe montar a sua build e querer seguir a de metas, coisa que eu odeio em qualquer jogo online. O melhor é você criar um personagem, faz a sua build, tenta entender a liga os pontos fracos dela, chega la na frente você cria outro já com uma build mais pensativa. Claro que vai depender do seu tempo, mas é contigo, ou segue ai as buids do “meta”.

    • Wendell Coutinho 19/07/2021 at 10:44 - Reply

      Então, cara, a grande questão foi o choque que teve. Na liga anterior, a Ritual, tava tendo o evento de harvest e ele permitia fazer crafts incríveis nos itens, fazendo praticamente qualquer build (QUALQUER UMA) ficar viável, desde que você soubesse craftar (não é fácil, mas nada impossível). Nessa liga tivemos dois problemas:

      – a GGG matou o harverst (coisa que jogadores hardcore, de modo geral, gostaram, mas que jogadores casuais, que são a maioria, detestaram);
      – a liga foi super fraca

      Junta esses dois pontos e tá aí o fracasso. Eu devo ter mais de 6k de horas de POE e não vou negar: me deu uma borchada essa coisa do craft. Era divertido poder criar a build que eu quisesse com os status que eu quisesse, independentemente de quão difícil ou caro fosse fazer isso. Mas agora não, tá tudo limitado e aí a gente fica, sim, nas builds do meta.

  12. Xbox e PC 18/07/2021 at 09:51 - Reply

    Nerfa todo mundo em 40% mas traz a harvest de volta fica tudo certo, agora nerfa e ter que fica usando item meia boca.

  13. Mr. White 19/07/2021 at 02:13 - Reply

    Esse joguinho sempre foi podre, cópia ruim e feiosa de Diablo e cia. Kkkkkkk

  14. Renan Xavier 19/07/2021 at 11:49 - Reply

    Quem não joga as ligas e não sabe a gama de conteúdo de poe nem tem direito de falar mal ! mas sim a empresa tem pecado em algumas coisas, como qualidade de vida !
    Eu tenho um razer naga trinity e não durou 3 meses jogando poe ! ja começou duplo click ! eles precisam melhorar e é oque esperamos que venha no POE 2 !

  15. Joao Luis F Costa 20/07/2021 at 13:00 - Reply

    Jogo POE em console desde o beta.
    Não sou jogador que sai com 500 ex a cada liga. Sempre consegui fazer o básico e meu melhor desempenho foi na Ritual. Harvest craft fez toda diferença para mim que não sigo build pronta e gosto de experimentar diversas coisas. A Ultimatum foi péssima para mim, joguei uma semana e não joguei mais, e a diminuição consistente de jogadores diz muito sobre a satisfação dos jogadores. Nerfs constantes aparentemente feitos com base em percepções de poucos jogadores que destroem o jogo só estão deixando o jogo ainda mais insatisfatório. Uma pena pois é um p uta jogo. Se eles, GGG, não analisarem criteriosamente o jogo para balanceamento com base na maioria dos jogadores, os casuais, eles logo serão usados como base para outros jogos que vão corrigir suas falhas e vão supera-los.

  16. Thomas Turbando 20/07/2021 at 10:18 - Reply

    Essa liga além de ser chata a partir de um momento ficava impossível de se fazer sozinho e, as recompensas? Fraquíssimas

Leave A Response