Phobos Online, jogo feito na mesma engine de Tibia, chega ao Steam de forma gratuita

Publicado em 22/11/2020 - 09h23 por Márlon Vieira

Além de Zezenia Online, agora os usuários do Steam têm a opção de jogar mais um jogo “plágio de Tibia”. No último dia 20, Phobos Online foi lançado na plataforma de distribuição de jogos da Valve e está disponível de forma gratuita — contudo, os jogadores têm a opção de contratar um serviço premium em troca de certos benefícios in-game. 

Desenvolvido pela Myth Entertainment, Phobos Online é descrito como um MMORPG 2D situado em ambiente de fantasia medieval. O game é situado no mundo de Erasan, “casa para todos os tipos de estranhos, assustadores e maravilhosas criaturas”. Nesse contexto, “cabe ao jogador decidir por conta própria se também será “estranho, assustador ou maravilhoso”. 

Assim como em Tibia, em Phobos Online, os jogadores têm a possibilidade de escolher uma classe, criar seu personagem, resolver quests, eliminar grandes monstros, e “até mesmo criar guilds para conquistar ou trazer paz para o mundo”. De qualquer forma, os jogadores devem estar “preparados para serem destruídos pelo mal supremo que é Phobos”, diz a descrição do jogo no Facebook. 

Mas o que chama mais a atenção, é que Phobos conta com um “mundo verdadeiro dinâmico”. De acordo com os desenvolvedores, o mundo do jogo muda com o passar do tempo. Isto é, em muitos as mudanças são o resultado das ações dos jogadores. “Permitir que os jogadores influenciem como os eventos acontecem é uma parte importante do conteúdo do jogo”, diz os desenvolvedores. 

Para baixar e jogar, visite a página do jogo no Steam.

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"


Vai peder? Esses produtos estão com excelentes descontos

Economize R$ 327,93!
Headset Gamer Logitech G432 7.1 Dolby Surround para PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch - Preto/Azul
  • Drivers de áudio de 50 mm - Desfrute de uma experiência cinematográfica mais imersiva graças ao som detalhado produzido por drivers de 50 mm.
  • DTS Headphone:X 2.0* - Som surround que vai além de 7.1 canais e permite detectar inimigos de todos os lados, dando a você uma clareza posicional que pode fazer a diferença entre a vitória e a...
  • Microfone de 6 mm com funcionalidade flip-to-mute e controle de volume - Você será ouvido em alto e bom som por parceiros de jogo com o microfone ajustável de 6 mm. Controle de volume ao seu...
Economize R$ 650,90!
MONITOR GAMER SAMSUNG ODYSSEY G30 24" 144Hz 1ms AMD FreeSync Premium
  • 144Hz, 1ms (MPRT), AMD FreeSync premium.
  • REAJA EM TEMPO REAL Taxa de atualização de 144Hz. Pronto para derrotar inimigos. Uma taxa de atualização mais rápida atualiza as imagens da tela com mais frequência a cada segundo, permitindo...
  • TEMPO DE RESPOSTA ULTRARRÁPIDO 1ms de tempo de resposta (MPRT). Faça com que cada movimento conte com um tempo de resposta de 1ms. Os pixels da tela respondem de maneira quase instantânea,...

27 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Tagaruga Ninja 22/11/2020 at 10:33 - Reply

    kkkkkkkkk mano.. É plágio na cara dura mesmo. Só espero que traga a essência do tibia antigo e não dessa porcaria atual.

    • Vinícius 23/11/2020 at 17:14 - Reply

      gráfico igual = plágio…se for assim todo jogo q usa UE4 é um plágio atrás do outro

  2. Grátis aonde? 22/11/2020 at 12:53 - Reply

    Engine? Isso ai é cópia e não Engine não ksksksksks…

  3. Vinícius 22/11/2020 at 14:27 - Reply

    Eu queria muito um tibia que tivesse stats, skill tree, SEM cd global tosco e várias classes tipo gatuno, monge, + as já existentes. E tudo isso num servidor pvp q seja bem bolado q impeça de haver dominância. Pois dominar um server é ruim para todos, da empresa até o próprio player dominante, mas explicar isso 20 anos depois do tibia ter sido lançado é mostrar q a inteligência humana falhou.

    • Anthony Regis 22/11/2020 at 18:20 - Reply

      Procura por Ravendawn, teve notícia divulgada aqui mesmo…. Achei incrível

      • Vinícius 23/11/2020 at 17:14 - Reply

        Eu vi, tb fiquei interessado, mas só no meio do ano q vem.

  4. Fernando Back 22/11/2020 at 15:08 - Reply

    que joguinho bosta em, pra mim quem joga tibia nem é gente .

  5. Anthony Regis 22/11/2020 at 18:20 - Reply

    Pouco atrativo… Só mais um otserver.

  6. Anderson 22/11/2020 at 18:47 - Reply

    Desde quando cópia foi Engine?
    Isso é engenharia reversa do servidor e cliente da CipSoft… Até a comunicação Server/Client é igual.

    Mais um game com servidor The Forgotten Server, por trás…

    • Renan Rocha 23/11/2020 at 17:15 - Reply

      Na verdade não, esse jogo esta sendo desenvolvido a mais de 10 anos, porem nunca foi ao publico, ha muita referencia ao tibia mas nao usam algo diretamente deles

      • Anderson 23/11/2020 at 19:11 - Reply

        Eu sei que esse jogo esta sendo desenvolvido a algum tempo, mas tambem sei que não tem 10 anos, e sim usam engenharia reversa dos clientes da CipSoft.
        Alem de usarem os mesmos protocolos e formas de comunicação, onde nenhum outro jogo tem a mesma forma de comunicação como o Tibia. Digo isso porque trabalho com desenvolvimento de jogos e software a um bom tempo, conheço esse game e quando ele foi publicado na Otland, sei que eles desenvolveram um cliente proprio, mas ainda assim o game compartilha da mesma conectividade do Tibia, o que é padrão da CipSoft.
        A unica diferença desse game é que não utiliza sprites e nem o cliente da CipSoft, mas o servidor é um The Forgotten Server que foi desenvolvido com base no codigo vazado dos servidores da CipSoft. De acordo as leis brasileiras para desenvolvimento de software isso é plagio, o material não é 100% igual ao codigo da CipSoft mas foi utilizado o mesmo sob engenharia reversa. Se o game fosse brasileiro e a CipSoft estivesse com um escritorio no Brasil, o mesmo responderia por um processo legal.

        • Striter Alfa 23/11/2020 at 20:01 - Reply

          Uma postagem de 2010 do Galiant falando de atualizações nós Sprites do Phobos: forums.tibiabr.com/threads/363344

          • Anderson 24/11/2020 at 01:35 -

            Como você leu acima eu não estou questionando as sprites do jogo. e sim o codigo fonte.

        • Striter Alfa 23/11/2020 at 19:50 - Reply

          Tem 10 anos. Eu participava do fórum de Sprites do TibiaBr mais ou menos nessa época. Lá existia um artista chamado Galiant, que trabalhava desde aquela época no Phobos. Você pode notar que toda pixel art deste é própria, não tem nada do Tibia. Nem Zezenia foi assim

