Valve desiste de Artifact 2.0 e game se torna Free-to-play juntamente com versão original no Steam

Publicado em 05/03/2021 - 02h39 por Márlon Vieira

Em comunicado na página de Artifact no Steam, a Valve anunciou que não tem planos de continuar com o desenvolvimento do reboot do game, apelidado de Artifact 2.0. O game foi lançado em novembro de 2018, e segundo os desenvolvedores, registrou boas vendas iniciais (o jogo era Buy-to-play), mas a base de jogadores caiu drasticamente poucos dias após seu lançamento. A fim de salvar o game do fiasco total, a Valve decidiu desenvolver um reboot, que também fracassou e não conseguiu atrair jogadores suficientes. 

Conforme mencionado anteriormente, desde seu lançamento, Artifact encontrou dificuldades. O título foi lançado como um card game inspirado em Dota 2 no final de 2018 trazendo um modelo de negócios único para o gênero. Apesar de custar quase R$ 80,00, os jogadores precisariam comprar pacotes de cartas adicionais com dinheiro no mundo real para construir os baralhos usados ​​no jogo. As dificuldades para manter uma base de jogadores ativa levaram a Valve a essencialmente a produzir uma versão reboot no ano passado como o Artifact 2.0 beta que agora está sendo deixado de lado. 

“Já faz cerca de um ano e meio desde que a equipe atual de Artifact começou a trabalhar seriamente em um reboot. Embora estejamos razoavelmente satisfeitos por termos alcançado a maioria de nossos objetivos de jogo, não conseguimos levar o número de jogadores ativos a um nível que justifique um maior desenvolvimento neste momento. Como tal, tomamos a difícil decisão de interromper o desenvolvimento do Artefact 2.0 Beta”, diz a desenvolvedora.

Apesar do anúncio de cancelamento, a Valve informou que ambas as versões ainda possuem jogadores e “um valor para a comunidade”. Por essa razão, a equipe resolveu disponibilizar ambas as versões gratuitamente para todos os usuários a partir de agora. Portanto, Artifact Classic e Artifact 2.0 Beta (chamado agora de Artifact Foundry) já podem ser baixados gratuitamente no Steam. Segundo a desenvolvedora, Artifact Foundry continua sendo um produto inacabado tecnicamente, mas a maior parte que falta é polimento e arte, o gameplay está completo. 

Para baixar, visite esta página.