Se você está a fim de saber quais são os melhores MMORPGs grátis de 2025, com vistas a dar início a uma jornada gratuita de alto nível, é bom ter em mente o fato de que muitos dos games Free-To-Play mais populares do gênero já foram lançados há vários anos. Pois é! Até tivemos alguns títulos novos chegando nos últimos tempos, mas poucos se mostraram interessantes o bastante para fazer os players quererem deixar os clássicos de lado. Enfim, o fato é que eu criei este post justamente para falar sobre MMORPGs dignos de nota, que você pode curtir sem ter que pagar um único centavo. Então, sugiro que não deixe de conferir até o fim… vamos começar?
1. AdventureQuest 3D
No “ponto de partida” desta seleção com os melhores MMORPGs grátis de 2025, resolvi posicionar o ótimo AdventureQuest 3D, que é uma versão reimaginada (com gráficos tridimensionais) de um clássico jogo de navegador lançado lá em 2002. Esse game oferece uma experiência multiplataforma que respeita o legado do gênero e tem um apelo enorme para vários tipos de players, mas acaba sendo mais atrativo para a galera mais “old school”. Aliás, é bom destacar que os updates continuam chegando com uma boa frequência e as novidades sempre são boas o bastante para manter os players engajados. Não à toa, as avaliações deixadas na Steam são muito boas e o número de aventureiros focando em suas jornadas (no game) continua bem interessante. Vale a pena conferir!
2. Albion Online
Albion Online não começou como um jogo grátis, mas a transição para o modelo Free-To-Play foi um verdadeiro “divisor de águas”. Isto é, assim que o jogo ficou gratuito, o número de jogadores cresceu de uma forma considerável e o apoio da comunidade foi tão forte que os devs começaram a expandir o alcance da experiência para outros dispositivos e regiões. Hoje, o MMO é um dos mais populares do mundo e suas atualizações sempre conseguem renovar um loop de gameplay marcado por um enorme grau de liberdade, uma grande quantidade de opções de entretenimento e disputas de proporções colossais. Em suma, esse é um daqueles jogos que os fãs de conteúdo PVP de alto nível não podem deixar de conferir de forma alguma.
3. Blade & Soul Neo
Liberado não faz muito tempo, Blade & Soul Neo é uma versão aprimorada do clássico Blade & Soul, o que quer dizer que o game tem uma pegada mais relacionada com os MMOs “das antigas”, mas conta com construções gráficas modernas e otimizações que acabam deixando a jogatina muito mais satisfatória. Nesse caso, é bom destacar que os veteranos do game original que decidiram curtir o “novo jogo” nem precisaram ficar por muito tempo para saber que a “nova experiência” é bem mais acessível e divertida. Lembrando que a estreia do “remaster/remake” rolou em fevereiro deste ano, o que quer dizer que os devs seguem trabalhando com afinco para continuar atraindo mais jogadores (e o roadmap apresentado já indicou que as coisas vão ficar ainda melhores com o passar do tempo).
4. Brighter Shores
Produto assinado pelo criador do lendário RuneScape, Brighter Shores é um MMO com uma proposta diferente, que ainda está no regime Early Access, mas já conseguiu conquistar os corações de vários jogadores. O game tem uma pegada bem “old school”, mas seu design é bem singular e inovador, o que acaba despertando a curiosidade dos players mais novos também. Logicamente, como o projeto ainda está em pleno desenvolvimento, ainda há muito trabalho a ser feito para a aventura alcançar o nível de qualidade mais elevado, mas a build atual conta com uma boa dose de conteúdo, uma ótima narrativa (dividida em episódios), várias profissões, opções que garantem disputas PVP e muito mais. Sem dúvidas, esse game já merece um lugar nesta seleção com os melhores MMORPGs grátis de 2025.
