A discussão sobre o sucesso ou fracasso de jogos online é sempre um tópico quente nos fóruns de internet, e recentemente, o jogo Lost Ark tem sido o centro de muitas dessas conversas. Observações feitas por usuários do Reddit apontam para uma diminuição significativa na base de jogadores do jogo, com números que, nos horários de pico, giram em torno de 28 mil jogadores, segundo o SteamCharts. No entanto, uma parcela desses jogadores é suspeita de ser bots ou jogadores provenientes da Coreia, segundo o usuário do Reddit chamado “armakez”.
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Armakez, chama a atenção para situação dos servidores, que também é um ponto de preocupação, com a maioria apresentando baixa atividade, mesmo após uma fusão que reduziu os 16 servidores da região Norte Americana para um número menor. Os servidores da região Europeia também enfrentam desafios, mantendo baixos números de jogadores mesmo nos horários mais movimentados. Essa realidade contrasta fortemente com jogos como Runescape e Old School Runescape, lançados em 2001, que ainda mantêm uma base de jogadores saudável, com cerca de 181 mil usuários ativos nos horários de pico. Outro exemplo é o Albion Online, que, apesar de ter sido lançado alguns anos antes do Lost Ark, possui uma base de jogadores e espectadores consideravelmente maior.
Diante desse cenário, questiona-se onde o Lost Ark pode ter errado. O jogo é frequentemente elogiado pelo seu sistema de combate, considerado por muitos como um dos melhores em MMORPGs. Alguns especulam que as razões para o declínio podem estar relacionadas à gestão do jogo pelos desenvolvedores, que são acusados de não aproveitar as oportunidades de melhoria por conta de uma suposta “cultura boba”. É importante notar que essas são especulações de usuários e não refletem necessariamente a realidade complexa por trás do desenvolvimento e manutenção de um jogo online. A indústria de jogos é dinâmica e multifacetada, e muitos fatores podem influenciar o sucesso ou fracasso de um jogo. A competição no mercado, as estratégias de marketing, as atualizações de conteúdo e a comunidade de jogadores são apenas alguns dos elementos que podem afetar a popularidade de um jogo.