Lost Ark: decisão da Amazon Games em trazer mais “diversidade” ao game gera controvérsia

Publicado em 22/06/2021 - 04h44 por Márlon Vieira

No dia 10 de junho, a Amazon Games surpreendeu a todos ao anunciar oficialmente Lost Ark para o ocidente. Já em seu anúncio de apresentação no site oficial do game, a publisher declarou que, “embora Lost Ark tenha milhões de jogadores ativos em todo o mundo, pode haver algum conteúdo no jogo que seja inesperado para algumas audiências ocidentais”. A publisher explica que pode haver algumas “diferenças culturais, imagens ou nuances não familiares” para o público ocidental.

A fim de “corrigir” esse problema, a Amazon Games informou que pretende fazer algumas mudanças para tornar Lost Ark mais “acessível e representativo” para os players do nosso lado do globo, algo que pode ter passado despercebido por muitos jogadores. Nesse sentido, a empresa informou que está “trabalhando ativamente” para fazer com que os seus jogadores se sintam “mais em casa” em Lost Ark. Por isso, ela menciona que estão alterando alguns aspectos do game, e um dos focos é no sistema de criação de personagem, que vai receber mais opções de trajes, estilos de cabelo e tons de pele.

 Mas as mudanças não param por aí: a Amazon Games também está trabalhando com a Smilegate RPG para “aumentar a diversidade dos NPCs” no mundo de Arkesia, com o objetivo de refletir mais a sua audiência. A iniciativa da Amazon Games, no entanto, gerou críticas por parte de alguns players, que chamaram a decisão de “censura’, e demonstraram seu descontentamento com a possibilidade da publisher realizar alterações nos corpos das personagens femininas.  

Alguns exemplos dessas mudanças já podem ser conferidas em vários veículos de comunicação. No site oficial do jogo, ao visitar a página dedicada às classes de Lost Ark, os jogadores podem notar uma personagem feminina da classe Marcial Artist, que agora é negra. As outras classes também agora contam com tons de pele variados, tornando o título menos homogêneo. Além disso, o design do NPC Federico mudou para apresentar um tom de pele mais escuro e uma barba (dando um aspecto mais ocidental ao personagem), no qual você pode conferir no Reddit abaixo.

Via




Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

123 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Aecio Gonzaga 22/06/2021 at 06:57 - Reply

    Tinha que ter um nerdola pra chorar, sempre tem. Se caso ela retirar coisas que sexualize as personagens… os virgens vão cair matando.

    • Jesus Messias 22/06/2021 at 23:22 - Reply

      É claro ué, quem diabos quer jogar com uma personagem parecendo uma freira? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK muito virgem não gostar de ver umas gostosas no jogo

      • CristhianCunhaa 23/06/2021 at 09:44 - Reply

        Imagina que absurdo uma perso agem Priest que parece uma freira :0

    • Lucas Vinícius 26/06/2021 at 18:58 - Reply

      Cala sua boca maluco, quem criou essa porra chamada internet q n os “nerdola”?

  2. Drakohx 22/06/2021 at 07:17 - Reply

    kkkkkkkkkkk amazon ta de palhaçada né ? daqui a pouco tão trocando cigarros por pirulitos

    • JC Soares 22/06/2021 at 07:19 - Reply

      to vendo essa referência ai kakaka.

  3. Athent 22/06/2021 at 08:09 - Reply

    Não vejo como isso pode ser um problema

  4. Kyo! 22/06/2021 at 08:16 - Reply

    Engraçado é ver um bando de adulto chorando pq adicionaram mais possibilidades nas personalização do personagem, na minha cabeça não entra como isso pode ser algo negativo, e acho mesmo que tem que mudar os NPCS, joguei o KR os NPC são tudo iguais, pálidos e Andrógenos, tu não sabe dizer se são homem ou mulher, os homens tem rosto fino e não tem barba

    • Willian Picorelli 22/06/2021 at 08:17 - Reply

      Bom, as pessoas são assim na Coréia sabe, o local onde o jogo foi e é produzido ainda.

      • Kyo! 22/06/2021 at 08:20 - Reply

        Pois é, mas o jogo é um game de Fantasia e não uma representação histórica do pais de origem dele, então não tem problema nenhum em fazer essas mudanças, se quiser ficar vendo Coreano com rosto feminino fica assistindo K-pop no You Tube, se a distribuidora tem essa liberdade não vejo problema algum, inclusive apoio, acho super estranho as características dos personagens masculinos no jogo

        • Purple Hoplite 22/06/2021 at 09:37 - Reply

          Realmente, agora vejo que a Amazon Games acertou. Ela pensou nessa possibilidade justamente nesses machões barbudos que nem você que anseiam por uma representatividade em jogos online. Entendi. Agora até concordo com ela. Eu não vejo problema em jogar com chars orientais, mas realmente, tem que ter essa representatividade, afinal o povo é bastante preconceituoso com os asiáticos.

          • Kyo! 22/06/2021 at 10:31 -

            KKkkk, cada absurdo que se ler por aqui, que dá até vergonha alheia, o cara tá sendo contra uma variação maior de personalização (Que não vai atrapalhar em nada a possibilidade dele fazer o personagem extremamente branco e asiático dele) e eu sendo a favor que os personagens sejam mais diversos e tenha maior opções de personalização de cores para cada um jogar do jeito que quiser, e eu sou taxada de preconceituoso? Mds, sei nem pq me dou o trabalho de responder ainda, militou errado amigão

          • Purple Hoplite 22/06/2021 at 11:54 -

            Aí que tá, as características no jogo refletem como as pessoas são na vida real. Daí você diz que eles são “andrógenos”, se isso não é ser preconceituoso, não sei o que é. Mas enfim.

          • Nalan 22/06/2021 at 12:44 -

            Mas você é chato para um caralho hein amigão, não almoçou ainda não???

          • Purple Hoplite 22/06/2021 at 12:45 -

            E você não arranjou o que fazer?

          • Otto. 23/06/2021 at 11:51 -

            Ele disse que a maioria dos Npcs são andrógenos, e isso é comum na cultura asiática. Quando a Amazon quer trazer mais diversidade, ela quer trazer várias opções que não deixam praticamente todos os personagens andrógenos. A opção pra fazer um personagem assim existe, ela não está simplesmente excluindo. Tá militando errado, volte duas casas.

