Apesar de ter recebido algumas novidades interessantes recentemente, o grupo dos melhores jogos de cartas grátis ainda é dominado por games que já estão na ativa há algum tempo ou que têm alguma relação com franquias famosas. E a verdade é que esses jogos são os “campeões” do gênero, pois realmente são capazes de oferecer experiências memoráveis para os fãs dos jogos de cartas colecionáveis. Ainda assim, temos algumas opções não tão conhecidas que não deixam a desejar em nada. Enfim, como você já deve ter notado, resolvi criar este post justamente para lhe apresentar os melhores TCGs (ou CCGs) que temos à disposição atualmente… bora conferir?
Hearthstone
No “primeiro turno” desta seleção focada nos melhores jogos de cartas grátis, temos o lendário Hearthstone. Obviamente, o fato de o game fazer parte do universo da franquia Warcraft já o torna uma opção imperdível. Porém, é inegável que a Blizzard fez (e continua fazendo) um ótimo trabalho. Isto é, a jogatina se desenvolve de uma forma bem dinâmica, há várias cartas disponíveis, muitas mecânicas criativas, modos de jogo distintos e temporadas que sempre conseguem deixar as coisas ainda mais movimentadas. Vale lembrar também que as disputas do Hearthstone são muito populares no segmento dos eSports e isso acabou ajudando a aumentar ainda mais a sua gigantesca base de fãs. Em suma, essa é uma opção segura, que geralmente faz a alegria de quem decide experimentá-la.
Legends of Runeterra
Outro game que também tem uma relação direta com um nome lendário do mundo dos games é Legends of Runeterra, que é um TCG Free-To-Play baseado no universo do MOBA League of Legends. Isso mesmo! Temos aqui um título que oferece cartas que remetem à grande criação da Riot Games e ainda merece elogios por entregar um loop de gameplay bem estratégico e cheio de mecânicas capazes de aumentar seu apelo. E o curioso é que, apesar de ter sistemas bem profundos, o jogo consegue ser bastante acessível, ou seja, os iniciantes não costumam perder muito tempo para entender o funcionamento básico de tudo. No fim das contas, o game cumpre a missão de transportar o universo do LoL para outro gênero com uma eficiência notável. Não deixe de conferir!
Yu-Gi-Oh! Master Duel
Quando falamos em jogos de cartas colecionáveis, a franquia Yu-Gi-Oh! sempre acaba sendo citada. E a boa notícia é que o ótimo Yu-Gi-Oh! Master Duel a representa com maestria. Aliás, o game consegue replicar o funcionamento do jogo de cartas do mundo físico como muita precisão, o que acaba garantindo uma transição bem suave para o mundo digital. Em outras palavras, os fãs da franquia têm motivos de sobra para dar uma chance ao título. E, claro, ele também é perfeito para todos os fãs de um bom TCG. Temos muitas cartas, um visual irado, uma jogabilidade bem dinâmica e competições que sempre deixam a comunidade agitada. Certamente, esse é um dos melhores jogos de cartas grátis que temos à disposição no momento e uma das “obrigatoriedades” desta seleção.
Magic: The Gathering Arena
E por falar em games que promovem uma bela transição do mundo físico para o mundo digital, temos aqui o excelente Magic: The Gathering Arena, que é uma edição virtual daquele que é, provavelmente, o jogo de carta mais lendário do mundo real. Nesse caso, é bom destacar que o jogo garante disputas intensas e suas partidas ranqueadas conseguem motivar os mais competitivos ao máximo. A quantidade de cartas é absurda e as possibilidades, em termos de estratégias e táticas, são praticamente infinitas. Assim, além de garantir duelos épicos, o game prende a atenção daqueles players que gostam de dedicar muitas horas ao processo de construção dos decks. Sem dúvidas, esse game representa a sua fonte de inspiração com propriedade e merece a atenção de qualquer fã de jogos de cartas colecionáveis.
Marvel Snap
No ponto médio desta seleção focada nos melhores jogos de cartas grátis, temos o diferenciado Marvel Snap. Esse jogo é uma das novidades mais interessantes que surgiram no gênero nos últimos tempos e a verdade é que o fato de ele contar com heróis e vilões da Marvel é apenas um dos seus muitos atrativos. Isso quer dizer que o apelo do universo da Marvel é um chamariz e tanto, mas o jogo se destaca mesmo por garantir disputas rápidas e apresentar mecânicas inovadoras, que acabam tornando a experiência muito viciante. Como bônus, temos belas construções gráficas, efeitos visuais incríveis e certas surpresas que fazem qualquer player de respeito ficar com um “gostinho de quero mais”. Logo, essa é uma opção que realmente merece um olhar mais atento.
