Como todos bem sabem, apesar de fazer muito sucesso em todo o mundo e de registrar números incríveis, o Roblox está sempre envolvido em polêmicas e não é visto com bons olhos por governos de vários países. E sim, nesta semana, um desses governos resolveu agir de forma mais contundente contra o game. Isto é, o governo da Rússia resolveu banir a plataforma, alegando que ela está “repleta de conteúdo inadequado, que pode impactar negativamente o desenvolvimento espiritual e moral das crianças”… bora tentar entender melhor essa história?
De acordo com uma publicação liberada pela agência Reuters, o governo russo bloqueou o acesso ao Roblox em toda a Rússia, por acreditar que o conteúdo disponível no game não é adequado para as crianças. Contudo, os pormenores da decisão apontam para justificativas um pouco diferentes daquelas que vêm sendo usadas em argumentos contra a plataforma. Em linhas gerais, o governo russo não se mostrou preocupado com os “predadores” ou o conteúdo sexual sem moderação, mas sim com o conteúdo que é considerado como “extremista” e “propaganda LGBT”.
Cabe ressaltar que o governo russo não explicou muita coisa sobre o que é considerado como um conteúdo “extremista”, mas parece que a ideia é bloquear qualquer tipo de apoio à “narrativa ucraniana”. Quanto à “propaganda LGBT”, esse já é um tema que vem sendo combatido na Rússia há um bom tempo e já vem afetando vários produtos de entretenimento. Lembrando que, recentemente, a Roblox Corporation aplicou mais medidas para tentar aumentar a segurança dos usuários, mas isso não impediu o governo russo de prosseguir com o banimento. Resta agora saber se os responsáveis pela plataforma vão promover ajustes para retomar as atividades na Rússia ou simplesmente vão deixar o país europeu de lado.
👉 Pessoal, agora temos um servidor oficial no Discord!
Entre para acompanhar todas as notícias, promoções de jogos, sorteios de keys e discutir os lançamentos mais recentes com a comunidade.