          • Nillin NIghtingales 22/06/2021 at 10:35 -

            q
            u
            e

      • Fl Silva 22/06/2021 at 09:22 - Reply

        Porra nenhuma, isso é um padrão vendido pela coreia, mas a maioria la tem a pele mais escura mesmo.
        Só vc ve a coreia do norte.

        • Purple Hoplite 22/06/2021 at 09:33 - Reply

          Fonte: “Arial 12”.

    • Ovo Lacrar em Joguinho e Falir 26/06/2021 at 04:18 - Reply

      Kyo vc percebeu que você está sendo extremamente racista no seu comentário? Falou que a fisionomia dos coreanos são de pessoas pálidas e andrógenas… É o mesmo que chegar e falar que negros tem nariz grande, lábios grossos e orelhas largas.

      E todo mundo que deu upvote no seu comentário também é racista.

      • Kyo! 30/06/2021 at 23:09 - Reply

        Primeiro você aprende a ler e a interpretar, em momento algum eu disse que os coreanos são pessoas paliadas e andrógenas, eu fui bem claro quando disse que os personagens do jogo são assim

        joguei o KR os NPC são tudo iguais, pálidos e Andrógenos

        , toma cuidado antes de ficar acusando alguém de racismo que é algo tão grave, fazer isso de forma errada é inclusive crime, sem noção

      • Kyo! 30/06/2021 at 23:09 - Reply

        Primeiro você aprende a ler e a interpretar, em momento algum eu disse que os coreanos são pessoas paliadas e andrógenas, eu fui bem claro quando disse que os personagens do jogo são assim

        joguei o KR os NPC são tudo iguais, pálidos e Andrógenos

        , toma cuidado antes de ficar acusando alguém de racismo que é algo tão grave, fazer isso de forma errada é inclusive crime, sem noção

        • Ovo Lacrar em Joguinho e Falir 01/07/2021 at 08:09 - Reply

          Você está sendo racista sim, logo em seguida vc diz “[…]pálidos e Andrógenos, tu não sabe dizer se são homem ou mulher, os homens tem rosto fino e não tem barba” – os NPC são feitos baseados nos próprios coreanos, nas feições deles. Você é racista sim! Está generalizando dizendo que os coreanos tem feições andrógenas e são pálidos. Racistinha, ainda quer tentar inverter. Chama a polícia da internet aí então pra ver quem se fode.

          Detalhe, segue trecho de seu comentário de 9 dias atrás para outro usuário aqui: “se quiser ficar vendo Coreano com rosto feminino fica assistindo K-pop no You Tube”

          aqui você assume que realmente está fazendo uma ligação entre os coreanos na vida real e andrógenos pálidos no jogo. Tenho nojo de pessoas como você, com racismo enraizado na mente que chega cega.
          Se você for um bom aprendiz de Ciro Gomes vai conseguir contornar essa situação e falar que eu interpretei errado e que na verdade a culpa é minha! hahahaha

  5. Yuri 22/06/2021 at 10:00 - Reply

    A Amazon procurando dor de cabeça, como se já não tivesse com a história do IP Block.

    Pessoalmente acho ótimo que tenham mais opções para personalização das personagens, nada contra. Mas pra que mexer nos NPCs!?

    Eu fico triste com isso, pq me lembra as censuras que os chineses fazem nas roupas das personagens nas versões de lá de Tera e B&S. No fim a coisa acabou sendo feita nas coxas e as texturas ficaram mal acabadas ou simplesmente esquisitas porque não foram desenhadas para estar lá desde o começo. Eu temo que algo assim vá acontecer com o Lost Ark da Amazon.

    Outro problema que também espero que ocorra é que isso prejudica tutoriais, guias e até noticias sobre o jogo quando feitas a partir de versões de fora da Amazon. Imaginem um guia por exemplo que tem a foto de um NPC que vc precisa falar pra completar a quest. Mas esse NPC foi mudado pela Amazon, dai já imagino o pessoal passando na frente do NPC sem nem reconhecer.

    Na moral, não precisa. Adicionar mais opções de personalização aos jogadores já é suficiente. O resto é querem lacrar com o que está quieto e arrumar problemas.

  6. Purple Hoplite 22/06/2021 at 07:12 - Reply

    Essa Amazon Games está fadada ao fracasso, não é possível. Ela vai virar uma Blizzard 2.0 agora? Começar a mudar os NPCs para parecerem mais ocidentais? Pouha, o jogo é coreano caramba, queriam o quê? Esse negócio de representativa em jogos é a maior palhaçada, alguém aí é orc? Se eu ligasse para representatividade em jogos não jogava Tomb Raider. Querem meter o politicamente correto em absolutamente em tudo, deixa o jogo como está. É um jogo asiático pelo amor de deus, ou os personagens não podem ter olhos puxados por que a Amazon acha que não jogaremos? Vejo isso sim como uma censura velada da Amazon.

    • Nillin NIghtingales 22/06/2021 at 10:42 - Reply

      Ta tiltadinho porque mudaram NPC do seu joguinho é? ta tristinho? envia uma cartinha pra eles lá, talvez eles ouçam a opinião da minoria ”VOCÊ”.

    • Bill Lima 22/06/2021 at 09:49 - Reply

      O jogo é da amazon e ela faz o que ela quiser, não gostou, joga outro jogo

      • Purple Hoplite 22/06/2021 at 09:59 - Reply

        É justamente isso que vou fazer. Vou passar longe.

        • Bill Lima 22/06/2021 at 12:13 - Reply

          Só ajuda a comunidade, parça

      • Yuri 22/06/2021 at 10:06 - Reply

        Eu ainda fico impressionado com este tipo de resposta de criança do segundo ano do fundamental.

    • Igor Maxisims 22/06/2021 at 09:50 - Reply

      Nossa sério q tu ta todo incomodado pq tem gente negra no jogo?

