De uns tempos para cá, questões relacionadas com conceitos como diversidade, representatividade e outras ideias afins vêm sendo amplamente debatidas em todo o mundo e as consequências dessas decisões já estão sendo refletidas em diversos produtos de entretenimento. E sim, a indústria dos games é uma das “afetadas” por essa característica da “Era” em que vivemos. Nesse sentido, gostaria de chamar a sua atenção para uma ferramenta controversa que foi apresentada pela Activision Blizzard há alguns dias… vamos dar uma olhada?
Chega de sofrer com lag — sinta a diferença agora!
- Por 3 dias, experimente o poder do ExitLag e descubra como é jogar com conexão estável, rápida e sem travamentos. Chega de perder partidas por culpa da internet! Tenha o controle total da sua gameplay e viva a melhor experiência possível. Ative seu teste gratuito e transforme seu jogo agora mesmo!
Foi com toda a “pompa” de quem apresenta uma grande novidade que a Activision Blizzard revelou a chamada “Diversity Space Tool”. De modo geral, a utilidade dessa ferramenta é simples: fazendo uso da solução, os devs podem analisar suas criações sob a ótica da diversidade e verificar se os personagens se encaixam nas exigências atuais. Na prática, o exemplo seria o seguinte: o dev criaria um personagem e o submeteria ao teste da ferramenta. Daí, o sistema iria avaliar as características e apontar o nível de diversidade, com base em critérios como identidade de gênero, beleza, tipo de corpo, habilidade física, raça, cultura, entre outros.
Enfim, apesar de a empresa ter demonstrado que o objetivo da ferramenta era garantir uma diversidade maior para as suas criações, a ideia não foi bem recebida na web. De modo geral, a comunidade gamer se revoltou com a ideia de qualificar traços humanos com base em normas arbitrárias, o que, por consequência, poderia alimentar ideias preconceituosas. No fim das contas, a situação gerou tanta polêmica que os devs atualizaram o post e depois chegaram a afirmar que a ferramenta não está sendo utilizada no desenvolvimento de qualquer jogo. Logicamente, como esse é um assunto que pode ser interpretado de diversas formas, sugiro que você dê uma olhada na publicação oficial, com vistas a tirar as suas próprias conclusões.