Lançado há poucos dias, Crowfall registra um número de players abaixo do esperado e preocupa a comunidade

Publicado em 12/07/2021 - 06h41 por Yohan Bravo

Conforme destacamos na semana passada (via MMORPGBR), Crowfall, da ArtCraft Entertainment, finalmente fez a sua estreia oficial. O título passou por um processo de desenvolvimento bem longo e foi um dos poucos MMORPGs financiados pelo Kickstarter que realmente chegaram a “ver a luz do dia”. Porém, além dos problemas que marcaram o lançamento do game (instabilidade nos servidores e ataques DDoS) , parece que o número de jogadores se dedicando à aventura ficou abaixo do esperado, o que já fez a comunidade ficar preocupada com o futuro da aventura… bora checar as informações?

Apesar de a ArtCraft não ter revelado os dados oficiais relacionados à contagem de players se dedicando a Crowfall, algumas informações surgiram na web e apontaram que o game alcançou um pico de cerca de 3200 jogadores simultâneos desde a sua estreia. Esse número, quando comparado com a base de players registrados, representa algo em torno de 1%. Obviamente, isso gerou uma enorme discussão e a comunidade do jogo, que está em fase de construção, já demonstrou estar muito preocupada com o futuro do projeto.

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Diante das discussões, o pessoal da ArtCraft resolveu se pronunciar. Os devs não apresentaram os números oficiais, mas também não desmentiram os dados que surgiram na web. Além disso, eles pareceram não estar preocupados e alegaram que estão focados em aprimorar a experiência primeiro. Para completar, o diretor criativo do título, J. Todd Coleman, usou o Twitter para comentar que o número de usuários registrados não é o mesmo que o número de jogadores ativos. Por isso, ele afirmou que cerca de 25% dos investidores do Kickstarter já experimentaram o game. Em outras palavras, por ora, não há motivos para a comunidade ficar preocupada. Porém, vale a pena continuar monitorando a situação, se você está aproveitando o game.


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26 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Kakashi Hatake 12/07/2021 at 06:59 - Reply
    • Luan Oliveira 12/07/2021 at 10:15 - Reply

      Tambem não esperava mais que isso

  2. Soyora Yuuki 12/07/2021 at 08:17 - Reply

    isso que da jogo desse genero ser buy to play , é tipo o albion n dou 5 meses pra ficar free com sistema de vip

  3. Lukas Vinicius 12/07/2021 at 10:17 - Reply

    vai virar free to play ou vai falir certeza u.u

  4. Imperius Angiris 12/07/2021 at 10:30 - Reply

    lançaram em um momento péssimo, ffxiv bombando, lançamento do solo, betas de ashes e de nw, fica difícil competir.

  5. Athent 12/07/2021 at 09:25 - Reply

    Para salvar o game é necessário demitir o diretor de arte, o designer gráfico e o de fotografia, colocar esse jogo em desenvolvimento e trazer algo mais polido e bonito. Uma iluminação realista, uma saturada para deixar as cores mais vivas, uma repaginada nesses bonecos horrorosos e mal finalizados… Tudo que melhorar é pouco, mas com o tempo vai melhorando esse jogo com cara de Pré-Alpha e recuperando o Hype perdido.

  6. Sergio 12/07/2021 at 12:45 - Reply

    Game com gráfico, jogabilidade e tudo mais genérico, esperavam o que?

  7. Nogueira 12/07/2021 at 13:30 - Reply

    pro pessoal q jogou, quais são os problemas do game?

    • Bend3r 12/07/2021 at 15:29 - Reply

      Eu que cheguei agora, não participei dos betas ou da comunidade, cheguei bem perdido. Por mais que o game te faz passar por várias missões em forma de tutorial, achei vago as informações nas interfaces, ainda mais a questão Facção Vs Facção. O jogo está beeem melhor otimizado desde o beta, mas teve muito drop de performance no primeiro encontro de Guildas Vs Guildas, mas dia seguinte lançaram um update pra amenizar o problema.

      Ele é definitivamente muito bom no PVP. Variedade de classes e mecânicas. Quem busca crowfall quer a experiência do PVP, os devs falaram de construir também um PVE no game, já existe um mínimo, por exemplo boss no mapa que só mata em grupo e tal, mas acredito que o jogo iria se dar bem se focar no pvp, inclusive deixando mais rápido a formação de build e construção do personagem. Como tem muita variedade, ficar rushando toda hora o nível 30 acaba ficando chato, acredito eu.

      Sobre ficar F2P, não acredito que venha tão cedo. Também acho muito caro o jogo mas essa não seria a solução, pelo menos não agora. Os mundos do jogo tem limite de players, não sei se por design ou por limitação de infraestrutura, mas o jogo de graça poderia ter problemas de locação.

      Outra coisa bem legal do Crowfall é o craft. É complexo, é recompensador. A longo prazo os melhores equipamentos são os construídos. Toda guilda vai querer ter uma “ala” só de crafters, até porque classes/raças influenciam tanto na colheita e na fabricação. Realmente ficou bem elaborado.

      Eu ainda acho que o game deveria ser mais flexível na escolha da classe e na build. Já entrar na disputa de Facção ou Guilda no começo do jogo e fortalecer ambos, seja ajudando nas conquistas, nas fortificações e nas colheitas, para consequentemente melhorar o equipamento das pessoas da guilda – levando em conta que o jogo é Guilda Vs Guilda.

      Mas de fato, New World tá chegando ai e com certeza, pelo Beta que joguei do NW, meu tempo livre vai ser nele :p

      • Nogueira 12/07/2021 at 18:26 - Reply

        pois é, não foi um bom momento pra lançar o game, com o beta de new world ali na esquina, alpha de ashes of creation, wow classic com the burning crusade rolando a todo vapor, corepunk a 1 mes de distancia, lançamento de swords of legends… enfim, eles deveriam ter pensado em um intervalo de lançamento melhor.

  8. Mauro Ponticer 12/07/2021 at 11:12 - Reply

    Mas tb, lançam um MMO a cada 10 dias, tá ficando chato já. Tem que ser ou muito hypado ou muito bem feito pra disputar público nesse mercado.

    • alexcinadu 12/07/2021 at 12:01 - Reply

      pior que passou um bom tempo sem lançar nada, ae lançou um, e ta saindo tudo junto.. da nisso

    • SaulGoodman 12/07/2021 at 12:35 - Reply

      Antes reclamavam que não tinha mmo sendo lançado, agora reclamam que tem muitos kkk https://media0.giphy.com/media/EsmlrgWNx5v0Y/giphy.gif

    • Vinícius 12/07/2021 at 13:07 - Reply

      Em q mundo vivemos ? Voltamos para 2005~2010 ?

    • Kalazhar 12/07/2021 at 23:21 - Reply

      Tá bem perdido no tempo hein? Ficamos um bom período sem nenhuma novidade de MMOs.
      O problema é resolverem lançar todos na mesma época pra disputar no market share

  9. Aecio Gonzaga 12/07/2021 at 14:39 - Reply

    Jogo sem conteúdo, pouco polimento, mapa pobre e falta muita otimização.

  10. Freeddom 12/07/2021 at 13:51 - Reply

    Não parece um jogo terminado no estado atual, sinceramente…

  11. Renan Xavier 12/07/2021 at 18:42 - Reply

    Pena da galera que gastou dinheiro nesse jogo !

  12. Wendel Silva 12/07/2021 at 20:51 - Reply

    quem manda lançar jogo ruim

  13. Renan Xavier 12/07/2021 at 18:43 - Reply

    SOLO tambem ta na mesma apenas 10k players online diariamente em media, até black desert tem mais !

    • Aecio Gonzaga 12/07/2021 at 22:28 - Reply

      custando aquela fortuna, eles estão bem com esse número de pessoas

    • Fabricio Batista 12/07/2021 at 22:39 - Reply

      Os números de solo, poderia se melhor, esse 10k e só na steam, tem ainda app da gameforce e epic games, e bem diferente

  14. Filipe Melo 13/07/2021 at 05:40 - Reply

    ver video de pvp desse jogo da vontade de vomitar, guild wars 2 que lançou em 2012 é muito superior, movimentação porca, combate feio, animação feia.

  15. Sergio Felipe 13/07/2021 at 07:10 - Reply

    Marketing ruim. Eu mesmo espero esse jogo faz anos e nao recebi nada do lançamento

  16. Paulo Bittencourt 13/07/2021 at 08:36 - Reply

    Jogo muito fraco, sem conteúdo de lore.

  17. Ricky Silva 14/07/2021 at 05:22 - Reply

    Caro.

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