      • Purple Hoplite 22/06/2021 at 09:57 - Reply

        Onde que eu estou falando de pessoas negras? Você tem problema? Que pré-conceito é esse? Nem citei isso. O que eu quero dizer é que o jogo é coreano, qual o problema de manter os personagens (NPCs) nesse estilo? Você viu o que eles fizeram? Trocaram um carinha lá e meteram um barbudo. Sobre o processo de criação, se você quiser criar um orc, o problema é seu, agora mexer nos NPCs, já acho forçado demais, corre o risco de tirar a essência do jogo.

        • Igor Maxisims 22/06/2021 at 12:25 - Reply

          Sangue de cordeiro, tu ta putinho pq mexeram no NPC? aaah vai caçar o q fazer.

          • Purple Hoplite 22/06/2021 at 12:40 -

            Você que vem encher meu saco aqui e quer que eu cace o que fazer? kkkk

  7. SaulGoodman 22/06/2021 at 07:34 - Reply

    Já começaram mal… depois vão adicionar personagens transgênro. Daí é de mal a pior, vide outro jogo aí em queda livre que vem perdendo players e mais players todo o ano.

    • Igor Maxisims 22/06/2021 at 12:28 - Reply

      E se por vai fazer o que? Parar de jogar? Vai estar fazendo um favor pra comunidade.

      • Judeu Anão 02/07/2021 at 13:34 - Reply

        Que comunidade? o jogo é fadado ao fracasso só por ter vocês como “pré-comunidade”.

    • Saulo Rocha 22/06/2021 at 10:01 - Reply

      Eu não entendo qual seria o problema de ter personagem trans como você mesmo falou aí, é só não jogar e outra ter personagens diversos não altera em nada a gameplay, não entendo o povo que fica se doendo por conta dessas coisas, de verdade você falam que a galera fica de mimimi mas basta a Amazon falar que vai inserir personagens negros no jogo que os incel fica outo reclamando e se doendo por coisa que nada tem. Haver com eles

    • Yuri 22/06/2021 at 10:19 - Reply

      Não ligo de botarem personagens transgênero num jogo. Dependendo até fica até interessante.

      O que me incomoda mesmo é a Amazon mexendo em aspectos de um jogo que está pronto sem a menor necessidade ou benefício claro e arriscando a bugar atoa, só pra deixar os NPCs mais familiares? Serio isso? Então se Profane for para os estados-unidos pela Amazon algum dia teria de mexer nos NPCs pra parecerem mais americanos?

      Isso por sinal não poderia ser considerado preconceito com os orientais também?

      Enfim, desnecessário.

    • Nillin NIghtingales 22/06/2021 at 10:44 - Reply

      Lá vem o macho alpha estilo stalone anos 80 que fica todo sensivel quando falam que vão por personagens trans no joguinho dele.
      Por mim tem que por mesmo, MMORPG é pra ter diversidade pra todo mundo se sentir bem.

      • Judeu Anão 02/07/2021 at 13:36 - Reply

        Na verdade o jogo tem que agradar a maioria pagante e não meia dúzia de gato pingado que nunca jogou um jogo na vida.

    • Nogueira 22/06/2021 at 22:09 - Reply

      vai ver é por isso q priva o perfil, só fala bosta.

  8. Renato Costa 22/06/2021 at 10:45 - Reply

    Mais esses “enzo” são chatos pra crl msm hein , quem é que liga pra cor de pele de bonequinho 3D? Negócio é jogar a pohha do jogo e se divertir.

  9. Freeddom 22/06/2021 at 11:04 - Reply

    Coisa mais normal do mundo, quando descobrirem que toda empresa busca atingir o maior número de pessoas possível… ainda mais uma como a Amazon, que é uma das maiores do mundo

  10. Punk 22/06/2021 at 08:48 - Reply

    Cara, qual é o problema deles possibilitarem você ser negro no game? Alguns não se importam mas tem gente que sim. Existem pessoas que querem se sentir parte da narrativa. Não sei como uma comunidade pode chorar tanto com uma coisa que não prejudica ninguém, só trás mais possibilidades.

    • AtomicTomato 22/06/2021 at 10:36 - Reply

      Acho que o que ficaram preocupados mesmo era com algum tipo de censura no jogo, ou mudanças pra retirar elementos que refletem mais a cultura oriental, algo que infelizmente ainda é bem comum

      • CristhianCunhaa 23/06/2021 at 09:29 - Reply

        Aparentemente não, só estavam preocupados com a pinheta pras personagens femininas do jogo kkkkk nego é foda

    • Kraasel 22/06/2021 at 11:11 - Reply

      Lê a notícia em inglês que dá pra entender melhor a “controvérsia”, e sim é algo estúpido. E outro ponto da suposta ‘censura’ que não tá traduzido é o de “não poder mudar o formato das pernas de uma personagem feminina,” por exemplo… Sério…

    • Mago Invicto 22/06/2021 at 18:07 - Reply

      É pq quem cria esses jogos são coreanos/oriente etc, lá não existe Negro, a origem Negra como raça é originária da África, Brasil, mais países tropicais, Em países como Japão já se vê com dificuldade, já países Oriente, praticamente não é considerado como existente por eles a raça negra, temos de entender que cada lugar do mundo tem as suas misturas como o Brasil que tem todo o tipo de etnia, mas existem lugares que existe pouquíssimas etnias e diferença de raça.

    • Wagner 23/06/2021 at 08:00 - Reply

      Vejo pelo contrário, é a grande necessidade de alterar algo porque existiria uma problematização de não ter personagens negros, porque tem gente que se ofende com tudo e acharia que o jogo original seria um problema da forma que era. Dai que a empresa precisa fazer toda esta mudança.

      • Yuri 23/06/2021 at 08:08 - Reply

        E ironicamente mexer no jogo original é que acabou se tornando um problema.

  11. Igor Maxisims 22/06/2021 at 09:47 - Reply

    Meu DEUS DO CÉU, qual o problema de adicionarem pessoas negras num jogo? CARALHO QUE INCOMODO É ESSE DE TER GENTE NEGRA NO JOGO? To falando, nerd jogador de mmorpg é a pior raça que existe no mundo.

    • Yuri 23/06/2021 at 07:47 - Reply

      O problema não é adicionarem pessoa negras no jogo. Tanto que não há reclamações de terem adicionados mais tons de pele a criação dos personagens.

