Albion, Brawlhala e mais: Lista traz os 27 Melhores Jogos Grátis do Steam para Jogar em 2021 no PC

Publicado em 02/11/2021 - 06h20 por Yohan Bravo

Apesar de todos os dias o mundo dos games receber algumas novidades, não podemos negar que alguns do jogos que estão sendo lançados estão apresentando preços “muito salgados” e níveis de qualidade incompatíveis com o investimento necessário para adquiri-los. Por isso, resolvi montar uma lista com os melhores jogos grátis do Steam 2021. Isto é, minha intenção é mostrar que você pode sim, ter belas experiências sem ter que gastar um único centavo, a não ser que queira investir em itens cosméticos e certos bônus, é claro. Enfim, tenho certeza de que a minha lista vai ter alguma indicação adequada ao seu gosto pessoal. Por isso, peço que não deixe de acompanhar até o fim… vamos dar uma olhada?

Albion Online

Abrindo a minha seleção com os melhores jogos grátis do Steam 2021, temos o MMORPG sandbox Albion Online, que foi lançado em 2017 como uma opção buy-to-play, mas acabou transitando para o modelo free-to-play em 2019. Assim como acontece com os melhores jogos sandbox, esse título dá aos players um nível de liberdade enorme e, por isso, consegue prender a atenção de todos por um bom tempo. Para completar, as opções PVP também garantem excelentes disputas. Vale a pena conferir!

Apex Legends

Sendo um dos ícones do gênero Battle Royale, Apex Legends, de 2019, é uma opção que dispensa comentários. Apesar de seguir a ideia do “o último a ficar de pé vence”, o game conta com elementos típicos dos famosos hero shooters e ainda oferece mecânicas diferenciadas, que tornam a jogatina bem movimentada. Cabe destacar também que o título está sempre recebendo novidades e “flertando com outros gêneros”, o que acaba abrindo margem para algumas inovações.

Battlerite Royale

E já que citei um Battle Royale diferenciado logo acima, nada mais justo do que mencionar outro. Nesse caso, ressalto que Battlerite Royale, de 2018, oferece um gameplay competitivo que pode acabar atraindo os fãs do gênero MOBA também. Pois é! Os conflitos do game têm um “ar de LoL” e o jogo apresenta algumas singularidades que o tornam uma opção bem atrativa. Portanto, se você deseja encarar uma jogatina desafiadora e disputas bem originais, é bom não deixar de experimentar esse game.

Brawlhalla

Na ativa desde 2017, Brawlhalla é aquele tipo de jogo no qual o player acaba ficando preso. Isso mesmo! O game oferece conflitos bem movimentados e suas ideias simples são tão divertidas que é fácil a gente ficar viciado. Em linhas gerais, esse é um game perfeito para quem curte jogos no estilo Super Smash Bros. E sim, o título também se destaca por promover crossovers incríveis com franquias de diversas mídias da indústria do entretenimento. Imperdível!

Conqueror’s Blade

Apesar de dividir opiniões, Conqueror’s Blade é aquele tipo de game que nos faz pensar algo do tipo: “esse jogo não pode ser gratuito”. Lançado em 2020, o título apresenta gráficos de alta qualidade e algumas ideias muito interessantes, promovendo conflitos de grandes proporções e com um profundo ar estratégico. Além do mais, diversos updates continuam sendo liberados para a aventura com uma boa frequência, ou seja, o jogo é muito bem cuidado e tem potencial para ficar ainda melhor.

Counter Strike: Global Offensive

Por mais que as regras do seu modelo free-to-play tenham passado por mudanças recentemente, Counter Strike: Global Offensive ainda é uma presença obrigatória em qualquer lista com os melhores jogos grátis do Steam. Aliás, mesmo já sendo um clássico de 2012, é sempre bom ressaltar que o game ainda é um dos mais populares da loja da Valve e um dos maiores ícones do mundo dos eSports. Sendo assim, aqueles que decidem apostar no jogo não demoram muito para perceber que fizeram a escolha certa.

Dead Maze

Graças às suas construções coloridas e sua perspectiva isométrica, Dead Maze, de 2018, consegue oferecer uma aventura diferente, mesmo com uma temática “batida” (como é o caso da ideia de apocalipse zumbi). Com foco em uma experiência narrativa e diversas mecânicas curiosas, esse título consegue garantir bons momentos para jogadores casuais e jogadores hardcore. Em suma, temos aqui um “prato cheio” para quem ainda curte a ideia de encarar hordas de zumbis famintos.

Dota 2

Referência no mundo dos eSports e no gênero MOBA, Dota 2 é um game que não precisa ser jogado para ter a sua grandeza reconhecida. Afinal, desde 2013, o jogo da Valve vem fazendo enorme sucesso e alcançando números surpreendentes. E melhor, a aventura segue recebendo novidades (alguns spin-offs) e mantendo os jogadores devidamente entretidos. Então, se você não quer perder muito tempo analisando outras opções gratuitas, pode encarar esse grande game sem medo.

EVE Online

Sabe aqueles games que superam o teste do tempo e conseguem manter uma comunidade engajada por muitos e muitos anos? Bem, poucos jogos se encaixam nesse grupo e EVE Online é um deles. O game foi lançado em 2003 e todos os players que ainda se dedicam à aventura fazem isso com muito compromisso, quase como se o título fosse uma religião. E o interessante é que estamos falando de um clássico que não tem medo de se reinventar. Isto é, a aventura está sempre com novidades e expandindo ainda mais a sua influência. Lenda!

GWENT: The Witcher Card Game

Lançado em 2016, GWENT: The Witcher Card Game, foi o jogo que transportou o rico universo da franquia The Witcher para o segmento dos jogos de cartas colecionáveis (CCG ou TCG). Esse tipo de adaptação nem sempre dá certo, mas esse não é o caso aqui. O título tem mecânicas muito divertidas e seus conflitos têm um ar dinâmico que sempre garante boas disputas. Sem contar que o número de cartas é enorme e as novidades continuam chegando de tempos em tempos. Ótima opção.

Krunker

Sendo o jogo menos badalado desta lista com os melhores jogos grátis do Steam, Krunker (2021) pode causar certo estranhamento, ainda mais quando o analisamos apenas pelo seu visual simples. No entanto, o fato é que esse é um shooter de primeira pessoa capaz de surpreender qualquer um, graças ao seu gameplay movimentado e à sua física apurada. Ademais, o jogo tem uma pegada muito bem-humorada, o que sempre deixa os players mais envolvidos com a jogatina. Excelente!

Neverwinter

Garantindo aventuras memoráveis para os fãs de MMORPGs desde 2013, Neverwinter é um jogo que consegue realmente transportar os players para um mundo fantasioso e promover uma experiência verdadeiramente “role-playing”. É importante mencionar também que a história e o mundo do jogo são inspirados no lendário Dungeons & Dragons, o que não exige muitas explicações e acaba nos ajudando a entender a qualidade do jogo. Com toda a certeza, essa é uma opção que não decepciona os fãs de RPGs.

Paladins

Citado por muitos como a melhor alternativa gratuita ao lendário Overwatch, Paladins, de 2016, é um dos expoentes máximos entre os chamados Hero Shooters e merece total atenção por conta dos seus modos de jogo envolventes e seu sistema de classes (que favorece bastante a jogatina em equipe). Outro grande destaque do jogo é o nível de profundidade dos campeões. Todos têm belas histórias e sempre conseguem cativar os players. Sem dúvidas, esse é um dos melhores jogos grátis do Steam.

Path of Exile

Na posição central desta lista, temos o eletrizante Path of Exile, que foi lançado em 2013 e é um dos poucos games que conseguiram sair da sombra da franquia Diablo e fazer sucesso por suas próprias forças. Sim, é verdade que o jogo aposta em construções que remetem à série da Blizzard, mas já faz um bom tempo que a experiência vem sendo aprimorada, o que colocou o título em um patamar muito elevado dentro do segmento dos Action RPGs com uma pegada Hack and Slash. Grande jogo!

Rogue Company

Rogue Company foi lançado em 2020, mas sua estreia no Steam só aconteceu em 2021, após o fim de um contrato de exclusividade com a Epic Games Store. De qualquer forma, a chegada à loja da Valve só fez bem ao jogo, já que ele ganhou o reforço de mais um grande número de players e seu sucesso motivou a chegada de mais pacotes de conteúdo. De uma forma resumida, o jogo é muito indicado para quem curte tiroteios online que se passam sob uma perspectiva de terceira pessoa. Não deixe de analisar essa opção com carinho.

RuneScape e Old School RuneScape

E esta lista “esbarra” agora em uma dupla lendária. Isso mesmo! RuneScape (2001) e Old School RuneScape (2013) são alternativas muito adequadas para quem curte MMORPGs “à moda antiga”. Na verdade, apesar de os títulos serem tratados como dois jogos distintos, estamos falando do mesmo jogo, sendo o primeiro a versão original, que evoluiu com o tempo, e o segundo uma versão que manteve as construções iniciais do jogo. Enfim, seja escolhendo o jogo original ou a “versão nostálgica”, o player vai acabar entrando em uma aventura digna de nota, o que é sempre bom!

Shadowverse CCG

Dentre os muitos jogos de cartas colecionáveis que encontramos no Steam, Shadowverse CCG é um dos poucos que reúnem todas as características que costumam cativar os fãs do gênero. O game foi lançado em 2016 e conseguiu encantar a todos com suas belas construções “no estilo anime”, seu gameplay dinâmico e seu profundo ar estratégico. Como costuma acontecer com games desse tipo, a jogatina online sempre é um atrativo adicional e as competições são bem acirradas. Logo, sugiro que não deixe de experimentar esse game.