5. Dofus 3.0 (Dofus Unity)
Dofus 3.0, também conhecido como Dofus Unity, é uma versão aprimorada do clássico Dofus, de 2004. E não, o upgrade para a engine Unity e as atualizações liberadas ao longo dos mais de 20 anos do game não o fizeram se afastar da sua essência. Na verdade, eu acho que é justamente por isso que os fãs do título continuam tão fiéis a ele. A experiência promovida pelo jogo é uma das mais singulares entre os MMORPGs e as mecânicas inspiradas em RPGs táticos são simplesmente perfeitas para quem curte combates mais estratégicos. O jogo ainda conta com várias classes e sua trilha sonora (que foi “reorquestrada” recentemente) consegue nos colocar “no clima”. Resumindo, esse é um clássico que continua superando o teste do tempo e garantindo a diversão de muita gente.
6. Guild Wars 2
Guild Wars 2 não chega ser um jogo tão velho assim, mas já está na ativa há tempo o suficiente para ser apontado como um dos maiores de todos os tempos. O jogo só se tornou uma opção Free-To-Play alguns anos após a estreia e a mudança no modelo de monetização foi muito positiva. Desde então, os pacotes de expansão é que começaram a ser liberados no modelo Buy-To-Play, mas quem curte a jogatina gratuita sempre recebe boas atualizações e, de tempos em tempos, tem seu acesso garantido a expansões e DLCs “das antigas”. E no que tange ao gameplay, não há muito a ser dito: Guild Wars 2 é um dos maiores representantes do gênero e deverá continuar assim até um Guild Wars 3 ser lançado.
7. Kakele Online
De modo geral, podemos dizer que Kakele Online é o jogo mais modesto desta seleção com os melhores MMORPGs grátis de 2025. Ainda assim, esse projeto brasileiro prova que gráficos não são tão importantes quanto muitos dizem e consegue prender a atenção dos fãs do gênero com a oferta de um loop de gameplay muito divertido. Esse game foi inspirado por grandes clássicos do gênero, mas não deixa de inovar em certos aspectos e até é bem mais dinâmico e movimentado do que os seus gráficos em pixel art sugerem. Para arrematar, temos boas doses de conteúdo PVP, muitos pontos de interação entre os players e classes que conseguem deixar as sessões de jogatina bem diversificadas. Com toda a certeza, esse é um game que merece pelo menos um “test-drive”.
8. Lost Ark
Lost Ark não tem vivido os seus melhores momentos nos últimos meses, mas ainda pode ser apontado como um dos MMORPG mais populares do momento. Esse jogo apresenta uma perspectiva que remete aos jogos da franquia Diablo, mas tem tudo aquilo que um bom MMO pode oferecer, com destaque para uma grande quantidade de classes, um mundo incrível e várias opções de desafios (dungeons, raids, trials, etc.). Cabe ressaltar que, recentemente, os devs anunciaram que vão promover várias mudanças no jogo, a fim de atender aos principais pedidos da comunidade. Por isso, parece justo a gente imaginar que logo a aventura vai voltar aos “tempos de ouro”. Obviamente, isso também quer dizer que estamos em um ótimo momento para você dar uma chance a essa aventura.
9. Neverwinter
Carregando consigo todo o apelo da franquia Dungeons and Dragons, Neverwinter é um MMORPG que não está sempre aparecendo nas listas com os mais populares do gênero, mas continua sendo jogado por fãs fervorosos, que engajam nas atividades e tornam a experiência mais divertida para toda a comunidade. O game não está mais recebendo updates com tanta frequência, mas, quando as novidades chegam, elas sempre conseguem injetar uma nova vida na aventura, o que deixa os servidores bem movimentados. E como todo o conteúdo que o jogo já oferece é capaz de garantir horas e horas de um gameplay de alto nível, essa é uma daquelas opções que merecem um olhar mais atento (especialmente se você curtir aventuras que têm uma relação íntima com os RPGs de mesa).
10. Ragnarok Latam
Prestes a estrear, Ragnarok Latam é, na verdade, aquele mesmo Ragnarok que vem fazendo a alegria dos jogadores desde 2002. A única diferença é que agora a criadora do jogo resolveu cuidar das operações na América Latina, o que quer dizer que os fãs terão um canal mais próximo com os devs e poderão até mesmo influenciar as decisões que forem tomadas para o futuro do game aqui na nossa região. De qualquer forma, é sempre bom lembrar que Ragnarok é um dos melhores MMORPGs grátis de 2025 e de todos os tempos. O jogo encantou (e continua encantando) com seus gráficos em pixel art cheios de estilo e suas muitas classes. Certamente, esse é um dos representantes do gênero que mais merecem o selo de “jogo obrigatório”.
11. RuneScape & Old School RuneScape
E por falar no selo de “jogo obrigatório”, temos aqui uma dupla que também merece essa honraria. Sim! RuneScape & Old School RuneScape são dois clássicos que dispensam comentários. Tecnicamente, esses dois são o mesmo jogo, mas a versão Old School surgiu para promover uma “viagem ao passado”, após o RuneScape original ter evoluído e se tornado algo bem diferente. Mesmo assim, podemos dizer que as experiências promovidas pelos games podem ser resumidas como: um conjunto incrível de ideias que acabaram se tornando uma referência para todos os representantes do gênero. Portanto, seja qual for a sua escolha (entre essas duas opções), é inegável que você vai acabar dando início a uma jornada dotada de experiências que apenas as maiores lendas do gênero podem oferecer.
12. Star Wars: The Old Republic
Conhecido pelos fãs como SWTOR, Star Wars: The Old Republic desponta como uma alternativa que os fãs do universo da franquia Star Wars simplesmente não podem ignorar. O game já está na ativa há um bom tempo e já viveu seus “dias de glória”, mas continua sendo muito jogado até hoje. É bem verdade que o apelo da série de filmes e das histórias dos Jedi é o grande chamariz da experiência, mas ela apresenta muitas das mecânicas que marcam os melhores MMORPGs da atualidade e os updates, apesar de não serem mais tão frequentes como já foram, conseguem garantir momentos de muita diversão. Detalhe: em uma apresentação recente, os devs prometeram que estão trabalhando em histórias que deverão deixar as coisas bem movimentadas muito em breve.
13. The Lord of the Rings Online
Outro jogo que aposta no apelo de uma franquia lendária e não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores MMORPGs grátis de 2025 é The Lord of the Rings Online. Durante certo tempo, a versão Free-To-Play do jogo foi bem limitada, mas os devs logo perceberam que expandir a oferta gratuita seria uma ótima pedida. E, claro, temos que concordar que poucos universos literários se encaixariam tão bem com as regras do gênero quanto a série de livros criada por J.R.R. Tolkien. A Terra-Média parece ter sido desenvolvida justamente para ser o plano de fundo de um MMORPG e os devs souberam se aproveitar disso, já que o game é realmente muito bom e conta com sistemas que vêm prendendo a atenção dos players ao longo dos anos.
14. Throne and Liberty
Throne and Liberty passou tanto tempo em desenvolvimento que nem dá para dizer se o jogo é novo ou velho. De fato, o lançamento oficial só rolou no ano passado, mas quem acompanhou a evolução do game sabe o que ele foi ao longo de muitos anos. De qualquer forma, temos que concordar que a experiência oferecida pelo título é muito boa. Os gráficos são ótimos, temos mecânicas de exploração únicas e as batalhas, especialmente aquelas que reúnem grandes números de jogadores, são simplesmente épicas. Como não poderia deixar de ser, por se tratar de um game relativamente recente, Throne and Liberty continua recebendo belos updates de tempos em tempos e ainda está dividindo opiniões. Por conta disso, sugiro que você não deixe de testar o game por um tempo para saber se ele merece ou não a sua atenção.