      A questão maior é estarem mechando nos gráficos de um jogo já finalizado, gráficos muito bonitos e elogiados até, simplesmente porque a Amazon achou que o jogo é diferente demais (o que vai de encontro com o conceito de diversidade) ou precisava ser mais inclusivo na opinião dela e resolveu que tinha de editar as personagens não combatentes a vontade dela.

      E não importa quão “boa” seja a intenção, isso não é diferente de quando os chineses resolvem censurar os jogos, no fim vc acaba com uma versão graficamente mal acabada. A diferença aqui é só a motivação, lá era para “preservar a moral e bons costumes”, aqui vai ser pela “diversidade”, mas o resultado no fim é o mesmo, cria controvérsia e acaba cagando gráfico e os custumes do jogo.

  12. Bill Lima 22/06/2021 at 09:56 - Reply

    É impressionante a burrice do ser humano que não entende que se a empresa ESCOLHEU vir pro mercado ocidental, ela PRECISA se adaptar a tal mercado. Irmão, os caras querem o nosso dinheiro, então nada mais justo eles trabalharem na adaptação do produto. Isso acontece com QUALQUER PRODUTO quando ele é lançado em outro mercado culturalmente diferente. O carro que tu compra no brasil pode ter o mesmo nome do carro que tu compra no japão e na coreia, mas ele é adaptado pras necessidades e pro GOSTO do brasileiro. Parem de ser mamadores de empresa, porque VIA DE REGRA, as empresas de jogos orientais estão cagando pro público ocidental. Quando aparece alguma mais disposta, deve-se apoiar, e não cagar na boca dos caras. Ces são burros pra caralho.

    • Yuri 22/06/2021 at 10:01 - Reply

      Porem tem um detalhe importante, é justamente o público ocidental que está reclamando desta escolha. “De boas intenções, o inferno está cheio”, esse é o tipo de adaptação bem intensionada que no fim só serve pra dar dor de cabeça e não atrair público.

      • Bill Lima 22/06/2021 at 12:11 - Reply

        Claro que o publico oriental nao vai reclamar, a mudança não vem pra eles, vem pra nós. Esse tal “público” ocidental que reclama não representa em nada a TENDENCIA DO MERCADO, que SÓ GANHA com essas adaptações. Me fala uma empresa RELEVANTE que por ter adotado a inclusão em seus produtos tenha se dado mal. Acredito que nenhuma. Só quem desconhece princípios básicos de marketing consegue enxergar algo negativo nesse processo. Se a empresa GANHA e o público GANHA, só gente muito escrota pra ver algo negativo nisso. Numa boa mesmo.

        • Yuri 22/06/2021 at 12:56 - Reply

          Desculpa. Mas até o momento não vi ganho só polêmica.

          E depois provavelmente vai aparecer um povo com algum patch gráfico pra corrigir as mudanças da Amazon.

        • Koenma ✔ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ 22/06/2021 at 19:19 - Reply

          Acho que tem que ter um equilibrio. Eu vi as imagens e sinceramente não achei nada absurdo. O problema é se forem pelo mesmo caminho da ubishit, tudo cabelo colorido, muié careca e roupas com cores berrantes rs…

        • Ovo Lacrar em Joguinho e Falir 26/06/2021 at 04:13 - Reply

          Cara, recentemente todos os jogos que tentaram lacrar, não lucraram. Todo jogo com personagem feminina empoderada flopou, assim como filmes.

          Só quem tá curtindo essa lacração e inversão de papéis na sociedade são alguns poucos homens feministas sojados…

          Série que mudaram personagens brancos pra negros passaram batidos e foram duramente criticados… Enfim, o povo quer as coisas do jeito que elas são, e não do jeito que é na cabeça do eleitor médio do ciro gomes…

    • Ovo Lacrar em Joguinho e Falir 26/06/2021 at 04:10 - Reply

      Qnts personagens negros no MU? Grand Chase? Perfect World? Guild Wars 2? Lineage 2? A lista é infinita… Sua “lógica” libtard não faz sentido kkkkkkk

      O máximo q se faz qnd pega outro jogo pra trazer pra uma região diferente é mudar a forma de monetização, e não o jogo em si.

      Não sei quem é trouxa o suficiente de engolir esse papinho de que “Se quer vir pro ocidente tem que mudar o original e botar personagem que não existe” kkkkkk

  13. Yuri 22/06/2021 at 10:00 - Reply

    A Amazon procurando dor de cabeça, como se já não tivesse com a história do IP Block.

    Pessoalmente acho ótimo que tenham mais opções para personalização das personagens, nada contra. Mas pra que mexer nos NPCs!?

    Eu fico triste com isso, pq me lembra as censuras que os chineses fazem nas roupas das personagens nas versões de lá de Tera e B&S. No fim a coisa acabou sendo feita nas coxas e as texturas ficaram mal acabadas ou simplesmente esquisitas porque não foram desenhadas para estar lá desde o começo. Eu temo que algo assim vá acontecer com o Lost Ark da Amazon.

    Outro problema que também espero que ocorra é que isso prejudica tutoriais, guias e até noticias sobre o jogo quando feitas a partir de versões de fora da Amazon. Imaginem um guia por exemplo que tem a foto de um NPC que vc precisa falar pra completar a quest. Mas esse NPC foi mudado pela Amazon, dai já imagino o pessoal passando na frente do NPC sem nem reconhecer.

    Na moral, não precisa. Adicionar mais opções de personalização aos jogadores já é suficiente. O resto é querem lacrar com o que está quieto e arrumar problemas.

  14. Rodrigo 22/06/2021 at 10:08 - Reply

    Gostei n, so salvo a shadow hunt e a bard, e que mania paia de querer colocar cabelo curto nas personagens, a pior foi a wardancer, deixa a menina com cabelão, era mó da hora o rabo de cavalo

    • SaulGoodman 22/06/2021 at 10:09 - Reply

      Cuidado que vão dizer que você é racista kkkkk

      • Igor Maxisims 22/06/2021 at 12:29 - Reply

        Forçou todo agora, ele ta falando só de cabelo.

        • Rodrigo 22/06/2021 at 13:41 - Reply

          a, n, que isso, o cabelo eu foi so o que mais destacou de ruindade, mas as outras eu falo no geral mesmo

    • Nillin NIghtingales 22/06/2021 at 10:46 - Reply

      Eu gosto de personagens com cabelos curtos, por mim poderiam por mais.

      • Rodrigo 22/06/2021 at 13:42 - Reply

        Mas tão curto assim? Se eu pesquisar na internet eu acho uns cabelos curtos bem mais bonitos

    • Athent 22/06/2021 at 10:57 - Reply

      Cabelo curto é o correto, se eu fosse mulher em um mundo medieval, usaria cabelo curto, a regra do cabelo grande é a mesma da Capa em heróis.

      • Rodrigo 22/06/2021 at 13:38 - Reply

        A, mas n precisa cortar tanto né, e o rabo de cavalo da original ja era 1 bom meio termo

      • Yuri 23/06/2021 at 07:41 - Reply

        É pq é um jogo de fantasia. Mas se fossemos considerar o realismo, as personagens idealmente seriam de cabelo curto (ou amarrados de alguma forma) pra evitar atrapalhar no combate.

        A capa porem já tem uma história um pouco diferente. Ela ajuda a distrair o oponente, a deixar o personagem “maior” e mais intimidador, ajuda a proteger do clima, e para personagens nobres funcionava como uma especie de flâmula, existe uma longa história sobe as capas e como elas ajudam e atrapalham nas lutas de formas diferentes.

  15. Nillin NIghtingales 22/06/2021 at 10:33 - Reply

    ue, e onde ta a controversia?

  16. Wendell Coutinho 22/06/2021 at 10:35 - Reply

    A Marcial Artist ficou linda nessa imagem.

  17. Freeddom 22/06/2021 at 11:04 - Reply

    Coisa mais normal do mundo, quando descobrirem que toda empresa busca atingir o maior número de pessoas possível… ainda mais uma como a Amazon, que é uma das maiores do mundo

  18. Aky 22/06/2021 at 11:59 - Reply

    Realmente não vejo problema algum nisso, muito pelo contrário. Se ela busca adaptar o jogo para o público OCIDENTAL e a dona da IP deixou qual o problema? Diversidade sempre é bom desde de que seja feita da maneira certa, até espero que no lançamento a mudança no GENDERLOCK seja reavaliada. Não curto jogar com personagens masculinos em classes tanks kkk.

  19. Jonas Grings 22/06/2021 at 15:27 - Reply

    Acho que agora até vou jogar um pouquinho para ver.

  20. Moreno 22/06/2021 at 12:30 - Reply

    Os jogadores orientais que reclamaram estão sendo racistas ou estou sendo paranóico? Se o game está ficando GLOBAL, tem sim de ter a possibilidade de tons de pele mais escuros, cabelos encaracolados e pontos físicos correlacionados.

    • Ovo Lacrar em Joguinho e Falir 01/07/2021 at 08:11 - Reply

      Não, não tem. Essa é a primeira vez que esses tipos de comentários ocorrem em relação à um MMO. Quem joga de verdade não se importa.

      O motivo? Vivemos na época da lacração e cancelamento, e provavelmente todo mundo que reclama de algo assim tem perfil no twitter e chama o presidente de “biroliro”

  21. Lunna George 22/06/2021 at 12:58 - Reply

    Quanto mais diversidade melhor! A Amazon tá certíssima em fazer isso, quem não consegue aceitar isso, simplesmente não jogue. Diga não ao preconceito de qualquer tipo, e todo mundo sabe como a industria oriental, para não falar dos games, exploram o corpo feminino muito mais do que o masculino e seus aspectos. Aos racistas de plantão, fogo nos racistas. Beijos e bebam água <3 https://media4.giphy.com/media/l378sY3yq2sDDwTU4/giphy-downsized-medium.gif

    • Jesus Messias 22/06/2021 at 23:21 - Reply

      Nossa como ela é lacradora! É por pessoas como vc que chegaram no cenário dos games que estamos na merda hoje.

      O gamer de verdade tá pouco se importando com papinho de gênero, raça ou politicagem. A gente quer tudo isso FORA do jogo, entrar no jogo e matar monstrinho!

      Quando surge uma pessoa como vc, que coloca frase de efeito, GIF lacrador dá pra ver na cara que vc se imagina num pódio com uma medalha de “Defensora da Justiça Social” no pescoço kkkkkk, chega a ser patético.

      Olha só pra vc, digitando “fogo nos racistas” e falando de “racistas de plantão” num site de jogos… numa notícia de um jogo… O brasileiro tá maluco. O ocidente tá maluco.
      Não é a toa que os orientais fogem daqui com vários jogos, sabem que se não tiver uma NPC gordassa transgênero mulata mexicana numa cadeira-de-rodas no game deles A MÍDIA detona o game (pq os gamers msm tão nem aí).

      • Yuri 23/06/2021 at 07:35 - Reply

        Concordo em boa parte.

        Se a temática/história do jogo tratasse desses assuntos de forma séria, sobre preconceito, homofobia, racismo e etc. Estaria tudo de boa.
        Além disso não vejo muito sentido em meter a mão. Quem já viu as artes do jogo e os personagens sabem que, assim como eles fazem com a maioria dos jogos coreanos que tenham temática fantástica/medieval, eles colocam imagem idealizadas de personagens com traços europeus. Basta procurar por Lost Ark no Google imagens pra ver. Então tacar barba num NPC aleatório já começa sem sentido.

        Eu só plenamente favorável a ideia dos jogadores poderem personalizar suas personagens a vontade, mas esta história de começar a editar o jogo elogiado mundialmente inclusive por seus gráficos, porque simplesmente a Amazon não gosta da variedade dos NPCs e arriscar a cagar a coisa, ai já é um ativismo pessoal ridículo da empresa, pra se colocar na moda.

      • Lunna George 23/06/2021 at 14:42 - Reply

        Meu anjo, se você não gosta, vai jogar a outra versão, ou joga com os mesmos bonecos igualzinhos os originais, não sei por que o pessoal implica tanto na empresa querer trazer diversidade, patético é você e sua bolha!

        • Ovo Lacrar em Joguinho e Falir 26/06/2021 at 04:05 - Reply

          Quem vive numa bolha é só você que acha que é mais fácil trocar o original pra agradar meia-dúzia de gato pingado que nem é gamer de verdade. Igual vc só tem mais 10 no Brasil. Gente querendo jogar o jogo logo tem centenas de milhares. Sai dessa bolha da lacrolândia!

          Vc fala no pessoal implicar com empresa, mas na verdade é você e os seus lacradores esquerdistas que implicam com ela por querer fazer o jogo de um jeito que não agrada vcs! Pense nisso

        • Lucas Vinícius 26/06/2021 at 19:03 - Reply

          Quantos de quem você chama de “patetico” realmente vao e jogam? Chuto 150 no maximo. Acham o maximo, mas nem jogar o jogo vai.

    • Purple Hoplite 22/06/2021 at 23:25 - Reply

      Isso não tem nada a ver com racismo. Metem racismo em tudo. Se o jogo fosse feito pela a Amazon Games, até entenderia. Mas foi feito por asiáticos, no contexto deles. Não vejo o porquê de mexer num jogo que já está pronto. Lógico que novas opções de customização são sempre boas, mas tem lá um NPC, os caras vão e tacalhe uma barba kkk fica totalmente diferente. É como se eles tivessem algo contra os asiáticos. Ou só há racismo contra negros?

    • Judeu Anão 02/07/2021 at 13:28 - Reply

      By Luanna: Nunca jogou um jogo na vida.

  22. Rafa Pereira 22/06/2021 at 16:26 - Reply

    Não descaracterizando o conteúdo original, tá de boas. Melhorar customização de personagem eu acho um ponto não crucial, mas positivo. Apesar de tudo, falar que pessoas deixam de jogar por causa de cor de pele de NPC é forçar a barra. Ficar se preocupando se personagem é muito/pouco sexualizado, se personagem transa por frente ou por trás, se a pele é clara/escura é uma perda de tempo absurda. Abriria mão numa boa de uma customização pra ter a oportunidade de jogar esse game o quanto antes.

  23. NintenBoy 22/06/2021 at 16:29 - Reply

    Postando de novo.
    Esqueçam essa merda. Vai vir pay to win, amazon vai fazer igual no new world e colocar xp boost, vai vir faltando várias classes incluindo Arcana e Destroyer, vão modificar cenários e acontecimentos do jogo que forem ofensivos pro ocidente, traduzindo, vão fazer ativismo. Deixem de ser trouxas
    Ninguém pediu por isso. Não sou contra trazer mais opção de customização, porém as mudanças depois disso é vergonhoso e ativismo.

  24. Drakohx 22/06/2021 at 13:50 - Reply

    mudar personagens q já existem ao invés de criar novos é preguiça

  25. Gretchenzinha 22/06/2021 at 17:41 - Reply

    Comunidade cheia de Incel, gente amargurada, fracassada e frustrada da nisso, estão surpresos? Eu não.

    • Judeu Anão 02/07/2021 at 13:33 - Reply

      > foto e nome da gretchen KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  26. recordenado 22/06/2021 at 18:24 - Reply

    Resumo do mimimi, Amazon quer “ocidentalizar” o game. Uma galerinha chata, que nem vai jogar o negócio, está se doendo falando que é racismo e sei lá mais o que.
    Nem os desenvolvedores do game estão se importando com isso, afinal, provavelmente no contrato entre ambos, estava autorizado tais adaptações.

  27. Nogueira 22/06/2021 at 16:42 - Reply

    fico lembrando do tera, q a elin teve q vir pro ocidente censurada.
    A verdade é que existem hábitos culturais do oriente que são simplesmente doentios, por isso deve existir um esforço ativo para muda-los.

    • Yuri 23/06/2021 at 07:54 - Reply

      E no fim deixar as texturas mal feitas né?

      Desculpe Nogueira, não estou falando que é exatamente como vc pensa, mas vou pegar a deixa.

      Pois no fim não nos cabe julgar os hábitos de outros povos. Principalmente de forma seletiva. Pq chamar os coreanos de doentes por fazer bonecas loli sensualizadas (algo virtual) pode, ou reclamar que sensualizam demais as personagens (alvo virtual) pode e por isso deve ser mudado, mas deixar que povos indígenas possam fazer o que quiserem com suas crianças (algo real) pode, ter de respeitar povos Árabes radicais que tratam mulheres como objetos pessoais pode.
      Este tipo de hipocrisia me incomoda. As pessoas não se importam mais com o que acontece, e sim com o lado politico do grupinho que participam, pedem a própria individualidade e a própria capacidade crítica. E além disso acham por bem arrastar isso pra outras pessoas, objetos e obras que nada tem haver com a história e de forma deturpada e seletiva.

      Me incomoda bastante o fato de um grupo achar que adicionar opções de personalização é uma má ideia, e no outro acharem que ter de modificar o trabalho de arte e design dos NPCs é uma boa ideia. Ultimamente há radicalismo demais e bom senso de menos nas pessoas.

      • Nogueira 23/06/2021 at 14:45 - Reply

        “Pois no fim não nos cabe julgar os hábitos de outros povos.”
        discordo categoricamente, principalmente quando esses hábitos envolvem sexualizar crianças, esse pensamento vale para os outros exemplo que vc expôs em seu comentário, claro, existe uma diferença de proporcionalidade entre oque é real e oque é virtual, mas acredito que todos os costumes devem ser criticados, só assim a sociedade poderá evoluir.

        e não, não me considero parte do grupo hipócrita no qual vc se refere.

        • Yuri 23/06/2021 at 16:33 - Reply

          Muito bem, vc tem meu respeito! ??

        • Judeu Anão 02/07/2021 at 13:32 - Reply

          Imagina reclamar de sexualização de criança morando nessa latrina chamada Brasil, onde isso é comum, até no ocidente eles fazem isso, só que pagam de moralmente corretos enquanto deixam crianças dançar e se sexualizar em boates gays. O cara mora na américa latrina e quer falar do costume de outros povos.

  28. XxxNadaDisso 22/06/2021 at 16:42 - Reply

    So quero jogar, quem liga pra cor da pele, se é azul, vermelho, roxo… o bom q sprite n fica igual a todos.

  29. Mirror//Death 22/06/2021 at 20:31 - Reply

    Quanto mais variação de cores, mais roupas bem feitas, mas customização melhor. Nada contra.

