Estudo expõe falhas graves na moderação da Steam: 1,8 milhão de conteúdos extremistas revelados

Publicado em 15/11/2024 - 11h43 por Yohan Bravo

Nos últimos anos, a questão da toxicidade nos ambientes gamer tem sido amplamente debatida e várias empresas vêm tomando medidas de segurança, com vistas a coibir a proliferação de conteúdo “agressivo”. Porém, parece que a Valve não está “fazendo o dever de casa” nesse sentido. Afinal, um estudo promovido pela Anti-Defamation League (ADL) trouxe à tona alguns resultados que apontaram para sérias falhas nos processos de moderação de conteúdo na Steam… vamos tentar entender melhor essa história?

Conforme foi explicado pela ADL, sua análise da Steam considerou mais de 1,2 bilhão de “peças de conteúdo” únicas e tudo foi feito com o apoio de uma ferramenta chamada HateVision (que serve para identificar conteúdo tóxico). Em linhas gerais, após a conclusão dos processos de análise e o tratamento dos dados, ficou claro que a loja da Valve abriga cerca de 1,8 milhão de “peças de conteúdo” com trechos extremistas e odiosos, ou seja, há conteúdo de apologia ao nazismo, ao terrorismo, a símbolos antissemitas e muito mais. Além disso, vários perfis de usuários contam com símbolos que remetem à suástica nazista e “glorificam extremistas violentos”.


Corra! A promoção de Black Friday do ExitLag já está no ar!
  • Por tempo limitado, você pode assinar o plano anual do ExitLag – o redutor de ping mais eficiente do mercado – são 50% de desconto 6 meses grátis! Aproveite essa oferta incrível e pague apenas o equivalente a R$ 11,63 por mês. Chega de sofrer com lag nos seus jogos online! Não perca essa chance e confira a oferta no site oficial.

Bem, para concluir o estudo, a ADL afirmou que a Valve precisa fazer mudanças significativas em seus sistemas de moderação. Nesse caso, a entidade até apresentou algumas recomendações, indicando que a Steam deve adotar políticas que sejam capazes de coibir formas de extremismo e a expressão de ideologias odiosas; definir as consequências da quebra dessas regras; e auditar as moderações já realizadas. E é isso! A Steam é a maior loja de jogos de PC do mundo e parece que ela tem um “dark side” que precisa ser eliminado, com vistas a favorecer o combate à toxicidade no mundo gamer.

Leave A Response