15. Tibia
Arrematando esta lista com os melhores MMORPGs grátis de 2025 no melhor estilo possível, temos Tibia… a lenda! Esse jogo está na ativa desde 1997 e, de uma forma curiosa, parece estar passando pela sua “fase de ouro” neste momento. Isso mesmo! O jogo sempre fez muito sucesso, mas, quando passamos para a década atual, os números começaram a crescer de forma assustadora e várias novidades surgiram para deixar a experiência ainda mais interessante. E só para constar, há algumas semanas, o jogo ganhou a sua primeira classe jogável nova desde a estreia, o que é uma prova do compromisso dos devs com o jogo e com uma comunidade formada por fãs extremamente fiéis. Portanto, podemos dizer, sem medo de errar, que esse MMORPG é uma referência que continua fazendo história.
Então não deixe de conferir nossa seleção especial de mouses gamer até R$ 100 , com botões extras e ótima precisão para suas aventuras online!
Experimente o ExitLag — a ferramenta nº1 para reduzir o ping em jogos online.
🎁 Teste grátis por 3 dias — sem pagar nada e comprove a diferença na hora!
🔥 Oferta por tempo limitado: 50% de desconto se decidir continuar.
👉 Clique aqui e ative seu teste agora ⏳
💡 Veja também nossas recomendações para turbinar sua jogatina:
- 🔥 Melhores notebooks até R$ 5.000 para jogar e estudar
- 💻 Notebook gamer ideal para rodar jogos pesados como Elden Ring e Cyberpunk
- 🎮 Melhores controles para PC com ótimo custo-benefício
- 🪑 Cadeiras gamer para pessoas altas — conforto e ergonomia garantidos
- 🖥️ Melhores monitores gamer curvos para imersão total
- 💰 Notebooks gamer até R$ 6.000 que realmente valem a pena
Aqui nesta mesma página tem news do mmorpg Eloa, se Eloa é mmorpg, então PoE também é.
Albion realmente é muito bom, mas o cara deve ter muita paciência para jogar este jogo. É imprescindível jogá-lo sem um clã. Não é o tipo de MMORPG aonde o cara sozinho consegue passar de boas, sem clã, não apenas por conta dos pk’s, mas porque o jogo foi feito com foco em trabalho de equipe, tanto para conquistar territórios, quanto para construção e até mesmo guerras.
Como sou do tipo que opta por jogar de boas sozinho, não foi lá das melhores minha experiência. Mas para quem curte fazer parte de clãs ou tem amigos que jogam junto, esse jogo é perfeito.
“É imprescindível jogá-lo sem um clã” = É essencial joga-lo sem um clã
dou uma de professor pasquale e saio vazado
Foi pesquisar no Google só pra isso? Eita!
bah, n corrigi tua gramatica, apontei teu erro concordância apenas, se vc diz q o jogo deve ser jogado em grupo e mete um q “é essencial q se não se jogue em guilda” vc ta entrando em discordância
O tal “erro de concordância” foi apenas por conta de um “não”.
Deveria ter ficado “imprescindível não jogá-lo sem um clã”, não foi um erro de concordância, mas sim, um descuido. Agora, erros iguais aos seus, que beiram o analfabetismo, isso pode na internet, né?!
sim mano pra pegar 50 milhoes de fama e end no albion vc precisa abandonar sua vida social kkkkkk
Ótima lista! Infelizmente a gente ainda tá sem ter pra onde correr, e as opções serão quase as mesmas até o fim de 2021 (ano que eu espero que tenhamos muitas novidades no gênero). Boa parte das novidades recentes foram mobile :/
Só de ver a lista já me deu sono, imagina jogar essas budega ZzZzzZ
Infelizmente MMO morreu, estou criando expectativas em New World e Ashes of creation já que o Crowfall me roubou 100 reais e não sai do Beta nunca.
gw2 é um dos melhores mmos e ta vivo
ou ffxiv pra quem curte so pve
Por mais verdadeira que seja a afirmação é como falar para o vento. Falou em pagar Br já faz biquinho. Negócio aqui é exigir triple A de graça, traduzido e com server local. Ah, e claro a clássica: “Pode vender umas skinzinhas se quiser”; afinal no LoL deu certo então essa é a fórmula universal de capitalização, passou disso é “empresa lixo”.