    Uma das minhas reclamações é a existência do gender lock nas classes.
    Podiam tirar isso. (Acabo não jogando com as classes que são masculinas, em mmorpgs coreanos, porque não gosto de jogar com bonecos. Ficar olhando pra homem…credo. ​?)

    Ah, e não gostaria que mexessem no corpo das personagens, não tem muito, nem pouco volume, melhor deixar do jeito que está. Se mexer pode ficar pior. Só precisa fazer roupas mais bem feitas.

    Digo isso porque, infelizmente estamos na era dos hipócritas fascistinhas de plantão, que é só ver um peito balançado, que eles entram em pânico, como se isso fosse a coisa mais anormal de ver no mundo.

    E os dev ocidentais, entrando nessa onda tirando os volumes das personagens femininas, como se mulheres com corpo volumosos não existissem. E por causa do medo dessa minoria barulhenta de twitter e afins, que ficam enchendo o saco.

    Estamos na era do preconceito contra a sensualidade feminina, e o corpo feminino, no ocidente.
    Com esse discurso furado de sexualizando o corpo feminino…

    Por exemplo: Vai lá no Instagram falar para as mulheres que fazem cosplay, que elas estão sexualizado o corpo delas, pra você ver o que elas vão dizer pra vocês, seus hipócritas de merd*, vão xingar vocês até a ultima geração, por querer dizer o que elas podem ou não fazer com o corpo delas.

    Esses puritanos hipócritas. Que querem ditar o gosto alheio, como se fossem os bastiões de alguma moral, bando de lixos.

    Pra vocês puritanos hipócritas VTNC !!!

  30. Rank Update Error 22/06/2021 at 23:13 - Reply

    Ou seja, devido à cultura do cancelamento, politicamente correto, LGBTQKWXYZ+ e todo este momento merda que vivemos (pq nós mesmos demos espaço pra esse tipo de ‘cultura’ na mídia e redes sociais) reflete até nos jogos que podemos jogar.

    Obg esquerdistas por cagar no ocidente.

    • Lunna George 23/06/2021 at 14:43 - Reply

      Sem comentários

    • Athent 27/06/2021 at 23:12 - Reply

      “nós mesmos demos espaço” Ta achando que tu é algo melhor ou pior que pessoas?

  31. Ovo Lacrar em Joguinho e Falir 22/06/2021 at 23:29 - Reply

    Eca essa Martial Artist ficou horrível

  32. Jeferson 22/06/2021 at 23:51 - Reply

    lotr foi cancelado eles tem q colocar o povo q tava nesse projeto pra trabalhar

    • Yuri 23/06/2021 at 07:52 - Reply

      Kkkkkkkkkkkkk

  33. xxJin 23/06/2021 at 00:07 - Reply

    Saudades da época do Champions Of Norrath, lá tinha de tudo, até personagem com tons de pele azul, raça reptiliana e felina, ninguém dava chilique por isso.

    • Nogueira 23/06/2021 at 01:26 - Reply

      pois é, vai ver é pq tinha de td q o pessoal não reclamava.

      • Judeu Anão 02/07/2021 at 13:40 - Reply

        Na verdade era porque esses progressistinhas nojentos estavam mais ocupados fumando maconha, praticando sodomia e satanismo, invés de pagar de gamer.

        • Nogueira 02/07/2021 at 17:35 - Reply

          sodomia e satanismo? caralho mlk, procure um psiquiatra. vai ver um tarja preta bem fudido te tire desse transe psicótico.

  34. Biscoito xD 23/06/2021 at 00:20 - Reply

    Eu tbm prefiro jogar o original sem esses retardados imundos fuçarem em tudo PORÉM caguei de fato pra isso, vcs deviam é estar reclamando que nem servidor temos KK

    • Yuri 23/06/2021 at 07:51 - Reply

      Tbm, e IP block. Mas uma reclamação não impede a outra. Pra mim a Amazon tinha de parar de perder tempo editando NPC e se focar em negociar com a Smilegate pra trazer o jogo pra america do sul, e Oceania e africa logo. Aliás, isso seria muito mais inclusivo do que editar NPCs!

  35. Jesus Messias 22/06/2021 at 23:24 - Reply

    to nem ai pra boneco preto branco amarelo azul, quero jogar matar bicho

  36. Witch King 22/06/2021 at 23:26 - Reply

    Pra mim tanto faz, a versão vai ser desse lado, eles fazem o que quiser. Mas acho pessoalmente que já não basta o jogo ser problemático pra chegar aqui e agora fazem confusão por causa de um tom de pele. Por favor né galera, é um jogo oriental, só vai ter essas putarias deles mesmos. Joga quem quiser.

  37. João Victor Lüa 23/06/2021 at 07:30 - Reply

    Eu amei ela trazer mais opções, pois o ocidente tem metade da população negra e descendentes como eu por exemplo, filho de pai negro, tenho traços. A Amazon trouxe mais opções, bom ter mais opções, usa quem quer, às vezes tbm gosto de char asiático. Quem quiser continuar com o char asiático é só fazer assim. Parabéns Amazon

    • Yuri 23/06/2021 at 07:49 - Reply

      Sim, neste aspecto concordo contigo. Adicionar mais opções de personalização sempre é bom. Normalmente reclamamos de gender locks por isso. Vejo restrições na personalização de cor e cabelo das personagens da mesma forma.

      Porem mexer nos NPCs ai já é cutucar no que está quieto e funcionando bem.

  38. Marioli 23/06/2021 at 09:17 - Reply

    Muito bom! ✨

  39. Tamo 24/06/2021 at 00:30 - Reply

    Os caras mais preocupado com personagem peituda que com a gameplay do jogo. Incel é foda.

    • Judeu Anão 02/07/2021 at 13:38 - Reply

      Aposto que tu treme pra falar com mulher e tá aí na internet chamando os outros de incel KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  40. Ovo Lacrar em Joguinho e Falir 26/06/2021 at 04:20 - Reply

    Jogador Ocidental 1: Não to nem aí pra mudança de cor, quero só jogar logo

    Jogador Ocidental 2 com bandeira LGBT e BLM: Ainn, como assim você não quer fazer polêmica em cima de raça e gênero em pleno 2021 ano da lacração? Você está perdendo uma oportunidade gigantesca de ganhar likes e views na internet! Não é assim que se faz hoje em dia. Onde já se viu apenas “jogar o jogo”? Hahahaha. Ah, e se você discordar você é racista, ok?! O quê? Você é negro e eu sou branca? Apague seu comentário agora!(Lunna)

  41. TraktoS 27/06/2021 at 22:46 - Reply

    nao entendo pq diabos o pessoal fica assim por um jogo single play kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Judeu Anão 02/07/2021 at 13:37 - Reply

      É single play essa porra? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK já achava o jogo fracassado por causa dessa cultura woke, agora descobri mais essa pérola.

  42. Judeu Anão 02/07/2021 at 13:38 - Reply

    Na verdade maior parte da pessoas na Córeia e no Japão são assim e é da córeia de onde vem o game. abraços.

    • Yuri 04/07/2021 at 23:36 - Reply

      A maior parte dos japoneses, chineses e coreanos são de pele clara, a miscigenação deles com povos estrangeiros foi bastante restrita ao longo dos séculos devido ao isolamento da ilha japonesa durante todo o periodo do shogunato, a politicas isolacionistas chinesas que remontam ao seculo 13 quando os imperadores chineses implantaram o isolacionismo, tanto por terra (via muralha) quanto naval e o coreano foi por “osmose”, já que inicialmente era controlado pela china, depois pelo império japonês antes de de fato se tornar independente e cultural e comercialmente mais aberto apenas após a guerra das coreias.

      Além disso, os japoneses especificamente, por séculos valorizam a pele extremamente pálida como um tipo de beleza, o próprio ideal de Yamato Nadeshiko (curiosos, procurem no google o q significa) é um reflexo disso. Tenho poucas informações sobre a china e a coreia do sul, mas pelo que é culturalmente exportado, é bastante incomum pessoas de pelo escura por lá e também é bastante cultuado o ideal da beleza pela pele alva. Por isso que eles não estão acostumados a outros padrões de cor de pele. Para eles é exótico.

      Adicionalmente Lost Ark é um jogo de fantasia baseado na cultura fantástica medieval/europeia/tolkeniana. Então as personagens em geral são brancas, possuem traços europeus idealizados, muitas personagens loiras, cabelos lisos, e outras características similares, essa presença é muito maior do que que traços orientais (apenas pesquise por Lost Ark no Google que verão). Tecnicamente a aparência lembra muito a de personagens de jogos de temática similar como Lineage 2, AION, AIKA, MU, BDO e tantos outros jogos com o mesmo padrão temático.

      Dito tudo isso. Primeiramente eles nem sequer tentam representar o contexto da Ásia, isso não é um jogo de temática oriental como B&S, SOLO e PW. E mesmo se fosse o caso, sim a pele alva é padrão comum da região, apenas procure por “japonesas, coreanas, chinesas”, ou simplesmente tente assistir um filme oriental, não precisa ir muito longe, um filme de artes marciais, ou um tokusatsu japonês ou um dorama coreano e vc vai facilmente ver esse padrão.

      Considerando este fato, sim, a Amazon mexer na aparência dos NPCs, desculpem a expressão pros que se sentem ofendidos é para lacrar e tentar lucrar com a lacração, na minha opinião apenas cria uma pichação no contexto artístico do jogo. E sim, por mais que muita gente desconsidere devido as características comerciais. Jogos também são expressões artísticas expressadas por seus criadores, assim como pinturas de Leonardo Da Vince e Michelangelo, só que estas ultimas por serem consideradas artes clássicas, ninguém vem pra reclamar do fato de que eles não tem um negro em seus quadros!

      Então seria válido, se fosse feita uma discussão académica de que uso e a visão dos designers dos jogos coreanos é preconceituosa, míope ou limitada da temática que eles tentam retratar e na minha opinião, até ligar isso à conseqüência de como o mundo ocidental expõe sua própria impressão artística ao oriente. Mas sair metendo a mão no trabalho deles vai muito além disso, já se torna um tipo de censura a exposição artística deles gerada por um determinado grupo que se acha no direito de interpor e mudar a artes dos outros para se adequar a seus valores, não sendo diferente de quando os hitler e os nazistas faziam suas próprias intervenções culturais para cultuar o ideal da raça ariana “como ideal a ser seguido pela melhoria da humanidade”, só que aqui o que muda é o valor onde a diversidade é que passa a ser cultuada como o “ideal a ser seguido pela busca de uma humanidade mais justa”, mas a metodologia e os danos causados são os mesmos, sem contar a falta de capacidade de compreender e respeitar a expressão cultural alheia que eventualmente não agrada a este grupo altamente “justo” e pregador da diversidade que censura e que se acha no direito de modificar o trabalho dos outros.

      • Yuri 05/07/2021 at 07:04 - Reply

        Kra, me desculpa, mas esquece a Asia! Eles produziram o jogo pra Coreia do Sul, esse é o mercado primário deles, é obvio que tem diferenças entre os diversos povos da Ásia, mas o alvo primário deles é a Coreia do Sul! O resto é no máximo alvo secundário. Tanto que o jogo só atualmente tem versão Coreana, Japonesa e Russa.

        Além disso, o mais importante não é isso, mas sim que o jogo foi feito em cima do ideário tolkeniano, idealizado em cima da cultura norte europeia e com personagens idealizadas sobre o ideal clássico europeu + fantasia, com direito a anões, elfos e tudo mais que já estamos acostumados. Nunca houve a intenção de representar ninguém, nem mesmo os coreanos, exceto apenas por detalhes customizados pelos jogadores na criação das personagens e talvez eventos comemorativos.

        E por fim, ninguém, pelo menos não os que estão levando a questão mais a sério, ou seja ignorando eventuais trolls, está preocupado ou reclamou por questão de cor especificamente, tanto que em nenhum momento ninguém reclamou do fato de que os jogadores tem mais acesso a personalização de suas personagens, a reclamação toda vem do fato que a distribuidora, começou a mexer até mesmo na arte original do jogo muito provavelmente por questão ideológica e pra tentar lucrar com isso e ao fazer isso está arriscando adulterar a temática do jogo e até mesmo correndo o risco de danifica-lo neste processo.

Leave A Response