Hoje, ao ler alguns artigos de sites especializados em jogos, me deparei com uma notícia no IGN sobre Throne and Liberty, o “MMO mais aguardado de 2024”, ter fracassado em seu lançamento no Steam (Sim, mas já!? O jogo foi lançado não faz uma semana!). A manchete me chamou a atenção, pois a percepção que tenho, com base no que venho acompanhando, é bem diferente do que foi relatado.
Isso me fez refletir: será que Throne and Liberty realmente fracassou? Ou, mais importante, o que define o fracasso de um jogo? O texto parece se basear exclusivamente nas avaliações recebidas no Steam até o momento (que, aliás, nem são tão ruins) para concluir que o jogo teve um “fracasso imediato”. No entanto, isso por si só não é suficiente para determinar o sucesso ou fracasso de um título. Afinal, de que adianta boas avaliações se o jogo não vende, certo? Um exemplo notável é Concord, que estreou com avaliações “Muito Positivas” no Steam, mas foi encerrado abruptamente apenas duas semanas após o lançamento. Sim, obviamente as notas de Concord foram melhores porque menos pessoas tiveram a oportunidade de jogar (bem menos).
Sofrendo com o lag absurdo em 'Throne and Liberty'?
- Aprimore sua conexão em jogos online com o ExitLag, um programa desenvolvido para otimizar sua experiência de jogo. Experimente gratuitamente por 3 dias. Clique aqui e crie sua conta grátis!
Além disso, os mais de 20.000 reviews de Throne and Liberty na plataforma, com 63% de avaliações positivas, dificilmente podem ser considerados um sinal claro de insucesso. Como é comum em lançamentos muito hypados, problemas de conexão, instabilidade e outros contratempos são esperados, mas a tendência é que esses problemas sejam mitigados com o tempo, especialmente considerando que muitos jogadores estão ali apenas pelo hype inicial. Vale destacar que Throne and Liberty alcançou um pico de quase 60 mil jogadores simultâneos durante um Acesso Antecipado pago (e nada acessível, diga-se de passagem), e continua registrando números impressionantes, com picos de mais de 300 mil jogadores simultâneos. Isto é, ainda parece ser muito cedo para classificar Throne and Liberty como um fracasso.