O simples e surpreendente “Paladins”

Publicado em 17/10/2016 - 19h15 por Márlon Vieira

Paladins” é um FPS cooperativo gratuito desenvolvido e publicado pela já conhecida Hi-Rez Games. “Paladins” chamou a atenção por sua semelhança com bombástico e celebre “Overwatch“, porém o jogo ainda consegue ter uma independência e trazer qualidades distintas.

Mesmo em sua versão Beta Aberto, o jogo apresenta uma versão bem desenvolvida e com características bem vivas e claras, ainda temos que relevar algumas falhas presentes e melhorias que irão surgir com o tempo.

Uma informação inicial bem interessante que deve ser frisada, é que “Paladins” está totalmente em português, sendo uma grande facilidade e atrativo para o público brasileiro.

 

Recompensas, diversos servidores e comuns estilos de jogos

 

Como a maioria dos MMOs e MOBAs, “Paladins” disponibiliza recompensa de pontuações, habilidades e moedas para pessoas que entram todos os dias no jogo.

Também está disponível cinco servidores para serem escolhidos: América do Norte, Europa, Austrália, Ásia e Brasil. Sendo mais um atrativo grande para o público nacional que tem interesse em jogar e encontrar com facilidade outros players brasileiros.

O jogo apresenta quatro opções de modos para jogar. O casual que é uma batalha quatro contra quatro de dominação e levar o carrinho até certo ponto, o competitivo, que é bloqueado, que é para conquistar e fazer certos desafios, o treinamento para melhorar e aperfeiçoar suas técnicas e o personalizado onde se pode escolher a quantidade de jogadores e o estilo de jogo.

 

As quatro funções típicas

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“Paladins”, como todo o MOBA, apresenta personagens com funções para o jogador escolher no qual se adapta melhor. Temos diversos campeões, no caso os personagens que são jogáveis, divididos entre diversas funções. Cada personagem tem suas habilidades especificas conforme sua função, que serão melhores explicadas mais a frente.

Entre as funções temos:

Suporte: Uma das funções clássicas de todo o MOBA. Ele tem como total missão dar suporte para a equipe, dando aumento na quantidade de vida e aperfeiçoando a qualidade das habilidades. Eles são personagens rápidos, que devem ficar longe do centro dos ataques, mesmo tendo algumas habilidades de ataque a distância. Suas principais habilidades são de cura e de restauração, além de conseguir atrapalhar, ou até mesmo atacar, os inimigos.

Tanque: O personagem mais forte e resistente do jogo. Sua principal missão é ir à frente à zona de ataque e tentar eliminar o máximo de inimigos possíveis. Sua vida é muito grande, conseguindo tomar bastante dano. São personagens lentos e troncudos, e consegue atacar, na maioria das vezes, próximo ao inimigo. Boas partes dos personagens também conseguem criar um escudo para a defesa, tanto dele quanto de algum ponto que deve ser protegido. Suas principais habilidades são de ataques, tendo uma de defesa.

Dano: Sua principal missão no campo de batalha é eliminar inimigos. Suas habilidades são focadas exclusivamente em ataques e habilidades que ajudam a criar e melhorar a estratégia de ataque. Sua habilidade de defesa, se assim pode dizer, é um auxilio para fugir de alguma batalha intensa, até recuperar a vida. Não são os personagens mais fortes, porém consegue aguentar uma batalha. Sua velocidade varia bastante dependendo do campeão escolhido, porém são ágeis no geral. É possível utilizar habilidades de stealth para surpreender os adversários.

Flanco: São personagens rápidos, que devem atacar pelos flancos, como já diz o nome da classe, sem serem muito percebidos. Suas habilidades tem bastante foco em tele transporte, aumento da velocidade, alcançar lugares mais altos com mais rápidos e ataques rápidos e diretos. São extremamente velozes e furtivos. É uma classe importante para ajudar ao ataque ou à defesa sem ser percebido, morrendo bem pouco.

Um bom número de funções, muitas vezes ocorrendo certo desequilíbrio entre elas, principalmente quando certos campeões são escolhidos.

