Toram Online, Black Desert Mobile e mais: Lista traz 14 MMORPGs e RPGs Online para Jogar no Android e iOS em 2021

Publicado em 30/10/2021 - 07h28 por Yohan Bravo

Se você estava buscando por uma lista com os melhores MMORPGs mobile de 2021, é bom saber que acabou de encontrar. Isso mesmo! Fiz uma análise nas opções que temos disponíveis hoje para o gênero e identifiquei as aventuras que mais vêm chamando a atenção dos jogadores. Assim, cheguei a uma seleção com 14 belos títulos, incluindo games que fazem grande sucesso nos PCs e foram adaptados para o mundo mobile recentemente… bora dar uma olhada nas opções?

Jogue gratuitamente Splitgate?
  • Splitgate: Arena Warfare é um jogo de tiro multijogador acelerado que usa portais controlados pelo jogador para criar uma nova dimensão de combate na arena. Splitgate foi descrito como “Halo encontra Portal”. Ele foi desenvolvido e publicado pelo estúdio independente 1047 Games e está no Early Access no Steam desde 2019.. Clique aqui e jogue!

A3: Still Alive

Desenvolvido pela Netmarble, A3: Still Alive é uma ótima opção para abrir esta lista com os melhores MMORPGs mobile de 2021, já dando uma boa ideia sobre aquilo que ainda está por vir nesta seleção. De modo geral, o game oferece uma curiosa mescla de elementos do gênero em foco nesta lista, com aspectos dos famosos Battle Royale. E sim, o resultado final é muito interessante. Vale destacar que o game tem alcançado resultados tão bons que sua desenvolvedora está prestes a lançar uma versão para PCs. Muito bom!

Albion Online

Após uma “chuva de pedidos” dos fãs, Albion Online finalmente teve a sua versão mobile sendo liberada de forma oficial. E melhor, esse port não alterou em nada a experiência e ainda deu aos players a liberdade para transitar entre os dispositivos sem ter que começar a aventura do zero. Portanto, se você busca por um MMORPG sandbox gratuito e cheio de mecânicas e elementos criativos, é bom não deixar de conferir esse título.

Black Desert Mobile

Apresentando o mesmo nível de ação e o mesmo requinte visual das versões de PC e consoles, Black Desert Mobile é uma aventura praticamente obrigatória para quem curte jogar por meio dos dispositivos móveis. Aliás, por mais que tenha vínculos com as outras versões, a versão mobile está sempre recebendo algumas exclusividades e garantindo a diversão dos players. Vale destacar que, por ter ótimos gráficos, o título exige celulares um pouco mais potentes para poder ser aproveitado com total eficiência.

Bless Mobile

Não faz muito tempo, Bless Mobile recebeu um grande update que o tornou uma opção ainda mais interessante, com direito a novas dungeons, boas doses de conteúdo PVP e muito mais. Com isso, o jogo voltou a atrair jogadores e hoje segue bem movimentado. De qualquer forma, além das atualizações recentes, a base do game é muito boa, com destaques para as raças e classes variadas, o dinâmico sistema de combates e o alto nível de customização dos personagens. Certamente, essa é uma opção que merece um teste.

Dragonicle

Para aqueles que curtem jogos com o chamado “estilo anime”, Dragonicle é uma das opções mais bonitas da atualidade. O jogo realmente encanta com seus belos cenários e com o alto nível de detalhamento dos personagens. No que diz respeito à jogatina, a aventura oferece mecânicas que seguem as premissas básicas dos clássicos MMORPGs e sempre consegue manter os players devidamente envolvidos com as explorações e os combates épicos. Ótimo jogo!

Icarus M

Curiosamente, apesar de derivar de um jogo de PC, Icarus M acabou alcançado uma popularidade muito superior à do game original e ainda hoje segue recebendo boas atualizações e mantendo a sua comunidade engajada. Por conta dos belos gráficos, dos combates movimentados, da ideia de comandar grandes feras e de outros atrativos, esse é um título que realmente merece ser citado nesta lista com os melhores MMORPGs mobile de 2021. Logo, vale a pena dar uma olhada na aventura.

MIR4

Por se tratar de um dos expoentes do segmento de jogos “play-to-earn”, MIR4 acabou se tornando extremamente popular nos últimos meses. Contudo, o fato é que o game também merece ser enaltecido por conta dos aspectos voltados ao entretenimento puro e simples. Isto é, além do fato de poder ganhar dinheiro nessa aventura, os players encontram algumas mecânicas muito interessantes, belos gráficos, um “PVP afinado”, batalhas épicas e muito mais. Sem dúvidas, temos aqui um “prato cheio” para um fã de MMORPG.