Gwent: The Witcher Card Game
Apesar de estar em um estado de manutenção hoje em dia (o que quer dizer que os updates pararam de chegar), Gwent: The Witcher Card Game ainda consegue fazer a alegria de muita gente. Para começar, o game toma como base o universo da famosa franquia The Witcher, o que já é uma pista da sua pegada fantasiosa incrível. Além disso, temos uma grande quantidade de cartas, que são divididas em coleções com “estilos de jogo” distintos e apresentam uma infinidade de efeitos interessantes. Cabe destacar que os devs decidiram parar de liberar updates, pois eles concluíram que exploraram todas as ideias com o jogo, ou seja, esse é um TCG muito completo, que ainda promove disputas bem envolventes e dignas da atenção dos fãs do gênero. Muito bom!
Storybook Brawl
Conforme eu destaquei na abertura desta seleção focada nos melhores jogos de cartas grátis, há algumas opções pouco conhecidas, que não deixam a desejar em nada, na comparação com os “pesos pesados” do gênero. Nesse caso, Storybook Brawl surge como uma dessas “pérolas escondidas”. O game tem uma pegada fantasiosa que remete ao Hearthstone, mas suas cartas são baseadas em histórias, contos de fadas e mitos. E mais, a jogatina conta com alguns elementos típicos dos chamados autobattlers e há disputas que colocam um grande número de players em um mesmo “campo de batalha”. Lembrando que esse jogo ainda está no regime Early Access, o que quer dizer que ele ainda tem muito a crescer e pode acabar se tornando ainda mais atrativo com o passar do tempo. Então, vale a pena dar uma chance ao projeto.
Cards and Castles 2
Ainda falando sobre os “diferentões” não tão conhecidos, temos aqui o divertido Cards and Castles 2, que combina os jogos de cartas colecionáveis com ideias inspiradas em jogos de tabuleiro e RPGs táticos. Esse game tem uma proposta muito singular e seu visual é extremamente simpático, o que até faz muita gente subestimá-lo. Contudo, aqueles que decidem ir além das aparências e dão uma chance ao jogo geralmente “entram no vício”. As partidas são muito estratégicas e as mecânicas de movimentação em grid acabam ampliando a gama de táticas que podemos usar nas batalhas. E como a quantidade de cartas é enorme, o jogo também consegue manter os players devidamente entretidos durante o processo de construção dos baralhos. Por esses e outros motivos, eu costumo dizer que o título é um daqueles que mereciam ser mais conhecidos do que realmente são.
Shadowverse
Para dar a “cartada final” nesta seleção com os melhores jogos de cartas grátis que temos à disposição atualmente, selecionei o ótimo Shadowverse. O game já se destaca “logo de cara” por ter uma pegada mais voltada para o lado dos animes. No entanto, são as batalhas épicas que o fazem ser uma alternativa imperdível. As disputas são muito intensas e cheias de mecânicas inteligentes e a grande quantidade de cartas garante a implementação de uma infinidade de táticas distintas. Não à toa, o TCG é jogado por milhões de players em escala mensal e seus eventos geralmente conseguem “movimentar as massas”. Portanto, podemos dizer que essa é uma opção que tem um nível de qualidade adequado para fechar esta bela lista com chave de ouro.
O último jogo de cartas que joguei foi Yu-Gi-Oh em meados de 2004/2005 e eu comprava as cartas na banca de jornal com meus amigos kkkkk, tempos que a vida era fácil. Vai continuar assim pra mim, só na história, atualmente dispenso jogos de cartas físicos e eletrônicos. Boa sorte para quem curte!
Yu-Gi-Oh era febre nesses tempos aí, mas eu nunca fui muito fã.
Pois é, to na espera do Gwent e do Elder Scrolls Legends.
q lixo…reportagem mal feita, só faltou o melhor de todos, SHADOWVERSE
ue a publicação de 2016 com o titulo de 2018 ? ta reaproveitando post antigo ?
Não necessariamente. O post digamos que foi reaproveitado, mas o conteúdo é novo. Aquele era um top 5, esse é um top 20.
Faz tempo que não acompanho o site, sem tempo pra nada, entrei hoje e me deparei com nossos comentários kkkk.. coincidência do carai.
kkkk show
Uai, cade o Gwent? hahuauhauh. Q tosco.
Might & Magic : Duel of Champions, era o melhor card game que joguei, com vários torneios ( até campeonatos mundiais).
Uma pena que a Ubisoft não valorizou o jogo e o encerrou.