Spellbreak

Mesmo antes do seu lançamento oficial, que aconteceu em 2020, Spellbreak já chamava a atenção por ser um Battle Royale diferente, no qual a magia era a ferramenta de destruição dos personagens. Daí, com o passar do tempo, o título foi evoluindo e começou a receber pacotes de conteúdo diferenciados, que apresentavam narrativas envolventes e novas mecânicas. No fim das contas, hoje o game é uma opção de entretenimento completa, que garante experiências PVP e PVE de alto nível. Preciso dizer algo mais?

Splitgate

Com a promessa de um gameplay que mescla elementos da franquia Halo com alguns aspectos imortalizados pela série Portal, Splitgate, de 2019, logo chamou a atenção dos fãs de jogos de tiro online. Porém, as ideias arrojadas do game também chamaram a atenção de muitos investidores. Por conta disso, de uns tempos para cá, o título tem apresentado novidades e números impressionantes. Sem contar que seu sucesso no mundo dos eSports parece ser apenas uma “questão de tempo”. Não deixe de fazer um “test-drive” nessa aventura.

Super Animal Royale

Lançado durante o “boom” dos jogos Battle Royale (2018), Super Animal Royale conseguiu conquistar um espaço em meio à acirrada competição e sobreviveu com méritos, graças à suas ideias criativas, ao seu gameplay divertido e suas construções simples. Em síntese, o game promove conflitos entre até 64 players, que assumem o comando de alguns animais “fofinhos”, mas com uma alto poder de destruição. Dado o seu ar cômico, o jogo é uma opção perfeita para uma jogatina casual, mas ainda emocionante.

Super Mecha Champions

Após ter feito muito sucesso nos dispositivos móveis, Super Mecha Champions estreou no Steam em 2018 e rapidamente se tornou uma das opções favoritas de um bom número de jogadores. Dotado de comandos simples e gráficos muito bonitos, o jogo ainda tem uma pegada que remete aos animes da franquia Gundam, o que é um adicional muito interessante. E como o jogo foi adaptado dos celulares, seus comandos simplificados são ótimos para quem deseja uma experiência mais casual.

Team Fortress 2

Clássico de 2007, Team Fortress 2 é considerado como um dos melhores jogos de ação de todos os tempos, sendo também uma grande lenda do segmento dos eSports. Como seu nome sugere, o game é uma ótima opção para quem curte uma boa jogatina em equipe. A experiência pode ser aproveitada em diversos modos de jogo e todos eles exigem que os times entendam e explorem as variações do sistema de classes da melhor maneira possível, ou seja, temos aqui uma opção muito estratégica e divertida.

Trove

Descrito pelos seus desenvolvedores como o melhor MMO de ação de todos os tempos, Trove (2015) é também um dos melhores jogos grátis do Steam (e sem fazer muito esforço). Por mais que os gráficos baseados em voxels não sejam muito bem aceitos por alguns players, o fato é que o título consegue garantir conflitos épicos e experiências incríveis, que podem (e devem) ser compartilhadas com outros players. Esse é um jogo que sempre consegue cativar e surpreender.

Unturned

Falando em jogos surpreendentes, Unturned (2017) é mais um jogo baseado em voxels e que também se encaixa nessa classificação. De uma forma resumida, o game coloca os players no meio de um apocalipse zumbi e os desafia a sobreviver da forma que for possível. Logicamente, a tarefa não é nada simples, já que o ambiente é hostil e os mortos-vivos estão por todos os lados. Porém, no fim das contas, o game sempre cumpre a função de divertir com total eficiência.

Warframe

Ação intensa em terceira pessoa, um mundo “sci-fi fantasioso”, personagens cheios de estilo… essas são algumas das principais características do excelente Warframe, de 2013. Quem vê o jogo fazendo tanto sucesso hoje nem se lembra que sua estreia foi bem atribulada. Felizmente, o título se recuperou a tempo e segue promovendo conflitos eletrizantes entre os players, com direito a diversos pacotes de conteúdo sendo liberados de tempos em tempos. Ótima opção para quem procura por doses extras de adrenalina!

War Thunder

Funcionando como um verdadeiro simulador de guerra, War Thunder, de 2013, dá aos players a oportunidade de assumir o controle de veículos com um alto poder de destruição. E a versatilidade das batalhas e variações do gameplay é o principal ponto alto do game, já que você pode optar por conflitos em terra (com tanques), em alto mar (com navios armados até os dentes) e no ar (com aviões e helicópteros). Lembrando que todos os veículos são baseados em modelos reais, o que acaba deixando a experiência muito mais imersiva.

Yu-Gi-Oh! Duel Links

Dando “um basta” nessa bela sequência com os melhores jogos do Steam 2021, temos o envolvente Yu-Gi-Oh! Duel Links, que foi lançado em 2017 e surgiu para dar aos fãs de um famoso jogo de cartas real a oportunidade de viver experiências no mundo digital. Esse game é um dos melhores CCGs (ou TCGs) disponíveis na atualidade e sua grande comunidade sempre acaba garantindo uma boa recepção (bem disputada, claro) para aqueles que curtem uma jogatina competitiva. Imperdível.