Moonlight Sculptor

Entrando na segunda metade desta lista com os melhores MMORPGs mobile de 2021, nos deparamos com o ótimo Moonlight Sculptor. Como esse é um game inspirado em uma light novel japonesa, seu “estilo anime” acaba chamando muita atenção, mas o fato é que o gameplay e a história também são dignos de nota. Isso mesmo! O game oferece uma “aventura épica”, que se passa em um mundo fantasioso gigantesco e sempre consegue prender a atenção dos jogadores. Em suma, um título imperdível.

Ragnarok M: Eternal Love

Carregando um nome que é lendário dentro do gênero MMORPG, Ragnarok M: Eternal Love é uma aventura tão moderna quanto nostálgica. De modo geral, o título oferece os grandes pontos altos do clássico Ragnarok Online, mas consegue inovar em diversos aspectos, dando muitos motivos para os players se dedicarem ao máximo à aventura. E mais, o sistema de classes do game surpreende com seu grande número de possibilidades e abre margem para uma grande personalização da experiência. Épico!

RuneScape e Old School RuneScape

Ainda falando sobre nomes lendários, esta lista com os melhores MMORPGs mobile de 2021 “esbarra” agora na dupla RuneScape e Old School RuneScape. Tecnicamente, esses dois jogos são apenas um, com a primeira opção apresentando construções modernas e a segunda, mantendo as construções iniciais do jogo intactas (o que é ótimo para os veteranos). E o fato é que, seja qual for a sua opção favorita (entre essas duas), você terá acesso às estruturas básicas que ajudaram a construir todo o gênero, ou seja, estamos falando de dois jogos obrigatórios.

Tales of Wind

Tales of Wind é mais um jogo cujas construções inspiradas nas animações japonesas acabam “saltando aos olhos”. Porém, o game vai além da beleza e consegue garantir boas horas de diversão, com seu gameplay movimentado, seus muitos modos de jogo e suas mecânicas divertidas. É importante mencionar também que o jogo até possui boas opções PVP, mas é com o conteúdo PVE que ele acaba brilhando mais. Assim, se você não gosta tanto de uma jogatina competitiva, o game pode acabar sendo uma alternativa melhor.

Toram Online

Descrito por seus desenvolvedores como um “MMORPG com completa liberdade”, Toram Online é mais uma opção que merece a atenção dos fãs do gênero. O jogo também ostenta construções em “estilo anime” e se destaca por oferecer muitas opções, no que diz respeito à customização dos personagens. Em relação ao gameplay, a aventura se desenrola seguindo os padrões do gênero com eficiência e a história é um atrativo adicional que deixa tudo muito mais empolgante. Resumindo, mais uma opção que dispensa comentários.

Villagers and Heroes

Com interfaces muito simples e um estilo fantasioso que remete a certos jogos clássicos do mundo dos RPGs, Villagers and Heroes coloca os players dentro de um mundo enorme e os desafia com milhares de quests e histórias envolventes. O título também oferece um “pacote padrão do gênero”, no que diz respeito ao seu conjunto de mecânicas e atrativos, e suas classes são bem interessantes, o que sempre acaba garantindo jornadas bem versáteis para os aventureiros de plantão. Com toda a certeza, esse é um game que merece um “test-drive”.

Warhammer: Odyssey

Para fechar esta lista com os melhores MMORPGs mobile de 2021, meu eleito é o ótimo Warhammer: Odyssey. Esse jogo costuma dividir opiniões, por apresentar gráficos de alto nível e boas ideias e, ao mesmo tempo, cometer algumas falhas de execução. Todavia, no fim das contas, a experiência “old school” oferecida nessa aventura acaba valendo a pena. Sem contar que o título não oferece nenhum tipo de sistema de jogabilidade automática, ou seja, você realmente encara os desafios “à moda antiga”.

Não deixe de conferir:


Conheça Crossout, o MMO de ação veicular que lembra Mad Mad:
  • Crossout é o mais recente projeto da fama Targem Games e Gaijin Entertainment of War Thunder. O jogo se passa em um mundo pós-apocalíptico após o golpe duplo de uma invasão alienígena e um projeto de teste genético que deu errado. Os jogadores resgatam, compram e trocam peças e personalizam suas máquinas de guerra exclusivas para ajudá-los a sobreviver no ambiente hostil. Crossout parece uma combinação incrível de Mad Max e BattleBots. Clique aqui para começar a jogar gratuitamente!