Para a alegria dos players brasileiros, o grupo dos melhores MMORPGs em português continua recebendo novos títulos de tempos em tempos. Isso quer dizer que os jogadores que gostam de se dedicar às aventuras totalmente adaptadas para o nosso idioma estão sempre com novas opções do gênero para conferir. E, claro, também temos aqueles jogos mais clássicos, que acabaram chamando a atenção de muita gente aqui no Brasil e passaram a oferecer suporte para o “PT-BR” após um tempo. Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi montar esta seleção para apresentar MMORPGs de alto nível, que estão devidamente traduzidos… bora dar uma olhada nas opções?
Albion Online
O primeiro título desta seleção focada nos melhores MMORPGs em português é Albion Online. Esse game foi uma opção paga por um bom tempo, mas depois passou a ser operado por meio do modelo Free-To-Play. E sim, hoje ele se posiciona como um dos nomes mais importantes do gênero, tendo servidores localizados em regiões específicas e traduções para os mais diversos idiomas. Em termos de gameplay, o jogo se destaca por garantir uma liberdade enorme para os players e por promover vários conflitos entre os aventureiros e suas guildas. Vale ressaltar também que o game continua recebendo atualizações com uma boa frequência e as novidades liberadas pelos devs sempre conseguem “agitar as coisas”. Com toda a certeza, essa é uma alternativa que tem potencial para prender a sua atenção por muitos e muitos anos.
Black Desert Mobile
Apesar de ser um port do Black Desert Online original, Black Desert Mobile opera de forma independente, o que quer dizer que, em muitas ocasiões, temos atualizações criadas especificamente para atender às necessidades dos players dos dispositivos móveis. Ainda assim, o game não fica tão distante da essência do título original, ou seja, ele apresenta construções gráficas de muita qualidade, conflitos cheios de ação, personagens com características e habilidades únicas, belos cenários e muitos desafios. Logicamente, por ser um game um pouco mais pesado, os aventureiros precisam ter bons celulares para rodá-lo. E o mais legal é que o game continua sendo muito bem cuidado e está sempre com novidades capazes de manter a galera gamer devidamente entretida. Então, se você é um “mobile gamer”, podemos dizer que essa é uma opção imperdível.
Black Desert Online
Como eu fiz uma rápida menção ao excelente Black Desert Online logo acima, achei justo dar um espaço a ele nesta seleção também. Afinal, o game já está devidamente adaptado para o nosso idioma há um bom tempo e segue prendendo a atenção de uma grande legião de players. Lembrando que esse game deu vida a uma versão mobile e uma versão adaptada para os consoles. Isto é, esse é o jogo que está na base da franquia Black Desert. Os conflitos do game conseguem elevar os níveis de adrenalina e suas competições de larga escala são sempre muito emocionantes, sem contar que algumas expansões e updates recentes conseguiram otimizar vários elementos do loop de gameplay e ainda deram mais cenários impecáveis para os players explorarem. Vale a pena conferir!
Crystal of Atlan
Apresentando um belo visual em estilo anime, Crystal of Atlan é um dos games mais recentes desta seleção. De modo geral, podemos descrevê-lo como um Action MMORPG, no qual os players têm a chance de explorar um mundo “magicpunk” e encarar batalhas ricas em efeitos visuais e combos impressionantes. Cabe ressaltar que o jogo também merece elogios por contar com uma boa quantidade de classes e por dar aos players inúmeras possibilidades, no que diz respeito à construção das builds. E como não poderia deixar de ser, temos vários pontos de interação entre os players, com direito a disputas PvP emocionantes e muitas atividades que podem ser curtidas no melhor estilo co-op. Em suma, esse é um game que tem bastante a oferecer e segue garantindo a diversão de muita gente.
Dofus e Wakfu
Falemos agora de um “duo” que não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores MMORPGs em português. Pois é! Dofus e Wakfu são dois jogos que possuem muitos elementos em comum e, por isso, podem ser apresentados como um só. Dofus é o jogo mais antigo e foi o responsável pelo estabelecimento da ideia básica, que é a oferta de um MMORPG com uma estrutura alinhada com aquilo que encontramos em RPGs táticos. Obviamente, o Wakfu também conta com essa estrutura, mas apresenta elementos e mecânicas um pouco mais modernas, assim como um visual mais estiloso e requintado. De todo modo, o fato é que qualquer uma dessas aventuras é boa o bastante para garantir muitas horas de uma jogatina estratégica de alto nível. Não deixe de conferir!
Dofus Touch
E já que eu mencionei o Dofus logo acima, nada mais justo do que falar sobre o Dofus Touch, que é a versão mobile do clássico MMORPG. É importante ressaltar que esse port para os dispositivos móveis é relativamente novo e se destaca por garantir uma jogatina um pouco mais voltada para o lado casual. Em outras palavras, os devs decidiram ajustar a experiência para encaixar tudo com o perfil dos players do segmento mobile, mas a boa notícia é que a essência tática do título original não se perdeu. Assim, o game acaba se posicionando como uma ótima opção para a gente curtir nos celulares. Detalhe: o jogo conta com 15 classes e oferece uma boa série de atividades para os players curtirem em modo solo ou em modo multiplayer. Ótima opção.
Kakele Online
Por ser um projeto brasileiro, Kakele Online nem precisou ser adaptado para o nosso idioma, ele já nasceu “falando” em português. Em linhas gerais, esse é um daqueles games que surpreendem. Os gráficos modestos sugerem que a aventura vai ser bem limitada, mas não é isso que acontece na prática. A quantidade de conteúdo disponível é enorme e as atividades disponíveis são sempre muito envolventes e movimentadas. Não à toa, o título é apoiado por uma grande legião de fãs e continua sendo atualizado com uma boa frequência. Detalhe: não faz muito tempo, o game superou a marca de 1 milhão de downloads e recebeu uma grande expansão, ou seja, o projeto modesto segue crescendo e tem tudo para continuar garantindo muitas alegrias para os fãs de MMORPGs “à moda antiga”.
Nin Online
Outro projeto brasileiro que merece um olhar mais atento, é Nin Online. Esse game já está na ativa há muitos anos, mas entrou em uma nova fase recentemente, quando foi liberado por meio do regime Early Access da Steam. Nesse caso, é bom destacar que o jogo está sendo cuidado por apenas dois devs, o que quer dizer que sua evolução não é tão rápida, mas acho válido mencionar que o título já conta com muito conteúdo e um loop de gameplay bastante refinado. E como estamos falando de uma opção que nos transporta para um mundo ninja inspirado no anime/mangá Naruto, não faltam motivos para a gente dar uma chance ao título. Além disso, como as construções gráficas são bem básicas, essa é uma opção excelente para aqueles que procuram por MMORPGs mais leves.
Priston Tale
De modo geral, Priston Tale é um daqueles MMORPGs coreanos que brilharam no início do século e acabaram “caindo nas graças” dos players brasileiros. Com isso, os devs foram forçados a promover as devidas adaptações para o nosso idioma. É bem verdade que o título não está mais vivendo sua “era de ouro”, mas sua comunidade de fãs continua muito forte em vários cantos do mundo, com o Brasil despontando como um dos mercados mais importantes. E no que diz respeito à jogatina, não tem mistério, temos aquele conjunto de mecânicas e ideias que fez o gênero “explodir” lá nos “anos 2000”, construções gráficas bonitas, mas já um pouco antiquadas e uma comunidade bastante ativa. Enfim, essa é uma ótima alternativa para quem curte uma boa sessão nostalgia.
Ragnarök Online Latam (ROLA)
E por falar em clássicos dos “anos 2000”, temos aqui o Ragnarök Online Latam (ROLA). Esse é aquele mesmo Ragnarök Online que se tornou uma lenda em território brasileiro, mas com um foco total na América Latina. Isso quer dizer que a adaptação para o nosso idioma está disponível e a aventura mantém aqueles atrativos que a fizeram conquistar os corações dos players ao longo dos anos. E como os servidores Latam foram lançados não faz muito tempo, as coisas têm estado bem movimentadas no mundo do jogo, pois os devs estão liberando boas novidades e promovendo eventos que sempre conseguem “movimentar as massas”. No fim das contas, essa é uma aventura que não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores MMORPGs em português.
Royal Quest Online
Mesmo sendo um game relativamente novo, Royal Quest Online tem uma “cara de MMORPG dos anos 2000” que acaba atraindo os veteranos do gênero. Aliás, muitos até dizem que o game é uma espécie de sucessor espiritual de clássicos como Priston Tale e Ragnarök Online. E não, essas afirmações não são nem um pouco exageradas. O jogo realmente tem a mesma vibe dessas lendas do gênero e ainda apresenta algumas singularidades que o tornam uma excelente opção, especialmente para aqueles que gostam de experiências mais “old school”. E só para constar, esse título ganhou uma nova vida sob a tutela de um time de criação que resolveu resgatá-lo da quase extinção. Então, podemos dizer que esse é um título que tem boas coisas a oferecer e segue recebendo novidades e eventos de tempos em tempos.
RuneScape
Sendo um dos maiores representantes do gênero (em todos os tempos), RuneScape também não poderia ficar de fora desta lista com os melhores MMORPGs em português. É bem verdade que o título mudou muito ao longo dos anos e perdeu um pouco de força, mas não podemos nos esquecer de que os devs vêm fazendo ajustes significativos no sistema de monetização do jogo, com vistas a trazer os “tempos de glória” de volta. Mesmo assim, acho válido destacar que esse clássico ajudou a moldar vários jogos que vieram depois dele e ainda conta com uma gigantesca legião de fãs, assim como uma versão “old school” muito popular. Logo, essa é uma opção que ainda tem servidores movimentados o bastante para lhe garantir muitas horas de diversão.
The Legend of Neverland
Voltando a falar sobre MMORPGs mobile, temos aqui o The Legend of Neverland. O game conta com belas construções gráficas em estilo anime e seus combates pendem mais para o lado da ação. Nesse caso, é bom destacar que as batalhas podem ficar bem dinâmicas, pois os players têm a chance de mudar de classe rapidamente. Assim, dá para combinar ataques corpo a corpo com golpes de longa distância. E o melhor é que há várias classes disponíveis e o grande número de armas e habilidades acaba expandindo as possibilidades de personalização de uma forma surreal. Como bônus, ainda temos uma boa quantidade de atividades PvP, missões cooperativas e sistemas secundários que acabam nos fazendo ficar “presos” à experiência. Certamente, esse é um MMORPG que até merecia ser mais conhecido.
Tower of Fantasy
Em um primeiro momento, Tower of Fantasy foi apontado como um “candidato a rival” do fenômeno Genshin Impact. No entanto, o jogo logo deixou claro que tinha uma pegada um pouco diferente, apesar de as construções gráficas em estilo anime e certos elementos do loop de gameplay remeterem ao grande jogo da HoYoverse. De forma resumida, esse é um MMORPG bem voltado para o lado da ação, que apresenta um mundo aberto impressionante e aposta em elementos sci-fi para se diferenciar. A aventura é marcada por uma boa quantidade de personagens com habilidades únicas e as batalhas são sempre muito envolventes, sem contar que as histórias também nos fazem querer continuar “presos” à tela. E como o jogo continua sendo muito bem cuidado, tudo indica que os servidores vão continuar operando por um bom tempo.
World of Warcraft e WoW Classic
Fechando esta seleção focada nos melhores MMORPGs em português, temos mais um “duo”. Sim! World of Warcraft e WoW Classic merecem ser citados juntos, pois são como “os dois lados da mesma moeda”. Isso quer dizer que o World of Warcraft é o jogo original, mas o WoW Classic é uma versão muito semelhante, que foca em promover uma viagem ao passado, ou seja, o game dá aos players a chance de revisitarem versões antigas (e otimizadas) da aventura principal. De qualquer forma, ambas as experiências oferecem tudo aquilo que fez o game da Blizzard se tornar um dos maiores representantes do gênero. Sendo assim, se você quiser curtir aventuras que influenciaram a maioria dos MMORPGs que existem hoje em dia, pode escolher qualquer um desses títulos e não vai se arrepender de forma alguma.
👉 Atenção, pessoal! Nossa loja já está no ar com ofertas imperdíveis em gift cards e jogos digitais que você não pode perder! ➡️ Confira agora nossas ofertas exclusivas:


PW é excelente pena LUG dar tantas mancadas, mesmo assim gameplay muito bom e gráficos razoáveis(principalmente pela idade do game).
arruma ai pf
Allods a LUG enfiou na bunda, um otimo mmo em PT
mas como sempre a ganancia e o jeito brasileiro dos jogadores ferraram tudo
loltxt verdade, inclusive PW a LUG também ferrou bastante.
Aii quero mt AIKA , PW ñ funciona nem o WOW
Garota Discreta Você pode também tentar jogar mmorpgs mais leves como Wakfu ou Dofus ou até Ragnarok para ver se funciona no seu pc.
Não vale apena jogar Perfect World pela Level Up, preço de gold absurdo, péssima administração, se você é casher as regras do contrato não são aplicadas a você, ou seja se você usar de atividade irregular, bug, ou algum hack, você não será punido, agora se você não player full farm e chamar alguém de chato no global, você recebe mute ou é banido por alguns dias por abuso verbal.
nao acho como registrar
Registrar aonde?
Pararam de traduzir os novos módulos de Neverwinter faz muito tempo, uma pena porque o jogo tem uma lore incrível.
os br deviam kitar tudo daquela merda, bando de filhos da p…
Pode pá, nem vou jogar por causa disso, os caras tem que valorizar mais a galera daqui.
Pois é cara, me decepcionei ao descobrir isso.