Não é MMO: 15 melhores RPGs online para curtir com poucos players

Publicado em 03/12/2025 - 09h08 por Yohan

Em linhas gerais, os melhores RPGs online são aqueles que garantem a jogatina multiplayer online, mas não têm o “caráter massivo” dos MMORPGs. Em outras palavras, essas aventuras dão aos players a chance de montar grupos menores e oferecem experiências de escopo reduzido e, em muitos casos, com um nível de imersão superior. E o mais legal é que há vários tipos de RPGs que podem ser colocados nesse grupo. Isto é, podemos ter aventuras com combates em turnos, opções mais voltadas para o lado da ação, etc. Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi criar este post justamente para apresentar alguns dos RPGs online mais interessantes que temos à disposição no momento… bora dar uma olhada nas opções?

O conteúdo continua após o anúncio

Baldur’s Gate 3 (2023)

Para abrir esta seleção com os melhores RPGs online, temos o GOTY de 2023, ou seja, o incrível Baldur’s Gate 3. Na minha visão, essa é uma aventura perfeita para todos aqueles que curtem RPGs de mesa e estão à procura de algo bem “role-playing”. O jogo se passa no universo da franquia Dungeons & Dragons e conta uma história incrível, que pode ser modificada pelas decisões tomadas pelos jogadores. Aliás, a liberdade que o game dá para os players escreverem suas próprias histórias é um dos grandes chamarizes da experiência. Ainda assim, temos um ótimo sistema de combates, personagens memoráveis, uma infinidade de opções de personalização, muitas alternativas para a criação de builds únicas e por aí vai… Sem dúvidas, esse game merece todas as honrarias que recebeu.

Blue Protocol: Star Resonance (2025)

É bem verdade que Blue Protocol: Star Resonance foi apresentado como um MMORPG, mas a verdade é que o escopo do game não é tão massivo assim, ou seja, ele merece um lugar nesta seleção. Não podemos nos esquecer também de que essa é uma versão “alt” do Blue Protocol que foi liberado lá no Japão, mas acabou sendo cancelado, o que quer dizer que a “visão original” dos devs passou por mudanças. De qualquer forma, o fato é que esse game se destaca por apresentar belas construções em estilo anime, assim como um mundo aberto impressionante, várias atividades para os players curtirem com seus grupos de amigos, uma boa quantidade de elementos personalizáveis e muito mais. Lembrando que esse é um RPG que pende bastante para o lado da ação e garante conflitos cheios de efeitos incríveis. Vale a pena conferir!

Conan Exiles (2017)

Dando aos players a chance de explorar o mundo da franquia Conan, o Bárbaro, Conan Exiles pende um pouco para o lado da sobrevivência, mas não deixa de ser um RPG de alto nível. O jogo apresenta uma boa série de mecânicas interessantes e garante vários pontos de interação entre os players, com destaque para as missões cooperativas e o PvP. É bom ressaltar também que o título oferece diversas formas de alterar as regras da experiência, o que pode ser uma boa pedida para quem deseja deixar tudo ainda mais hardcore. E, claro, há muitas opções de personalização, sistemas de gerenciamento, sistemas de construção e outros atrativos que acabam fazendo o game merecer um “test-drive”. Então, não deixe de adicioná-lo à sua lista de jogos a experimentar.

Diablo IV (2023)

Título mais recente da lendária franquia Diablo (até o momento), Diablo IV é um dos Action RPGs mais interessantes que temos à disposição. O game segue as regras básicas da série à risca, mas não deixa de adicionar certas novidades. Além disso, a história é bem interessante e o mundo aberto é simplesmente impressionante. Logicamente, há várias dungeons para os players explorarem e todas elas estão recheadas com adversários e tesouros. Desse modo, a gente sempre fica com vontade de vasculhar esses locais, a fim de tentar obter o loot mais valioso. Acho válido destacar também que Diablo IV funciona com base em um sistema de temporadas, o que quer dizer que novas doses de conteúdo vêm sendo liberadas de tempos em tempos e sempre acabam “apimentando” as coisas. Ótima opção!

Enshrouded (2024)

Liberado por meio do regime Early Access, Enshrouded continua em pleno processo de desenvolvimento, mas já conta com atrativos bons o bastante para merecer um lugar nesta seleção com os melhores RPGs online do momento. O jogo tem uma pegada bem voltada para o lado da sobrevivência, mas as batalhas pendem para o lado dos Action RPGs e os sistemas de customização dos personagens garantem um ótimo “role-playing”. Vale destacar que o sistema de construção de bases desse game é um espetáculo à parte e as opções de crafting também são excelentes. Com isso, a gente acaba tendo a chance de personalizar a experiência de formas surpreendentes. E como dá para até 16 jogadores aproveitarem a mesma jornada, as experiências cooperativas despontam como um dos pontos altos da aventura.

Fellowship (2025)

Outro game que ainda está no regime Early Access, mas já merece um olhar mais atento é o divertido Fellowship. De modo geral, esse jogo é um Action RPG no “estilo Diablo”, que dá uma ênfase especial às dungeons. Isso quer dizer que os players podem unir forças para explorar masmorras desafiadoras, que escondem vários adversários poderosos e tesouros incríveis. Detalhe: muitos dos chefões do game têm mecânicas únicas e acabam deixando as coisas bem complicadas para os grupos de aventureiros. E como o título conta com uma boa série de aleatoriedades, cada run acaba se tornando única e o potencial de rejogabilidade aumenta de forma substancial. Em suma, Fellowship é um jogo que ainda tem muito a evoluir, mas já é bom o bastante para fazer a alegria de muita gente.

Last Epoch (2024)

Last Epoch é um velho conhecido dos fãs de Action RPGs no “estilo Diablo”, pois permaneceu um bom tempo no regime Early Access. Daí, quando sua estreia oficial finalmente aconteceu, o game surpreendeu muita gente e hoje ele está bem posicionado em meio às muitas opções “diablolike” que temos no mercado. De forma resumida, o título garante o acesso a várias classes com características únicas e as árvores de habilidades são cheias de opções, o que dá aos players a chance de criar personagens realmente singulares. As batalhas do game também são muito interessantes e as mecânicas que guardam relação com a manipulação do tempo ajudam a deixar as coisas mais atrativas e envolventes. E só para constar, uma expansão está sendo preparada pelos devs, mas eles já deixaram claro que duas temporadas cheias de novidades vão estrear antes da chegada desse grande pacote de conteúdo, ou seja, tem muita coisa boa a caminho.

Monster Hunter: World (2018)

Por mais que o excelente Monster Hunter Wilds já esteja disponível, tem muita gente que ainda prefere o clássico Monster Hunter: World. E não é sem motivos. Esse game ajudou a colocar a franquia da Capcom em um novo patamar dentro da indústria de jogos eletrônicos e suas mecânicas vêm servindo como base para todos os títulos novos da série. A ambientação é um dos maiores destaques da experiência e as caçadas são todas muito emocionantes. Obviamente, também temos uma boa quantidade de armas (que podem alterar o gameplay de forma substancial) e o fato de as missões poderem ser encaradas em modo co-op acaba elevando o nível de diversão. Com toda a certeza, essa é uma alternativa que merece o selo de “obrigatória”.

Path of Exile 1 e 2 (2013 e 2024)

Como o Path of Exile 2 ainda está em acesso antecipado, muita gente continua se dedicando ao primeiro Path of Exile. Por isso, resolvi citar os dois games de uma só vez, nesta seleção com os melhores RPGs online do momento. E a verdade é que, por mais que o segundo jogo apresente várias inovações, o loop de gameplay de ambas as aventuras é muito parecido. Temos várias classes para escolher, muitas opções de personalização para produzir builds únicas, mundos incríveis para explorar, dungeons desafiadoras para superar… enfim, o primeiro game já é uma lenda entre os Action RPGs, enquanto o segundo jogo segue evoluindo muito bem e prendendo a atenção de uma grande quantidade de players. Logo, podemos dizer que qualquer um desses dois títulos vai lhe garantir horas e horas de um gameplay muito satisfatório.

RuneScape: Dragonwilds (2025)

Ainda falando sobre jogos que estão em acesso antecipado, temos aqui o excelente RuneScape: Dragonwilds. Sim, esse jogo carrega o peso de ser um “spin-off” de um dos MMORPGs mais lendários de todos os tempos e podemos dizer que ele “faz bonito”. Digo, a aventura pende mais para o lado dos Action RPGs de sobrevivência no “estilo Valheim”, mas não deixa de apresentar a mesma magia do clássico RuneScape. E como os updates continuam sendo liberados com uma boa frequência e sempre em consonância com os desejos da comunidade, tudo nos leva a crer que o título ainda vai conquistar os corações de muita gente. No fim das contas, podemos dizer que essa é uma alternativa bem divertida, especialmente quando unimos forças com os amigos e saímos explorando e encarando os adversários. Muito bom!

