Porque empresas não investem na América do Sul e a cultura “nortecentrista”

Publicado em 16/12/2014 - 22h28 por

[su_dropcap style=”flat” size=”3″]N[/su_dropcap]ão é de hoje que os gamers brasileiros e latinos sofrem com a falta de investimentos tanto de servidores locais como suporte técnico dos jogos que amam. Várias produtoras de jogos como Sony Online Entertainment, EA Games, Trions Worlds entre outras costumam investir somente no eixo UE e EUA. A conseqüência dessa estratégia de mercado se materializa em péssimas experiências para os jogadores do Sul.

everquestnext

A comunidade gamer da América do Sul se concentra mais nos jogos PVP, onde jogadores lutam contra outros jogadores. Essa comunidade necessita de servidores locais para terem um bom desempenho nos jogos. Tornando os jogadores internacionais do Sul competitivos e lhes dando uma ótima experiência.

Ping é a palavra vista como a Hidra dos jogos. Todos temem, todos conhecem, mas o problema nunca é resolvido. Jogadores da América do Sul não conseguem ser competitivos nos jogos online, sofrem com alto ping, causando o famoso “lag” e destruindo de forma eficaz qualquer tentativa de estabelecimento de uma comunidade latina internacional ativa nos jogos online. Tais problemas destroem e acuem a comunidade gamer Sul-Americana, não lhes dando nem sequer a oportunidade de vencer em uma Arena 3 vs 3 contra jogadores que moram ao lado dos servidores internacionais dos EUA e Europa.

world of warcraft

É comum vermos jogos de consoles dominando o mercado da região, pois é a área de jogos eletrônicos que mais recebe investimentos tanto nacional como estrangeiro, não é necessário explicar o motivo da fama de jogos como Far Cry e Assassins Creed. Porém, produtoras de jogos MMO tendem a manter seus investimentos no eixo Europa e EUA esquecendo completamente jogadores da América do Sul. Essa falta de investimento pode ser motivada por medo da região não possuir um mercado avantajado causando prejuízos; um medo de fato antigo e sem base, já que a Blizzard arriscou-se a investir na comunidade latina e conseguiu aproximadamente 1 milhão de jogadores, mais de 600.000 só no Brasil com o World of Warcraft.

A comunidade brasileira é extremamente presente nos jogos online, Archeage, World of Warcraft, Planetside 2, Elder Scrolls Online e etc. Mas mesmo assim nosso direito de uma experiência de jogo competitiva sem possuir problemas de ping e a falta de investimentos é continua. Everquest Next da SOE deixou a desejar ao sabermos que servidores Sul Americanos será um sonho no horizonte, fãs da franquia Everquest jogarão por amor, porém sem serem competitivos, sofrendo ao jogar PVP e tendo uma experiência de tartaruga com o famoso lag.

 

[su_quote]A falta de servidores locais e falta de investimento junto com a propaganda para atrair jogadores internacionais se torna um desrespeito aos jogadores. [/su_quote]Já que as produtoras estão atraindo jogadores de todas as regiões principalmente da América do Sul para seus jogos, e quando os jogadores se tornam clientes e começam a jogar o game, sofrem com o alto ping, falta de recursos e competitividade que resulta na falta de diversão e frustração da comunidade, voltando-se para os jogos de console com o multiplayer para suprir sua vontade de uma partida online.

hearthstone

Produtoras possuem um medo já derrubado pela Blizzard da falta de mercado no Sul. World of Warcraft, Diablo III, Starcraft II e Hearthstone agora são um sucesso enorme na região. League of Legends possui milhares de jogadores latinos, que resulta em eventos de grandes proporções como campeonatos regionais e internacionais lotando eventos e até mesmo estádios, como vimos em Maracanã.

SOE e Trion Worlds deveriam olhar com outros olhos o Brasil e a América Latina, deveriam investir em nossos jogadores dando lhes o mínimo de suporte e igualdade entre os outros. Jogamos seus jogos, investimos dinheiro em nossas contas e não recebemos nada de volta, nem mesmo o básico para um jogo online que é um servidor local. As comunidades de PVP e de MMO brasileira e latina deveriam unir-se e cobrar nos fóruns dos jogos que amam um servidor local, investimentos e respeito e igualdade de tratamento internacional. Não podemos aceitar a omissão de produtoras em relação ao problema e devemos dar valor, àquelas produtoras e empresas que investem em nossa região e temos que bater palmas de pé a Blizzard pelo seu respeito aos jogadores latinos em nos proporcionar a dignidade de um servidor e um suporte local.

[su_divider top=”no” size=”1″ margin=”5″]

 

[su_highlight background=”#3b3d36″ color=”#fdefef”]Autor Colaborador | Daniel Tenorio[/su_highlight]

 

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response