Conforme destacamos na semana passada (via MMORPGBR), Crowfall, da ArtCraft Entertainment, finalmente fez a sua estreia oficial. O título passou por um processo de desenvolvimento bem longo e foi um dos poucos MMORPGs financiados pelo Kickstarter que realmente chegaram a “ver a luz do dia”. Porém, além dos problemas que marcaram o lançamento do game (instabilidade nos servidores e ataques DDoS) , parece que o número de jogadores se dedicando à aventura ficou abaixo do esperado, o que já fez a comunidade ficar preocupada com o futuro da aventura… bora checar as informações?
Apesar de a ArtCraft não ter revelado os dados oficiais relacionados à contagem de players se dedicando a Crowfall, algumas informações surgiram na web e apontaram que o game alcançou um pico de cerca de 3200 jogadores simultâneos desde a sua estreia. Esse número, quando comparado com a base de players registrados, representa algo em torno de 1%. Obviamente, isso gerou uma enorme discussão e a comunidade do jogo, que está em fase de construção, já demonstrou estar muito preocupada com o futuro do projeto.
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Diante das discussões, o pessoal da ArtCraft resolveu se pronunciar. Os devs não apresentaram os números oficiais, mas também não desmentiram os dados que surgiram na web. Além disso, eles pareceram não estar preocupados e alegaram que estão focados em aprimorar a experiência primeiro. Para completar, o diretor criativo do título, J. Todd Coleman, usou o Twitter para comentar que o número de usuários registrados não é o mesmo que o número de jogadores ativos. Por isso, ele afirmou que cerca de 25% dos investidores do Kickstarter já experimentaram o game. Em outras palavras, por ora, não há motivos para a comunidade ficar preocupada. Porém, vale a pena continuar monitorando a situação, se você está aproveitando o game.
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Era de se esperar…
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Tambem não esperava mais que isso
isso que da jogo desse genero ser buy to play , é tipo o albion n dou 5 meses pra ficar free com sistema de vip
vai virar free to play ou vai falir certeza u.u
lançaram em um momento péssimo, ffxiv bombando, lançamento do solo, betas de ashes e de nw, fica difícil competir.
Para salvar o game é necessário demitir o diretor de arte, o designer gráfico e o de fotografia, colocar esse jogo em desenvolvimento e trazer algo mais polido e bonito. Uma iluminação realista, uma saturada para deixar as cores mais vivas, uma repaginada nesses bonecos horrorosos e mal finalizados… Tudo que melhorar é pouco, mas com o tempo vai melhorando esse jogo com cara de Pré-Alpha e recuperando o Hype perdido.
Game com gráfico, jogabilidade e tudo mais genérico, esperavam o que?
pro pessoal q jogou, quais são os problemas do game?
Eu que cheguei agora, não participei dos betas ou da comunidade, cheguei bem perdido. Por mais que o game te faz passar por várias missões em forma de tutorial, achei vago as informações nas interfaces, ainda mais a questão Facção Vs Facção. O jogo está beeem melhor otimizado desde o beta, mas teve muito drop de performance no primeiro encontro de Guildas Vs Guildas, mas dia seguinte lançaram um update pra amenizar o problema.
Ele é definitivamente muito bom no PVP. Variedade de classes e mecânicas. Quem busca crowfall quer a experiência do PVP, os devs falaram de construir também um PVE no game, já existe um mínimo, por exemplo boss no mapa que só mata em grupo e tal, mas acredito que o jogo iria se dar bem se focar no pvp, inclusive deixando mais rápido a formação de build e construção do personagem. Como tem muita variedade, ficar rushando toda hora o nível 30 acaba ficando chato, acredito eu.
Sobre ficar F2P, não acredito que venha tão cedo. Também acho muito caro o jogo mas essa não seria a solução, pelo menos não agora. Os mundos do jogo tem limite de players, não sei se por design ou por limitação de infraestrutura, mas o jogo de graça poderia ter problemas de locação.
Outra coisa bem legal do Crowfall é o craft. É complexo, é recompensador. A longo prazo os melhores equipamentos são os construídos. Toda guilda vai querer ter uma “ala” só de crafters, até porque classes/raças influenciam tanto na colheita e na fabricação. Realmente ficou bem elaborado.
Eu ainda acho que o game deveria ser mais flexível na escolha da classe e na build. Já entrar na disputa de Facção ou Guilda no começo do jogo e fortalecer ambos, seja ajudando nas conquistas, nas fortificações e nas colheitas, para consequentemente melhorar o equipamento das pessoas da guilda – levando em conta que o jogo é Guilda Vs Guilda.
Mas de fato, New World tá chegando ai e com certeza, pelo Beta que joguei do NW, meu tempo livre vai ser nele :p
pois é, não foi um bom momento pra lançar o game, com o beta de new world ali na esquina, alpha de ashes of creation, wow classic com the burning crusade rolando a todo vapor, corepunk a 1 mes de distancia, lançamento de swords of legends… enfim, eles deveriam ter pensado em um intervalo de lançamento melhor.
Mas tb, lançam um MMO a cada 10 dias, tá ficando chato já. Tem que ser ou muito hypado ou muito bem feito pra disputar público nesse mercado.
pior que passou um bom tempo sem lançar nada, ae lançou um, e ta saindo tudo junto.. da nisso
Antes reclamavam que não tinha mmo sendo lançado, agora reclamam que tem muitos kkk https://media0.giphy.com/media/EsmlrgWNx5v0Y/giphy.gif
Em q mundo vivemos ? Voltamos para 2005~2010 ?
Tá bem perdido no tempo hein? Ficamos um bom período sem nenhuma novidade de MMOs.
O problema é resolverem lançar todos na mesma época pra disputar no market share
Jogo sem conteúdo, pouco polimento, mapa pobre e falta muita otimização.
Não parece um jogo terminado no estado atual, sinceramente…
Pena da galera que gastou dinheiro nesse jogo !
quem manda lançar jogo ruim
SOLO tambem ta na mesma apenas 10k players online diariamente em media, até black desert tem mais !
custando aquela fortuna, eles estão bem com esse número de pessoas
Os números de solo, poderia se melhor, esse 10k e só na steam, tem ainda app da gameforce e epic games, e bem diferente
ver video de pvp desse jogo da vontade de vomitar, guild wars 2 que lançou em 2012 é muito superior, movimentação porca, combate feio, animação feia.
Marketing ruim. Eu mesmo espero esse jogo faz anos e nao recebi nada do lançamento
Jogo muito fraco, sem conteúdo de lore.
Caro.