Black Desert Online finalmente se tornará um “verdadeiro MMORPG” no dia 21 de julho com a chegada de novo update

Publicado em 16/07/2021 - 08h57 por Márlon Vieira

Pode parecer estranho, mas Black Desert Online, um dos MMORPGs mais populares do momento, não conta ainda com um dos recursos obrigatórios de qualquer bom MMORPG, as chamadas dungeons cooperativos (aquelas em que os jogadores devem se juntar, e contar com todos os esforços de cada um dos membros do grupo para superar os desafios e puzzles). Pois é, pela primeira vez, o título da Pearl Abyss receberá esse tipo de conteúdo para proporcionar uma “experiência totalmente nova e uma necessidade de cooperação do jogador em um grau nunca antes visto no jogo”.

A novidade foi anunciada por Jae Hee Kim, Produtor Executivo de Black Desert Online, em um vídeo com uma mensagem endereçada para a comunidade do jogo, onde agradece aos players de Black Desert SA (jogadores sul-americanos) pelo apoio contínuo ao título ao longo desses 4 anos de serviço. Ele também revelou que o game recebeu muitos novos e antigos jogadores após o lançamento da classe Corsária e da temporada de verão. Como forma de agradecimento, Kim anunciou que as dungeons cooperativas de Black Desert, um dos recursos mais aguardados pelos jogadores, fará sua estreia no dia 21 de julho.

Como anunciado anteriormente, Atoraxxion será lançado em quatro partes temáticas (deserto, oceano, cânion e floresta). De acordo com os devs, embora  Atoraxxion seja uma masmorra (terá suporte para até 5 players), seu tamanho é quase comparável ao de uma região, com os aventureiros podendo ter a sensação de uma dungeon clássica com a harmonia de três recursos; combate, quebra-cabeça e exploração. A dungeon foi construída pelo “Sábio do Passado”, Rux Maha Dehkia, como uma base para construir um exército de Armas Antigas para repelir o Espiríto Negro.

A dificuldade da masmorra aumentará com o lançamento de cada tema e difere de acordo com o servidor ou plataforma de cada um. Os jogadores nos servidores Elvia enfrentarão uma dificuldade maior e precisarão do AP 280 / DP 340 para ter uma chance. Os jogadores no servidor normal terão uma dificuldade normal e podem enfrentar este novo desafio com o equipamento Narchillan ou o equipamento Tuvala da temporada, compilações que fornecem AP 250 / DP 300. Os jogadores de console também obterão um nível de dificuldade normal.

 





Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

38 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Athent 16/07/2021 at 08:10 - Reply

    Uma DG! Esse jogo tem 6 anos, essa DG devia vir com um mapa.

  2. Yuri 16/07/2021 at 11:17 - Reply

    Não acho q ter DG seja algo obrigatório para um MMORPG ser completo. Muito pelo contrário, tradicionalmente os MMORPGs eram basicamente grind.

    Sei que muita gente vai discordar de mim, mas pra um MMORPG ser bom, basta ele ter uma boa jogabilidade, uma boa base social (nada de automatizar demais, deixa os jogadores conversarem entre si pra decidir o que fazer no jogo), e um bom PvP, pq por melhor que seja o PvE, bons PvEs já se conseguem em RPGs off-line ou não multimassivos. Pra mim o PvP massivo sempre é o end-game ideal de um MMORPG.

    Há e nada de P2W e auto-play!

  3. Ulisses Lima 16/07/2021 at 08:51 - Reply

    Cada classe desse jogo deveria ter uma função específica no grupo, mas o jogo não foi desenhado pra isto. Então a idéia de fazer uma DG em grupo não significa muita coisa.

    • Yuri 16/07/2021 at 11:13 - Reply

      Concordo, provavelmente vai se comportar como as DGs de B&S. Como as classes são muito independentes elas na verdade viram uma enorme corrida pra chegar no chefe final e farmar itens.

      Mas como muitos jogadores que vieram de outros jogos sentem falta de DGs, a Pearl Abyss tá implementando esse negocio. Mas não espero grandes coisas disso não, pois como vc disse mecanicamente o jogo não foi projetado pra isso.

    • Ícaro Araújo 16/07/2021 at 11:54 - Reply

      Eu discordo. Isso significa bastante coisa. Eu vejo essa adição como um grande passo dado pela a empresa, pois implementar um conteúdo em grupo como masmorra era até então algo impensável. O BDO tem seu estilo próprio, ele não precisa da tríade como nos MMOs tradicionais, as classes são sim auto-suficientes, o que não quer dizer que um conteúdo assim deva ser menosprezado. Isso é inédito, quem sabe até seja um divisor de águas para o futuro.

      • Yuri 20/07/2021 at 11:12 - Reply

        Na verdade eu tenho a impressão que a PA tá jogando uma isca pra ver como as coisas se comportam.

        É mais ou menos com ela fez com a Shai, que é uma classe de suporte, quebrando um pouco a independência entre as classes (apesar de que como não tivemos mais classes voltadas a um papel especifico, ela pode não ter funcionado tão bem quanto eles esperavam, sem um conteúdo que depende-se dela). Dai talvez com a adição das DGs e talvez a abertura de alguma demanda maior pra este tipo de classe, de fato, as DGs mudem um pouco o perfil do jogo. Mas por hora, acho q ela só tá jogando verde pra ver como as coisas se comportam.

    • yHerz 17/07/2021 at 18:52 - Reply

      Recomendo tu dar uma testado no blade&soul, game também sem triade porém com dungeons mt divertidas

    • Caique Reis 25/07/2021 at 15:13 - Reply

      Eu acho divertido só de ser algo em grupo, n precisa de nenhuma mecânica específica.
      Mas BD eu n jogo.

  4. Kyo! 16/07/2021 at 09:02 - Reply

    Na minha opinião de longe o Melhor MMORPG Action já lançado, jogabilidade e gráficos absurdos, porém depois de um tempo jogando o game vai ficando muito maçante, você tem que Grindar muito pra ficar no end game,e contar muito com a sorte, o RNG do jogo é muito frustrante, sem contar tbm que deixa muito a desejar na questão do coop, vamos ver se com essa nova att, e outras que já foram prometidas o game consegue dá uma melhorada nos seus defeitos, quem nunca jogou vale muito a pena jogar, garanto que vai se surpreender com os gráficos, variedades de classes e jogabilidade

    • Inominável 19/07/2021 at 18:28 - Reply

      BDO é um bom jogo, mas essa parte do massante vale pra praticamente qualquer MMORPG. Ainda que esses jogos lancem mais e mais conteúdo:no final é sempre a mesma coisa: grindar, grindar, grindar…
      Não que grindar não seja divertido, mas até isso enjoa em algum momento.

  5. Vaizard Skyforge 16/07/2021 at 10:41 - Reply

    O.O
    Como assim BDO n tem o coop kkkkk
    Ate a versão mobile tem carai ?

  6. RTHAY GAMES BRASIL 16/07/2021 at 10:47 - Reply

    Só lembrando servidor SA, traduzido em português e não precisa pagar mensalidade pra jogar igual uns mmo lixin que tem por ai, com gráficos de batata assada kkkkkkkkkkkk. Esperando o primeiro lacrador no comentário.

    • Nogueira 16/07/2021 at 10:56 - Reply

      dahora que o jogo tem server SA e é pt-br, mas se for pra jogar sozinho prefiro ir pro skyrim.

    • SucrilhosKellogs 16/07/2021 at 10:58 - Reply

      De que adianta ter servidor SA, ser traduzido, ter gráfico e combate bom se é P2W e o endgame é um grind infinito sozinho matando mob em spot pra ficar frustrado com enchant e começar tudo de novo depois?

      • Rafael Moura 16/07/2021 at 11:16 - Reply

        Definiu MUITO bem o jogo kkkkkkkkkkk mas pra quem gosta de life skill e mercado o jogo é bem bacana.

      • alexcinadu 16/07/2021 at 20:33 - Reply

        trocaria toda logistica do black desert pela do lost ark, servidor Sa, traduzido e tals

      • luispingu2 29/07/2021 at 20:00 - Reply

        está esquivocado, o jogo está cheio de spot de trio e duo com drop duplicado e o p2w do jogo foi corrigido no momento que pacote econômico e pets foram adicionados ás milhagens(moeda que ganha ao logar 1x por dia) do jogo por preço bem acessível inclusive.

    • Macaco Lendario 16/07/2021 at 15:59 - Reply

      Grande merda mensalidade kk (nem todos são pobres)
      E tem muita gente que nao liga pra jogar jogo em ingles (pq mmo não faz muita diferença ingles ou port) da pra entender tudo

    • Filipe Melo 16/07/2021 at 17:12 - Reply

      prefiro um jogo com mensalidade do que um jogo p2w

  7. Yuri 16/07/2021 at 11:17 - Reply

    Não acho q ter DG seja algo obrigatório para um MMORPG ser completo. Muito pelo contrário, tradicionalmente os MMORPGs eram basicamente grind.

    Sei que muita gente vai discordar de mim, mas pra um MMORPG ser bom, basta ele ter uma boa jogabilidade, uma boa base social (nada de automatizar demais, deixa os jogadores conversarem entre si pra decidir o que fazer no jogo), e um bom PvP, pq por melhor que seja o PvE, bons PvEs já se conseguem em RPGs off-line ou não multimassivos. Pra mim o PvP massivo sempre é o end-game ideal de um MMORPG.

    Há e nada de P2W e auto-play!

    • Athent 16/07/2021 at 11:35 - Reply

      Nunca vi um MMORPG que não tenha Dungeon ou Raids, o conceito de RPG é inspirado no RPG de mesa chamado Dungeons and Dragons.

      • alexcinadu 16/07/2021 at 20:33 - Reply

        ragnarok passou um bom tempo sem dungeons e raids.. mas realmente sao poucos que nao tem

        • LK xD 17/07/2021 at 09:09 - Reply

          Ragnarok é um game onde as classes tem suas especializações dependendo da build. Acho que o problema pra mim no bdo, é que as classes são apenas voltadas para dar dps. Como todas as classes são alto independente, isso acaba limitando muito da estratégia, conteúdo e formas de game play dentro do game. Quando eu olho para uma dg, me vem em mente como irei montar um time pra concluir aquela masmorra mais facilmente. Já no bdo, parece que isso tanto faz. Você tem apenas que chamar a galera que tem o PA alto e já sair na trocação.

          Um jogo onde as classes não tem especificamente funções, na minha opinião, tende a limitar o jogo, o game se torna uma arena de MMA, onde o que importa é sair na trocação de soco sem perder a amizade.

    • Nogueira 16/07/2021 at 15:55 - Reply

      exploração e incursão a masmorras/cavernas/ruinas são o âmago do RPG desde seus primórdios lá atrás no RPG de mesa, pode ser que o modelo de hoje (trindade, mobs linkados por aggro, sub boses e um boss final) seja muito batido pela receita de bolo, mas todo RPG que se preze DEVE ter exploração de dungeons ou algum sistema equivalente, já que é a essência da parada, na minha opinião, claro.

      O pvp massivo é eficiente pq é uma maneira prática de promover socialização direta entre os players, mas quando é limitado a grupos grandes, torna o jogo burocrático demais e limita a participação de players que querem se manter num grupo pequeno, além disso, evitar o pvp é um aspecto tão importante no roleplay quanto participar dele, então um bom rpg tb deve oferecer essa possibilidade. o bom rpg tb deve criar incentivos para diplomacia e para o comércio entre os players. o PVE entra para enriquecer todo esse mundo, adicionar as narrativas, os cenários, o contexto do mundo e td mais, um aspecto tão importante quanto todos os outros.

      obviamente td q eu disse aqui são aspectos absurdamente complicados de se aplicar dentro de um MMO, e ainda duvido que tenha existido algum que tenha tido sucesso na aplicação de todos esses conceitos, mas estamos falando de MMO’s ideais, neh?

    • Macaco Lendario 16/07/2021 at 15:57 - Reply

      A principal coisa que prende o pessoal nos mmos e o PVE nao o PVP
      Normalmente o que mais mata os mmos e o PVP que normalmente e muito +- ou e p2w ou desbalanceado
      PVE no mundo todo e considerado mais que PVP
      Maioria dos mmos sobrevive melhor com um PVE forte e depois um PVP (maioria dos com foco em PVP e com pve ruim acaba morrendo)

    • Gon Freecss 16/07/2021 at 22:36 - Reply

      Neverwinter por mais que possa ser “p2w” eu curto bastante o PVE, e o end-game dele é justamente o Pve. Tem PvP, mas o principal dele é as Dugeons.

    • Felipe Vieira 17/07/2021 at 08:31 - Reply

      infelizmente o publico que faz PvE é maior, é quase impossivel achar um mmo bom hoje em dia sem precisar ficar matando bichinho, felizmente existem mobas e outras opçoes alem do mmo, essa moda do action combat só colabora pra estragar a jogabilidade, tab targeting do world of warcraft é um sistema perfeito pro PvP, criaram esse action combat justamente pq tab targeting no PvE é muito “facil” e a galerinha precisava de desafio pra matar npc

      felizmente temos mobas e outros generos focados inteiros em PvP, mmorpg com foco em PvP de verdade hoje em dia é só tibia mesmo, alguns tipo o albion só tentam, outros tipo guild wars 2 e wow se esforçam pra se igualar a um moba, mas sao porcamente balanceados

      • Yuri 21/07/2021 at 09:15 - Reply

        Discordo da parte do tab-target, é uma analise enviezada do pq o tab-target existe e do porque os combates actions são evoluções naturais.

        Primeiro de tudo, o tab-target foi criado para resolver um problema que era muito comum na época. O lag!
        Porque quando os jogos o tab-target apareceram, a internet era muito pior do que a que temos hoje, os tempos de respostas eram maiores, as larguras de bandas eram menores, então tanto pra os servidores que precisavam receber grandes quantidades de dados, tanto pra os jogadores que muitas vezes não possuíam um bom tempo de resposta, a solução tab-target foi a encontrada para trocar o mínimo de informações com os servidores. Foi a forma encontrada para sair da visão isométrica, que apesar de ser action tem uma visão do campo mais limitada, para a visão de camera flutuante sem sofrer demais as consequências que seriam usar um sistema de mira num MMORPG cheio de jogadores e 100% dependente do tempo de resposta.

        Porem já se sabia que o tab-target era uma solução temporária, desenvolvida para contornar limitações técnicas da época, e a medida que a internet fosse melhorando, a banda aumentando, a capacidade do servidores fosse sendo elevada, e o tempo de resposta diminuindo, fatalmente a tendencia era o tab-target ser substituído por combates action, mesmo nos MMORPGs de camera flutuante. Era uma solução meio termo entre trabalhar com turnos e action que foi desenvolvida exclusivamente para MMORPGs a fim de contornar os problemas técnicos da época. Pois já era-se esperado que ela seria substituída com o tempo a medida que os MMORPG fossem se aproximando dos jogos off-line em qualidade.

        Se ainda estiver duvidando apenas lembre-se que não existe jogos off-line tab-target, pois eles nunca tiveram problemas de latência pra precisar de tal solução. Ou eles são em turnos, ou são completamente action independente do estilo de camera.

        Quanto aos jogadores preferirem PvE eu realmente não sei responder. Eu nunca fui um jogador nem exclusivamente PvE, nem exclusivamente PvP. E todos os meus amigos próximos tem a mesma visão. Pra eles o PvE é uma parte necessária e importante dos MMORPGs, mas nós sempre esperamos pelo menos por um end-game com PvP. Eu pessoalmente não conheço jogadores de MMORPG full-pve, apesar de já ter ouvido falar bastante deles e saber que são maiorias eu não conheço nenhum, apenas os que não tem paciencia pra PvE, e os que gostam de ambos no mesmo jogo.

        • Felipe Vieira 07/08/2021 at 19:55 - Reply

          o tab targeting é uma adaptaçao pra terceira pessoa do targeting select em RTS e RPGs isometricos como baldurs gate, tanto que os primeiros mmos que surgiram eram isometricos e dependiam do sistema de tab targeting

          o padrao em RPG sao jogos que usam target lock, mesmo os considerados action RPG como soulsborne, gothic, fable, alguns zeldas etc, em alguns hibridos taticos como final fantasy 12, é nessa forma que voce vai encontrar tab targeting em outros jogos

          voce nao encontra o combate especifico do WoW em outros jogos porque é uma jogabilidade caracteristica de mouse + teclado

          o action combat tira o aspecto de estrategia do jogo e transforma num TPS da vida, o controle do focus no WoW é o que separa um jogador bom do resto

          • Yuri 09/08/2021 at 11:43 -

            O tab target de jogos como Baldurs Gate, Ice Wind, Never Winter Nights é um caso especial. Foi a forma como encontraram para tornar o AD&D e D&D 3e, um sistema de RPG em turnos para o tempo real. Mas o troço é meio que uma gambiarra (falando no bom sentido) para fazer um jogo que deveria ser em turnos e contanto pausar o tempo todo (o jogo tem auto-pause como opção pra boa parte das ações) ter um combate mais rápido já que o número de encontros de combate nestes jogo é muito grande e torna-lo em tempo real os deixa menos lentos em progredir.

            Eu discordo de você em Soulsborne, Gothic e os Zelda, eles são jogos action. Não entendi como vc os identificou como target. Quanto a Fable, de fato admito que esqueci dele, ele é um jogo estranho, eu sinceramente nunca compreendi porque o combate dele ser daquele jeito, nunca vi uma razão técnica razoável para ele ser daquele jeito.

            Final Fantasy também é outro caso especial. É um estilo de jogo que vem passando por um longo processo de “actionização” ao longo dos anos. Ele vem jogo-a-jogo perdendo suas características de jogo de turno e ficando mais action a cada versão. Acho q é uma estratégia para não assustar os jogadores mais antigos e ajuda-los a se adaptar.

            E sim, concordo com o fato de que o combate mais action dificulta o aspecto estratégico de escolhas de habilidades e itens, pois adiciona o movimento como um preocupação a mais. Porem ele não obrigatoriamente o mata, na verdade ele pode facilmente tornar a coisa ainda mais complexa, e justamente por isso que muitos fabricantes ficam hesitantes em deixar tantos fatores juntos, eles tem medo de deixar o jogo complexo demais.

    • Caique Reis 25/07/2021 at 15:18 - Reply

      Só discordo do PvP. Gosto de games online, mas n curto PvP.
      É legal que tenha outras pessoas para interagir e para se ajudar, por isso curto os online.

  8. TruedaTrue 16/07/2021 at 13:25 - Reply

    as recompensas é limitada em 2x por semana atraves de missões semanais, depois disso tu ganha absolutamente nada ao fazer a “dungeon” onde somente o ultimo boss é instanciado o resto é mundo aberto.

    • Yuri 23/07/2021 at 18:27 - Reply

      Me lembra um pouco as “DG”s de L2 quando a NCSoft mudou-as pra instancias. Era basicamente tudo aberto, menos os Boss.
      Só que instanciar os boss acabou com o PvP que existia para conseguir as joias.

  9. Edmundo Guimarāes 17/07/2021 at 10:20 - Reply

    Peituin

  10. Inominável 19/07/2021 at 18:24 - Reply

    Ué, desde quando DG transforma um mmo em MMORPG? Amontoar jogadores pra grindar uma DG não torna BDO um autêntico mmorpg: conteúdo role-playing-game sim, e isso fica por conta da lore do jogo. MMORPGs não deveriam ser coisas estáticas, onde só se grinda, faz eventos e quests repetitivas. Um autêntico MMORPG deveria trazer imersão em sua história, em seus cenários, fazer os jogadores realmente parte de uma história dinâmica, fazendo suas ações terem consequências no mundo. Mas tu joga BDO, vê aquele monte de NPCs estáticos, tomando chuva, frio, calor, sempre presos ali sem muita função no jogo. Uns poucos até são interessantes, somem durantes períodos de tempo, revelam uma quest após você acionar uma cadeia de eventos, mas só. Em BDO, a sensação é que o mundo está congelado no tempo, tu vai em Calpheon e fica aquele pelotão de soldados sobre a ponte eternamente. Você faz as main quests e isso de nada realmente impacta no jogo.
    Nada contra BDO, mas o significado de MMORPG está cada vez mais perdido. Nenhum jogo atual que se diz MMORPG realmente parece ter avançado no sentido literal do termo: quase todos hoje em dia se resumem em grind, market, power level, power gear, pve e pvp com gráficos cada vez melhores. Nada contra isso, mas seria interessante a parte RPG da coisa avançar também, né?

  11. Ricardo Soares 23/07/2021 at 14:17 - Reply

    Não curti o BDO pq as classes são todas independentes. Eu sempre curti jogar de suporte então esse jogo não é pra mim. Como falaram aí embaixo, uma DG com classes independentes tende a virar uma zona. Aproveitando, o new world tá bem promissor. Acho que quem tá querendo testar outros MMOs, vale a tentativa. Beta vai até dia 2

  12. Paulo Alves 24/07/2021 at 00:12 - Reply

    E o jogo continua caro pra kralho!

  13. Claudinei Silva 10/08/2021 at 11:58 - Reply

    Eu quero traduzindo em português eles são preguiçosos,por isso parei de jogar

Leave A Response