 

As diversificadas habilidades e suas cartas

cartaspaladins

Cada campeão possuiu cinco habilidades, para defesa, ataque e especiais, sendo moldadas a partir da classe pertencente do campeão.

As habilidades que o jogo disponibiliza são bem agradáveis e diversificadas. Personagens de mesmas funções no campo de batalha possuem habilidades completamente diferentes, podendo assim deixar o jogador mais próximo, apegado e satisfeito a jogador com um campeão específico. Essa distinção entre as habilidades também deixa o sistema de batalha menos monótono.

O jogo disponibiliza um sistema para criar um arsenal de melhorias para suas habilidades baseadas em cartas. O jogador pode escolher cinco cartas para serem bases de melhoria das habilidades do campeão, que podem ser melhoraras, ainda mais, durante uma partida. É um sistema interessante, que possibilita o jogador a criar uma estratégia melhor para a sua partida, porém as cartas ainda são de poucas escolhas, talvez ainda falte um pouco mais de criatividade construtiva para criar cartas mais específicas e que dão mais excitação ao jogador escolhe-la.

 

A simples, mas divertida, partida entre times

Até então, o modo mais popular do jogo é o casual, partidas entre equipes de quatro contra quatro.

Cada jogador deve escolher um campeão, que ficará até o final da partida com ele, diferente de outros FPS Online onde se pode mudar de personagens a qualquer momento. É uma ideia um tanto arriscada e que prende muito o jogador a sua escolha inicial, principalmente os novatos que ainda estão aprendendo sobre os campeões, porém a maneira de conseguir melhorar suas habilidades durante uma partida, deixa menos submisso.

São dados dois objetivos ao time. O primeiro é conseguir conquistar certo ponto, ficando no local o maior tempo possível, antes da outra equipe. O outro é conseguir levar, ou não deixar a outra equipe levar, um carrinho até outro ponto.

Esses dois simples objetivos causam uma boa tensão entre as equipes, caso elas consigam se organizar bem e escolham os personagens corretas. A simplicidade é uma escolha correta, pois as partidas são diretas, rápidas e bem objetivas, sem precisando fazer muitas loucuras ou dilemas, sendo que uma simples organização já é o bastante.

 

A falta de ousadia nos mapas

Não se pode deixar de comparar “Paladins” com “Overwatch”, mesmo ambos tendo suas qualidades e defeitos específicos. Um das grandes diferenças entre os dois é a construção dos mapas por parte dos desenvolvedores. Enquanto o shooter da Blizzard arrisca muito nos mapas, com grandes diferenças entre eles e pontos para fazer suas estratégias, o shooter da Hi-Rez tem seu ponto mais fraco nos mapas, tendo uma construção muito igual sempre, parecendo que está jogando sempre o mesmo.

Esse problema com os mapas em “Paladins” deixa o jogo extremamente monótono depois de certo tempo jogando. Chega um momento que o jogador não aguenta mais toda a semelhança, parecendo que está jogando sempre a mesma coisa em toda nova partida.

Nesse caso, pela questão que querem trazer objetivos simples e de fácil entendimento para os jogadores, de maneira acertada, os mapas deveriam ser o contrário, com ambientações diferentes, pontos para jogador escondido ou partir para batalha direto, e não sendo só uma repetição de ideias. Um dos piores, se não o pior, ponto de “Paladins” – o que pode ser corrigido com o tempo.

 

 Belos gráficos e essencial interface

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Os gráficos são bastante aceitáveis. Eles focam bastante na ideia do menos é mais, sem grandes detalhes e realismo, porém com bastantes cores e nada que deixa os jogadores incomodados ou reclamando de defeitos visuais.

Os ambientes, apesar de serem sempre parecidos, são bem bonitos também, deixando um campo de batalha bem hostil e agradável.

A interface de um MOBA FPS é algo difícil de ser feito, pois qualquer detalhe que seja exagerado ou que falte incomoda bastante o jogador. Felizmente, “Paladins” erra bem pouco aqui. Talvez tenha um pouco de excesso na questão dos botões de ataque aparecem de uma maneira grande e bem exposta na parte inferior da tela, porém não atrapalha durante o combate, além de ajudar o jogador achar facilmente qual botão faz cada habilidade.

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