O desenvolvimento de Ashes of Creation, atualmente na sua fase Alpha 2, segue sendo alvo de críticas. Apesar de avanços como testes ampliados, novas raças jogáveis e um novo calabouço, o jogo, anunciado em 2016, ainda está longe de ser concluído. O diretor criativo, Steven Sharif, reafirmou essa situação em resposta às críticas de um popular criador de conteúdo, que decidiu abandonar a cobertura do título devido à lentidão no desenvolvimento
Ashes of Creation arrecadou mais de US$ 3,2 milhões no Kickstarter, mas o diretor criativo Steven Sharif tem financiado grande parte do projeto de forma independente, garantindo liberdade criativa sem interferência de publishers. No entanto, o progresso lento tem gerado frustração em parte da comunidade. O criador de conteúdo “Narc” anunciou que deixará de cobrir o jogo, citando falhas na comunicação entre desenvolvedores e testers, além de promessas não cumpridas. Sharif respondeu no Reddit, classificando as críticas como “infundadas”, mas reconheceu que o ritmo atual desagrada alguns e reafirmou que o jogo está em desenvolvimento ativo.
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Participar dos testes da Alpha Two, que continuarão ao longo de 2025, requer a compra de uma chave por US$ 100 a US$ 120. O pacote inclui acesso ao beta, um mês de tempo de jogo e US$ 15 em moeda premium. O diretor criativo, Steven Sharif, ressaltou que os testes não devem ser confundidos com a experiência de um jogo finalizado. Ele também afirmou estar aberto a críticas construtivas, mas alertou contra comportamentos tóxicos na comunidade, reforçando o compromisso da Intrepid Studios com um ambiente colaborativo e respeitoso.