Ravendawn Online, Bloodstone Online e mais: Confira uma lista com 10 excelentes jogos parecidos com o lendário Tibia, MMORPG lançado há quase 30 anos

Publicado em 15/03/2024 - 03h16 por Yohan Bravo

Se você está buscando por jogos parecidos com Tibia, é bom saber que não são poucos os games que possuem elementos inspirados nessa grande lenda do grupo dos MMORPGs. Em alguns casos, as semelhanças ficam mais evidentes, mas não dá para negar que o clássico de 1997 ainda deixa suas marcas em projetos novos e deverá continuar fazendo isso no futuro. Sabendo disso, resolvi montar uma pequena lista com games que podem ser boas alternativas para aqueles que já abandonaram o Tibia, mas querem encarar jornadas que tenham um “ar de familiaridade”, ou seja, com alguns aspectos que remetem ao grande game… vamos dar uma olhada nas opções?

Melhores Jogos Parecidos com Tibia

1. Albion Online (PC e celulares)

Dando início a esta seleção cheia de jogos parecidos com Tibia, temos o ótimo Albion Online (2017). Sim, as construções gráficas do jogo e muitas das suas ideias acabam fazendo as semelhanças com o clássico de 1997 ficarem pouco evidentes, mas elas marcam presença na aventura e têm um impacto profundo na experiência. O título se destaca por garantir uma jogatina mais voltada para o lado dos jogos sandbox e isso acaba dando aos players uma liberdade enorme para explorar o mundo e fazer aquilo que eles desejarem. Cabe destacar também que o PVP do game é bem intenso e as disputas entre guildas sempre conseguem empolgar. E como os devs continuam liberando atualizações com uma boa frequência, parece seguro dizer que o jogo vai continuar bem atrativo por um bom tempo.

2. Bloodstone Online (PC)

Claramente inspirado em Tibia, Bloodstone Online (2020) é um projeto brasileiro que funciona como um verdadeiro tributo ao clássico da CipSoft. O game apresenta aquela mesma perspectiva clássica e mecânicas que garantem a diversão de qualquer fã de MMORPGs com uma pegada retrô. Apesar de não ser tão badalado, esse projeto segue ativo e os devs continuam liberando updates de tempos em tempos. Além disso, as disputas PVP são bem intensas e as classes consegue diversificar o gameplay de uma forma bem relevante. E por apresentar construções gráficas modestas, o game acaba despontando como uma excelente opção para aqueles que não têm PCs muito modernos. Sem dúvidas, esse é um projeto brasileiro que merece pelo menos um “test-drive”. Não deixe de conferir.

3. Drakantos (ainda não disponível) – (PC)

E por falar em projetos brasileiros, temos aqui o promissor Drakantos. O game ainda está em processo de desenvolvimento, mas as prévias indicaram que as construções retrô e certas ideias do título o tornarão uma excelente alternativa para aqueles que procuram por jogos com uma pegada “meio Tibia”. Mesmo assim, os devs já deixaram claro que a jogatina vai ter alguns elementos originais, como um time de personagens com características únicas, chefões desafiadores (com mecânicas exclusivas) e um sistema de combates bem dinâmico. Vale destacar que os devs ainda não apresentaram a data em que o game vai ficar disponível, mas a produção parece estar evoluindo bem e tudo indica que algumas rodadas de testes vão rolar ainda em 2024. Então, vamos ter que ficar de olho nas movimentações da Wingeon Game Studios.

4. Heartwood Online (PC e celulares)

Heartwood Online foi liberado no regime Early Access em 2023 e ainda está em pleno desenvolvimento, mas já chamou a atenção daqueles que procuram por jogos parecidos com Tibia. O game não apresenta aquela mesma perspectiva do clássico da CipSoft, mas suas mecânicas não escondem as fontes de inspiração e cada sessão de jogatina acaba sendo marcada por um “ar nostálgico” (para os veteranos, claro). E o curioso é que, apesar de o projeto ainda não estar pronto, os devs já habilitaram o suporte para uma jogatina multiplataforma, o que quer dizer que dá para os jogadores curtirem suas jornadas via PC e/ou dispositivos móveis. No fim das contas, se você está buscando por uma experiência versátil e com um bom conjunto de atrativos, essa é uma boa pedida.

5. Kakele Online (PC e celulares)

Voltando a falar sobre projetos brasileiros, temos aqui o divertido Kakele Online (2021). Esse jogo merece elogios por conseguir replicar parte da “magia do Tibia”. Isto é, o jogo tem construções gráficas simples e mecânicas que seguem os principais padrões do gênero, ou seja, nada muito inovador. No entanto, esse é aquele tipo de jogo que a gente simplesmente acaba curtindo e querendo retornar para curtir novamente (o que é exatamente o que acontece com o Tibia). E como a aventura pode ser aproveitada via PC e dispositivos móveis, ela acaba ficando sempre “ao alcance das mãos”. E só para constar, os chefões do jogo são bem desafiadores e o PVP costuma movimentar certos grupos de players. Logo, esse é um game que merece um olhar mais atento.

6. Naica Online (PC e celulares)

Apresentando construções em pixel art muito bonitas, Naica Online passou por diversos problemas ao longo do seu processo de desenvolvimento, mas ganhou uma versão “definitiva” em 2022. Desde então, o game vem garantindo experiências bem divertidas para os fãs do gênero e as semelhanças com Tibia são muitas, apesar de a perspectiva ser mais top-down. Esse título recebe pequenas atualizações a todo momento e sempre há algo novo para os aventureiros curtirem, sem contar que o sistema de classes “mais livre” garante a criação de builds bem arrojadas. Os players também costumam elogiar a grande quantidade de itens e adversários desafiadores. Em suma, esse é um MMORPG sólido, que pode acabar garantindo algumas boas horas de um gameplay bem divertido. Vale a pena experimentar.

7. Ravendawn Online (PC)

Dentre todos os jogos parecidos com Tibia, Ravendawn Online (2024) é aquele que melhor se posiciona como um “sucessor espiritual” do clássico de 1997. Digo, as construções gráficas seguem o mesmo padrão, as mecânicas básicas são as mesmas, mas os devs adicionaram diversas inovações, com direito a muitas opções de personalização, sistemas de construção, profissões e muito mais. Outro ponto de destaque do jogo é a grande quantidade de classes e árvores de habilidades. Com isso, dá para criar builds únicas e explorar as nuances dos combates de várias formas. Para arrematar, temos diversos sistemas de jogo secundários e alguns mini games que conseguem prender a nossa atenção. Certamente, esse game é um “prato cheio” para os fãs de Tibia e para todos aqueles que curtem MMORPGs.

8. RPG MO (PC e celulares)

Além de ter o lendário Tibia como fonte de inspiração, RPG MO (2015) também deixa claro que foi influenciado por clássicos como Ultima Online e RuneScape, o que não é nada ruim. O título apresenta algumas ideias bem diferentes e tem uma pegada mais tática, com direito a mundos vastos e desenhados à mão, dungeons geradas de forma procedural, modos de jogo distintos, sistemas de construção, muitos itens e por aí vai… Em um primeiro momento, o ritmo lento do game pode não ser muito animador, mas basta avançar um pouco mais para saber que os devs criaram muitas opções de entretenimento. Detalhe: esse é um game que ainda está no regime Early Access, o que quer dizer que as atualizações vão continuar chegando de tempos em tempos.

9. Rucoy Online (Celulares)

Com sua simplicidade cativante, Rucoy Online (2016) também tem aquele poder de não apresentar nada muito inovador, mas ainda se posicionar como uma opção que nos faz querer jogar mais. Nesse caso, é bom ressaltar que a maioria dos players costuma curtir a experiência ainda mais após alcançar determinado patamar de poder, ou seja, se você quiser apostar no game de verdade, vai ter que evoluir um pouco até alcançar o ponto em que as coisas começam a ficar realmente empolgantes. De todo modo, o fato é que esse é um MMORPG “basicão” que não adiciona muitas inovações ao gênero, mas executa suas premissas com propriedade, sem contar que a quantidade de conteúdo é enorme e o gameplay abre margem para a aventura ser aproveitada de diversas formas. Muito bom.

10. Warspear Online (PC e celulares)

Colocando um ponto final nesta lista focada em jogos parecidos com Tibia, temos Warspear Online (2008). Esse game apresenta construções gráficas que remetem a alguns clássicos do Super Nintendo, mas suas mecânicas são claramente inspiradas pelo game da CipSoft. Melhor ainda, temos mecânicas que adicionam ainda mais valor à experiência, com destaque para as disputas PVP e as batalhas entre guildas (como a comunidade continua muito ativa, essas experiências sempre são muito movimentadas e divertidas). E, claro, o fato de os players continuarem se dedicando ao jogo mesmo após muitos anos faz com que os devs continuem liberando belas atualizações. Resumindo, temos aqui um jogo com gráficos retrô incríveis e muitas opções de entretenimento. Então, sugiro que não deixe de incluí-lo na sua lista com “MMORPGs a experimentar”.

Confira também:

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"


Oferta Imperdível!

4 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Cadmio Otávio Freitas Santos 11/06/2016 at 08:42 - Reply

    albion é bem parecido com tibia
    harcore mmorpg

    • Márlon 11/06/2016 at 11:38 - Reply

      Verdade, esquecemos de Albion Online.

  2. Jonathan Machado 03/10/2016 at 09:45 - Reply

    Mixmaster também

  3. Vinícius 29/11/2020 at 17:24 - Reply

    Outra diferença de “Bloodstone” é o sistema PvP, que será focado na diversão com eventos semanas de batalhas entre guilds sem punição para os jogadores eliminados em combate.

    Isso tem no jogo ? nunca nem vi kkkkkkkkkk

Leave A Response