É ñ é não é!? ?
Pode parecer escroto da minha parte. Mas essa realmente é a formula para dar certo no Brasil. O LoL por mais que seja um jogo de outra categoria é um exemplo disso (tem o PoE também).
Além disso também temos nossa questão cultural, onde por anos tivemos de nos contentar com a pirataria, seja pelo elevado custo dos softwares devido a nossa moeda fraca e baixo poder compra, seja por puro problema de distribuição durante a era pré-internet (onde conseguir um software que vc queira original em muitos lugares do país era simplesmente muito difícil de se encontrar). Por isso é normal a maioria das pessoas simplesmente não querer pagar para jogar, ou se for pagar, que seja o mínimo possível. Mas ironicamente, muitos aceitam pagar (e caro) para obter benefícios no jogo, seja para completa-lo, seja em cima dos outros.
Porem de fato isso não é necessariamente verdade para EUA e Europa. Até onde sei, em países ocidentais de 1º mundo, a monetização via B2P é muito melhor recebida por lá, e acaba sendo usada como uma contra desculpa pelos jogadores para reclamarem de P2W (afinal vc já pagou pelo jogo e provavelmente irá pagar pelas expansões, você tem espaço para reclamar que por isso não quer um jogo onde as pessoas possam comprar beneficios in-game). Isso acontece principalmente porque o custo do jogo sobre o custo de vida da população destes países é muito menor do que o custo em países emergentes.
E ambos, nós e eles em geral vemos com maus olhos jogos de mensalidade Pay2Play, devido a “amarração” que esta modalidade de pagamento gera. Pagar a mensalidade de um jogo, significa ter de se dedicar a ele, pois ninguém que pagar por um mês de acesso e jogar poucos dias, a sensação de desperdício é terrível. O kra que paga que morrer no vício para valer cada centavo. Por isso que normalmente apenas jogos muito consagrados como WoW e FF14 que seguem este tipo de modalidade, e ainda assim esse método de pagamento passa por oscilações (ondas) em jogos como WoW, onde a maior parte da renda das mensalidades vem junto com as expansões, depois diminui nos meses seguintes até a próxima expansão.
Já no oriente, por alguma razão que desconheço (provavelmente cultural) jogos P2W fazem muito sucesso, especialmente na china e bastante na coreia do sul. Apesar de que nesta ultima temos ainda alguns jogos operando como Pay2Play por lá, e recentemente alguns jogos como Elyon tem testado operar via B2P como o WoW e o GW2 que se mantem constantemente na lista dos mais jogadores, a fim de aferir a lucratividade do jogo a longo prazo sem precisar apelar demais nas microtransações (porem duvido que eles vão se conter em não ganhar dinheiro com itens P2W).
Já no Japão, apesar de existir, principalmente em jogos mobile, microtransações P2W não são bem aceitas por lá, jogos como FF14 e PSO2 são exemplos disso, operando a anos com boa lucratividade enquanto que jogos coreanos/chineses com bastante P2W não tem a mesma aceitação do jogadores de lá. Talvez isso seja um reflexo da população de jogadores ser mais velha e mais “old-school”. Mas na verdade precisaria-se de um estudo descente para entender melhor o publico de lá (na verdade as empresas de games precisam fazer bons estudos para entender o mercado de games em todo o mundo e suas particularidades, a sensação que tenho é que eles simplesmente saem fazendo as decisões sem pensar muito nelas).
Resumindo, cada país do mundo tem suas características, então por vários motivos é até normal nós termos a nossa de querer jogar jogos AAA de graça, no Brasil, traduzidos e sem P2W. Porem de fato, é muito difícil algo assim ocorrer com freqüência.
Não vejo dessa forma, nossa moeda fraca é o divisor de águas para deixar todo produto que usa o dólar como régua caro, chega a ser um pleonasmo; mas essa choradeira e “achar que tem direito” (por isso usei a palavra “exigir”) muito se vale da mentalidade esquerdista enraizada na cultura Br.
“Não importa que eu não tenha condições, tenho o direito de usufruir.”
O assunto é complexo, se estender não seria viável. Mas resumidamente: Fui irônico ao me referir a “fórmula universal” de vender skins, LoL e PoE são exemplos de sucesso, mas cada empresa funciona e tem equipes de tamanhos, pensamentos e estratégias diferentes, não se pode ser tão simplista.
Tenho certeza que muitas empresas torcem o nariz quando deixam o jogo P2W, mas ou fazem isso ou fecham as portas, outras são só safadas mesmo. Mas ainda sim, pra fazer a conta fechar na balança empresarial de gastos/ganhos eu poderia escrever uma temporada de comentários sobre as diferenças que existem de empresa para empresa. Se existisse uma fórmula universal nenhuma empresa de nenhum seguimento do planeta iria a falência.
Rapaz, exigir pra mim fica só na vontade mesmo. Exigir um que um game seja como o kra quer é demais, pode-se até chorar, defender a ideia, dizer que é um falta de visão de algumas empresas e etc. Mas como um direito é forçar a barra demais pra a boa vontade, até porque em país comunista ou ditaduras socialistas, o povo não tem dinheiro nem acesso aos games, ou quando tem é o mais pay2win de todos! ?
Sim, certamente existe um abismo entre exigir e ter o que se exige, mas Br “exige” sim, porém como ninguém da bola o que sobra é a canseira de ver em matérias como neste site ou dentro do chat do próprio jogo os biquinhos e reclamações sobre todos os jogos que sejam pagos ou que sejam free mas não se limitem a vender só as “skinzinhas”.
Eu discordo, talvez por ficar preso a minha visão pessoal. Mas acho que apenas está confundindo o fato do pessoal sonhar com um jogo perfeito, com os tóxicos que só aparecem em chats e comentários para dizer q tudo é um lixo.
Eu sonho com o MMORPG perfeito e se tivesse dinheiro e contatos ainda acho que se daria para fazer. O pior é que ele simplesmente seria uma amalgama do que já existe:
E acho que seria isso por hora, esta é a minha lista de desejos para o MMORPG perfeito. Porem obviamente sei que as devs de MMORPGs até hoje não tem interesse ou a visão para fazer um MMORPG assim e que por ter essa idealização de um MMORPG perfeito, e por nenhum atender a estes requisitos, isso acaba sempre me fazendo sempre encontrar alguma crítica em algum MMORPG, porem essa critica é mais do tipo “o jogo seria melhor se ele tivesse isso” e não que o jogo é ruim. Mas sei também que para algumas pessoas estar abaixo de suas balizas de perfeição significa que o jogo é ruim para elas, muitas vezes menosprezando jogos que já existem só porque não atendem completamente suas expectativas e que provavelmente nunca aparecerá algum que atenda, ficando sempre numa situação em que nada presta. E também sei que existem outros simplesmente apenas querem criticar por diversão e pra eles todo jogo é lixo. Mas eu acredito que sejam apenas uma minoria barulhenta.
Por isso não acho q criticar e reclamar dos pontos fracos de um jogo seja ruim, no fim, para muitos que querem que o gênero melhore é apenas a expressão de que ainda há muito o que melhorar e tenho fé que criticas assim quando ouvidas pelas pessoas certas podem ajudar a melhorar.
sinto essa mesma sensação, fui quase fisgado a pagar WoW pela primeira vez, ae vi q tem q pagar a expansão tambem, fora a mensalidade, e desisti, assim como aquele ashes of creation que tem uma galerinha hypada, vai ser outro jogo que nunca irei pisar pela forma de monetização do p2p, para mim p2p é isso, uma “amarração”
compra guild wars 2 e esquece a steam
a lista n muda já tem oq ? 2 anos ? 3 ?
o mercado de mmorpgs ta bem parado, e os que vem na maioria são super genericos
edit: se bem q agora tem o pso2 (q ja é velho) chegando no global
Complicado.
