Análise: “Mu Legend” agrada antigos e novos jogadores

Publicado em 13/11/2017 - 13h17 por Redação

Depois de dois anos de espera e vários Closed Betas, “Mu Legend” finalmente foi lançado em Open Beta com direito a muito hype, principalmente por parte da grande comunidade de MU Online que perdura no Brasil até hoje.

Como não poderia ser diferente os servidores ficaram lotados rapidamente e filas de milhares de jogadores ainda são formadas mesmo após o 5º dia do lançamento, algo totalmente normal para o lançamento de um título renomado.

 

Criando o Personagem

Logo de cara podemos notar a volta de 4 classes de “Mu Online”, Dark Lord, Blader e War Mage. A novidade fica por conta da Whisperer, nova classe inspirada na Fairy Elf. As classes são travadas por gênero, o que não é nenhuma surpresa para os fã, porém pode desagradar os novatos da franquia.

A personalização do personagem por sua vez permite mudanças básicas como o estilo, tonalidade do cabelo, tatuagem no rosto e corpo, e estilo geral do rosto que são superadas pela variedade de opções disponíveis e pelo foco do jogo.

 

Enredo

Em “Mu Legend” o jogador interpreta um personagem que se vê encarregado de voltar no tempo para tentar mudar o futuro a fim de impedir que o Demônio Kundun consiga completar a ressurreição do Deus Demônio. A cada missão novas informações para descobrir quem de fato realmente é e qual seu objetivo nesse universo são reveladas.

O enrendo é envolvente e cheio de reviravoltas e não apresenta inicialmente o clichê do “reino A tem que acabar com o Reino B”, presente em vários títulos do gênero, o que já é um ponto positivo e força o jogador a completar a todo momento uma masmorra.

 

Gráficos

Desenvolvido utilizando o Motor gráfico Unreal Engine 3, o título consegue oferecer uma experiência agradável com gráficos com visão isométrica exuberantes, polidos e ambientação detalhada, além de combates com movimentos suaves e cheios de efeitos gráficos no melhor estilo MU ao mesmo tempo que não se faz necessário o uso de máquinas com configurações tão robustas.

Alguns jogadores podem sentir falta do brilho das habilidades e equipamentos de seu antecessor, que em “Mu Legend” claramente foram reduzidos a tons menos vibrantes afim de oferecer uma imagem mais limpa e com menos poluição visual, porém tal fator pode ser revisto desativando a suavização nas configurações gráficas do jogo.

 

Build e Habilidades

O sistema de habilidades e build está ainda mais simples e intuitivo. O jogo conta com dois níveis, o do personagem e o chamado anímico (atributos), que progridem de forma independente.

Novas habilidades são desbloqueadas em determinado nível até o 61 e são divididas pelo tipo de arma equipada podendo ser melhoradas de acordo com o uso em até 3 níveis, a cada nível um espaço para selo que proporciona bônus variados à essa habilidade é desbloqueado. Além disso existem 3 habilidades superiores (passivas) que podem ser destravadas no nível 25, 45 e 65.

Já para a build, o jogo conta com um sistema chamado “Caixa Anímica” com atributos que dão bônus de ataque a aumento do ganho de exp e que podem ser melhorados com os pontos anímicos.

O sistema de build (atributos) apesar de básico permite que os jogadores tenham uma certa variedade e se diferenciem de outros jogadores.

 

Sistema de combate

O sistema de combate Hack N Slash, a nova tendência do gênero, e remetendo ao seu título antecessor, faz com que os jogadores nunca descansem enquanto estão em batalha e possibilita ainda a utilização de diferentes técnicas e estratégias para derrotar os mobs, ou seja você não encontrará batalhas monótonos em vários momentos.

Além disso é importante ficar atento a mana que carrega rapidamente, mas que pode deixar você em maus lençóis se não utilizada de forma inteligente. Em vários momentos da nossa jogatina morremos por ter utilizado uma habilidade na hora errada e quando realmente precisávamos utilizá-la não tínhamos mana o bastante ou o tempo de conjuração ainda não tinha sido recarregado, estes aspectos por sua vez, na nossa opinião, tornam o combate bastante divertido.

 

Masmorras

As Masmorras são um dos grandes destaques do universo de “Mu Legend”, estas são geradas automaticamente e dividas em níveis de dificuldade e possibilitam que os jogadores tenham como recompensa vários equipamentos raros, a chance para obtê-los aumenta de acordo com o nível de dificuldade.

E claro cada masmorra tem um boss, que no geral são um pouco complicados e demorados de serem derrotados individualmente, mesmo no nível normal, pois os níveis dos mobs são atualizados de acordo com o nível do jogador. Portanto, se você deixou aquela masmorra para trás para evoluir alguns níveis e ganhar mais poder, quando voltar para completá-la ela ainda estará um pouco difícil.

Além disso, cada boss possui diferentes habilidades e Inteligência Artificial que forçam os jogadores a ficarem bem concentrados para não serem surpreendidos.

No quesito masmorra, “Mu Legend” oferece uma experiência incrivelmente fascinante.

 

Cash Shop

O Cash Shop, pelo menos no Open Beta, nos agradou bastante e aparenta não ser Pay-to-Win. O jogo não oferece loot boxes e itens que dão atributos demasiados. Você encontra por exemplo itens como pedras da ressurreição, que permitem reviver no local da morte, e montarias que dão somente um aumento na velocidade de movimento de seu personagem, de qualquer forma no nível 20 você recebe uma no curso natural das missões.

 

Som

Apesar de não tão observado pelos jogadores, a qualidade sonora tem um papel importante nos MMORPGs, que é a de tornar a jogatina mais imersiva e MU Legend nos agradou neste quesito.

A trilha sonora e o som da ambientação são ótimos, é possível em alguns momentos notar a presença de sons saudosos de seu antecessor.

 

PvP

Atualmente o jogo conta apenas com duelos 1×1 de treinamento, mas a equipe de desenvolvedores já confirmou a implementação do conteúdo PvP e combates 3×3 com elementos MOBA que deverão ser adicionados em breve. Não há informações se o título contará com combates de Castle Siege e zonas de PvP aberto como seu antecessor, o que pode ser um ponto positivo e negativo dependendo de cada estilo de jogador.

Levando em conta que o jogo está em Open Beta e novas atualizações com conteúdos estão por vir, fica um pouco difícil avaliar e detalhar o PvP do game.

 

 

Gemas, Equipamentos, Craft, Asas

As gemas e os itens de aperfeiçoamento de equipamentos como seu antecessor também estão presentes em peso e podem ser adquiridos através de uma das masmorras.

Infelizmente não são muitas as opções de equipamentos, fazendo com que vários personagens fiquem similares, porém existem formas de se destacar, uma delas aprimorando o equipamento, o que o tornará mais brilhoso, e outra alterando sua aparência em um dos NPCs.

As Asas somente são obtidas através de determinado nível após realizar a masmorra e proporcionam um pequeno bônus de velocidade de movimento e ataque, portanto você não as verá sendo comercializadas em lojas.

Já o sistema de craft deixa a desejar, pelos menos nesse Open Beta, por oferecer pouca opção de equipamentos fabricação.

Considerações Finais

“Mu Legend” traz diversas novidades para o título e acaba surpreendendo quem esperava simplesmente um MU 2.0 com gráficos atualizados, mas ainda sim consegue manter os principais ingredientes que fizeram seu antecessor um sucesso global e sem dúvida é um prato cheio para entusiastas do gênero RPG Online.

O título conta com conteúdo que pode agradar tanto o jogador hardcore quanto o mais casual, além de promover a socialização através das dezenas de masmorras disponíveis. O sistema de progressão é natural e fácil quando realizando as missões, ou seja, não é um processo massante, muitas vezes o jogador sequer observa o seu nível.

Já o sistema de combate oferece uma experiência suave e surpreendentemente viciante que consiste em juntar uma grande quantidade de criaturas para dizimá-las ao mesmo tempo com habilidades ricas em efeitos gráficos.

O game, em seu Open Beta, mostrou ser um título cativante no qual novos conteúdos, como o PvP com elementos MOBA, e recursos venham apenas a somar, é bom lembrar ainda que os gráfico estão simplesmente deslumbrantes.

Não quer perder nenhuma notícia sobre MMOs? Então curta nossa página no Facebook.

Leia mais sobre: