30 Melhores jogos online multiplayer grátis para jogar no PC (2020)

Publicado em 25/04/2020 - 14h53 por Yohan Bravo

Por força das circunstâncias atuais, a busca por listas com os melhores jogos online multiplayer grátis para jogar em 2020 tem ficado cada vez mais popular. Afinal, é por meio desses jogos que os players podem ter um “contato” com outros players e superar as barreiras que têm surgido no mundo. Felizmente, quando os players realizam essas buscas, eles se deparam com listas que exibem títulos capazes de garantir momentos de muita diversão. E melhor, as listas geralmente mesclam títulos de diversos gêneros, o que abre margem para muitas possibilidades, em termos de estilos de jogatina. Bem, diante de tudo isso, resolvi criar a minha lista com os melhores jogos online multiplayer grátis para jogar em 2020. Isto é, elenquei aqui os títulos mais interessantes para diversos tipos de player. Assim, você só vai precisar “avaliar o cardápio” e fazer a sua escolha… vamos conferir a lista?

 

30 Melhores jogos online multiplayer grátis para jogar no PC (2020)

 

1. Albion Online

Dando início a esta lista com os melhores jogos online multiplayer grátis para jogar em 2020, Albion Online, de 2017, surge como uma ótima opção para os fãs de MMORPGs e de mecânicas sandbox. Albion Online se tornou um jogo gratuito em 2019 e expandiu sua comunidade ao máximo, desde então. O jogo é marcado por oferecer uma grande liberdade aos players e diversas opções para mantê-los ocupados. Muito bom!

 

2. Apex Legends

Apex Legends foi uma das grandes surpresas de 2019. O game foi lançado sem grandes alardes e, quando o mundo gamer se deu conta, a aventura já estava entre as favoritas dos fãs do gênero Battle Royale. Apex Legends se passa no mesmo universo da famosa franquia Titanfall e encanta os players com sua movimentação intensa. O game pode ser considerado como uma evolução dos Battle Royale, já que apresenta algumas adições dignas dos grandes Hero Shooters. Imperdível!

 

3. Battlerite Royale

Falando em games que mesclam mecânicas de gêneros diferentes, temos Battlerite Royale, um jogo que promove uma mistura de Battle Royale com MOBA e garante disputas bem interessantes entre os players. Lançado em 2018, o jogo chama atenção por suas construções fantasiosas e pela interessante e diferenciada perspectiva top-down. Com diversos campeões à disposição e momentos de grande ação, o game oferece uma experiência que merece ser aproveitada.

 

4. BlackSquad

Passando para o lado dos tiroteios online, temos o excelente BlackSquad. Esse FPS gratuito foi lançado em 2019 e já conseguiu conquistar uma legião de fãs, com seu gameplay intenso e suas opções de combate tático. Com uma ambientação que faz os players sentirem a tensão dos tiroteios, BlackSquad ainda se destaca por oferecer muitos modos de jogo, muitos mapas distintos e, claro, um gigantesco e explosivo arsenal. Prepare-se para conflitos eletrizantes!

 

5. Bloodstone Online

Mesmo tendo sido lançado em 2020, Bloodstone Online remete a jogos que foram lançados antes dos anos 2000. Na verdade, o game foi totalmente inspirado no clássico Tibia, de 1997. Embora as construções retrô desse MMORPG brasileiro chamem a atenção, é inegável que suas mecânicas inteligentes são bem modernas e capazes de garantir uma jornada épica para quem não dispensa um MMORPG “à moda antiga”.

 

6. Call of Duty: Warzone

Surgindo como uma espécie de “salvador do gênero Battle Royale”, Call of Duty: Warzone (de 2020) arrebatou os players com seu gameplay movimentado e se posicionou como um dos melhores jogos online multiplayer grátis para jogar em 2020. Dotado de um visual impecável e grandes mapas, Call of Duty: Warzone se apresenta como um game que mantém o alto nível da franquia COD e ainda apresenta um gameplay com regras diferenciadas e altamente atrativas. Vale a pena conferir!

 

7. Counter Strike: Global Offensive

E como tiroteios online são sempre uma boa pedida, nada melhor do que citar o clássico Counter Strike: Global Offensive. Lançado em 2012, o game da Valve ficou gratuito recentemente e, desde então, tem quebrado recordes, em relação ao número de players jogando simultaneamente. CS:GO, como o jogo também é conhecido, merece destaque por ser um dos grandes nomes no mundo dos eSports. O game conta com diversos modos de jogo e garante uma jogatina de alto nível por um bom tempo.

 

8. Destiny 2

Destiny 2 é mais um FPS de peso a figurar nesta lista. O game foi lançado em 2017 e também ficou gratuito recentemente. Esse título se destaca por sua premissa interessante e por seus cenários sci-fi impecáveis. Apesar de dar grande ênfase ao PVP, Destiny 2 também oferece uma experiência muito atrativa em seu modo PVE. A história do jogo é bem envolvente e, com certeza, irá garantir muitas surpresas para quem ousar acompanhar a jornada até o fim.

 

9. Dota 2

Saindo um pouco dos jogos FPS, nossa lista com os melhores jogos online multiplayer grátis para jogar em 2020 estaciona em uma lenda chamada Dota 2. O game foi lançado oficialmente em 2013 e é um dos maiores nomes da cena competitiva. Dota 2 é um dos grandes ícones do gênero MOBA e, por suas construções interessantes e seu gameplay dinâmico, continua se posicionando com umas das melhores opções para quem busca por competições intensas no mundo online.

 

10. Dota Underlords

Após um bom período em Early Access, Dota Underlords foi lançado em 2020, oferecendo aos players um “approach” diferente, em relação ao universo de Dota. O game é uma versão melhorada do popular Dota Auto Chess. Em linhas gerais, Dota Underlords é um game de xadrez, no qual as peças são os personagens que marcam o universo de Dota. O game se destaca por suas estratégias mirabolantes e duelos incríveis. Resumindo, uma “ótima pedida”.

 

11. Eve Online

Entrando no segundo terço desta lista com os melhores jogos online multiplayer grátis para jogar em 2020, Eve Online surge como aquele tipo de jogo cujas mecânicas inteligentes acabam transcendendo as linhas do tempo. Esse clássico foi lançado em 2003 e pode ser considerado um MMORPG de jogabilidade não-linear que se passa em um cenário digno dos grandes filmes de ficção científica. Como o jogo mantém uma comunidade ativa até hoje, não é preciso dizer que se trata de uma experiência memorável, não é mesmo?

 

12. Fortnite

Por mais que o “boom” do gênero Battle Royale tenha passado, Fortnite, de 2017, continua movimentando milhões de jogadores e promovendo disputas e eventos cheios de surpresas e momentos épicos. O game deu início à sua segunda temporada recentemente e, com isso, passou a oferecer aos players um novo pacote de conteúdo e modificações muito atrativas em seu gameplay. Certamente, o título ainda tem um enorme apelo junto aos seus fãs mais fiéis.

 

13. Guild Wars 2

Guild Wars 2 é mais um jogo que foi pago por um bom tempo, até se tornar “free-to-play”. Surgindo como uma sequela à altura do grande Guild Wars, esse título oferece uma das melhores experiências disponíveis entre os grandes MMORPGs que ainda estão na ativa. O título foi lançado em 2012 e, mesmo após tantos anos, continua com uma comunidade forte. Combinando um visual impecável com mecânicas de qualidade, o game consegue oferecer uma jornada épica e bastante versátil. Grande jogo!

 

14. Hearthstone

Falemos agora de um game que marca presença em quase todas as listas com os melhores jogos online multiplayer grátis: Hearthstone. O título da Blizzard, que foi lançado em 2014, é um TCG de enorme qualidade e um dos grandes nomes no mundo dos eSports. Além de apostar no apelo que os jogos do tipo TCG têm junto aos fãs, Hearthstone também oferece elementos do icônico mundo de Warcraft. Com essa combinação poderosa, o jogo não poderia ser nada além de incrível.

 

15. League of Legends

Falando em nomes obrigatórios em listas como esta, League of Legends (LOL) é mais um título imperdível. O game surgiu em 2009 e ajudou a colocar as competições online em outro patamar. Esse MOBA oferece construções típicas do gênero, um gameplay muito dinâmico e um universo cheio de campeões e belos conflitos. League of Legends é tão lendário que diversos jogos estão sendo desenvolvidos a partir das suas ideias e histórias.

 

16. Legends of Runeterra

Como eu destaquei acima, diversos games têm surgido como “produtos derivados da grandeza de League of Legends”. Nesse caso, Legends of Runeterra é uma ilustração perfeita dessa afirmação. O game entrou em sua fase beta no início de 2020 e já deu o que falar. Legends of Runeterra é um TCG cujas cartas são baseadas no universo de LOL. O jogo apresentou mecânicas que o colocam no mesmo patamar de outras lendas do gênero.

 

17. Maelstrom

Quando o gênero Battle Royale surgiu, diversos jogos foram criados para “aproveitar a onda”. Contudo, outros projetos tentaram melhorar o gênero e oferecer experiências diferenciadas. Dentre esses games, Maelstrom (2019) é um dos mais interessantes. Em Maelstrom, os players embarcam em uma jornada que envolve batalhas navais, tripulações de piratas, elementos fantasiosos e muitas emoções. O game conta com um visual impecável e cumpre, com maestria, a sua proposta singular. Lindo!

 

18. Magic: The Gathering Arena

Como eu já citei grandes nomes do gênero TCG, nada mais justo do que falar sobre uma outra lenda, conhecida como Magic: The Gathering Arena. Lançado em 2018, o jogo é uma alternativa virtual ao lendário jogo de cartas (físicas). Tomando proveito de todo o legado do jogo original, Magic: The Gathering Arena consegue proporcionar duelos muito estratégicos e oferecer uma experiência idêntica àquela que os fãs de Magic exploram no mundo real.

 

19. Paladins

Situado em um mundo fantasioso, com muitos heróis e diversas classes disponíveis, Paladins é um FPS diferenciado, que tem movimentado os players desde 2016 e garantido muitas disputas emocionantes. Esse título dá enorme atenção ao gameplay cooperativo. As disputas são marcadas por duas equipes de jogadores e diversos modos de jogo distintos. Além do mais, as classes de personagens garantem grandes possibilidades, em termos de estratégias e estilos de jogatina. Épico!

 

20. Path of Exile

Para quem curte jogos do tipo Action RPG, Path of Exile é um dos melhores jogos da atualidade. O game foi lançado em 2013 e, enquanto Path of Exile 2 não for lançado (já está em desenvolvimento), continuará sendo uma alternativa que merece muita atenção. Em Path of Exile, os players assumem o papel de um exilado, que deve enfrentar todos os perigos para ficar mais forte e, posteriormente, consumar sua vingança. Esse título é marcado por conflitos cheios de ação e golpes com efeitos visuais surreais. Pura adrenalina!

 

21. Playcraft

Entrando no último terço desta lista com os melhores jogos online multiplayer grátis para jogar em 2020, apresento o curioso Playcraft. Esse título surgiu em 2020 e ainda está em Early Access, mas já deu o que falar, por conta da sua premissa peculiar. De uma forma resumida, é possível dizer que Playcraft é um criador de jogos online, que mescla elementos de jogos sandbox para oferecer aos players todas as ferramentas necessárias, para eles darem asas às próprias imaginações. Enfim, um game bem diferenciado.

 

22. PUBG Lite

Como eu já chamei a atenção para diversos jogos do gênero Battle Royale, nada mais justo do que citar PUBG Lite, que é uma versão gratuita de um dos maiores ícones desse gênero tão amado. PUBG Lite foi lançado em 2019, com a intenção de dar aos players um “gostinho” do PUBG original. Além de ser gratuito, o jogo conta com construções que tornam a experiência mais acessível para players com PCs mais modestos. Ótima opção!

 

23. Rec Room

Assim como Playcraft (que já figurou nesta lista), Rec Room é um jogo que foca na criação e na promoção de experiências personalizadas. O game surgiu em 2016, mas ainda está em Early Access. Rec Room conta com excelentes sistemas de customização de personagens e com uma série de mecânicas focadas em promover experiências entre amigos. O game também apresenta uma série de mini games divertidos e pode ser uma boa alternativa para quem busca por algo mais casual.

