De modo geral, os melhores jogos de construir cidades são aqueles que nos dão a chance de trabalhar com sistemas de construção cheios de possibilidades e opções de gerenciamento arrojadas, que acabam fazendo a experiência ficar mais voltada para o lado da simulação. Além disso, os games desse tipo têm um bom conjunto de elementos típicos dos jogos de estratégia, garantindo assim algumas batalhas de proporções épicas, nas quais muitos aspectos devem ser considerados ao mesmo tempo. Enfim, o fato é que os jogos de construir cidades vão além do simples ato de construir e entregam experiências dignas de nota. E, claro, foi por isso que eu separei aqui uma boa série de opções que são perfeitas para qualquer “gamer construtor”… vamos conferir?
Melhores Jogos de Construir Cidades para PC
1. Against the Storm (2023)
Para abrir esta seleção com os melhores jogos de construir cidades, temos o excelente Against the Storm. Esse game nos dá a missão de reconstruir uma civilização após um verdadeiro dilúvio. E o mais interessante é que tudo se passa em um mundo fantasioso, o que faz os nossos habitantes serem representantes de várias raças, incluindo humanos, castores, lagartos, raposas e por aí vai. No que diz respeito ao gameplay, o game apresenta sistemas de construção e gerenciamento bem avançados e as coisas ainda ficam um pouco mais desafiadoras, por conta da presença de elementos típicos dos jogos roguelike. Aliás, esses elementos aumentam o potencial de rejogabilidade do game ao máximo. Portanto, podemos dizer que essa é uma opção perfeita para abrir a lista em grande estilo.
2. Age of Empires IV (2021)
Jogo mais recente (até o momento) de uma franquia lendária, Age of Empires IV apresenta um loop de gameplay incrível. De forma resumida, temos que assumir o controle sobre um império e fazê-lo prosperar. Como não poderia deixar de ser, a aventura não começa com as coisas em seus devidos lugares, ou seja, temos que dar início às construções aos poucos e encarar os muitos desafios que vão surgindo ao longo do processo. Felizmente, temos uma boa série de mecânicas inteligentes para nos manter devidamente entretidos e as batalhas em tempo real conseguem garantir uma dose especial de adrenalina. Vale ressaltar que o jogo ainda conta com sistemas que garantem competições online bem movimentadas e algumas figuras históricas que podem ser selecionadas para liderar o povo. Muito bom!
3. Anno 1800 (2019)
Também representando uma franquia famosa, Anno 1800 é uma opção perfeita para aqueles que estão interessados em “brincar de Revolução Industrial”. Isso mesmo! O jogo foca especialmente nessa era tão importante da história humana e oferece recursos que foram aprimorados ao longo de muitos anos (nos jogos anteriores da franquia). É importante ressaltar que, apesar de contar com sistemas de construção bem arrojados, o game ainda oferece um story mode muito envolvente. Ainda assim, é com o sandbox mode, que dá aos players uma liberdade incrível, que a gente acaba ficando “preso” à experiência e nem percebe que as horas estão passando. Certamente, essa é uma bela opção para aqueles que curtem construir sem parar e criar cidades projetadas para operar com o potencial máximo. Não deixe de conferir!
4. Cities: Skylines (2015)
Cities: Skylines até ganhou uma sequência em 2023, mas o novo game não ficou à altura das expectativas e os jogadores simplesmente voltaram a se dedicar ao clássico de 2015. Como o nome desse game sugere, temos uma experiência totalmente voltada para a construção de cidades. E a verdade é que as opções, em termos de sistemas de construção e gerenciamento, são tão bem elaboradas que é fácil a gente dar início a uma sessão de gameplay e acabar investindo muitas horas nela. O jogo garante uma experiência de simulação arrojada e as coisas podem ficar muito complicadas, dependendo do tamanho da sua cidade e da forma como ela foi projetada. Para completar, temos um sistema de ciclos de dia e noite que acaba adicionando uma dinâmica especial à jogatina. Ótima opção.
5. Civilization: VI (2016)
Por ser o título mais recente (até o momento) de uma das franquias mais lendárias de todos os tempos, Civilization: VI não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores jogos de construir cidades. O game foca em construções que acontecem em um nível mais global, mas não deixa de entregar uma boa quantidade de sistemas de jogo complexos e mecânicas criativas. Cabe destacar que, ao longo dos anos, diversos DLCs foram lançados e hoje o título conta com tanto conteúdo que é muito fácil a gente ficar jogando por horas e horas e nem chegar perto de consumir tudo o que há à disposição. Como bônus, temos um curioso sistema de diplomacia, figuras históricas atuando como líderes e árvores de tecnologia cheias de ramificações. Imperdível!
