Como você já deve saber, os melhores jogos cross-play ou cross-platform são aqueles que dão a players com máquinas de jogo distintas a chance de curtir as mesmas experiências online. Isto é, uma pessoa pode estar jogando via PC; outra, via consoles; outra, via dispositivos móveis, mas, no fim todos estarão curtindo a mesma experiência. Com isso, as comunidades ficam muito mais engajadas e as experiências acabam ficando bem mais divertidas. Porém, para que essa jogatina multiplataforma possa acontecer, os jogos devem oferecer o devido suporte. E sim, foi justamente para apresentar opções que garantem esse tipo de gameplay que eu resolvi montar esta lista… bora conferir as opções?
Melhores Jogos Cross-play (2024)
1. Among Us (PC, Android, iOS, Switch, PlayStation e Xbox)
Dando início a esta seleção com os melhores jogos cross-play, temos o surpreendente Among Us (2018). Esse game tem uma história engraçada, pois seu sucesso veio de forma tardia. Pois é! Dois anos após a estreia oficial, o título começou a ser aproveitado de forma massiva (muito por conta da pandemia) e logo se transformou em um grande fenômeno. Para você ter uma ideia, o sucesso foi tão grande que os devs até cancelaram a sequência que estava em desenvolvimento. Enfim, o fato é que esse jogo garante uma experiência de dedução social, na qual temos que descobrir impostores em meio a um grupo de players. E como o cross-play está habilitado, toda a comunidade pode participar das partidas sem limitações. Vale a pena conferir!
- Mais informações: site oficial
2. Apex Legends (PC, Switch, PlayStation e Xbox)
Disponível via PC e consoles (a versão mobile foi cancelada), Apex Legends (2019) é um Battle Royale que surgiu quando o gênero já não estava mais “tão em alta” e conseguiu atrair a atenção dos players com algumas ideias bem interessantes. Além de apresentar um gameplay muito movimentado, o jogo tem a vantagem de pertencer ao universo da aclamada franquia Titanfall e ainda conta com um time cheio de heróis estilosos. As batalhas se desenrolam em um ritmo frenético e os devs continuam liberando diversas novidades a cada temporada. Aliás, os criadores do game já deixaram claro que pretendem manter as coisas interessantes por muitos anos, ou seja, esse parece ser um título sólido o bastante para você investir uma boa parte do seu tempo.
- Mais informações: site oficial
3. Black Desert Online (Playstation e Xbox)
Muito elogiado por apresentar construções gráficas impressionantes e um gameplay cheio de ação, Black Desert Online (2014) já passou por diversas fases, mas continua sendo um dos MMORPGs mais populares do mundo. O game conta com diversos personagens com características únicas e muitos sistemas que conseguem prender a atenção dos jogadores. Logicamente, também temos missões especiais, eventos e atividades que acabam deixando a experiência bem diversificada. E só para constar, no ano passado, os devs liberaram um update que conseguiu deixar as coisas ainda mais movimentadas e eles já confirmaram que outro pacote de conteúdo desses vai ser liberado neste ano. Portanto, temos aqui um game que continua sendo muito bem cuidado e tem potencial para se tornar a sua nova aventura favorita.
- Mais informações: site oficial
4. Brawlhalla (PC, Switch, PlayStation, Xbox, Android e iOS)
Agora, se você é fã de jogos de luta, Brawlhalla (2014) é uma opção certeira. O game segue o padrão imortalizado pela franquia Super Smash Bros. e garante disputas em cenários 2D cheios de plataformas. O game está disponível para os mais diversos dispositivos de jogo e garante o cross-play total. Não à toa, sua comunidade continua muito unida e engajada. Outro grande destaque desse jogo é o seu elenco de lutadores. Nos primeiros momentos, cerca de 30 combatentes ficaram disponíveis, mas esse número dobrou ao longo dos anos e há até alguns personagens que pertencem a outras franquias de jogos e produtos da indústria do entretenimento. Em suma, esse é um “prato-cheio” para quem não dispensa uma bela sessão de pancadaria.
- Mais informações: site oficial
5. Dauntless (PC, Switch, PlayStation e Xbox)
Dauntless (2019) não é o game mais badalado do mundo e já passou por momentos melhores, mas ainda dá para se divertir muito encarando os terríveis monstros do jogo. De modo geral, esse título segue aquela fórmula de “caçar grandes feras, ficar mais forte, caçar feras mais fortes, ficar mais forte…”. E a verdade é que essa premissa é explorada de uma forma bem interessante, com direito a personagens que podem ser personalizados de diversas formas, vários tipos de armas, muitas possibilidades estratégicas e, mais importante, opções que garantem uma jogatina cooperativa que sempre rende boas horas de diversão. Sendo assim, podemos dizer que essa é uma opção que ainda merece um lugar em qualquer lista dedicada a apresentar os melhores jogos cross-play disponíveis atualmente.
- Mais informações: site oficial
6. Destiny 2 (PC, PlayStation e Xbox)
Assim como Dauntless, Destiny 2 (2017) já passou por momentos melhores, mas ainda tem atrativos que o fazem merecer atenção. Nesse jogo, temos a chance de desbravar um mundo dotado de uma pegada “sci-fi mítica” e a jogatina se desenvolve de acordo com as regras dos jogos de tiro em primeira pessoa. Contudo, temos mecânicas inspiradas em RPGs e isso acaba deixando a experiência muito mais imersiva. Cabe ressaltar que o jogo funciona com base em um sistema de temporadas, mas também recebe belas expansões de tempos em tempos. Desse modo, os players sempre acabam ficando com algo interessante para fazer. Detalhe: a próxima grande expansão do game vai ser liberada em algum momento deste ano e os devs já prometeram que vão entregar novidades incríveis.
- Mais informações: site oficial
7. Diablo IV (PC, PlayStation e Xbox)
Título mais recente de uma franquia lendária (até o momento), Diablo IV cumpriu a difícil missão de apresentar novidades e ainda manter viva a essência da série de jogos da Blizzard. Na verdade, o game ainda merece elogios por resgatar algumas coisas das duas primeiras aventuras. De forma resumida, esse é um Action RPG Hack and Slash de altíssimo nível, que apresenta um mundo cheio de elementos atrativos e desafia os players com adversários formidáveis e dungeons sombrias. As classes apresentam características que diversificam o gameplay de forma considerável e as temporadas que rolaram até agora conseguiram manter os players bem engajados. Então, acho que essa é uma daquelas opções que todos devem experimentar pelo menos uma vez. E, claro, o jogo também está com uma expansão a caminho.
- Mais informações: site oficial
8. Fae Farm (PC e Nintendo Switch)
Produto dos mesmos criadores do ótimo Dauntless (que eu já citei nesta lista), Fae Farm (2023) é um “jogo de fazendinha” diferenciado, que apresenta elementos típicos dos jogos de RPG e um mundo fantasioso, no qual os players podem viver diversas aventuras. Como não poderia deixar de ser, uma boa parte do tempo de jogo deve ser investida na gestão da fazenda, mas há muitas quests interessantes, dungeons especiais, mecânicas de criação de itens e opções mais voltadas para o lado da simulação. O game também merece elogios por apresentar um clima bem relaxante, o que o torna uma ótima opção para aqueles jogadores que só desejam curtir uma jogatina mais “de boa”. Certamente, essa é uma opção que merece um olhar mais atento.
- Mais informações: site oficial
9. Final Fantasy XIV (PC e PlayStation)
Considerado por muitos como um dos MMORPGs do momento, Final Fantasy XIV (2010) não poderia ficar de fora desta lista com os melhores jogos cross-play, ainda mais agora que o jogo deverá ganhar versões para os consoles Xbox e aumentar ainda mais a sua base de jogadores. É bom lembrar também que o game vai receber uma grande expansão em algum momento deste ano, o que quer dizer que os players vão ter acesso a mais aventuras memoráveis. Ainda assim, tudo o que o título oferece hoje já é incrível. A aventura tem aquele mesmo apelo dos outros jogos da franquia, as histórias são ótimas e as mecânicas de jogo nos fazem querer sempre mais. Logo, podemos dizer que essa é uma alternativa praticamente obrigatória.
- Mais informações: site oficial
10. Fortnite (PC, Mac, PlayStation, Xbox, Switch, Android e iOS)
Por conta de algumas novidades que a Epic Games liberou para o fenômeno Fortnite no fim do ano passado, a ideia de que o jogo se tornou uma espécie de hub de entretenimento acabou ficando ainda mais clara. Isso quer dizer que a experiência hoje vai além daquilo que um Battle Royale costuma oferecer e os jogadores podem encarar desafios musicais, corridas, eventos únicos, grandes colaborações e até mesmo uma aventura LEGO no estilo Minecraft. Isso mesmo! Essa lenda dos games está mais atrativa do que nunca e seus números voltaram a crescer muito nos últimos meses. Assim sendo, acho bom você não deixar de separar um tempo para encarar as muitas atividades divertidas que o título oferece (e é bom tomar cuidado para não “entrar no vício).