Boa parte dos presentes na lista são jogos que já existem há vários anos. Não há algo novo surgindo que seja verdadeiramente bom.
“a lista n muda já tem oq ? 2 anos ? 3 ? ” = A lista não se altera, já teria quanto tempo? 2 ou 3 anos?
“o mercado de mmorpgs ta bem parado, e os que vem na maioria são super genericos
edit: se bem q agora tem o pso2 (q ja é velho) chegando no global” = O mercado de MMORPG’s está bem parado, e os que vem em sua maioria são super genéricos
editado: se bem que agora tem o Phantasy Star Online 2 ( que já é velho ) chegando no servidor Global.
Dando uma de professor Pasquale e saindo 😀
https://media1.giphy.com/media/s59Csd4R2DtQI/giphy.gif
Deve ser novo na internet ele pra não ter entendido a forma com q vc digitou em cima kkkkkk
Carência? Eu?ahahaha…
Diz o cara que não pode ver ninguém falando sobre Genshin que já fica com o cú dando bote ksksksksksksks…
É verdade que jogos novos propriamente ditos para o gênero estão mais escassos ultimamente, a maioria está sendo reciclado ou é antigo. Mas também é bom lembrar que MMORPGs são feitos para ficarem online por anos recebendo novos conteúdos como expansões. Dos jogos da lista, a maioria, caso não todos, receberam novos conteúdos. Ou seja, jogo é que não falta para quem quiser jogar. Agora quem não quiser, fica sem jogar mesmo.
eu ate concordo, n entrando na discussão doq é um bom mmorpg, minha critica é mais ao fato de q tecnologias e engines novas saem a rodo, mas parece q os melhores mmorpgs são de sua maioria antigos, presos no passado e os novos q saem n conseguem ser tão bons.
da lista oq eu mais gostei foi o pso2, q ta fazendo toda uma reformulação grafica e trazendo para os dias mais atuais.
Sim, verdade. Os novos são muito genérico e já chegam com data de validade de 1 ano, no máximo. kkk
ja saiu a reformulação grafica do pso2? na imagem parece o ja reformulado
Ainda não.
ainda n
Na vdd reformulações gráfica e até mecânicas (que é o caso do Neo Genesis que promete alterar como funciona a própria gameplay do jogo) tem sido uma estratégia que algumas empresas de MMORPG escolheram adotar para renovar seus jogos, tentar atrair novos jogadores, sem perder os existentes e evitar o risco do flop.
A NCSoft, apesar da falta de noticias, também andou anunciando algo parecido em Blade & Soul e Lineage 2. O Blade & Soul ainda tivemos alguns vídeos demonstrando parte dele rodando na UE4. Enquanto o L2 está na promessa ainda de ser atualizado para a UE4.
E a curto prazo é que se espera do mercado de MMORPGs para PC. Sendo as únicas novidades relevantes atualmente esperadas sendo o New World da Amazon Games, a promessas do Lost Ark, também provavelmente vindo pela Amazon Games e o inconstantes Ashes of Creation. Talvez tenhamos Elyon também neste ano, mas conhecendo a história de publicação de jogos Coreanos de PC, não espero ver esse até 22.
ouvi dizer q o B&S 2 vai ser mobile
Sim, infelizmente.
Mas isso corrobora com minha teoria. A NCSoft especificamente está seguindo uma política de novos jogos apenas para mobile, enquanto que os antigos para PC devem receber apenas melhorias, gráficas ou mecânicas.
