Conheça Temtem, o jogo que quer levar Pokémon para o MMO e ainda ser original

Publicado em 10/02/2019 - 00h12 por André Alcântara

Com fortes inspirações em Pokémon, Temtem, desenvolvido pelo estúdio espanhol situado em Madrid CremaGames, é um MMO de aventura de captura de criaturas, que no mundo do jogo são chamadas de Temtem. De fato, a influência da franquia da Nintendo é claramente visível no título, mas não se trata apenas de uma replicação da clássica série dos videogames.

Links úteis:

 

Características gerais

Temtem se passa em um arquipélago de seis ilhas flutuantes, com cada uma possuindo cultura e características muito próprias. Aqueles que se dispõem a caçar as criaturas que habitam as ilhas são chamados de tamers, uma espécie de treinador dos monstrinhos. No jogo, alguns dos nossos principais objetivos são acabar com o Clan Belsoto, uma organização maléfica no universo do título, e derrotar os oito Dojo Leaders (algo como uma versão alternativa dos mestres de ginásio dos games de Pokémon).

Nessas ilhas existem os Temtem, criaturas que vivem em harmonia com os humanos, e que tradicionalmente são treinadas por tamers para batalhas amigáveis com outros tamers. Cada um desses bichinhos possui um tipo particular. Ao todo, existem doze tipos, que são: Neutral, Fire, Water, Nature, Electric, Earth, Mental, Wind, Digital, Melee, Crystal e Toxic.

Todos os tipos possuem fraquezas e forças próprias em relação a outros tipos. Por exemplo, Water (Água) tem vantagem contra Fire (Fogo), que por sua vez tem vantagem contra Nature (Natureza), que se sobressai em combate contra criaturas do tipo Water. É fácil assimilarmos esse sistema quando pensamos no jogo de pedra, papel e tesoura, em que uma escolha tem vantagens e desvantagens absolutas sobre outra.

Além disso, naturalmente, o título vai possuir um sistema de customização de personagem, que também poderá ser equipado com acessórios diversos. Será possível escolher um Temtem para ser nosso companheiro e nos seguir ao longo das seis ilhas flutuantes.

 

Modos e jogabilidade

Temtem terá batalhas baseadas em turnos, que serão focadas em 2v2 (duas criaturas em combate de cada tamer), apesar de ainda haver duelos 2v1 contra os bichinhos sem treinador e confrontos 1v1 contra outros jogadores. Diferentemente de Pokémon, o título não terá fatores aleatórios nas batalhas, e terá base 100% em habilidade e estratégia.

O jogo vai contar com um modo cooperativo para até duas pessoas. Enquanto os dois jogadores estiverem trabalhando juntos, todas as batalhas em que entrarem serão em dupla. Além disso, haverá um sistema de decoração de interior de casas, que podem ser adquiridas pelo jogador. Vai ser possível inserir móveis, alterar a cor do chão, e mais.

Temtem vai possuir um modo competitivo para os jogadores que quiserem se aprofundar nas batalhas do título. Haverá no jogo um sistema de escolha e de banimento de criaturas antes de o confronto começar, similar ao que acontece nos inícios de partida de títulos como League of Legends. Ao final dessa fase, após turnos de banimento e de seleção, os usuários terão quatro dos dez Temtem escolhidos inicialmente por cada um deles disponíveis para disputar o confronto.

Elemento característico da franquia Pokémon, o game contará ainda com um recurso de cruzamento de Temtem. Colocando duas criaturas compatíveis juntas em um local determinado, após algum tempo o jogador receberá um ovo. A partir desse sistema, é possível criar bichinhos com status que desejamos, uma vez que são herdados dos pais. Golpes também são herdados para os filhotes, permitindo assim que uma espécie aprenda um tipo de ataque que normalmente não teria acesso ao longo do jogo.

 

Plataformas e data de lançamento

Temtem está sendo desenvolvido para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC. Até o momento da publicação deste guia, o jogo desenvolvido pela ainda CremaGames não tem data de lançamento definida, mas tem previsão de chegar ainda neste ano ao mercado. O jogo arrecadou mais de 500 mil dólares em uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter.

 

Requisitos mínimos e recomendados

A CremaGames não divulgou até o momento detalhadamente os requisitos mínimos e recomendados do jogo. Atualmente, a única informação disponível a respeito do tema é a de que será necessário ter um computador com Windows 7 ou uma versão superior do sistema de 64-bits.


Já faz parte do nosso Discord oficial?

Leia mais sobre: