De uns tempos para cá, o número de empresas gamer adicionando inteligências artificiais generativas aos seus fluxos de trabalho tem aumentado de forma significativa e isso tem gerado vários debates acalorados na internet. Porém, parece que essa questão não vai afetar a Mojang Studios. Afinal, a desenvolvedora confirmou que não vai “entrar na onda das IAs”, pois o Minecraft é “sobre criatividade e criação”… vamos conferir as declarações da diretora do jogo?
Teste grátis e jogue sem lag!
- Experimente o ExitLag agora e sinta a diferença! Durante 3 dias, você terá acesso completo ao redutor de ping mais avançado do mercado. Melhore sua conexão, reduza o lag e jogue com a máxima performance — tudo isso sem pagar nada. Ative seu teste gratuito e leve seu jogo para o próximo nível!
Foi em um evento especial organizado pelo site IGN que Agnes Larsson, diretora do Minecraft, afirmou que a Mojang não tem qualquer intenção de usar inteligências artificiais generativas nos processos de desenvolvimento do jogo mais vendido de todos os tempos. Segundo ela, o time de criação acredita que Minecraft é “sobre criatividade e criação” e que trabalhar no game, inventar, ver as coisas ganhando forma é o que torna todo o processo muito mais prazeroso para os profissionais. Por consequência, não há espaço para as IAs serem inseridas nesse contexto.
Outros representantes da Mojang também falaram sobre o assunto e seguiram pela mesma linha, indicando que foi a criatividade dos humanos que levou o Minecraft ao ponto em que ele está hoje, ou seja, não há qualquer motivo para mudar a “fórmula de sucesso”. Além do mais, os devs acham que certos resultados alcançados pela IA carecem daquele “pensar fora da caixa”, que é necessário na maioria dos trabalhos criativos. Resumindo, enquanto muitas gigantes da indústria focam em diminuir os custos e deixar as IAs fazerem o trabalho dos humanos, a Mojang decidiu seguir na contramão e valorizar aquilo que só as mentes humanas podem produzir.
