TERA Online: próxima atualização de conteúdo vai reformular classe sorcerer

Publicado em 22/10/2016 - 19h14 por Márlon Vieira

Depois de  recentemente receber uma atualização com novas mecânicas para seu sistema de guilds, “TERA Online” já tem data para ganhar uma nova atualização de conteúdo com mudanças persistentes para os jogadores.

Com previsão de lançamento para 25 de outubro, a atualização “Spellbound”, anunciada hoje pela EnMasse, promete reformular por completo a classe sorcerer, trazendo novas habilidades e mecânicas.

Além disso, a atualização também marcará o retorno de duas dungeons clássicas, Sky Cruiser Endeavor (Hard) e Vault of Kaprima. Lilith’s Keep, uma nova dungeon para nível 65 fará sua estreia no jogo, e os jogadores podem esperar por novos equipamentos e acessórios.

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Confira todas as informações sobre a atualização no site oficial do jogo.

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15 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Rabujento 22/10/2016 at 22:06 - Reply

    Muito cedo affs, lá vou eu de novo ralar p conseguir um novo equipamento, gastar p encantar, pegas as joias, gastar p colocar os roláveis certos, e gastar p colocar Etching, como eu sou um Humilde player normal que só joga com 1 char e não tenho várias contas, vários char p farmar, vai demorar p cacete isso. ainda bem que já tenho gold e Tier p colocar pelo menos a arma +12, ai pego o Belt e rumo as Dgs.

    • Helder 23/10/2016 at 12:19 - Reply

      Parei de jogar Tera por isso. Batizei esse endgame de “O eterno ciclo do nada”. Você grinda igual um retardado para no final descobrir que não tem nada pois eles atualizam o top gear muito rápido.

      • Rabujento 23/10/2016 at 19:42 - Reply

        É realmente um porre, jogo desde o free, e parei de jogar várias vezes, mas sempre volto pq n tem MMOs bons no momento, uma coisa que me irrita é eles ficarem me tirando de servers, sério com o mesmo char eu já mudei 4 vezes de server, isso acaba com meus slots de bank e slots de char que tinha comprado e fechado bonitinho, eu sempre levo apenas 1 char e é como começar recomeçar, e essa nova atualização das Guilds com nivelamento e skills para serem upadas, o problema é que as quests são tipo 25 vezes tal dg, 15 tal dg HM, e todo dia a Guild me forçava a fazer essas quests chatas, por isso estou jogando fora de Guilds, no meu tempinho livre p jogar MMO eu quero fazer o que quiser, e n ficar upando Guild que pode que de um dia p outro morrer.

        • Yuri Pugliesi 24/10/2016 at 09:30 - Reply

          Concordo, o pior problema de Tera é esse mesmo.

          O excesso de mudanças “obrigatórias”, num curto espaço de tempo, que o jogo exige a cada update, seja para atualizar toda a gear, seja para rever mecânicas acaba lascando geral. Você mal tem tempo para se preparar para o end-game, já tem de refazer tudo novamente pq algo mudou significativamente.

          Sei que é importante manter a “evolução constante” para evitar o marasmo no fim do jogo. Mas a forma como fazem e quão rápido o fazem é terrível. Força a um eterno e obrigatório farm/grind que mtas vzs vc ñ quer fazer. Para logo em seguida, quando vc termina e quer descansar e aproveitar o PVP e os eventos bons do jogo, já ter uma atualização e ter de fazer denovo…

          Poderiam maneirar um pouco nessa parte (updates de gear) ou ao menos deixar menos chato o processo.

          Mas como já citado, dentre os MMORPGs modernos decentes, não targeteados, não isométricos, sem P2W, sem um número infinito de bots e gold sellers, com um bom PVP aberto e livre, ainda é a melhor opção q temos.

          • Helder 24/10/2016 at 09:58 -

            Você citou um ponto interessante: “ou ao menos deixar menos chato o processo”. Isso também é um baita motivo para estragar o Tera; obter itens com uma repetição massiva da mesma coisa pra obter os pontos está longe de ser divertido.

  2. Harpuia 23/10/2016 at 18:17 - Reply

    Tera virou um lixo de jogo depois que começaram a lançar essas classes novas. O pvp ficou completamente desequilibrado, tanto que hoje 90% dos players só usam as classes lançadas recentemente( e algumas antigas tb como warrior, q tb eh OP.)

    O slayer que era minha classe principal virou um lixo completo! Suas skills são todas bugadas pq atravessam o oponente e nao causam dano. Seus stuns duram ridiculamente pouco e é a classe com menor do dano do game. Acredite até healer tem mais dano que slayer que é uma classe feita para ser DPS.
    Mas os cara vão buffar o socerer, uma classe que já é cheia de artificios como sono, stun, redução de movimento e absorção de dano e o slayer lixo ng fala bosta nenhuma.
    Desisti desse jogo, coloquei meu slay +15 com o melhor set aí 1 mês depois os FDPS lançam um set melhor e nerfam a classe. Parabens para os DEVs burros desse game, torcendo pra essa merda falir

    • Rabujento 23/10/2016 at 19:35 - Reply

      Olha guri, o Slayer atualmente ta bem foda, no PVE ele ta normal p bom, mas no PVP ta bem fodinha, eu jogo de Archer e n consigo matar um bom Slayer, ele n me deixa nem usar minhas, já ta na minha cola dando stum e fazendo combo, me mata facilmente, o ruim do momento é o Archer, o Stum dele era o melhor do jogo pq durava mais de 5 segundos, hoje n dura nem 3 e n consigo fazer meu combo corretamente, mas graças aos deuses de Tera, vão atualizar ele depois do Sorcerer.

      • Harpuia 23/10/2016 at 21:53 - Reply

        -Ou vc não sabe jogar com archer
        -Ou os slayers que vc pegou são experts. Pq sim, pra vc matar com slayer nesse jogo vc tem que jogar quase que perfeitamente!

        Só uma dica, cria um slayer e tenta jogar com a classe e vá bater um x1 em VO e vc vai ver como essa classe está underpowered. Só pq vc viu um slayer muito bom que te mata com facilidade nao significa que a classe ta balanceada.
        Pra efeito de comparação, archer experiente pode facilmente solar qualquer slayer tranquilo!

        Pra vc ver como sua classe tem muito mais artificios:
        -possui vários armadilhas e stuns, inclusive um que dura 4seg(o melhor stun do slayer nao dura nem 3 segundos)
        -tb possui tenacity
        – tem skill q recupera HP
        -causa mais dano
        -se vc tiver usando 2 brincos de redução de -10%stun irá anular praticamente todos os combos que o slayer tentará fazer, jah que os stuns do slayer duram quase nada.

        Slayer no pve ele é ridiculo, tem poucas skills AOE e possui APENAS 2 skills que realmente causam dano. Um slayer no pve é facilmente substituido por uma reaper ou um ninja da vida que hita muito mais no mesmo espaço de tempo.

        Todas as classes dps do jogo causam mais dano que um slay tanto em pve quanto pvp.

        • Rabujento 23/10/2016 at 22:50 - Reply

          Já viu Brasileiro que saiba jogar bem Tera, eu jogo a anos e me considero meio mediocre, PVP eu só jogo a lazer pq com ping acima de 200 n se faz muita coisa solo com um bom gringo ne, no PVE eu sou até bom, mas tbm não sou jogador Hardcore, até pq tenho uma vida né, e jogo nada mais que 5 horas em um dia e outro n, mas com meu set padrão do jogo faço todas as dgs do jogo, menos a ultima HM né atualmente SSHM.

          • Harpuia 23/10/2016 at 23:27 -

            se seu ping está acima de 200 então você nao pode falar que uma classe é forte pois o problema talvez nao seja a classe que é forte mas seu ping que te atrapalha.
            Aqui onde meu ping é de 130, o lag é pouco e eu sempre ganho de slayers, o cara precisa ser bom mesmo pra me vencer, mas para as outras classes to morrendo demais, coisa que nao acontecia antigamente( antes do nerf do slayer)

          • Yuri Pugliesi 24/10/2016 at 09:20 -

            Calma! Largue esse odio noob de seu coração!

            O Revamp do Sorcerer é um dos vários revamps gerais que os devs do Tera estão fazendo em todas as classes, pq começaram pelo Sorcerer, sei lá? Pq estavam a fim? Ou talvez porque queriam causa um impacto maior por ser uma classe magica, onde uma revisão em seus efeitos visuais acaba sendo mais chamativa.

            A ideia do Tera ao lançar todas as novas 4 classes (Reaper, Gunner, Brawler e a Ninja) foi basicamente tentar modernizar o Tera com classes visualmente mais apelativas (com efeitos pirotécnicos mais chamativos), que façam combos, e sejam mais versáteis. Isso fortemente baseado nos MMORPGs mais recentes lançados e em lançamento, como por ex. B&S, Lost Ark, Revelation, dentre outros.

            O problema é que ao adicionar classes mais chamativas tanto pelo visual e estilo, como pela versatilidade, eles realmente acabaram por des-balancear as classes tanto na quantidade de players, como no poder e utilidade entre elas (apesar de quer analisar balanceamento de classes é algo bem mais complexo que exige uma analise completa que vai desde o interesse dos jogadores por cada classe (pois isso afeta na disponibilidade geral da mesma), a seu equilíbrio individual (1×1), em grupos (mass-pvp) pequenos e grandes, em partys, raids e etc, então não tenho como comprovar efetivamente o des-balanceamento exceto, pela “sensação” de estar desbalanceado).

            E por motivos citados, principalmente a 2 parágrafos acima, os devs do Tera resolveram, “re-escrever” TODAS as classes originais, ao invés de simplesmente re-balancear as skills numericamente, digo isso pois o Sorcerer é apenas o começo, se vc estiver acompanhando as noticias, deve saber que no Coreano, além do Sorcerer, também já re-fizeram o Archer e o Warrior, seguindo esta ordem, e o restante das outras classes virá com o tempo.

            E há um motivo especial para eles o fazerem assim, é o fato de que Tera, diferente dos MMORPGs de gerações anteriores ao qual muitos de nós já estamos acostumados, existe um problema maior em re-balancear, que é o fato das classes não dependerem apenas de números, como cooldowns, dano, atk-spd, cast-times e etc. Mas também da habilidade dos jogadores e da jogabilidade das classes e isso praticamente obriga aos devs a re-estruturarem as classes para corrigir problemas de balanceamento e por isso é demorado e complexo para fazer isso no Tera.

            E finalmente, você precisa entender que TODO MMORPG é desbalanceado, em diferentes graus, a depender fortemente da quantidade de opções de jogo, classes, skills e liberdade de gameplay. Na prática, quanto mais destas características ele explorar, maior a tendência a des-balancear ou a passar a sensação de des-balanceamento. Então se quiser jogar um jogo muito bem balanceado, por favor, vá jogar damas ou xadrez, pois MMORPGs vai ser difícil encontrar balanceado e se você prestar atenção verá que balanceamento dependerá muito de ponto de vista e das opções de jogo (qtd de skills, modos de jogar, classes, roles e etc) que já citei, tendendo aos que tem menos a serem mais balanceados do que os que tem mais.

            E sinceramente, na minha opinião, Tera já é um grande jogo só pelo fato de não estar cheio de bots e gold sellers e não ser P2W, de ser praticamente o único MMORPG moderno com um grande foco no PVP aberto e em grupo. Poucos jogos conseguem isso, e não lembro de num grande e moderno assim além de Tera, eventuais des-balanceamentos que venham a ocorrer durante o desenvolvimento continuo são um preço razoável a se pagar perante a todo o lado positivo que o jogo trás, além de ter o curioso efeito colateral de remover noobs mimizentos, que desistem de jogar pq sua classe favorita não está boa como ele quer.

          • Harpuia 24/10/2016 at 11:25 -

            Odio noob? Já fui um dos tops slayers do server fera, fiquei entre os 10 primeiros do server inteiro em fwc quando o jogo ainda era equilibrado ha 2 anos atrás.

            “O Revamp do Sorcerer é um dos vários revamps gerais que os devs do Tera estão fazendo em todas as classes, pq começaram pelo Sorcerer, sei lá? Pq estavam a fim? Ou talvez porque queriam causa um impacto maior por ser uma classe magica, onde uma revisão em seus efeitos visuais acaba sendo mais chamativa.”

            A questão é justamente ter uma primeira classe pra ser buffada. Se eles fizerem revamp em uma classe de cada vez, essa irá ficar OP em comparação com as outras antigas. Custa entender isso? Seria muito melhor se eles lançassem o revamp de todas as classes simultaneamente ao invés de ir buffando uma por uma.
            Agora socer vai tem vantagens contra todas as outras classes antigas até que as mesmas recebam buff.

            “E finalmente, você precisa entender que TODO MMORPG é desbalanceado, em diferentes graus, a depender fortemente da quantidade de opções de jogo, classes, skills e liberdade de gameplay. ”

            OBVIAMENTE todo game tem um certo nível de desbalanceamento , é impossivel criar um jogo perfeitamente balanceado, mas acontece que o tera é RIDICULO! A diferença de poder de classes é absurda.
            Você pega um jogo como dota e vai ver que o desbalanceamento entre classes é uma coisinha boba, tanto eh q quando eles vão balancear uma classe é uma mixaria de 1% de dano a mais em uma skill ou outra.

            Agora no tera aumentam 20% de dano em X classes e depois reduz 15% em Y classe, pq a diferença entra elas é sim grande e os DEVs imbecis nao conseguem balancear o porcaria do game.
            E cara, 20% é muita coisa, isso muda totalmente o gameplay do jogo.

            Pode apostar que depois desse revamp em menos de 3 meses vai vim uma att mudando em umas dezenas de % o damage de uma classe qualquer e assim sucessivamente.

          • Rabujento 24/10/2016 at 13:13 -

            MDS que textão, guri o Top dos Slayer tu é Pika grande heim hehe, quase n parece um Leonino né kk, na minha opinião, Sorcerer é uma classe só p quem sabe jogar, pq fazer um Sorcerer dar muito dano é complicado, precisa de dedo e ping bom, a galera vem reclamando do Sorcerer, dps ruim, classe frágil só presta no pvp tals, e o Slayer meio que é recente as reclamações, só vim saber que a classe estava ruim depois das notícias do Revamp, mas eu continuo n entendendo pq ontem joguei com um Slayer Imperator full +15 na DFNM, e ele tomou 40% do DPS da pt, praticamente solou a dg.

            Depois do Sorcerer vai ser o update do Archer e do Warrior já confirmado com gameplays, que são as classes junto com o Berserker que tem mais reclamações, percebo que a galera que joga Tera é muito obcecada com dano, acho que o importante é se divertir, e as vezes vem aqueles players com DPS Meter do capiroto só p se sentirem especiais, mas isso é outro assunto.

            Depois do Update do Sorcerer vai vir a do meu Archer, e eu fiquei morrendo de inveja do update do Sorcerer pq ele vai ganhar novas skills animações tals, e a do archer só um Dash e uma animação na skill Rain of Arrow(que continua broxante), praticamente vão aumentar o dano da classe(para depois nerfarem né como sempre).

          • Harpuia 24/10/2016 at 14:18 -

            Onde que socerer tem DPS ruim? Um socer combando sono e fireblast na sua cara arranca mais da metade do seu hp, isso se nao critar.

            Agora warrior foi o cúmulo. Uma classe que é um slayer 3.0, pois todas as suas skills sao superiores!
            -Um backstab q stuna e ainda lhe da um crit power absurdo devido os cristais!
            -Possui block + evasive rolls
            -possui várias skills que derrubam
            -tem mais stuns
            -consegue te puxar pra perto

            Warrior no x1 é uma classe op pra krl, mas ruim em pvp aberto. A unica coisa que warrior precisa é de mais skills AOE e um nerf no seu backstab ou pelo menos deixa-lo prevísivel.

            Você acha que um dash no archer eh pouca coisa? um archer que sabe fazer stagger é um sacrificio pra chegar perto, agora com dash ele pode fugir do backstab do slayer. Camperar nas armadilhas feito um loco e etc

            Agora vai la no forum do tera e ve qual é a classe que tem mais topicos reclamando:
            http://forums.enmasse.com/tera/categories/pvp

        • Helder 24/10/2016 at 10:17 - Reply

          A reestruturação das classes originais é porque de fato elas não conseguem mais bater de frente com classes feitas posteriormente. Só o fator da reformulação já é a prova definitiva que até os devs sabem que dar uma “ajeitadinha” não vai resolver nada. O Slayer também se enquadra nisto por se uma classe original, classes estas que são todas podemos dizer… defasadas.

          Mas enfim, desde que soube que classes novas seriam inseridas periodicamente com gender/class locked eu sabia o que ia acontecer: Jogo de clones; quando a sua maioria são todas “daquela raça, daquela classe” e que o balanceamento iria para o espaço pois é muita ingenuidade achar que conteúdo novo pode ser compatível com conteúdo antigo num assunto tão minucioso, primordial, polêmico e crítico como é o balanceamento.

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