21 novos MMORPGs promissores que chegam a partir de 2026 e todo fã do gênero precisa conhecer

Publicado em 28/12/2025 - 09h07 por Yohan

Para a alegria daqueles que curtem experiências multiplayer massivas, não são poucos os novos MMORPGs que deverão ser lançados em 2026 e além. Pois é! Quem é fã do gênero não tem motivos para reclamar. Tem muita coisa boa nos aguardando no futuro, com direito a algumas opções que guardam relação com franquias lendárias e certos indies que prometem dar o que falar. Aliás, foi por saber disso que eu resolvi criar esta seleção. Isto é, separei aqui 21 promessas que estão em pleno processo de desenvolvimento (algumas já até foram lançadas em certos países) e deverão ser liberadas em escala global em breve… vamos dar uma olhada naquilo que está a caminho?

O conteúdo continua após o anúncio

Aion 2 (versão global)

No “ponto de partida” desta seleção focada em novos MMORPGs que deverão ser liberados em 2026 e além, temos Aion 2. O game já foi lançado (Coreia e Taiwan), e vem dando o que falar desde a estreia, por conta do visual impressionante, do alto nível de personalização e dos excelentes elementos que compõem seu loop de gameplay. Cabe destacar que a NCSoft já confirmou a existência de uma versão global do MMORPG e alguns especuladores indicaram que essa novidade poderá ficar ao alcance dos players do Ocidente em algum momento de 2026. E sim, considerando que o primeiro Aion é uma lenda, parece justo a gente colocar essa estreia como uma das mais promissoras, dentre as opções do gênero que estão a caminho.

Apogea

Apresentando um “ar de Tíbia”, mas com construções gráficas um pouco mais modernas, Apogea já vem sendo aguardado pelos fãs mais “old school” do gênero há um bom tempo. Aliás, várias rodadas de testes já rolaram e não faltam reviews na web, indicando que o game tem excelentes ideias e pode vir a se tornar um grande sucesso. Nessa aventura, os players vão ter a chance de explorar um vasto mundo medieval e selecionar uma das três classes disponíveis para encarar perigos diversos. Além disso, os devs prometeram entregar árvores de habilidades com inúmeras opções, diversas armas, sistemas PvP bem envolventes e muito mais. Em suma, essa é uma alternativa que merece uma atenção especial, especialmente por parte daqueles que são fãs de MMORPGs “das antigas” e não dispensam uma boa “sessão nostalgia”.

ArcheAge Chronicles (ex ArcheAge 2)

Apesar de muitos especuladores terem “cravado” que ArcheAge Chronicles seria lançado em 2025, parece que o jogo só vai chegar em 2026, apesar de os devs não terem confirmado nada ainda. É sempre bom lembrar que o projeto foi batizado como ArcheAge 2 em um primeiro momento, mas o time de criação liberou uma carta especial, mencionando que os planos mudaram. Conforme foi explicado, a ideia era fazer uma sequência, mas eles acabaram se deparando com a chance de contar uma história nova, que se passará 50 anos após os eventos do ArcheAge original. E mais, parece que o game vai ter algumas inovações que vão diminuir um pouco o “caráter massivo”, mas deverão engajar os players do mesmo modo. Enfim, essa é uma promessa que já vem sendo aguardada por um bom tempo e tem tudo para dar o que falar.

Ashes of Creation

Disponível em Acesso Antecipado, Ashes of Creation chamou a atenção há alguns anos, graças a uma campanha de financiamento coletivo muito bem-sucedida, e continua “na mira” de muitos players. O game promete entregar uma experiência “old school”, mas com um approach moderno e construções gráficas dignas de nota. Segundo os devs, o jogo oferece um mundo aberto enorme e cheio de elementos dinâmicos, muitas opções PvPvE, sistemas de interação social bem avançados, sistemas de crafting cheios de possibilidades, arquétipos que garantirão a criação de builds únicas, uma bela história e muito mais. Com toda a certeza, esse é um dos MMORPGs mais promissores que estão a caminho e a boa notícia é que já dá para curtir um pouco da experiência.

Bellatores

Outro game que já vem figurando em listas com novos MMORPGs há um bom tempo é Bellatores. Em linhas gerais, o jogo chama atenção por prometer uma viagem ao século XV. Sim, a aventura vai se passar em uma era medieval bem realista e será marcada pelas disputas entre grandes casas nobres. Ademais, os players vão ter enorme liberdade para selecionar armas e criar estratégias mais alinhadas com seus estilos de jogo, visto que não haverá muitas restrições, em termos de classes. Obviamente, a qualidade gráfica do game também vai ser um grande destaque, mas as batalhas de larga escala e os sistemas secundários têm tudo para prender a atenção dos players. No fim das contas, podemos dizer que esse é um MMORPG com uma proposta bem interessante e potencial para se tornar um destaque dentro do gênero.

Chrono Odyssey

Descrito por seus criadores como um Action MMORPG de nova geração, Chrono Odyssey é mais um game que já está sendo acompanhado pelos players há um bom tempo, mas ainda não foi lançado. Pior ainda, a falta de notícias sobre o projeto vem deixando muitos jogadores apreensivos. De qualquer forma, é bom destacar que as impressões deixadas no último closed beta foram ótimas e o jogo acabou sendo muito elogiado por seus avançados sistemas de personalização e por todos os elementos relacionados com a ideia de manipular o tempo. E como as batalhas pendem bastante para o lado da ação, acho que podemos esperar por uma aventura bem movimentada e rica em efeitos visuais impressionantes. Enfim, será que essa promessa vai ficar disponível em 2026 ou a espera não vai acabar nem tão cedo?

DarkCraft

Anunciado há pouco tempo, DarkCraft conseguiu chamar atenção nos feeds de notícias da mídia especializada por ter sido classificado por seus criadores como “o primeiro MMORPG Soulslike”. Isso mesmo! Esse foi o termo usado pelos devs e o primeiro trailer realmente apontou para algo com “a cara” de um Dark Souls. No entanto, a apresentação inicial também indicou que a aventura vai ter muitos elementos inspirados no lendário Minecraft, o que é mais um motivo para a gente ficar de olho na evolução do projeto. Por ora, não tivemos qualquer menção a uma data de estreia, mas já ficou claro que a aventura vai ser liberada de forma gratuita e contará com uma boa série de sistemas que os fãs do gênero já conhecem muito bem. Logo, essa é outra promessa que merece um olhar mais atento.

Drakantos

Por ser um MMORPG “brazuka”, Drakantos conseguiu chamar a atenção dos players brasileiros, mas também entrou na “mira” de muita gente lá na “gringa”. Os gráficos em pixel art são o maior chamariz do título e os devs resolveram apostar em um sistema com personagens prontos, que podem ser customizados posteriormente. Assim, temos uma espécie de sistema de classes com uma nova abordagem. Os devs ainda prometeram entregar intensas batalhas PvP, muitos pontos de interação entre os players, missões cooperativas, um sistema de residências, eventos de grandes proporções e por aí vai… Lembrando que Drakantos já passou por algumas rodadas de testes e acabou justificando ainda mais todo o hype que foi criado ao seu redor. Portanto, sugiro que você não deixe de adicionar essa promessa à sua lista de desejos.

Final Fantasy XIV Mobile

Já disponível em território chinês, Final Fantasy XIV Mobile (o nome oficial, lá na China, é Final Fantasy XIV: Crystal World) é um dos ports mais aguardados dos últimos tempos. E não é sem motivos. Afinal, o Final Fantasy XIV original é um dos MMORPGs mais populares de todos os tempos e essa novidade tem tudo para fazer bastante sucesso também. Até onde sabemos, o jogo (no momento) está cobrindo todo o conteúdo liberado até o fim da versão A Realm Reborn, o que quer dizer que a experiência está funcionando como uma espécie de FFIV Classic. Também podemos dizer que a jogatina vem sendo marcada por certas adaptações, mas mantém a essência do MMORPG original intacta. Então, acho que todo o hype que foi criado ao redor do game está mais do que justificado.

Horizon Steel Frontiers

Durante a G-Star 2025, a NCSoft surpreendeu o público ao revelar oficialmente Horizon Steel Frontiers, um novo MMORPG ambientado no universo da franquia Horizon. O projeto tem como proposta expandir esse universo ao transformar as tradicionais caçadas contra máquinas em grandes experiências cooperativas, sustentadas por um sistema de classes e progressão robusta, reforçando o foco em jogabilidade em grupo e evolução de longo prazo. O lançamento segue previsto entre meados de 2026 e o início de 2027, ainda condicionado à finalização dos acordos com o detentor da licença original. A parceria com a Sony praticamente confirma a chegada ao PlayStation 5, além de aumentar as chances de um lançamento simultâneo no PC.

Lost Ark Mobile

E por falar em adaptações de grandes MMORPGs para os dispositivos móveis, temos aqui o promissor Lost Ark Mobile. De acordo com as informações, o jogo está sendo testado lá na Coreia e o lançamento deverá rolar em algum momento de 2026. Por enquanto, não foram feitas menções a uma estreia global, mas, considerando que o Lost Ark ainda recebe a atenção de muitos players do Ocidente, tudo indica que um dia vamos ter acesso à aventura. Acho válido destacar também que as prévias liberadas até o momento apontaram para uma experiência capaz de rivalizar com aquela que é oferecida pelo título original. Logicamente, teremos algumas adaptações e exclusividades, o que quer dizer que vamos ficar com vários motivos para dar uma chance a essa versão do famoso jogo.

Lugh World

Voltando a falar sobre MMORPGs brasileiros, temos aqui o colorido Lugh World. De modo geral, o game vai realizar um velho sonho dos fãs da franquia Pokémon, ou seja, a aventura será marcada pela presença de monstrinhos chamados Lughs e os jogadores vão poder capturá-los e prepará-los para encarar batalhas intensas. Os devs também prometeram entregar um sistema de evoluções, criaturas que podem se transformar em montarias, disputas PvP desafiadoras, diversas opções de personalização, mecânicas de movimentação bem curiosas, chefões e um mapa enorme. Em síntese, podemos dizer que Lugh World vai mesmo entregar uma experiência “Pokémon-like” totalmente adaptada para o segmento dos MMORPGs. Devido a isso, acho que vai valer a pena a gente adicionar o game às nossas wishlists e ficar de olho na evolução do projeto.

Mabinogi Mobile

Liberado na Coreia do Sul em agosto de 2025, Mabinogi Mobile já teve a sua estreia global agendada para 2026 e isso o colocou em destaque, em meio às promessas de novos MMORPGs. E o mais legal é que, apesar de tomar o clássico Mabinogi como base, esse port mobile se posiciona como uma espécie de releitura, quase como um remake. Isso quer dizer que a história foi reimaginada e até tivemos a inclusão de elementos pertencentes ao mundo do excelente Vindictus. E como os sistemas de personalização são impulsionados pela ideia de autoexpressão, tudo indica que os players vão poder criar personagens únicos (com base em um sistema de classes) e ainda vão ter a chance de encarar atividades que vão muito além das batalhas. Sem dúvidas, essa é uma promessa que merece uma atenção especial.

MMO da Riot

Por conta de vários problemas e da falta de informações, muita gente já desistiu de esperar pelo MMO da Riot. A criadora do League of Legends anunciou esse projeto há muitos anos e, por um tempo, as coisas pareceram evoluir bem, mas aí algumas figuras importantes do time de desenvolvimento deixaram o projeto e pouco mais foi dito. Até o momento, não tivemos qualquer anúncio de cancelamento e alguns rumores até indicaram que certas mudanças de escopo foram promovidas, mas nada oficial e palpável foi liberado pela Riot Games. Mesmo assim, considerando que a desenvolvedora é uma gigante da indústria e tem o rico universo da franquia League of Legends para explorar como quiser, temos que concordar que um “MMO de LoL” ainda merece um voto de confiança.

Persist Online

Produto dos mesmos criadores do lendário Tibia, Persist Online é um MMORPG que foca na sempre interessante ideia de apocalipse zumbi. E como essa ideia não costuma ser explorada no gênero, a promessa de uma experiência única já foi feita e diversos players já tiveram a chance de confirmar que o game tem potencial. Detalhe: as inscrições para os playtests do título seguem abertas e o time de criação continua liberando updates de tempos em tempos. O projeto ainda está em um estágio alfa e tem muito a evoluir, mas não seria nada surpreendente a gente se deparar com uma liberação (pelo menos em um estágio Early Access) em 2026. Sendo assim, se você confia no trabalho da CipSoft e acha que zumbis podem ajudar a “apimentar” um MMORPG, é bom ficar de olho nas notícias relacionadas com o game.

Project Q (Odin Q)

Mesmo sem um nome oficial, Project Q já foi adicionado a muitas listas de desejos, pois as prévias iniciais apontaram para um MMORPG com um “ar de Lost Ark”, mas totalmente inspirado na mitologia nórdica. Cabe destacar que o game está sendo produzido pelos criadores do interessante Odin: Valhalla Rising e os devs prometeram entregar uma experiência marcada por um alto grau de liberdade, muitas opções de personalização, batalhas mais voltadas para o lado da ação e cenários impressionantes. Além do mais, parece que teremos alguns chefões desafiadores para encarar, assim como atividades secundárias muito divertidas e dungeons cheias de mistérios. Certamente, esse é um game que pode acabar se destacando dentro do gênero, especialmente se os devs não demorarem muito para promover uma estreia global.

Puzkin: Magnetic Odyssey

Com seu estilo visual único e a proposta de garantir a diversão de toda a família, Puzkin: Magnetic Odyssey tem tudo para brilhar. O jogo vai ser liberado por meio do regime Early Access em um primeiro momento, mas acho que ele já merece um lugar em qualquer lista focada em novos MMORPGs que chegarão em 2026 e além. E eu “digo” isso, pois o conjunto de atrativos prometido pelos devs é enorme e muito interessante. Segundo eles, teremos um sistema de construção avançado, combates dinâmicos, mecânicas típicas dos jogos de cartas colecionáveis, veículos futuristas, vários pontos de interação entre os jogadores, um mundo aberto enorme, eventos especiais, enfim… Tudo indica que essa aventura vai “cair nas graças” de muita gente e é justamente por isso que vamos ter que continuar de olho nela.

Ragnarok Project 1.5

Ainda sem um nome oficial, Ragnarok Project 1.5 apareceu pela primeira vez no evento G-STAR 2025 e foi descrito como uma versão reimaginada do lendário Ragnarök Online. De acordo com as primeiras informações, o game vai usar o mundo do jogo original como base, mas introduzirá um conceito de dimensão alternativa, o que poderá abrir margem para a apresentação de novas classes e uma narrativa bem complexa. Ao que tudo indica, a intenção dos devs é dar aos veteranos a chance de revisitar a aventura clássica e ainda atrair novos jogadores, com o apoio de uma narrativa mais envolvente e apresentada com certas modernidades. Lembrando que, por ora, não tivemos qualquer menção a uma possível data de estreia e tampouco à liberação de uma versão global.

Ragnarok Online 3

E é óbvio que o Ragnarök Online 3 também é uma grande promessa. Esse game está sendo produzido com o intuito de pegar tudo aquilo que o Ragnarök Online sempre apresentou de melhor e apresentar de uma forma nova, com direito a gráficos mais bem trabalhados, trilha sonora otimizada e um loop de gameplay mais moderno. Os devs fizeram questão de destacar que a essência do clássico de 2002 vai ser mantida e que não teremos muitas mudanças, no que diz respeito às classes e ao mercado livre, mas algumas atividades novas deverão ajudar o game a “cair nas graças” dos aventureiros. E só para constar, o projeto já está em desenvolvimento há algum tempo, o que nos leva a crer que uma estreia em 2026 (ou pelo menos alguma rodada de testes) ainda é possível.

SOL: Enchant

Colocando um ponto final nesta seleção com novos MMORPGs que deverão ser lançados em 2026 e além, temos SOL: Enchant. O projeto está sendo comandado por ex-membros do time de criação do Lineage M e a primeira prévia apontou para algo com um “DNA de O Senhor dos Anéis”, mas inspirado na mitologia nórdica. Quanto ao lançamento, parece que os players taiwaneses é que vão ter a chance de curtir a aventura em primeira mão, mas, considerando que o projeto pareceu bem ambicioso, não seria exagero algum a gente acreditar que uma versão global está nos planos. Infelizmente, as informações sobre o loop de gameplay ainda são escassas, mas temos que concordar que a ideia de controlar um personagem divino é interessante o suficiente para colocar muita gente no hype.

Cansado de lag, ping alto e desconexões nos jogos online? 🎮

O ExitLag otimiza sua rota de conexão com os servidores dos jogos, garantindo menor ping, mais estabilidade e melhor desempenho, especialmente em MMORPGs, jogos competitivos e lançamentos globais.

💥 Economize 54% com nosso cupom exclusivo e jogue sem lag a partir de hoje.

→ Ativar ExitLag com 54% de desconto agora

11 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Elhos 09/03/2021 at 02:34 - Reply

    Boa lista, so uma observação ADM , Crimson não é mais MMORPG, acho que virou apenas uma RPG agora.
    mas pode deixar é uma bela recomendação 😉

    • Vaneh 09/03/2021 at 07:04 - Reply

      Ainda não é só rpg, já que foi dito que terá componentes online e criação de personagens. Tem que esperar para ver como vai ser.

    • Lucas Silva 09/03/2021 at 17:20 - Reply

      Acho que ele e tipo genshin sem gatcha e pago

  2. Joao Ortolan Vasconcellos 09/03/2021 at 02:34 - Reply

    ok

  3. Nogueira 09/03/2021 at 02:41 - Reply

    corepunk merecia um lugar ai heim?

    • alexcinadu 09/03/2021 at 13:55 - Reply

      tbm acho, mt mais que ashe of creation, q alias para mim é totalmente descartável so pela forma de monetização de mensalidade

    • Reibzlam 09/03/2021 at 20:28 - Reply

      tô aguardando corepunk tbm

  4. Renan Barbosa 09/03/2021 at 13:56 - Reply

    Muitos ai não sairão esse ano com toda certeza… Pelo menos não pra nós aqui…
    ODIN: VALHALLA, PROJECT TL, BLUE PROTOCOL
    DIABLO 4 a Blizzard já confirmou que não será lançado em 2021… possivelmente 22 ou 23!
    e ASHES OF CREATION acho pouco provável que virá esse ano ainda

  5. Willian Picorelli 09/03/2021 at 13:56 - Reply

    Elyon, Lost Ark e Ashes of Creation, esses são os que já testei e posso dizer que são ótimos (Ashes pelas propostas que tem é o mais promissor obviamente)

  6. Lucas Silva 09/03/2021 at 17:20 - Reply

    Ashes lança esse ano?

  7. Gabriel Azevedo 10/03/2021 at 17:31 - Reply

    Ashes, Blue Protocol e Diablo IV não lançam esse ano. Ashes vai ter alpha, mas não lançamento.

    Crimson já não é um MMORPG.

    Sinceramente, viu….

Leave A Response