6. Fabledom (2023)
De certo modo, Fabledom é um jogo para se curtir de forma casual. Para começar, as nossas construções podem usar como base um mundo retirado dos contos de fadas. Essa temática fantasiosa acaba abrindo margem para a introdução de diversos elementos “mágicos” e também contribui para garantir o clima relaxante da experiência. Porém, é bom você não subestimar os desafios, pois eles podem ficar bem complexos, à medida que o reino vai evoluindo. Além do mais, temos algumas histórias interessantes para acompanhar e o sistema de construção conta com alguns recursos diferenciados, que ajudam a fazer o game ficar muito cativante. E sim, apesar do “clima mais de boa”, temos batalhas que deixam as coisas um pouco mais agitadas em certos momentos. Em suma, essa é uma opção que merece um olhar mais atento
7. Foundation (2019)
Outro game que pende bastante para um lado mais relaxante é o divertido Foundation. Apesar de ser uma opção que ainda está no regime Early Access, o game já conta com recursos que o fazem merecer atenção. Em linhas gerais, as nossas construções podem ser feitas em um plano de fundo medieval e a forma como as mecânicas se comportam é bem singular. Isto é, o sistema de construção dá uma liberdade enorme para os players posicionarem as edificações e organizarem melhor as cidades, visando sempre alcançar um crescimento eficiente. Detalhe: as construções gráficas do jogo não são as mais avançadas do segmento, mas têm um charme muito especial e não pesam muito, o que é uma ótima notícia para aqueles que estão sempre procurando por jogos para PC fraco.
8. Frostpunk (2018)
Descrito por seus devs como o primeiro jogo de sobrevivência em sociedade de todos os tempos, Frostpunk oferece uma experiência memorável. Na história do game, o mundo passou por uma “nova era do gelo” e os seres humanos tiveram que dar um jeito de se virar. Nesse contexto, a gente assume o controle sobre a última cidade da Terra e nossa missão é garantir a sobrevivência de todos. Para tanto, podemos fazer uso de avançados sistemas de construção. E mais, as mecânicas de gerenciamento são bem profundas e temos que considerar muitos pormenores a cada nova decisão tomada ou as consequências podem ser catastróficas. Lembrando que esse jogo tem um “modo sem fim”, que é um verdadeiro deleite para aqueles que só querem ficar construindo e mantendo os humanos vivos pela maior quantidade de tempo possível. Grande game!
9. Kingdoms and Castles (2017)
Com seus gráficos charmosos, Kingdoms and Castles é mais uma opção que merece uma menção honrosa nesta seleção com os melhores jogos de construir cidades. Na verdade, o game merece uma atenção especial por remeter a grandes clássicos do gênero e ainda adicionar suas próprias ideias à “fórmula básica”. Nesse jogo, a gente começa com uma pequena aldeia e é muito gratificante vê-la crescendo e se transformando em um poderoso reino cheio de castelos, muralhas, etc. E como o caminho até o “reino completo” é cheio de desafios, a gente acaba ficando muito envolvido com a experiência e é fácil as horas de gameplay se acumularem aos montes. Logo, acho bom você não deixar de incluir o jogo na sua lista de desejos.
10. Kingdoms Reborn (2020)
Outro game que ainda está no regime Early Access, mas merece uma atenção especial é Kingdoms Reborn. Esse jogo também aposta em cenários medievais para atrair a atenção dos players em um primeiro momento, mas se destaca por garantir uma evolução que contempla diversas eras da história humana. Assim, é possível a gente alcançar novas tecnologias e construções modernas. O game também merece elogios por apresentar elementos oriundos de diversas culturas e misturá-los de uma forma única. E como o sistema de construção é cheio de boas ideias, dá para brincar muito com as possibilidades. Para arrematar, temos opções multiplayer que garantem uma experiência cooperativa muito envolvente. Sem dúvidas, esse é um game que vai prender a sua atenção por muitas horas e ainda deixar um “gostinho de quero mais”.
