Free to Play: o documentário da Valve que todos deveriam assistir

Publicado em 23/03/2014 - 12h36 por

Free to Play centra-se no primeiro Torneio Internacional de Dota 2, que aconteceu em Cologne, Alemanha, em 2011. A Competição com maior premiação da história, 1,6 milhões de dólares — até então. O documentário acompanha três jogadores profissionais com histórias de vida bem distintas umas das outras, Lim “HyHy” Yong (Scythe) de Cingapura, Danylo “Dendi” Ishutin (Na’vi) da Ucrânia, e Clinton “Fear” Loomis (Online Kingdom) dos Estados Unidos.

Free to Play: o documentário da Valve que todos devem assistir

O documentário consegue mostrar bem as adversidades que os jogadores profissionais de jogos online enfrentam ao buscarem essa carreira — o sonho —, como a preocupação dos pais com o futuro incerto dos filhos,  a conciliação dos estudos com os jogos, e a instabilidade financeira, e somando à tudo isso as histórias pessoais de cada um dos três jogadores, como a perda do pai quando Fear ainda era pequeno, a infância difícil que Dendi enfrentou, e o término do namoro recente que HyHy encarou, que deixam o filme ainda mais envolvente. A competição de 1,6 milhões de dólares aparece como a resposta para quase todos esses problemas, como a grande oportunidade de calar a boca de todos aqueles que duvidavam deles.

A Valve acerta em nos ajudar a entender como surgiu e como vem evoluindo o e-sport, também nos mostra o quanto popular é esse esporte na Ásia, e como vem se espalhando pelo mundo.

Free to Play não é um filme sobre um jogo, não é necessário jogar Dota 2 para entendê-lo. É um filme sobre as tribulações que todos nós sofremos quando buscamos um sonho, por isso é tão fácil de se identificar. É um filme que nos motiva a continuar em frente, e merece ser assistido por todos, ainda mais aqueles que estão em busca de um sonho.

Free to Play está disponível em Inglês no Youtube, mas pode ser assistido com legendas em Português na Steam, gratuitamente.

Leia mais sobre: