Modder de Final Fantasy XIV admite ter adicionado malware potencialmente prejudicial à ferramenta GShade

Publicado em 08/02/2023 - 11h10 por Márlon Vieira

Um mod popular de Final Fantasy XIV deu o que falar no Twitter depois que o seu desenvolvedor adicionou um malware ao programa. O mod, chamado de Gshade, é um dos muitos disponíveis para os players do game, mesmo todas as ferramentas de terceiros sendo tecnicamente contra os Termos de Serviço do jogo. Apesar disso, alguns jogadores usam mods, como o Gshade, para melhorar ou alterar algum aspecto estético do jogo sem afetar o gameplay. No entanto, Marot, o modder responsável pelo mod, revelou que adicionou deliberadamente um malware ao programa para desencorajar que outras ferramentas de terceiros tivessem acesso ao mod. 

A ação, como não poderia ser diferente, causou uma grande controvérsia e uma onda de indignação entre os jogadores, que ficaram chocados e irritados com o desenvolvedor. O malware, que causava o desligamento forçado do computador se os arquivos do Gshade fossem acessados por uma aplicação de terceiros, foi escondido no código para “dar uma lição” a outro modder de Final Fantasy XIV, o que foi revelado pelo próprio responsável pelo mod. A revolta foi tanta que até os responsáveis pelo subreddit do jogo declararam não apoiar mais o Gshade. Muitos jogadores relataram dificuldades em desinstalar o mod de suas máquinas e expressaram preocupação com a segurança de seus sistemas. 

O diretor e produtor do Final Fantasy XIV, Naoki Yoshida, tem sido contra o uso de ferramentas de terceiros, e esta controvérsia destaca os perigos de usar mods criados por fontes não oficiais. Yoshida quer evitar os problemas que outros MMOs dependentes de mods tiveram com malware e vírus no passado, e este incidente recente pode resultar em uma repressão ao uso de ferramentas de terceiros no futuro. Em geral, esta situação serve como um aviso aos jogadores sobre os perigos potenciais de usar mods e ferramentas de terceiros e destaca a importância de baixá-los e usá-los com precaução.

Para quem não sabe, GShade é uma popular ferramenta de modificação de Final Fantasy XIV projetada para melhorar a qualidade gráfica e visual do jogo, adicionando efeitos avançados de pós-processamento que não estão presentes no jogo original. A ferramenta foi desenvolvida por Marot, um programador apaixonado pelo jogo. Ele queria oferecer aos jogadores uma maneira de melhorar a aparência do jogo, sem afetar a jogabilidade. Depois da controvérsia, Marot anunciou que a ferramente não receberá mais atualizações, e que o recomendado é que os usuários removam-a o mais rápido possível. Você pode conferir mais informações sobre o mod aqui.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response