Duelyst

Publicado em 08/08/2016 - 17h26 por Márlon Vieira

Apesar de parecer simples de início, definir “Duelyst” é uma tarefa um pouco mais complicada do que pensamos inicialmente, já que o jogo é uma mistura de cardgame, estratégia por turnos e competição de territórios, sendo que o visual pixel-art faz com que o jogo ganhe destaque dentro do gênero, sendo que o mesmo chegou ao mercado depois de uma campanha de crowdfunding bem-sucedida, onde os jogadores tem que coletar centenas de cartas, enfrentando dificuldades cada vez maiores e desafios que que permitem desafiar técnica e habilidade de cada jogador.

Duelyst” é um jogo de estratégia por turnos desenvolvido e publicado pela CounterPlay Games, onde o jogador terá a possibilidade de colocar seu General para batalhar com outras cidades-estado em um campeonato que visa definir quem receberá o grande prêmio da competição, o que pode levar a emocionantes disputas onde planejamento e habilidade são fundamentais.

O jogo permite escolher entre seis diferentes heróis e duzias de cartas que representam cada uma das “cidades-estado”, ou seja, os decks iniciais que o jogador terá acesso, buscando coletar as melhores cartas de criaturas, efeitos e magias, sendo que os esquemas de jogo de Duelyst podem ser árduas mesmo para jogadores mais experientes de cardgames e de jogos de estratégia em geral.

Os principais elementos de Duelyst que você deve conhecer são:

Screenshot03

Gráficos em estilo próprio: Um dos elementos mais atraentes de Duelyst é seu visual inspirado nos jogos retrô, sendo que o estilo visual do jogo, baseado em games famosos, é um prato cheio para os saudosistas, já que seus personagens são magistralmente desenvolvidos nesse estilo, carregando o jogo de uma nostalgia bastante bem-vinda, mas sem deixar de lado a qualidade visual e a estética próprias do jogo, carregada de identidade.

O jogo oferece uma identidade visual bastante atraente e única, reunindo estilos gráficos distintos, que flertam com o pixel-art, com os gráficos mais avançados e mesmo com um certo visual cartunesco, mas sem deixar de lado a qualidade gráfica e a beleza estética, pontos fortes de Duelyst.

Imensa variedade de cartas para colecionar: Outra questão bastante interessante de Duelyst é a variedade de cartas disponíveis, dentre efeitos, criaturas e magias, o que fará com que o jogador se mantenha ocupado por um longo tempo e também que ele busque obter cartas cada vez melhores.

É possível desenvolver decks elaborados e bastante diferenciados, que permitirão uma grande variedade de estratégia para seus jogadores, garantindo que cada partida seja diferente e ofereça desafios e estratégias distintas, seja pela construção do deck, seja pela forma de jogo do adversário ou mesmo pelas cartas que cada um possui, o que torna o game especialmente interessante para aqueles mais dedicados.

Modo de desafios: Outro elemento que gostamos bastante e que pode aumentar a durabilidade do jogo para os entusiastas é seu modo de desafio, que permite ao jogador realizar uma série de desafios e puzzles baseados na classe escolhida.

Cada desafio é elaborado de maneira a testar habilidades e conhecimentos específicos do jogador, como construção de decks, elaboração de combos de cartas e mesmo sua habilidade de estratégia sobre pressão, sendo que muitos dos elementos servem também como treinamento para o modo competitivo do jogo, que exige habilidades e conhecimentos mais avançados do que as partidas casuais.
O que nos agradou em Duelyst? Quais os elementos mais interessantes?
Por trazer uma estética diferenciada, uma jogabilidade bastante interessante e por oferecer mecânicas atualizadas e divertidas para o gênero dos cardgames de estratégia, colocando realmente a estratégia como fator importante do conjunto, Duelyst é um jogo atraente e que oferece diversos elementos interessantes para os jogadores, tanto para os mais casuais, quanto para os jogadores hardcore, que encontrarão no modo de desafios e nas partidas com ranking um incentivo para suas disputas.

Confira os elementos que mais nos agradaram e motivos pelos quais gostamos de Duelyst

Screenshot01

Gráficos bonitos e de estilo próprio: Um dos charmes e grandes atrativos de Duelyst está em seu visual bastante interessante e divertido, que se utiliza de um estilo de arte visualmente atraente, perfeito em cada pixel, mas o faz de maneira cuidadosa e magistral, que oferece ao jogo identidade e faz com que ele se destaque.

Além de contar com um visual único e exclusivo, um dos atrativos de Duelyst está em sua execução visual primorosa, que conta com animações bem-feitas e iluminação de qualidade, sendo que a animação dos personagens é um destaque a parte, o que faz com que a imersão seja muito intensa, algo bastante raro para um jogo de cardgame estratégico como esse.

Além disso, todos os personagens, menus, ambientações e mesmo as cartas do jogos apresentam visual único e são surpreendentemente bem-feitas e de qualidade visual incrível, o que faz com que o jogo prenda a atenção e seja confortável mesmo em longas jogatinas.

Realmente estratégico: Uma das questões que mais nos agradaram nas partidas de Duelyst é que o jogo realmente exige estratégia de seus jogadores para ser bem desenvolvido e táticas estudas para se garantir vitorioso ao longo das partidas, sendo que jogadores de Heartstone e Hero Academy se sentirão confortáveis com o gameplay de Duelyst, apesar deste último ser mais estratégio.

Um dos destaques do jogo é que seu general não é apenas uma representação estática, como em Heartstone e outros jogos similares, mas uma unidade, que pode atacar, ser atacada, ser curada ou mesmo receber buffs e upgrades ao longo das partidas, contando com pontos de ataque e pontos de vida que, se esgotados, significam o fim da partida, o que faz com que os combates sejam mais emocionantes e também mais racionais.

Por ser necessário estratégia não somente para atacar seu inimigo, mas também para proteger seu general e dispor as unidades da melhor maneira possível, Duelyst se destaca como um jogo de estratégia bastante interessante e que pode fazer a felicidade daqueles que não se contentam com o nível de desafio de Heartstone e similares.

Cartas diversificadas e muitas possibilidades: O jogo traz uma grande variedade de cartas, como monstros, divindades e magias, trazendo uma diversidade incrível para Duelyst, sendo que a variedade vai muito além dos típicos buffs, debuffs, danos, regeneração de vida ou mesmo unidades que entram no jogo apenas para fazer número.

Trazendo um incrível material introdutório, o jogo conta com diversos desafios para ensinar o jogador como utilizar melhor as cartas e suas vantagens, que podem oferecer barreiras, teleportar unidades, atacar uma fileira toda, voar, fugir, dentre outras vantagens e elementos que tornam as estratégias de jogo bastante variadas e interessantes, fazendo com que seja possível desenvolver seu próprio estilo de jogo.

Além de contar com um modo multi-player e com desafios, o jogo também conta com um modo de treino para um jogador, além de uma ladeira de desafios, ranqueada, que deve atrair os jogadores mais hardcore, que aprenderão a utilizar combos cada vez mais complicados e poderosos, o que torna o modo competitivo bastante atraente dentro de Duelyst.

[wp-review]

 

Leia mais sobre: