Absurdo? PC Gamer deixa MMOs de fora da lista dos 100 melhores jogos pela primeira vez

Publicado em 23/10/2025 - 20h32 por Márlon Vieira

Pela primeira vez, a tradicional lista dos 100 melhores jogos do site PC Gamer não trouxe nenhum MMO entre os selecionados. Clássicos como World of Warcraft, Final Fantasy XIV e Guild Wars 2 ficaram de fora, mesmo continuando a receber atualizações constantes e mantendo comunidades ativas e numerosas — uma ausência que chamou a atenção até mesmo dos próprios editores do site.

Segundo o jornalista Harvey Randall, a ausência dos MMOs na lista se deve a uma soma de fatores: além de exigirem um enorme investimento de tempo — algo complicado para uma equipe que precisa testar dezenas de lançamentos a cada mês —, o gênero também sofre com o peso da idade, já que seus principais representantes foram lançados há mais de uma década e as novas tentativas de renovação acabam, em muitos casos, sendo interrompidas antes mesmo de chegar ao público.

💡ExitLag! Acabe com o lag, com a melhor oferta do ano!
Nesse Esquenta Black Friday você pode aproveitar o plano anual com até 50% de desconto — um ano pela metade do preço. Assine já!

Por fim, a metodologia da lista também mudou: o critério de “Freshness” — que mede o grau de originalidade e novidade — passou a ter um peso maior na avaliação. E, embora continuem consistentes e bem-estruturados, os MMOs atuais ainda seguem fórmulas criadas há quase duas décadas, o que os faz parecer menos inovadores diante de jogos mais recentes. Colocado os argumentos à mesa, será mesmo que nenhum MMO merecia estar entre os 100 melhores jogos do site?

Alguns dos links presentes em nosso site podem gerar uma pequena comissão para nós, sem custo adicional para você. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade.

Leave A Response