- Mais informações: site oficial
11. Genshin Impact (PC, GeForce Now, PlayStation, Android e iOS)
E como eu falei sobre um grande fenômeno logo acima, nada mais justo do que falar sobre outro. Sim, Genshin Impact (2020) continua movimentando as massas e garantindo aventuras incríveis. O gacha da HoYoverse está sempre recebendo novidades interessantes e seu time de personagens continua em expansão, o que quer dizer que os players sempre conseguem ter experiências diversificadas com seus times de combatentes. Apesar de já estar prestes a entrar em seu quarto ano, o título continua sendo um dos mais bonitos (quando falamos em jogos com um estilo anime) e suas histórias ainda conseguem manter os aventureiros devidamente entretidos. Com toda a certeza, essa é uma das melhores opções gratuitas que ainda oferecem suporte para o cross-play. Não deixe de conferir!
- Mais informações: site oficial
12. Hawked (PC, PlayStation e Xbox)
É bem verdade que Hawked (2023) não fez todo o sucesso que prometia, mas o game continua em pleno desenvolvimento (Early Access) e deverá ficar mais atrativo com o passar do tempo. Por ora, a experiência apresenta uma pegada PVPVE que pende para o lado dos jogos de extração e construções gráficas que têm um “ar de Fortnite”. O jogo tem algumas ideias muito interessantes e ainda precisa aprimorar a execução de algumas delas, mas, para um projeto que não está pronto, a jogatina já é bem satisfatória. Lembrando que os devs liberaram um roadmap no início do ano, indicando que diversos updates seriam liberados ao longo dos meses, ou seja, quem está procurando por experiências diferenciadas, que ainda deverão evoluir bastante, não pode deixar de conferir essa aventura.
- Mais informações: site oficial
13. Hunt: Showdown (PC, Xbox e PlayStation)
Outro game que promove belas experiências PVPVE e não poderia ficar de fora desta lista com os melhores jogos cross-play é Hunt: Showdown (2018). O título já chama a atenção em um primeiro momento por conta da sua ambientação sombria e seus elementos sobrenaturais, mas é com o gameplay imersivo que ele realmente consegue cativar os jogadores. Em linhas gerais, o jogo coloca os players no papel de caçadores de recompensas, cujas missões sempre acabam sendo marcadas por conflitos contra algumas criaturas estranhas e outros caçadores. Vale ressaltar que Hunt ainda oferece uma boa série de modos de jogo e continua recebendo updates com uma boa frequência. Dessa maneira, quem decide apostar nessa opção sempre acaba ficando com bons motivos para continuar encarando os desafios.
Mais informações: site oficial
14. KartRider Drift (PC, Xbox Android e iOS)
Falemos agora de uma opção que é perfeita para os fãs da alta velocidade: KartRider Drift (2023). O game segue pela linha dos jogos de corrida no estilo Super Mairo Kart e apresenta um elenco cheio de personagens cativantes. Obviamente, também há uma boa quantidade de carros incríveis à disposição e as opções de customização são muitas. Além disso, temos diversas pistas desafiadoras, muitos modos de jogo, eventos especiais e muito mais. E como os devs continuam liberando novidades com uma ótima frequência, a gente sempre acaba descobrindo algo novo para fazer ou novos motivos para encarar certas competições. Devido a isso, acho justo dizer que o jogo merece pelo menos um “test-drive”, via PC ou dispositivos móveis (com suporte para o cross-play, claro).
- Mais informações: site oficial
15. Ni No Kuni: Cross Worlds (PC, Android e iOS)
“Spin-off” de uma famosa franquia de JRPGs, Ni No Kuni: Cross Worlds (2022) é um “prato cheio” para quem curte aventuras fantasiosas. O game já chama a atenção com seu estilo visual alinhado com os “traços” do Studio Ghibli, mas merece elogios por resgatar as principais mecânicas dos dois jogos da série principal e apresentá-las em um conjunto muito coeso e extremamente divertido. Essa aventura continua recebendo updates com frequência e os eventos comandados pelos devs sempre deixam o mundo do jogo bem movimentado, sem contar que as colaborações que já rolaram foram ótimas. Em síntese, acho justo dizer que o jogo respeita o legado da franquia Ni No Kuni e ainda se posiciona como uma excelente opção para players dos mais diversos estilos.
- Mais informações: site oficial
16. Paladins (PC, Switch e Xbox)
Paladins (2018) não está mais vivendo o seu período “de alta”, mas segue registrando números muito interessantes e garantindo disputas que seguem as premissas básicas dos melhores hero shooters. O game conta com fãs muito fieis e isso faz com que os devs continuem liberando atualizações de tempos em tempos. Dentre seus maiores destaques, o título apresenta um time com diversos campeões distintos, muitas opções de customização, um sistema de cartas que adiciona diversas possibilidades estratégicas às disputas, belos modos de jogo e mecânicas que favorecem o trabalho em equipe. No fim das contas, não é preciso fazer análises muito profundas para entender os motivos que levam o jogo a continuar fazendo a alegria dos fãs mais fiéis. Vale a pena dar uma olhada!
- Mais informações: site oficial
17. Phantasy Star Online 2 (PC e Xbox)
Voltando a falar sobre MMORPGs, temos aqui o excelente Phantasy Star Online 2 (2012). Esse jogo tem uma história curiosa, pois ele ficou um bom tempo “preso ao oriente” e só ganhou uma versão global em 2020. Depois, para deixar as coisas mais interessantes, os devs lançaram uma versão aprimorada, chamada New Genesis. Desde então, o game vem garantindo a diversão de uma base de fãs bem engajada. O título oferece um aventura com uma pegada sci-fi e chama a atenção por apresentar diversas classes interessantes e atividades envolventes, sem contar que alguns eventos especiais são muito divertidos e os combates também são bem movimentados. Por esses e outros motivos, essa é uma alternativa que merece um lugar nesta lista com os melhores jogos cross-play.
- Mais informações: site oficial
18. Rainbow Six Siege (PC, PlayStation e Luna)
Grande nome na cena dos eSports, Rainbow Six Siege (2015) é um FPS que tem uma pegada extremamente competitiva e um gameplay mais voltado para o lado tático, sem contar que os players de uma mesma equipe devem estar em perfeita sinergia, se eles quiserem ficar com a vitória. A experiência é bem intensa e os equipamentos à disposição expandem as opções estratégicas de forma surreal. Com isso, as partidas sempre acabam sendo diferentes umas das outras. É importante ressaltar também que o título é operado por meio de um sistema de temporadas e isso quer dizer que os devs estão sempre liberando novidades capazes de manter o jogo atrativo. E a prova de que esse sistema tem dado certo é o fato de que o game continua muito popular, mesmo após tantos anos.
- Mais informações: site oficial
19. Rocket League (PC, Switch, PlayStation e Xbox)
Unindo dois universos apaixonantes (futebol e automobilismo), Rocket League (2015) não demorou muito para “cair nas graças” dos jogadores. E não foi sem motivos. As disputas desse jogo de “futebol com carros” são sempre muito divertidas e não faltam belas “charangas” para a gente controlar. Cabe lembrar também que esse título se tornou uma opção gratuita em 2020 e suas temporadas foram reiniciadas. E mais, como a desenvolvedora do jogo acabou sendo comprada pela Epic Games, hoje ela tem mais recursos para continuar liberando novidades interessantes. Então, podemos dizer que essa é uma opção que tem potencial para prender a atenção de qualquer tipo de player, com suas ideias diferenciadas e suas disputas eletrizantes. Não deixe de separar um tempo para fazer um “test-drive”.
- Mais informações: site oficial
20. Smite (PC, SWitch e Xbox)
Neste ano, Smite (2014) está completando dez anos de vida e os devs já revelaram que estão trabalhando em uma sequência para o MOBA. Contudo, a verdade é que o jogo continua muito popular e garantindo disputas eletrizantes entre os players. De uma maneira geral, podemos dizer que o título representa o seu gênero com propriedade e se posiciona como uma das opções mais populares, oferecendo confrontos protagonizados por divindades de diversas culturas e panteões. Os combates são sempre bem movimentados e exigem um alto nível de sinergia por parte das equipes. Como bônus, temos mapas muito bem construídos, eventos especiais de colaboração e uma boa série de itens de personalização. Sem dúvidas, esse é um jogo que ainda tem muito a oferecer.
- Mais informações: site oficial
21. Super Animal Royale (PC, Switch, Xbox e PlayStatio)
Apesar de não ser o jogo mais badalado do mundo, Super Animal Royale realizou a façanha de nascer durante o “boom” dos jogos Battle Royale e continuar vivo, o que o faz merecer um lugar nesta seleção com os melhores jogos cross-play. O título apresenta um gameplay muito movimentado e chama atenção por colocar “bichinhos fofinhos” no meio de confrontos violentos. As construções gráficas são bem leves e a perspectiva top-down acaba nos dando uma visão mais geral da ação. Cada partida pode contar com até 64 jogadores e ainda temos muitas opções de personalização, eventos especiais e boas atualizações. Logo, se você é fã de um bom Battle Royale e procura por algo diferenciado e intenso, é bom analisar essa opção com um carinho especial.
- Mais informações: site oficial
22. Temtem (PC, Switch, PlayStation e Xbox)
Para muitos fãs de Pokémon, Temtem (2022) é a “quase realização de um sonho”. Isto é, o game é um MMORPG focado na captura e no treinamento de monstrinhos e isso é tudo que os fãs da franquia Pokémon sempre sonharam em ter, mas nunca receberam. No jogo, podemos explorar diversas ilhas e encontrar monstrinhos de diversos tipos. E quando conseguimos pegar uma dessas criaturas, podemos treiná-la e colocá-la para encarar disputas bem estratégicas. Ao longo da aventura, nos deparamos com vários desafios e ainda há muitas atividades secundárias que acabam nos mantendo devidamente entretidos. E como se isso não fosse o suficiente, o sistema de temporadas criado pelos devs garante a chegada de novos pacotes de conteúdo com uma ótima frequência. Muito bom!
- Mais informações: site oficial
23. Warframe (PC, Switch, PlayStation e Xbox)
No ano passado, Warframe (2013) completou dez anos de vida e deixou claro que ainda tem “muita lenha para queimar”. O título oferece uma jogatina eletrizante, na qual os players podem assumir o controle sobre representantes de uma raça antiga, que despertaram após um longo período de animação suspensa, com o intuito de encarar uma grande guerra. A experiência se desenrola sob uma perspectiva de terceira pessoa e o conteúdo PVPVE está sempre sendo expandido. Curiosamente, esse jogo quase chegou a ser cancelado em seus primeiros anos, mas hoje é um grande sucesso e deverá manter-se em evidência por um bom tempo. E como uma versão mobile está em processo de produção, logo deveremos ter mais uma grande legião de fãs participando dos confrontos.
- Mais informações: site oficial
24. War Thunder (PC, Mac, Xbox e PlayStation)
Promovendo conflitos com diversos tipos de máquinas de guerra, War Thunder (2013) é mais um jogo que já está na ativa há mais de dez anos e continua garantindo a diversão de uma base de jogadores muito fiel. O título apresenta uma grande quantidade de máquinas de guerra criadas com base em modelos reais e seus modos de jogo conseguem garantir experiências bem variadas. Os eventos também costumam deixar a jogatina mais envolvente e o sistema de progressão garante o acesso a veículos diferentes. E como o realismo é um dos destaques do jogo, o gameplay acaba funcionando como uma réplica de certos momentos que marcaram os maiores conflitos da história humana, desde o período pré-Segunda Guerra Mundial até o auge da Guerra Fria. Excelente!
- Mais informações: site oficial
25. World of Warships Legends (PlayStation e Xbox)
E para fechar esta seleção com os melhores jogos cross-play, temos o lendário World of Warships (2015). Como o nome do game sugere, temos aqui uma experiência focada em batalhas com navios de guerra. Sim, as disputas rolam em alto-mar e os players precisam conhecer muito bem suas embarcações, se quiserem extrair o potencial máximo delas. E como a quantidade de veículos é enorme, a jogatina acaba ganhando muitas variáveis, já que as classes de embarcações adicionam suas particularidades ao gameplay. Arrematando o “conjunto”, temos uma grande quantidade de modos de jogo, muitas opções de personalização, eventos especiais, colaborações e modelos de navios que guardam relação com diversos países. Em outras palavras, essa é uma opção que tem muito a oferecer!
- Mais informações: site oficial
Confira também:
- MMORPGs mais esperados para 2024
- Melhore Jogos em Estilo Anime
- Melhores Jogos de Tiro Online
- Melhores RPG Offline
- Melhores MMORPGs
- Melhores MMORPGs Grátis
Não perca!
- Headset Gamer Sem Fio Logitech G535 LIGHTSPEED com Almofadas com Espuma de Memória,... (15% off)
- Notebook Gamer ASUS ROG Strix G16 RTX4050 Intel Core i7 16 GB 512 GB SSD W11 Home Tela 16"... (18% off)
- TCL 43P635 - Smart TV LED 43", 4K UHD, Google TV, Wifi, USB (8% off)
- iPad Air da Apple (5a geração): Com chip M1, tela Liquid Retina de 10,9 polegadas, 64... (20% off)