No mês passado, relatamos aqui que Rising Force Online, mais conhecido somente como RF Online, teve seus servidores para as Américas, administrados pela RedFox Games, encerrados. Na ocasião, mencionamos que a versão europeia do jogo, administrada pela 4Game, continuava operando normalmente, mas isso por pouco tempo. Ontem, a publisher anunciou que sua versão também será encerrada. O encerramento vai acontecer no dia 28 de abril, mas até lá os players poderão aproveitar um evento de despedida para avançar de forma acelerada no jogo.
Teste grátis e jogue sem lag!
- Experimente o ExitLag agora e sinta a diferença! Durante 3 dias, você terá acesso completo ao redutor de ping mais avançado do mercado. Melhore sua conexão, reduza o lag e jogue com a máxima performance — tudo isso sem pagar nada. Ative seu teste gratuito e leve seu jogo para o próximo nível!
A 4Game preparou um FAQ para esclarecer as principais dúvidas para os players sobre o encerramento de RF Online na Europa. No comunicado, no qual você pode conferir na íntegra aqui, a publisher revela, sem dar muitos detalhes, que a decisão por trás do encerramento do jogo partiu de sua desenvolvedora. Vale lembrar que a desenvolvedora original de Rising Force Online, a CCR, foi adquirida pela Netmarble em 2020. Em 2022, a empresa revelou o RF Project, que muitos já consideram como o “sucessor espiritual” do clássico RF Online. Uma das diferenças entre os títulos, em suma, é que o novo game vai contar com mecânicas de blockchain.
É interessante notar que, apesar de RF Online ser um jogo desenvolvido por uma empresa coreana e agora ser gerenciado por outra empresa coreana, seu novo título, RF Projetc, não será lançado na Coreia do Sul. Isso se deve ao fato de que o governo coreano começou a impor obstáculos ao lançamento de jogos com tokens não fungíveis (NFT). Essas restrições incluem a proibição de jogos de NFT nas lojas de aplicativos móveis, o que frustrou muitos planos de desenvolvedores que estavam trabalhando nesse segmento. Enfim, parece que o lendário RF Online, como conhecemos, está completamente fora dos planos da Netmarble.