Nesta semana, os fãs de Aion finalmente puderam realizar a primeira viagem ao passado e experimentar a versão Classic do jogo, que foi lançada de forma global pela NCSoft. Por remeter aos primeiros anos do game, muitos players veteranos ficaram empolgados com a aventura e correram para testá-la. Contudo, parece que algumas polêmicas já começaram a surgir, com a comunidade reclamando de certas “brechas” no sistema de monetização e temendo por um provável Pay-To-Win… bora entender melhor a situação?
Foi por meio do reddit que diversos players que experimentaram Aion Classic começaram a explicitar alguns problemas com o sistema de monetização do game e as “brechas” que poderiam fomentar o P2W. Nesse sentido, alguns jogadores resumiram o game como um produto que parece ter sido desenvolvido para forçar os players a “limpar o cartão de crédito ou ser deixado para trás”. E as afirmações tomaram como fundamento o fato de que alguns itens podem ser comprados com dinheiro real e vendidos para NPCs “in-game”. Desse modo, os players que investirem de verdade poderão acumular verdadeiras fortunas e, por consequência, deixar outros jogadores (quem não pagam) para trás.
Além desse problema evidente, a comunidade também reclamou do preço do Battle Pass, mencionando que o valor não é compatível como o modelo de subscrição do jogo. Cabe ressaltar que, por ora, a NCSoft não emitiu qualquer tipo de comunicado voltado a apaziguar os ânimos dos players. Tudo o que foi liberado pela desenvolvedora até o momento foi um conjunto de informações acerca dos eventos de lançamento. Enfim, parece que o começo de Aion Classic não foi muito animador e o que nos resta é ficar de olho nas polêmicas e nessa questão o P2W.