 

24. Ring of Elysium

Ainda que Ring of Elysium não tenha o mesmo apelo e “poder de fogo” de outros grandes Battle Royale (que já citei na lista), é inegável que esse título tem seus atrativos e é capaz de promover ótimos momentos de diversão. Ring of Elysium ficou por um bom tempo no regime Early Access, mas foi lançado oficialmente em 2019. O jogo se destaca por sua premissa diferenciada e por garantir que o ambiente afete o gameplay de forma substancial. Em síntese, é um Battle Royale alternativo de boa qualidade.

 

25. Smite

Smite pode ser considerado um dos membros da “santíssima trindade” dos MOBAs, juntamente com Dota 2 e League of Legends (que já foram citados nesta lista com os melhores jogos online multiplayer grátis para jogar em 2020). Esse título foi lançado em 2014 e conseguiu se destacar por colocar diversas divindades dentro das suas arenas de batalha. Deuses de diversas culturas são colocados à disposição dos players e, como não poderia deixar de ser, quando eles entram em conflito, as coisas se tornam sérias. Que jogo!

 

26. Tree of Savior

 

Voltando a falar de MMORPGs, Tree of Savior pode ser uma opção para os fãs do gênero que buscam por sensações nostálgicas. O game foi lançado em 2016 e já se destacou, em um primeiro momento, por ser um produto do mesmo criador do lendário Ragnarok Online. Com um estilo artístico maravilhoso, Tree of Savior consegue colocar os jogadores no clima da jornada épica que sua história oferece. Ademais, as muitas mecânicas de qualidade fazem com que o jogo se torne uma ótima opção entre os MMORPGs da atualidade.

 

27. Warframe

 

Tendo toda a sua ação centrada em uma movimentação incessante, Warframe, de 2013, é um shooter que se passa sob uma perspectiva de terceira pessoa e que reúne alguns elementos de jogos de RPG em seu “pacote poderoso”. Em suas construções, o game combina o melhor de dois mundos: o fantasioso e o científico. Dessa forma, os players que ingressam no game acabam sendo arrebatados por uma combinação estonteante de efeitos visuais e mecânicas de qualidade.

 

28. War Thunder

 

Levando esta lista para o universo das máquinas de guerra, War Thunder, que foi lançado em 2013, surge como uma experiência de simulação de alto nível e encanta com seus modelos realistas e seu combate estratégico. Em War Thunder, os players têm a oportunidade de assumir o comando de veículos que marcaram a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Com essas máquinas, as disputas ficam intensas. O título apresenta modos de jogo bem distintos e favorece um gameplay bem versátil.

 

29. World of Tanks Blitz

World of Tanks Blitz pode ser considerado como o grande concorrente de War Thunder (citado acima). O jogo é uma versão otimizada do clássico World of Tanks, de 2010. Essa versão foi disponibilizada primeiro para os dispositivos móveis e só chegou aos PCs em 2016, via Steam. Como não poderia deixar de ser, World of Tanks Blitz manteve todos os grandes atrativos de World of Tanks e ainda promoveu ajustes no gameplay, a fim de deixar a experiência com um potencial ainda maior.

 

30. World of Warships

Para fechar esta lista com os melhores jogos online multiplayer grátis para jogar em 2020, temos World of Warships. Esse game foi lançado em 2015 e conseguiu oferecer uma experiência de simulação impecável, ao colocar os players no controle de grandes navios de guerra. Durante o gameplay, que possui um ritmo bem lento e estratégico, os players mais atentos podem aproveitar a beleza dos cenários, o grande nível de detalhamento dos modelos e, claro, os grandes conflitos. Muito bom!

 

Os melhores jogos online multiplayer grátis para jogar em 2020: tem indicações?

Como eu sempre costumo fazer, gostaria de ressaltar que você pode ficar à vontade para indicar, no campo dos comentários, mais títulos que você gostaria de ver nesta poderosa lista com os melhores jogos online multiplayer grátis para jogar em 2020. Com a sua ajuda, teremos as melhores opções à disposição de todos. Conto com você! Até mais…