11. Pioneers of Pagonia (2023)
Apresentando belas construções gráficas, Pioneers of Pagonia ainda está no regime Early Access, mas sua build atual é boa o bastante para qualquer “gamer construtor”. Esse jogo tem como grande destaque as opções de gerenciamento que dão aos players a chance de realizar tarefas mais globais e também tomar conta de situações específicas, em um nível mais local. Ao longo dos processos de construção, temos a chance de fazer uso de vários recursos e os tipos de edificações variam bastante, o que nos força a planejar muito bem antes de executar as ações. Por fim, é importante ressaltar que alguns inimigos podem surgir durante as explorações de novos territórios e é por isso que não podemos negligenciar as nossas unidades de combate. Resumindo, temos aqui um game com um belo conjunto de atrativos.
12. Sim City 4 Deluxe Edition (2003)
Clássico dos jogos de construção, Sim City 4 Deluxe Edition pode até estar ficando cada vez mais velhinho, mas não podemos negar que ainda dá para se divertir muito com ele. Em síntese, o game conta com ideias e sistemas que acabaram influenciando todos os games do gênero e seu nível de complexidade, que vai ficando mais elevado à medida que a cidade vai crescendo, continua garantindo alguns desafios incríveis. É bem verdade que as construções gráficas não animam muito as coisas, mas esse tipo de jogo depende mais da qualidade das opções de construção e gerenciamento e nesse quesito o clássico game dá um show. Sendo assim, podemos dizer que essa é uma ótima alternativa para quem deseja curtir algo mais retrô ou não tem um PC capaz de rodar títulos mais modernos.
13. Surviving Mars (2018)
Apostando em construções que rolam no planeta Marte, Surviving Mars é um game que merece um lugar de destaque nesta seleção com os melhores jogos de construir cidades. O título brinca com a ideia da colonização do planeta vermelho de uma forma muito inteligente e isso acaba fazendo os tipos de construções ganharem formas bem arrojadas. E como os biomas de Marte são diferentes dos da Terra, temos que gerenciar recursos que fogem ao padrão e acabam garantindo novos desafios para a evolução das nossas cidades. Outro detalhe importante diz respeito à história, ou seja, enquanto estamos desenvolvendo as nossas cidades, alguns mistérios surgem para nos deixar intrigados e para atentar contra a sobrevivências de todos. Com toda a certeza, esse é um game que você não pode deixar de conferir!
14. Timberborn (2021)
Dentre todos os games citados nesta seleção, Timberborn é um dos mais criativos. “Digo” isso, pois o jogo trabalha com a ideia de castores construtores e aposta no “gênero lenhapunk”, ou seja, cidades nas quais a matéria prima básica é a madeira. Isso mesmo! Esse título parte de uma premissa bem original e consegue mantê-la atrativa com uma execução primorosa. Temos muitos sistemas de gerenciamento, opções de construção bem diversificadas e uma sociedade dividida em facções. Ademais, como o contexto do mundo é bem complicado, já que os humanos acabaram com o meio ambiente, alguns desafios surgem de tempos em tempos para colocar nossas habilidades à prova. E só para constar, o jogo ainda está no regime Early Access, mas continua recebendo boas atualizações e merece um “test-drive”.
15. Tropico 6 (2019)
Colocando os players no papel de um comandante que pode ou não ser um terrível ditador, Tropico 6 oferece sistemas de construção bem arrojados, que nos ajudam a construir em meio às ilhas de um país chamado Tropico. A evolução do game acontece em quatro eras distintas e as opções de gerenciamento de recursos garantem desafios de diversos tipos. A jogatina também é marcada por uma boa dose de humor ácido e por mecânicas controversas, que incluem o roubo de monumentos famosos de outros países e decisões dignas dos piores ditadores. Mesmo assim, o game conta com todos os atrativos que geralmente prendem a atenção dos players/construtores e se posiciona como uma opção perfeita para arrematar esta seleção com os melhores jogos de construir cidades em grande estilo.
Nesse site estamos sempre cansados de MMOs kkkk
Tudo lixo, o melhor é a Fazendinha.
Fazendinha joguei muito no Orkut por causa das meninas da sala de aula, só para ter o que falar na hora do recreio xD. Bons tempos.
Acesso um site sobre MMO pq to cansado de MMO.
Tá serto! kkkkkkkkkk
kkkk Joguei este Construct HD, era muito cômico. Ganhei quando comprava aquelas revistas.