Donos de servidores privados de MapleStory são condenados à prisão à pagar multas pesadas na Coreia do Sul

Publicado em 28/10/2023 - 18h37 por Márlon Vieira

Atualmente, vários servidores privados, também conhecidos como servidores “piratas,” estão em plena atividade, principalmente de títulos populares como Ragnarok Online e Tibia. Esses servidores frequentemente atraem jogadores em busca de uma experiência de jogo nostálgica ou mais simplificada, quando comparados aos títulos oficiais, que ao longo do tempo recebem atualizações que podem alterar sua essência original. No entanto, essa prática pode levar à punição legal, como aconteceu recentemente na Coreia do Sul, onde os administradores de vários servidores de MapleStory foram condenados.

Os acusados, cujas identidades não foram divulgadas, foram sentenciados a penas de prisão por violar as leis de propriedade intelectual e infringir os direitos autorais das desenvolvedoras de jogos. As penas variam de 6 a 8 meses de prisão em regime fechado, com um período adicional de 2 anos de liberdade condicional, além de multas substanciais que totalizam até 200 mil dólares. Segundo as autoridades sul-coreanas, os réus operavam servidores privados do MapleStory, um MMORPG ainda amplamente popular na Ásia, oferecendo aos jogadores uma experiência alternativa à oficial, com vantagens como taxas de experiência mais elevadas e uma moeda do jogo mais acessível.

Vale lembrar que, além do K-pop e dos K-dramas, o mercado de jogos na Coreia do Sul assume um papel de vital importância, figurando como a principal fonte global de MMORPGs e Jogos Online, com as empresas desenvolvedoras faturando bilhões de dólares anualmente. Isto é, o país leva muito a sério a indústria de jogos, justificando, portanto, ações rigorosas como essa, que visam conter práticas criminosas nesse setor. No Brasil, empresas de publicação de jogos, como LevelUp! e Ongame, frequentemente reiteram que hospedar um servidor privado de um jogo sem a devida autorização da detentora dos direitos do software constitui um delito conforme previsto na LEI Nº 9.609, acarretando em pena de reclusão que varia de um a quatro anos, além de multa.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response