Em parte eu entendo o pq disso. Um bom exemplo que gosto de usar para isso é o WoW. Pra mim, como jogador, já era para a Blizzard ter criado um novo MMORPG para substituir ele. Já pra para a Blizzard isso não aparenta ser vantajoso, já que criar um substituto ao WoW cria o risco de se canibalizar e rachar sua base de jogadores, e ao invés de ter um novo MMORPG forte, ela pode acabar com 2 fracos.
Ou seja, para a NCSoft, cujo jogos como Lineage, Lineage 2, AION e B&S ainda são rentáveis, inserir um novo MMORPG na mesma plataforma arrisca muito para eles, esse jogo pode acabar canibalizando um dos jogos existentes, ou pode falhar em atrair novos jogadores e gerar prejuízos.
a questão que os titulos antigos foram reciclados para mobile, e isso meio que prejudicou o andamento dos mmorpg para pc.. se nao tivesse essa onda de mmorpg mobile, certeza que teriamos aion 2, archeage 2, tera 2 ja lançado ou proximo de lançamento
Acho q vou dar uma olhadinha pra ver como q tá o phantasy star online
nunca vi uma lista tão ruim
Quais jogos você colocaria, que não esses? Não querendo defender a lista, mas só por curiosidade mesmo. Há outros jogos ótimos que não foram citados? Eu não lembro de nenhum.
Pois é. A lista apenas reflete como o mercado está hoje, saturado de jogos ruins e irrelevantes, sobrando apenas esses “melhores” que aparecem em todo o ano.
Pior é que a gente chega aqui e diz que a lista é ruim, mas nao tem o que colocar nela kkkkkkkkkk no máximo um ou outro jogo, ou mudar as posições
você percebe o quão ruim ta a coisa quando Albion é o 1º lugar de alguma coisa
albion é cheio pvp que gosta pior arena.
traduz plz
É, quando o nosso país representa apenas 3% do mercado de jogos virtuais mundial fica muito dificil virem jogos novos ou bons para cá, o Brasil virou um templo de MMO’s mortos, quando morrem lah fora trazem pra cá e tentam ressuscitá-lo. Infelizmente isso só vai mudar quando a maioria da população brasileira e seu governo começarem a tratar jogos virtuais como esporte e não passa-tempo
Albion embora afirme ser gratuito restringe o acesso a free players colocando-os numa suposta lista de espera para aceder ao jogo. Discordo deste tipo de ação. Além disso considero que verdadeiramente o único que não restringe acesso nem é pay to win o Path of Exile. Merece ser suportado pela comunidade e os itens na loja são opcionais não afetando a progressão no jogo. Star wars the old república merece estar aqui. Se comprou as expansões então não precisa de assinar para ter acesso ao end story embora restrinja o acesso a duas personagens se não me engano. De resto só publicidade. A evolução das skills em Albion… Por favor!
Triste, infelizmente essa lista ta dificil de mudar os participantes, não lança nada de novo pra dar uma diferenciada no gênero, as empresas pegam formatos repetidos como WoW e fazem um game no mesmo estilo buscando sucesso, espero pelo dia onde surgira novos estilos de MMORPG ou gêneros diferentes de jogos mesmo, só n consigo imaginar como seria um gênero novo.
Opa, além do Wakfu tem o Dofus também, sou fã de longa data de ambos os jogos e para quem gosta de combate tatico e muitas missões unica, e um bom desenvolvimento das quests(Tudo tem um pq, por mais absurdo que seja.), personalidades diferentes para cada NPC que encontra, Lutas contra chefes que não dependem só de meter a paulada até ele dizer chega kk Tudo isso mais referente ao Dofus, mas também tem no Wakfu. Unico problema do Dofus é que ele é p2p, pague para jogar mas não tem nada além da mensalidade que pode ser comprada com money do jogo, precisando só farmar kk
Se colocou Path of Exile, deveria ter colocado Warframe.