A Way Out e mais: Lista traz os 20 Melhores Jogos Co-op Online para jogar no PC (2021)

Publicado em 05/11/2021 - 07h45 por Yohan Bravo

Os melhores jogos co-op são aqueles cujas mecânicas conseguem colocar os jogadores para trabalhar em equipe, provando que provérbios como a “união faz a força” e “duas cabeças pensam melhor do que uma” realmente fazem sentido. E melhor, um game cooperativo pode se encaixar em diversos gêneros, o que acaba expandindo as possibilidades de diversão. Enfim, como você já deve ter imaginado, sou fã de jogos desse tipo e, por esse motivo, resolvi montar uma seleção com 20 títulos que merecem a atenção de quem não dispensa uma jogatina de qualidade ao lado de outros players… bora conferir as sugestões?

Não deixe de conferir:

A Way Out

Descrito como uma aventura “exclusivamente cooperativa”, A Way Out, de 2018, é o título perfeito para abrir esta lista com os melhores jogos co-op. E não, a descrição mencionada não é um exagero. Para poder encarar essa aventura, cujo objetivo é promover uma fuga espetacular de uma prisão, os players realmente precisam trabalhar juntos. Vale ressaltar também que esse título tem uma trama tão bem desenvolvida que às vezes parece que estamos acompanhando um filme. Muito bom!

Back 4 Blood

Sendo um dos jogos mais recentes desta lista (outubro de 2021), Back 4 Blood acaba sendo aquele título que apresenta algumas das mecânicas mais modernas e gráficos de alta qualidade. Além do mais, o game garante um bom nível de adrenalina, já que sua premissa básica consiste em colocar os players no centro de um apocalipse zumbi. E o mais interessante é que, além do gameplay eletrizante, o game tem uma campanha muito envolvente e garante boas horas de entretenimento para até quatro jogadores. Não deixe de conferir!

Borderlands 3

Borderlands 3 (2019) é um dos meus jogos favoritos exatamente por conta da forma como ele consegue envolver os jogadores e promover missões que exigem muito trabalho em equipe. Além disso, o jogo, assim como seus antecessores, é marcado por uma história cheia de momentos emocionantes, uma quantidade assustadora de armas e elementos de RPG muito bem integrados com as mecânicas típicas de um jogo FPS. Em suma, estamos falando de uma aventura praticamente obrigatória.

Castle Crashers

Dentre todos os jogos desta lista com os melhores jogos co-op, Castle Crashers, de 2012, é aquele que mais remete aos lendários jogos Beat ‘em Up, que sempre foram conhecidos por promover experiências cooperativas memoráveis. Isto é, o game segue a fórmula de “andar e bater”, mas dá aos players a chance de controlar cavaleiros habilidosos e destemidos, que podem fazer uso de diversos tipos de armas medievais. Para completar, o título ainda conta com um estilo visual muito bonito e original. Imperdível!

Deep Rock Galactic

Deep Rock Galactic, conhecido por ser um dos games mais bem avaliados da Steam, é mais uma opção que não poderia ficar de fora desta lista. Nessa aventura, que foi lançada em 2020, temos os famosos Dwarfs (conhecidos como anões aqui no Brasil) explorando cavernas cheias de perigos em diversos planetas. E não, eles não usam armas medievais. Pelo contrário, os equipamentos dos personagens seguem por uma linha sci-fi e têm um alto poder de destruição. Sem dúvidas, esse é um jogo que não pode ser deixado de lado.

Don’t Starve Together

Don’t Starve Together, de 2016, nasceu exatamente para funcionar como uma expansão standalone multiplayer do clássico  Don’t Starve, de 2013. Isto é, seus criadores decidiram que o game funcionaria muito bem em um esquema co-op e resolveram colocar a ideia em prática, criando um “jogo separado”. E sim, a aventura é memorável, pois força os players a fazerem de tudo para sobreviver em um mundo sombrio e carente de recursos. Lembrando que, assim como o título original, esse game também é extremamente desafiador.

It Takes Two

Como seu próprio título sugere, It Takes Two, de 2021, é uma opção na qual os players são obrigados a contar com o apoio dos amigos. Aliás, existe até um chamado “Passe de Amigo” para convidar uma pessoa a se unir à jogatina de forma gratuita. Bem, de todo modo, o fato é que essa é uma aventura memorável, na qual todos os desafios foram idealizados para colocar à prova o provérbio “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Ademais, os gráficos são excelentes e a história consegue deixar tudo ainda mais interessante.

Left 4 Dead 2

Voltando a falar sobre um título que foca na promoção de um apocalipse zumbi, esta lista “esbarra” agora no ótimo Left 4 Dead 2, que foi lançado em 2009. Apesar de já ser um “clássico moderno”, o game nunca falha em garantir momentos com altos níveis de adrenalina. De modo geral, a premissa básica do game é bem simples (matar zumbis), mas é a execução que acaba chamando a atenção, já que o gameplay conta com elementos bem imersivos e muitas opções para quem curte “largar o aço” nos mortos-vivos.

Minecraft

Lançado oficialmente em 2011, Minecraft logo se tornou um dos maiores fenômenos do mundo dos games, oferecendo aos jogadores uma experiência dotada de elementos de jogos sandbox e aventuras de sobrevivência. Por mais que seus gráficos baseados em voxels acabem deixando as coisas com um “ar infantil”, suas mecânicas criativas conseguem “prender a atenção” de quem decide apostar nelas. Sendo assim, sugiro que não deixe de juntar os amigos para fazer um “test-drive” nessa ótima aventura.

Monster Hunter World

Para quem está em busca de uma experiência cooperativa emocionante, Monster Hunter World (2018) é, com toda a certeza, uma das melhores opções disponíveis. Em linhas gerais, o game coloca os players no papel de caçadores e os desafia a derrubar feras assustadoras e mortíferas. Sim, a ideia é bem básica, mas é só quando a gente decide embarcar na aventura com uma boa equipe que é possível perceber como tudo pode ficar interessante. Sem contar que o mundo do jogo é incrível e suas mecânicas são muito eficientes. Ótima alternativa.

Overcooked! 1 e 2

Entrando na segunda metade desta lista com os melhores jogos co-op, temos uma dupla de títulos cujo potencial só pode ser verificado durante uma jogatina com mais de um player. Pois é! Overcooked! (2016) e Overcooked! 2 (2018) são opções que até possuem um modo single-player, mas ganham muito quando há mais pessoas para encarar os desafios. E, claro, os desafios são enormes. Apesar de o objetivo das aventuras focar na montagem e entrega de refeições para os clientes, tudo acontece de uma forma extremamente caótica. Resumindo, essa é uma dupla de alto nível.

Remnant: From the Ashes

Descrito por muitos como uma das melhores surpresas de 2019, Remnant: From the Ashes é um jogo de tiro em terceira pessoa que segue as ideias básicas dos chamados jogos soulslike, ou seja, seu nível de dificuldade é uma característica marcante. Na verdade, o game até possui um sistema que aumenta os desafios à medida que mais players ingressam na aventura. Logo, essa é uma opção muito interessante, mas que vai exigir um trabalho em equipe perfeito para ser superada.

Sky: Children of Light

Graças ao seu estilo visual e seus cenários magnânimos, Sky: Children of Light, que estreou em 2019, consegue promover uma aventura relaxante e ainda assim envolvente. De modo geral, o game foca na exploração de reinos com características marcantes e na promoção de experiências sociais. Essa é uma alternativa diferenciada que pode chamar a atenção de players que preferem histórias emocionantes e um gameplay mais tranquilo. Não deixe de dar uma olhada!

Stardew Valley

Mesmo sendo um daqueles típicos jogos de fazenda, Stardew Valley, de 2016, conseguiu se tornar um fenômeno do mundo indie por agregar “em sua fórmula” elementos oriundos de outros gêneros, com vistas a promover uma experiência mais envolvente. E a ideia deu muito certo! O game se tornou um dos mais bem avaliados da Steam e ainda conta com uma base de jogadores enorme. Logicamente, parte do seu sucesso é devido ao fato de a aventura ser ótima para quem deseja compartilhá-la com os amigos.

Terraria

E como falei em fenômenos do mundo indie, acabo sendo obrigado a citar o incrível Terraria nesta lista com os melhores jogos co-op. O game estreou em 2011 e também conseguiu surpreender a indústria dos jogos, ao oferecer ideias que ajudaram a popularizar o segmento dos jogos de sobrevivência. Certamente, mesmo apresentando gráficos 2D muito simples, essa é uma opção que vai garantir a diversão de qualquer grupo de jogadores. Portando, podemos dizer que essa é mais uma jornada obrigatória.

Tribes of Midgard

Oferecendo um mundo inspirado na mitologia nórdica (que já é um atrativo e tanto para muita gente), Tribes of Midgard, de 2021, é um jogo que conta com um “pacote” cheio de mecânicas oriundas dos mais diversos gêneros e desafia os players a sobreviverem frente a perigos inimagináveis. No que diz respeito às mecânicas co-op, o game é um espetáculo à parte, já que os players podem montar uma tribo com até 10 membros e trabalhar juntos para fazê-la crescer ao máximo. Assim sendo, vale a pena apostar nessa aventura.

Valheim

Grande surpresa de 2021, Valheim deixou a indústria dos games boquiaberta ao promover milhões de vendas em pouco tempo, mesmo ainda estando no regime Early Access. Contudo, observando bem, percebemos que o jogo parece ter sido projetado para o sucesso, já que temos mecânicas oriundas de gêneros populares, um mundo baseado na cultura nórdica, opções para uma jogatina cooperativa de alto nível, belos gráficos, enfim… Essa é mais uma aventura obrigatória. Detalhe, os elementos oriundos dos chamados jogos roguelike tornam as coisas bem complicadas em certos momentos. Prepare-se!

Warframe

Por mais que já tenha alguns bons anos de vida (lançado em 2013), Warframe continua sendo um bom destino para aqueles que buscam por experiências co-op regadas a altos níveis de adrenalina. O game segue o padrão de jogos de tiro em terceira pessoa, mas consegue se destacar por suas mecânicas de movimentação e sua temática “sci-fi fantasiosa”. E o mais interessante é que, mesmo já estando há muitos anos na ativa, o título continua recebendo updates com uma ótima frequência. Grande aventura!

Warhammer: Vermintide 2

Com seus combates viscerais e o apoio de um nome que dispensa comentários, Warhammer: Vermintide 2 (2018) é um jogo de ação brutal, no qual até quatro jogadores podem unir forças para encarar desafios dignos de nota. Por apostar em uma perspectiva de primeira pessoa, o título promove uma experiência altamente imersiva e faz com que os players sintam que realmente estão dentro do seu belo mundo fantasioso e desolador. Felizmente, ao olhar para os lados, esses players podem ver que seus companheiros estão por perto. Épico!

World War Z: Aftermath

Arrematando esta lista com os melhores jogos co-op, temos World War Z: Aftermath, de 2021, que é uma “versão aprimorada” do World War Z lançado em 2019. Nessa aventura, os players devem trabalhar em equipe para superar hordas de zumbis insanos e esfomeados e a luta sempre consegue garantir altos níveis de adrenalina. E só para constar, o número de adversários é gigantesco (bate até um desespero às vezes), ou seja, é bom você se preparar para encarar desafios surreais.