The First Descendant (2024)

Agora, se você curte Action RPGs que têm um “DNA” de shooter em terceira pessoa, The First Descendant é definitivamente uma ótima pedida. O game chama atenção em um primeiro momento por conta das construções gráficas impressionantes (e do sex appeal de certas personagens). Porém, a verdade é que a experiência é bem recompensadora. Temos conflitos acontecendo com uma velocidade acentuada, personagens com características e habilidades únicas, opções que garantem uma jogatina cooperativa, itens com efeitos diversos e outros atrativos interessantes. É sempre bom lembrar que esse jogo também funciona com base em um sistema de temporadas e o conteúdo liberado até agora foi bom o bastante para manter a comunidade devidamente engajada. Portanto, sugiro que você não deixe de dar uma chance a esse belo game.

Valheim (2021)

Mesmo ainda estando no regime Early Access, Valheim já se tornou um dos jogos mais influentes dos últimos tempos. Afinal, o título acabou popularizando um loop de gameplay que combina RPG com mecânicas de sobrevivência e vem sendo replicado por vários devs. É importante ressaltar que os updates do game não são liberados com tanta frequência quanto os players gostariam, mas as coisas vêm evoluindo de uma forma bem interessante e a experiência promovida pelo jogo é realmente muito boa (o que fica bem claro, quando observamos a grande quantidade de reviews positivos registrada na Steam). De modo geral, podemos dizer que Valheim é um “prato cheio” para quem busca por experiências co-op online e tem uma “quedinha” pelo mundo nórdico (que é apresentado pelos devs como um ambiente extremamente hostil).

V Rising (2024)

Também ostentando uma grande quantidade de reviews positivos na Steam, V Rising é um game que realmente merece um lugar nesta seleção com os melhores RPGs online. O jogo é chamado por muitos de “Diablo com vampiros”, mas temos que concordar que essa descrição não é justa, já que o título conta com muito mais do que os “diablolike” costumam oferecer. Pois é! A experiência é marcada por elementos que remetem à “fórmula da Blizzard”, mas ainda temos sistemas de construção de castelos, mecânicas únicas, armas e habilidades com efeitos variados e todas as nuances que fortalecem o “role-playing” com um personagem que é um vampiro. Certamente, esse é um dos melhores jogos que podemos escolher, se a intenção for encarar aventuras com o apoio dos amigos.

Warframe (2013)

Na ativa há muitos anos, Warframe foi o jogo que abriu as portas para os RPGs com “DNA” de shooter em terceira pessoa brilharem. E o curioso é que o jogo passou por uma fase inicial bem complicada e até teve a sua existência ameaçada, mas os devs conseguiram “dar a volta por cima” e o transformaram em um grande sucesso. Hoje em dia, o título oferece um “combo” formado por construções gráficas excelentes, batalhas eletrizantes, vários personagens com habilidades únicas e doses de conteúdo que conseguem manter todos devidamente engajados. Por ter uma pegada bem voltada para um lado co-op, esse título acaba sendo uma das melhores opções para quem quer curtir com os amigos e a grande quantidade de armas e elementos personalizáveis faz com que todos fiquem com vontade de seguir se dedicando ao game por um bom tempo.

Where Winds Meet (2025)

Arrematando esta seleção com os melhores RPGs online, temos o excelente Where Winds Meet. O jogo aposta no sempre interessante segmento das artes marciais chinesas e encanta com seu mundo aberto impressionante e um sistema de combates que apresenta elementos inspirados nos jogos soulslike. Além do mais, temos mecânicas de movimentação que acabam tornando a exploração dos cenários muito mais divertida e envolvente, sem contar que a história é boa o bastante para garantir uma jogatina singleplayer imersiva, mas não faltam opções que instigam os players a unirem forças. E como as opções de personalização são muitas, a gente acaba sentindo mesmo que está vivendo na China Antiga e se deparando com maravilhas e muitos perigos. Portanto, sugiro que não deixe de conferir essa aventura de altíssimo nível, que, surpreendentemente, é gratuita.