          • Anderson 24/11/2020 at 01:39 -

            Se você olha para o jogo, logicamente você irá perceber que se trata de uma copia do Tibia, e não falo só pela aparencia, mas sim pelo comportamento dos Npcs, da mecanica de jogo do Tibia que é unica.O Zezenia é uma copia do Tibia não tem como negar, pois eles utilizam o Otclient desenvolvido pelo Edubart e o The Forgotten Server, desenvolvido pelo Mark e outros, não há oque questionar sobre esses jogos, como GLA, PXG, esse dai, entre outros que já foram postados aqui, todos utilizam o mesmo servidor desenvolvido na Otland, na qual está na versão 1.3 e o Otclient projeto na qual foi abandonado pelo proprio Edubart que está no repositorio oficial, e tem um maluco cobrando 25 mil reais só pra corrigir os problemas do Otclient do Edubart. Nenhum desses jogos ai tem como me surpreender ou pode chegar para mim e dizer que não tem nem 2% da engenharia reversa da Cipsoft pois todos Eles tem !
            O jogo não só parece com o Tibia como de fato roda um servidor pirata de Tibia por trás e compartilha da mesma, absolutamente mesma forma de comunicação servidor/client. Se deseja ver de fato o que esta por baixo do capô sugiro que vá no repositorio do The Forgotten Server no Github e depois no repositorio do Otclient nos arquivos Game.cpp encontrará todos os protocolos do Tibia, nos arquivos de conexão de rede também encontrará o mesmo. E depois use uma ferramenta e faça a checagem de pacotes deste game. Ate a criptografia RSA usada na comunicação é a mesma. Eu fiz parte da comunidade ate o ano passado e sei todos os detalhes sobre esses “Jogos parecidos com Tibia ” que são mostrados aqui.

          • Striter Alfa 24/11/2020 at 13:11 -

            Se fosse pirata, não estaria no Github. Os servidores são baseados na mesma mecânica, apenas os protocolos de comunicação entra servidor/cliente são os mesmos – e protocolo não é patente da Cipsoft. Não tem como piratear um servidor sendo que o código fonte dele nunca esteve disponível.

          • Anderson 24/11/2020 at 13:38 -

            Se você não sabe o servidor da CipSoft foi roubado a muito tempo e está até hoje disponível na Otland onde o mesmo foi usado com engenharia reversa para criar os servidores de Tibia eles mesmo admitem isso.
            E o fato de está no Github não torna o código oficial. O único motivo de permanecer lá é porque não é monetizando e nem exposto para todos.
            Além de que a CipSoft tem a patente do Tibia o jogo é oficial não são apenas protocolos é tudo absolutamente tudo. A alguns anos esses arquivos a comunidade escondia e vendia aos pedaços para pessoas que queriam desenvolver servidores piratas de Tibia. Pela forma que você fala, você não entende nada sobre desenvolvimento de software e análise de código. Pois se tivesse ao menos o básico entenderia o que é pirataria, e saberia que o que eles fazem é errado. E se a CipSoft solicitar por meio de processo uma avaliação do código deste jogo alegando e provando que o game é uma cópia do Tibia o jogo é removido da Steam, se você ler a documentação da Steam onde ela cobra uma taxa para postar jogos e em uma cláusula diz que você precisa ter todos os direitos do que está publicando, não pode está publicando jogos que violam os direitos autorais.
            Não tem nada de inspiração nisso aí, tudo isso não passa de uma farsa, uma imitação nada original de um dos maiores MMORPG criados 199x.
            Além de ser algo totalmente anti ético.

            Além de que a comunidade de OpenTibia está morrendo, e esse é um dos motivos da CipSoft não investir para a remoção do código no Github.
            Até o Windows XP esteve no Github, e se ninguém reportasse a Microsoft ele ainda estaria lá.
            Também o código fonte do Xbox foi para lá, além de dados do governo que também foram postados lá.
            E isso tornou eles oficial ? Não.
            A única razão que de que foi removido é porque geraram grande repercussão.
            Então logicamente o servidor do Tibia não iria gerar tanta repercussão hoje, mas gerou na época em que foi roubado para criar o The Forgotten Server, onde na ocasião a CipSoft entrou com diversas ações agrassíva contra esses jogos, e adividinha ? Em todos ela ganhou.
            Hoje logicamente não é como antes então não vale o esforço para batalhas judiciais mas se for denunciado o jogo sai do ar. Digo isso porque esse não é o “primeiro” game parecido com Tibia.

          • Striter Alfa 25/11/2020 at 10:11 -

            Realmente, não entendo nada, só trabalho há 8 anos com desenvolvimento de Software. Então você muito bem sabe como é política do Github quanto a plágio de código fonte de softwares. Se fosse realmente um plágio, não estava mais lá, seria deletado. Ainda mais em um repositório tão grande e conhecido. A Cip tem patente sobre o código do próprio servidor, do próprio cliente, de todas as artes envolvidas e se limita aí. Se pensarmos em desenvolver nosso próprio jogo do 0, mas com mecânicas e protocolos idênticos ao tibia, não será considerado plágio nem roubo – Do mesmo modo que tibia era uma cópia descarada de Ultima Online em seus primeiros anos.

