Confirmando alguns rumores que já vinham circulando na web há algum tempo, a Valve resolveu apresentar o console portátil Steam Deck. De modo geral, trata-se de uma poderosa máquina, que vai dar aos players a oportunidade de aproveitar os jogos das suas bibliotecas Steam em qualquer lugar. Logicamente, considerando o valor do dólar, o produto não deverá ser muito acessível para os brasileiros. Porém, não podemos deixar de dar uma olhada nessa grande novidade… vamos lá?
De acordo com as informações apresentadas pela Valve, o Steam Deck está previsto para ser lançado no mês de dezembro e os interessados já podem ir até a Steam para fazer uma reserva inicial (mediante o pagamento de uma “taxa de garantia”). Desse modo, quando o período de pré-venda for iniciado, será possível obter certa prioridade. Agora, falando sobre o console, as especificações apontam para configurações “capazes de rodar todos os jogos AAA mais recentes de forma tranquila”. A tela tem 7 polegadas e a resolução é de 1280 x 800, com frequência de 60Hz. Além disso, o layout dos botões é bem interessante, com direito aos curiosos R3, R4, L3 e L4, na parte traseira, e a dois touch pads.
Vale destacar que três modelos serão disponibilizados para a venda. Nesse sentido, a maior diferença entre as alternativas é a capacidade de armazenamento, que será poderá ser de 64GB, 256GB ou 512GB. No que tange aos preços, a Valve sugeriu que o modelo mais barato custará 399 dólares, enquanto o mais caro custará 649 dólares. Diante desses números e fazendo uma comparação superficial com os consoles da nova geração, podemos dizer que os produtos poderão chegar ao mercado brasileiro com valores superiores a R$ 5 mil reais, ou seja, mais uma “facada”. Enfim, temos aqui uma máquina que promete movimentar a indústria dos games. Logo, temos que acompanhar o lançamento bem de perto.