            Lembro de já ter ouvido rumores do código fonte do servidor oficial do tibia ter vazado, mas nunca vi esse acesso ao fonte; E te digo que o servidor do TFS é diferente por se basear em scripts de lua, interpretados em momento de execução e com funções específicas, apenas o core está em C++. Uma das grandes limitações do tibia, e que a cipsoft já se pronunciou sobre, era de que o Servidor tinha código legado e desorganizado somente em C++ a ponto de não ser possível de ser realizadas grandes alterações sem confiabilidade de que tudo continuaria funcionando. Fatores como gambiarra, falta de testes automatizados, um código velho e feito por pessoas com baixa experiência na época da faculdade… um provável aglomerado disso aí, e que apenas “recentemente” com a reescrita do client para a versão 11 é que começaram também a tocar em uma reestruturação do servidor para agregar novas mecânicas. Hoje temos torneios, sistemas inteligentes de transferências de itens, market, contas… Antigamente os updates era o quê? Cidadezinha nova. É no mínimo idiotice acreditar que o Código do TFS é um código plagiado

          • Anderson 24/11/2020 at 01:48 -

            Codigo fonte do servidor : https://github.com/otland/forgottenserver/tree/master/src

            Codigo fonte do Client : https://github.com/edubart/otclient/tree/master/src
            Analise tudo junto com uma ferramenta de analise de pacotes e veja o quão parecido é esse jogo com o Tibia.

            O Cliente que eles usam aparentemente é um proprio e não parece ser um otclient mas ainda assim o cliente da pra ser conectar em um servidor de Tibia, com apenas simples modificações.

  7. Alexsander Belmudes 22/11/2020 at 13:46 - Reply

    Achei bem mais feio que o Tibia; das cópias, RavenDawn tem cara de ser mais bem feito.

  8. Ronald Roque 22/11/2020 at 13:46 - Reply

    vi o video inteiro e os unicos ”mob” que tinha eram animais fofinhos

  9. henrique_maio 22/11/2020 at 20:20 - Reply

    Falou besteira hein, o jogo não utiliza absolutamente NADA do tibia. É um jogo inteiramente novo. Única coisa que tem semelhante é a perspectiva de 45 graus, sendo que o tibia copiou isso do Ultima 7.
    Cuidado ao fazer uma publicação sem saber do que está falando, ainda mais em tempos de fake news.
    Mandou mal na notícia mas o jogo é muito bom.

  10. Apoena Ferraz 22/11/2020 at 20:04 - Reply

    tibia é cópia do ultima, e o povo me vem falando de copia de tibia, nos anos 90 praticamente todos os jogos de rpg tinham essa aparência

    • Se ve ro 23/11/2020 at 16:52 - Reply

      Os caras que fizeram esse Phobos vieram da comunidade Open Tibia; Esse seu comentário faz tanto sentido quanto dizer que um jogo inspirado no Lol é na verdade uma copia de Dota porque Dota veio primeiro.

  11. Joao Pedro Paiva 23/11/2020 at 16:03 - Reply

    Entrei lá e não vi nada de diferente kkk
    Além disso o ping até mesmo pra quem tá no N.A é de 200ms. Servidor ainda fica na Europa… Hahaha
    Mais um OTS mesmo talvez até mesmo usem o the forgotten server.. a única diferença é que tá na steam.

    • smeagol00 23/11/2020 at 18:10 - Reply

      caraca the forgotten server 7.6 raiz com aquele mapinha padrão era bom demais

  12. Galdinao 23/11/2020 at 18:02 - Reply

    É o que os tetudinhos tibianos merecem. Um lixo copiado de outro lixo. Gastem a vidinha patética de vocês nesses OTs de Tibia. Vocês merecem a podridão que alimentam.

Leave A Response